TERÇA-FEIRA, 09/12/2025
Publicidade

Em destaque

STF: saiba como está a discussão sobre porte de droga para uso pessoal

Julgamento que começou há oito anos está na pauta desta quinta.

Por Felipe Pontes – Repórter da Agência Brasil

Publicado em 

STF: saiba como está a discussão sobre porte de droga para uso pessoal
Marcello Casal JrAgência Brasil
O Supremo Tribunal Federal (STF) tem na pauta desta quinta-feira (1°) a retomada do julgamento que pode resultar na descriminalização do porte de drogas para consumo pessoal. Com votação iniciada em 2015 e três votos favoráveis a algum tipo de flexibilização, o tema aguarda há oito anos para voltar a ser discutido em plenário.

No caso concreto, os ministros julgam recurso contra uma decisão da Justiça de São Paulo, que manteve a condenação de um homem flagrado andando com 3 gramas (g) de maconha. Ele foi enquadrado no Artigo 28 da Lei das Drogas (Lei 13.343/06), segundo o qual incorre em crime quem “adquirir, guardar, tiver em depósito, transportar ou trouxer consigo” droga ilícita para consumo pessoal.

As penas são brandas e incluem advertência sobre os efeitos das drogas, prestação de serviços comunitários e outras medidas educativas. No Supremo, contudo, a controvérsia está mais ligada a saber se o usuário causa, de fato, algum tipo de dano à sociedade ao consumir substância ilícita, para que tal ato possa ser enquadrado como crime.

Outro ponto em debate é saber em que medida o Estado pode interferir na opção feita por alguém de consumir uma substância, seja lícita ou ilícita, sem ferir os princípios da intimidade e do direito a ter uma vida privada. De modo preliminar, os ministros devem responder também a questão se cabe ao Supremo deliberar sobre o assunto, ou se isso seria tarefa apenas do Congresso.

O julgamento está marcado para ser retomado na sessão plenária de hoje, às 14h, com o voto do ministro Alexandre de Moraes. Ele herdou uma vista (mais tempo de análise) do processo ao assumir o gabinete de Teori Zavascki, morto em 2017.

Descriminalização X legalização

Para o relator do caso no Supremo, ministro Gilmar Mendes, a conduta do usuário de drogas não é crime. Por seu voto, proferido há cerca de oito anos, o consumo de qualquer substância é uma decisão privada, e eventual dano causado recai sobretudo sobre a saúde do próprio usuário. “Está-se a desrespeitar a decisão da pessoa de colocar em risco a própria saúde”, escreveu ele.

Criminalizar a conduta do consumidor de drogas resulta em estigmatização, o que prejudica os esforços de redução de danos e prevenção de riscos preconizados pelo próprio Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas, sustentou Mendes.

Ao fundamentar sua decisão, o relator se valeu da tradição doutrinária alemã e concluiu ser dever do Supremo ajustar a proporcionalidade de normas penais que tratem de danos abstratos, como é o dano contra a saúde pública supostamente praticado pelo usuário de drogas. Neste caso, ao criminalizar a conduta, o legislador teria sido desproporcional, extrapolado suas atribuições, defendeu o ministro, o que justificaria a intervenção da Corte.

O relator se empenhou ainda em argumentar a diferença entre descriminalizar o consumo e legalizar drogas ilícitas. Legalizar, frisou Mendes, é um processo legislativo autorizador e regulador do consumo, nos moldes do que foi feito em países como o Uruguai e em alguns estados dos Estados Unidos.

“Quando se cogita, portanto, do deslocamento da política de drogas do campo penal para o da saúde pública, está se tratando, em última análise, da conjugação de processos de descriminalização com políticas de redução e de prevenção de danos, e não de legalização pura e simples de determinadas drogas.”

Autocontenção

O ministro Edson Fachin também votou nesse sentido, concordando que o consumo de drogas faz parte da autodeterminação individual, que “corresponde a uma esfera de privacidade, intimidade e liberdade imune à interferência do Estado”. Dizer que usar drogas é crime seria uma atitude estatal moralista e paternalista, argumentou ele.

O ministro, contudo, ressalvou que o tema é “hipercomplexo”, havendo “ausência de resposta perfeita”. Fachin frisou ainda que o caso concreto em julgamento trata do porte de maconha, e que, por dever de autocontenção, a decisão do Supremo de descriminalizar o porte de drogas para consumo pessoal deve se ater apenas a essa droga.

Fachin destacou que, a seu ver, o porte de drogas para consumo próprio não causa, em si, dano a bem alheio. São somente condutas derivadas desse consumo que resultam em tais danos – como o furto para sustentar o vício. Tais condutas derivadas, porém, já são previstas como crime por outros dispositivos penais, não sendo necessário criminalizar o porte de drogas para consumo próprio, concluiu o ministro.

O ministro Luís Roberto Barroso seguiu a mesma linha de raciocínio, votando pela descriminalização do consumo exclusivamente de maconha, em virtude dos direitos à intimidade e à vida privada garantidos pela Constituição.

Assim como Mendes, Barroso frisou que isso significa dizer que o Estado não tem poder de interferência, ou muito menos sancionador, sobre o porte de drogas para consumo pessoal. Tal afirmativa, porém, não resulta na legalização do consumo de drogas ilícitas, nem mesmo da maconha, sustentou o ministro.

Barroso admitiu ser inconsistente descriminalizar o consumo ao mesmo tempo em que a produção e a distribuição de drogas seguem sendo crimes. Ele defendeu, contudo, que caberá ao Legislativo, um dia, equacionar tal inconsistência por meio de eventual legalização. O ministro também citou exemplos vistos por ele como bem-sucedidos, como os de Portugal e Uruguai.

“Estamos lidando com um problema para o qual não há solução juridicamente simples nem moralmente barata.”

Quantidade

Indo um pouco além, Barroso focou seu voto também nas consequências da criminalização do porte de pequenas quantidades de maconha para os altos índices de encarceramento no Brasil, sobretudo de jovens negros.

Nessa linha, Barroso insistiu ser necessário estabelecer uma quantidade específica para distinguir o consumo do tráfico, pois deixar essa distinção a critério das autoridades, seja policial ou judicial, apenas escancara o racismo presente nas instituições, argumentou ele.

Ao votar, Barroso disse considerar prioridade “impedir que as cadeias fiquem entupidas de jovens pobres e primários, pequenos traficantes, que entram com baixa periculosidade e na prisão começam a cursar a escola do crime, unindo-se a quadrilhas e facções. Há um genocídio brasileiro de jovens pobres e negros, imersos na violência desse sistema.”

Valendo-se do exemplo de Portugal, país pioneiro ao ter legalizado o consumo de todas as drogas em 2011, Barroso sugeriu a quantidade de até 25 gramas como adequada para diferenciar o porte de maconha para consumo ou para o tráfico. Em nome da coerência, já que comprar a droga seguiria sendo crime, o ministro sugeriu a liberação do cultivo de seis plantas fêmeas de maconha.

Como é em outros países

Ao menos 30 países do mundo promoveram algum tipo de permissão para o porte e o consumo de drogas. Além de Portugal, Uruguai e alguns estados norte-americanos, também adotaram certo grau de liberação países tão diversos como Quirguistão, Espanha e África do Sul.

Em parte desses países – como na Argentina, Colômbia e Polônia, entre outros – a flexibilização para o porte e o consumo de drogas ocorreu por decisão judicial. Em outros – como em estados dos EUA, em Portugal e no Uruguai – foi o Legislativo que atuou para legalizar e estabelecer regras para o porte e o uso de drogas ilícitas.

Países como República Tcheca e Suíça, possuem regras específicas para maconha, enquanto outros, entre eles a Estônia, flexibilizam o porte de qualquer substância.

Há ainda países como a Holanda, em que a solução foi informal, sendo uma política oficial das autoridades policiais não atuar contra o consumo de pequenas quantidades de drogas. Em outros, como na Alemanha e no México, foram os órgãos acusadores, equivalentes ao Ministério Público brasileiro, que resolveram não mais abrir processos criminais relacionados ao consumo de pequenas quantidades.

Há lugares – como em alguns estados da Austrália e na Itália – em que ser flagrado andando com a droga, apesar de não ser crime, resulta em sanções administrativas, como multas e confisco do material. Em outros, como Bolívia e Paraguai, não há sanções previstas.

Como se vê, as origens da liberação, bem como as minúcias legais, variam bastante ao redor do mundo. O estado atual da descriminalização é compilado periodicamente pelo projeto Talking Drugs, mantido pela organização não-governamental britânica Release em parceria com a International Drug Policy Consortium, consórcio internacional formado por 194 entidades, em 75 países, dedicado ao tema das drogas.

Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Câmara vota Projeto de Lei da dosimetria de pena para réus de 8 de janeiro

Câmara vota Projeto de Lei da dosimetria de pena para réus de 8 de janeiro

PL 2162/23, que propõe redução de penas, entra em pauta na Câmara dos Deputados após o relator Paulinho da Força afastar a anistia aos envolvidos nos atos golpistas.
L
STF julga seis réus por trama golpista em desdobramento do caso

STF julga seis réus por trama golpista em desdobramento do caso

Julgamento do núcleo 2 prossegue no Supremo Tribunal Federal em Brasília, com foco na condenação de mais seis envolvidos nos eventos.
L
MPRO supera meta de representatividade racial em cargos comissionados

MPRO supera meta de representatividade racial em cargos comissionados

Mais da metade das vagas é ocupada por pessoas negras ou indígenas.
L
Eyder Brasil condecora profissionais do CREA-RO em reconhecimento às contribuições para Rondônia

Eyder Brasil condecora profissionais do CREA-RO em reconhecimento às contribuições para Rondônia

Uma homenagem que reforça a importância de engenheiros, agrônomos, geólogos, geógrafos, tecnólogos e técnicos industriais para o desenvolvimento de Rondônia.
L
Emenda da Dra Taíssa movimenta evento esportivo em Guajará-Mirim e fortalece associação local

Emenda da Dra Taíssa movimenta evento esportivo em Guajará-Mirim e fortalece associação local

A emenda no valor de R$ 300 mil garante a realização de campeonatos ao longo de 2025, fortalecendo a Associação da Grande Família e beneficiando distritos e comunidades indígenas da região.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

O Inpe e o Cptec preveem um aumento rápido das chuvas em Rondônia entre quarta e quinta-feira, após um período de baixa precipitação

Os órgãos de meteorologia informam que os dias 10 e 11 podem ter um aumento significativo nas chuvas.
L
Prefeitura e INSS aceleram perícias para crianças com deficiência em mutirão realizado em Porto Velho

Prefeitura e INSS aceleram perícias para crianças com deficiência em mutirão realizado em Porto Velho

A parceria entre Prefeitura e INSS antecipou atendimentos de crianças com deficiência, reduziu a fila de espera e fortaleceu as políticas de inclusão e proteção social no município.
L
Lula propõe mutirão nacional dos Poderes contra o feminicídio

Lula propõe mutirão nacional dos Poderes contra o feminicídio

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou em Brasília que convocará uma reunião com o Congresso Nacional, STF e segmentos sociais para criar um “mutirão educacional” de combate à violência de gênero, em resposta à alta de feminicídios.
L
Câmara deve votar projeto de devedores contumazes nesta terça

Câmara deve votar projeto de devedores contumazes nesta terça

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirma ter firmeza do presidente da Câmara para votar projeto que endurece regras contra devedores contumazes em Brasília, priorizando a regulamentação da reforma tributária.
L

Conexão RH: Antônio C. Forchetto No Centro Do Debate Sobre Liderança E Gestão

para uma entrevista especial sobre o papel estratégico do RH nas empresas, o desenvolvimento de lideranças e as novas exigências do mercado profissional.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) registrou sucesso na aplicação da prova discursiva para 42 mil candidatos em 228 municípios; resultado preliminar sai em 23 de janeiro.
L
Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Candidatos devem usar caneta azul ou preta e apresentar documento oficial
L
IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

Processo seletivo do IBGE oferece vagas temporárias em todo o país.
L
Publicidade

POLÍTICA

Vereador Márcio Pacele busca informações sobre a regularização do Jardim Santana 1 e 2 em reunião na Semdec

Vereador Márcio Pacele busca informações sobre a regularização do Jardim Santana 1 e 2 em reunião na Semdec

Parlamentar reforça diálogo com moradores e acompanha de perto o andamento da regularização dos bairros.
L
Deputada federal Cristiane Lopes fortalece políticas sociais com entrega de caminhonete em Cacaulândia

Deputada federal Cristiane Lopes fortalece políticas sociais com entrega de caminhonete em Cacaulândia

Veículo reforça ações da Assistência Social e amplia atendimento a comunidades rurais e famílias vulneráveis.
L
Cenário político e econômico de Rondônia ganha novos contornos às vésperas de 2026

Cenário político e econômico de Rondônia ganha novos contornos às vésperas de 2026

Análises sobre Refis, inelegibilidade, disputa eleitoral e investimentos da Energisa revelam um estado em transformação contínua.
L
STF julga seis réus em nova fase da trama golpista

STF julga seis réus em nova fase da trama golpista

Primeira Turma do STF inicia nesta terça-feira julgamento que pode condenar seis réus do núcleo 2, acusados por crimes como golpe de Estado e organização criminosa armada em Brasília.
L
Planejamento estratégico da Alero abre participação popular em Rondônia

Planejamento estratégico da Alero abre participação popular em Rondônia

Planejamento estratégico da Assembleia Legislativa reúne opiniões de servidores, parlamentares e sociedade até 15 de janeiro de 2026.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Operação Aruanã atinge resultados notáveis em Rondônia

Operação Aruanã atinge resultados notáveis em Rondônia

Desocupação da Estação Ecológica de Samuel entra na fase final após inutilizar mais de 100 barracos, reforçando a proteção ambiental no estado.
10
Suspeito de matar ex da mulher em conveniência se apresenta à Polícia Civil

Suspeito de matar ex da mulher em conveniência se apresenta à Polícia Civil

Eduardo A. P. se entregou nesta terça-feira (9) em Porto Velho, no Departamento de Homicídios, sendo o principal suspeito de assassinar a tiros Evandro Eliandro Barboza, crime ocorrido na madrugada de domingo (7) no bairro Cuniã.
10
PF prende foragido do Paraná condenado por estupro em Porto Velho

PF prende foragido do Paraná condenado por estupro em Porto Velho

A Polícia Federal prendeu nesta terça-feira (9) em Porto Velho, Rondônia, um foragido condenado a mais de 11 anos de prisão pelo Tribunal de Justiça do Paraná pelo crime de estupro de vulnerável.
16
Acidente grave na BR-364 deixa motorista de caminhonete morto

Acidente grave na BR-364 deixa motorista de caminhonete morto

Colisão frontal entre caminhonete e caminhão boiadeiro na manhã desta terça-feira (9), a cerca de 50 km de Pimenta Bueno, resulta na morte do condutor da caminhonete, em Rondônia.
18

Suruba em escritório de advocacia do DF por R$ 10 mil termina com briga e PM na delegacia

Um encontro de sexo e álcool entre um advogado e duas mulheres no Lago Sul, em Brasília, acabou em barraco policial após desacerto financeiro.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Google aposta em nova geração de óculos com Gemini

Google aposta em nova geração de óculos com Gemini

Empresa prepara dois modelos de smart glasses com IA, um com telas e outro voltado para áudio.
L
Agenda News: Buritis terá 5 noites de festa para celebrar 30 anos com apoio do Deputado Delegado Lucas Torres

Agenda News: Buritis terá 5 noites de festa para celebrar 30 anos com apoio do Deputado Delegado Lucas Torres

De 27 a 31 de dezembro, shows, fé, gastronomia e queima de fogos marcam o fim de ano na Praça Jonas Ferreti com entrada gratuita.
L
Premiação do II Prêmio Judiciário Rondoniense de Comunicação será quarta-feira

Premiação do II Prêmio Judiciário Rondoniense de Comunicação será quarta-feira

Evento celebra trabalhos que aproximam a Justiça da sociedade e reconhece profissionais e estudantes.
L
TJRO entrega quase 800 presentes arrecadados para a Campanha Papai Noel dos Correios

TJRO entrega quase 800 presentes arrecadados para a Campanha Papai Noel dos Correios

Tribunal mobilizou magistrados, servidores e colaboradores para atender pedidos de crianças e levar alegria neste Natal.
L
16º Casamento Comunitário de 2025 celebra união de 60 casais em Ji-Paraná

16º Casamento Comunitário de 2025 celebra união de 60 casais em Ji-Paraná

Evento promovido pelo Poder Judiciário de Rondônia proporcionou emoção e oficializou relações que já eram vividas no dia a dia.
L
TJRO promove implementação da Plataforma Socioeducativa para modernizar gestão de medidas socioeducativas

TJRO promove implementação da Plataforma Socioeducativa para modernizar gestão de medidas socioeducativas

Evento reuniu desembargadores e servidores para apresentar funcionalidades da nova plataforma.
L

Por que sua empresa precisa de uma agência de marketing agora

Em um mercado cada vez mais dinâmico e digital, investir em marketing estratégico deixou de ser opção e se tornou essencial para garantir visibilidade, engajamento e crescimento sustentável das marcas.
L
Sinalização do aeroporto de Costa Marques recebe investimentos do governo de Rondônia para ampliar segurança operacional

Sinalização do aeroporto de Costa Marques recebe investimentos do governo de Rondônia para ampliar segurança operacional

A nova etapa de revitalização da sinalização do aeroporto de Costa Marques reforça a segurança nas operações de pouso e decolagem, conforme normas da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
L
Terceiro setor em Rondônia recebe novos investimentos para ações sociais em Nova Mamoré e Guajará-Mirim

Terceiro setor em Rondônia recebe novos investimentos para ações sociais em Nova Mamoré e Guajará-Mirim

O fortalecimento do terceiro setor em Rondônia avançou com a entrega de recursos, equipamentos e kits sociais destinados a instituições e conselhos tutelares da região do Vale do Mamoré.
L
Servidores entregam centenas de presentes para o Papai Noel dos Correios

Servidores entregam centenas de presentes para o Papai Noel dos Correios

A ação do Papai Noel dos Correios contou pela primeira vez com a participação direta da Prefeitura de Porto Velho e reuniu mais de 500 presentes destinados a estudantes da rede municipal.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.