QUINTA-FEIRA, 12/02/2026

Em destaque

Cláudia de Jesus solicita melhorias nos serviços de saúde de Rondônia

Parlamentar recebeu o secretário da Sesau, coronel Jefferson Rocha, em seu gabinete.

Por Francisco Costa / Assessoria parlamentar - 25

Publicado em 

Cláudia de Jesus solicita melhorias nos serviços de saúde de Rondônia
Assessoria parlamentar

Com o objetivo de buscar melhorias para os cidadãos que reclamam de falhas nos serviços públicos de Rondônia, a deputada estadual Cláudia de Jesus (PT), recebeu, mais uma vez em seu gabinete na Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), o secretário de Estado da Saúde (Sesau), coronel Jefferson Rocha. A deputada falou do grande volume de reclamações que tem recebido de pacientes e familiares referente à falta de leitos, filas intermináveis para consultas, exames e cirurgias, ausência de médicos especialistas e também mencionou a importância de valorizar os profissionais da área e sobre avanços para regionalização do setor.

O secretário já participou de uma reunião da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social (CSPAS) da Alero, que é presidida pela deputada. O gestor também esteve na audiência pública para debater a regionalização da saúde em Ji-Parana. A proposta é construir um hospital para beneficiar mais de 400 mil moradores de 16 cidades. Cláudia de Jesus tem mantido um diálogo permanente com o secretário para solucionar as demandas sociais de saúde.

“Conversamos com o secretário sobre quais medidas estão sendo adotadas pelo o estado para resolver a falta de leitos em Porto Velho e Cacoal. Também debatemos sobre a reativação dos contratos estaduais com o Hospital Santa Marcelina que presta muitos atendimentos para a população. Estamos buscando soluções para reduzir a demora dos pacientes para fazer exames, consultas e cirurgias e ter especialistas atendendo todas as pessoas”, disse a deputada.

Na pauta da reunião também entrou assuntos como melhorias no Hospital Cosme e Damião, o estudo de viabilidade prometido pelo secretário para construir o Hospital Regional de Ji-Paraná. A deputada comentou sobre a importância de valorizar os servidores da saúde e atender as demandas do sindicato estadual da categoria. Cláudia falou que no Distrito de Extrema, muitos pacientes estão reclamando de falhas nos serviços públicos realizados no hospital.

PROVIDÊNCIAS – O secretário Jefferson Rocha informou que o governo fará a contratação de mais profissionais médicos e adotará ações para ampliar leitos clínicos e cirúrgicos nas regionais. E que tem adotado um planejamento de trabalho para melhorar o fluxo de gestão da saúde.

O Coronel Jefferson Rocha disse que irá tomar providências para pagar os valores em atraso com o Hospital Santa Marcelina e que pretender retomar a disponibilização de leitos até agosto deste ano na unidade. Sobre o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde no Estado de Rondônia (SindSaúde), disse que fará um estudo do caso para responder posteriormente. E comentou que continua em andamento o estudo de viabilidade técnica para construir o Hospital Regional de Ji-Paraná.

“Foi muito proveitosa nossa conversa com o secretário. A gente sabe da grande responsabilidade dele como gestor, mas não podemos deixar de apresentar as reclamações da população que nos procura. Fomos eleitos pelo povo e temos que buscar soluções e respostas para a sociedade”, disse a deputada.

Jefferson Carvalho afirmou que é preciso fazer uma força tarefa entre estado e municípios para resolver as demandas da saúde. O secretário confirmou presença na próxima reunião da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa (01-08-23). Comentou de sua preocupação em ampliar os mutirões de saúde e deve participar da mobilização para audiência pública sobre melhorias para saúde na regional do Vale do Jamari, programada para acontecer no dia 25 de agosto, no município de Ariquemes.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Cláudia de Jesus defende presença permanente da PM em comunidades ribeirinhas

Cláudia de Jesus defende presença permanente da PM em comunidades ribeirinhas

Proposta encaminhada à Sesdec busca levar o policiamento da Patrulha Rural para distritos e localidades de difícil acesso no Baixo Madeira
L
Fachin convoca reunião para tratar de menções a Toffoli no caso Master

Fachin convoca reunião para tratar de menções a Toffoli no caso Master

O presidente do Supremo Tribunal Federal apresentará aos demais ministros o relatório da Polícia Federal e a defesa do magistrado sobre as mensagens encontradas.
L
Toffoli determina envio de dados de celulares do Banco Master ao STF

Toffoli determina envio de dados de celulares do Banco Master ao STF

O ministro solicitou que a Polícia Federal encaminhe laudos e mídias eletrônicas apreendidas após a descoberta de menções ao seu nome em aparelhos de investigados.
L
Tribunal de Roma conclui audiência de extradição de Carla Zambelli

Tribunal de Roma conclui audiência de extradição de Carla Zambelli

A Corte de Apelação encerrou a fase de depoimentos nesta quinta-feira e deve anunciar nos próximos dias se enviará a ex-deputada de volta ao Brasil.
L
Climatização escolar: Pedro Fernandes pede reforço

Climatização escolar: Pedro Fernandes pede reforço

Deputado Pedro Fernandes solicita novos aparelhos de climatização para melhorar o conforto e o ambiente de aprendizagem em escola estadual de Cacaulândia.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Rondônia entra em alerta: tempestades intensas avançam ainda hoje, mas sexta elas devem ser ainda mais fortes

Rondônia entra em alerta: tempestades intensas avançam ainda hoje, mas sexta elas devem ser ainda mais fortes

Sistema convectivo formado no sul do Amazonas avança sobre Rondônia com risco de chuva intensa, rajadas de até 100 km/h, raios frequentes e possibilidade de alagamentos e queda de energia nas próximas horas.
L

COMUNIDADE NEWS: Entrevista com Raimundo Nonato sobre o Conselho Estadual de Saúde de Rondônia

Com isso, o programa reforça seu compromisso de dar voz a quem constrói as políticas públicas e de traduzir temas complexos para o dia a dia das pessoas, fortalecendo a cidadania e o interesse coletivo por uma saúde mais eficiente, justa e acessível.
L
Pesquisa revela que 80% das mulheres temem assédio no carnaval

Pesquisa revela que 80% das mulheres temem assédio no carnaval

Quase metade das brasileiras afirma já ter sido vítima de violência sexual durante a folia, segundo dados divulgados pelo Instituto Locomotiva.
L
MEC padroniza calendário nacional para matrícula em residência médica

MEC padroniza calendário nacional para matrícula em residência médica

Nova resolução fixa prazos, proíbe dupla matrícula e define regras para desistência.
L
Ministério alerta para doação de sangue antes do Carnaval

Ministério alerta para doação de sangue antes do Carnaval

Pasta afirma que período é crítico para hemocentros e estoques tendem a cair.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Governo amplia oferta de emprego em Rondônia com 2.344 vagas pelo Sine, incluindo 82 oportunidades em Porto Velho, com destaque para vendedor e jovens aprendizes.
L
TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Publicidade

POLÍTICA

Carnaval: Ieda Chaves reforça cartilha de proteção

Carnaval: Ieda Chaves reforça cartilha de proteção

Cartilha da Alero reforçada por Ieda Chaves orienta mulheres sobre assédio, violência e canais de ajuda para um Carnaval mais seguro em Rondônia.
L
Educação: Eyder Brasil destina R$ 5 milhões a escolas

Educação: Eyder Brasil destina R$ 5 milhões a escolas

Emendas garantidas nos primeiros meses de 2026 contemplam cerca de 20 unidades de ensino em Rondônia com melhorias estruturais, equipamentos e manutenção.
L
RO-205: Pedro Fernandes cobra obras estruturantes

RO-205: Pedro Fernandes cobra obras estruturantes

Deputado defende pavimentação total, nova ponte de concreto e integração logística como prioridades para garantir segurança, mobilidade e desenvolvimento regional.
L
MPRO: agenda debate segurança em Brasília

MPRO: agenda debate segurança em Brasília

MPRO participa de reuniões em Brasília com autoridades federais para discutir segurança pública, PEC 18 e fortalecimento institucional do sistema de Justiça.
L
Triunfo conectada: Cristiane Lopes viabiliza torre de telefonia e internet

Triunfo conectada: Cristiane Lopes viabiliza torre de telefonia e internet

Cristiane Lopes viabiliza torre em Triunfo, levando internet e telefonia ao distrito de Candeias do Jamari, ampliando serviços, comércio e segurança.
L
Publicidade

POLÍCIA

HB20 capota após avançar preferencial no centro de Porto Velho

HB20 capota após avançar preferencial no centro de Porto Velho

Acidente grave no cruzamento da Sete de Setembro com João Goulart deixou uma motorista ferida e o trânsito congestionado na tarde desta quinta-feira.
12
Polícia Militar apreende 4 kg de drogas no bairro Cascalheira

Polícia Militar apreende 4 kg de drogas no bairro Cascalheira

Ação do 5º Batalhão, sob o comando do sargento Frantz, resultou na detenção de um jovem de 24 anos com maconha e cocaína
10
Operação conjunta apreende 173 kg de maconha em São Miguel do Guaporé

Operação conjunta apreende 173 kg de maconha em São Miguel do Guaporé

Ação integrada das forças de segurança faz parte da Operação Protetor das Fronteiras.
12
Polícia Civil prende dois suspeitos de abuso infantil em Itapuã do Oeste

Polícia Civil prende dois suspeitos de abuso infantil em Itapuã do Oeste

Operação foi realizada na zona rural e investigações seguem em andamento.
16
Colisão durante retorno deixa motociclista ferido na Avenida Maringá

Colisão durante retorno deixa motociclista ferido na Avenida Maringá

Acidente ocorreu no bairro Novo Brasília e mobilizou equipe do SAMU.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: VINYL PUB LTDA

Licença Ambiental de Pequeno Porte (LAPP)
L
Engenharia digital impulsiona pré-moldados em Rondônia

Engenharia digital impulsiona pré-moldados em Rondônia

Integração entre projeto virtual e produção industrial garante estruturas mais seguras e eficientes; ConcreAço da Amazônia amplia referência tecnológica no Norte.
L
Portugal aprova limites para acesso de jovens a redes sociais

Portugal aprova limites para acesso de jovens a redes sociais

O projeto de lei exige autorização dos pais para adolescentes de 13 a 16 anos e estabelece multas pesadas para empresas de tecnologia que descumprirem a norma.
L
Anac propõe categoria específica de piloto para carros voadores

Anac propõe categoria específica de piloto para carros voadores

A agência reguladora abriu consulta pública para definir os requisitos de formação para os profissionais que atuarão no comando de aeronaves elétricas verticais.
L
Confiança da indústria brasileira cai pelo 14º mês seguido

Confiança da indústria brasileira cai pelo 14º mês seguido

O setor industrial completa mais de um ano em patamar de pessimismo, influenciado pela manutenção da taxa Selic em 15% e pelo encarecimento do crédito.
L
Expresso Porto avança após audiência pública

Expresso Porto avança após audiência pública

Projeto apresentado pela Nova 364 prevê 34 km de nova via para separar tráfego urbano e carga pesada, com investimento de R$ 205 milhões e foco no escoamento de safras.
L
Amazônia registra queda de 35% no desmatamento

Amazônia registra queda de 35% no desmatamento

Dados do Inpe mostram redução expressiva entre agosto de 2025 e janeiro de 2026; Cerrado também recua, enquanto governo reforça meta de zerar o desmate até 2030.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.