SEGUNDA-FEIRA, 12/01/2026
Publicidade

Em destaque

STF: saiba como está a discussão sobre porte de droga para uso pessoal

Julgamento que começou há oito anos está na pauta desta quinta.

Por Felipe Pontes – Repórter da Agência Brasil

Publicado em 

STF: saiba como está a discussão sobre porte de droga para uso pessoal
Marcello Casal JrAgência Brasil
O Supremo Tribunal Federal (STF) tem na pauta desta quinta-feira (1°) a retomada do julgamento que pode resultar na descriminalização do porte de drogas para consumo pessoal. Com votação iniciada em 2015 e três votos favoráveis a algum tipo de flexibilização, o tema aguarda há oito anos para voltar a ser discutido em plenário.

No caso concreto, os ministros julgam recurso contra uma decisão da Justiça de São Paulo, que manteve a condenação de um homem flagrado andando com 3 gramas (g) de maconha. Ele foi enquadrado no Artigo 28 da Lei das Drogas (Lei 13.343/06), segundo o qual incorre em crime quem “adquirir, guardar, tiver em depósito, transportar ou trouxer consigo” droga ilícita para consumo pessoal.

As penas são brandas e incluem advertência sobre os efeitos das drogas, prestação de serviços comunitários e outras medidas educativas. No Supremo, contudo, a controvérsia está mais ligada a saber se o usuário causa, de fato, algum tipo de dano à sociedade ao consumir substância ilícita, para que tal ato possa ser enquadrado como crime.

Outro ponto em debate é saber em que medida o Estado pode interferir na opção feita por alguém de consumir uma substância, seja lícita ou ilícita, sem ferir os princípios da intimidade e do direito a ter uma vida privada. De modo preliminar, os ministros devem responder também a questão se cabe ao Supremo deliberar sobre o assunto, ou se isso seria tarefa apenas do Congresso.

O julgamento está marcado para ser retomado na sessão plenária de hoje, às 14h, com o voto do ministro Alexandre de Moraes. Ele herdou uma vista (mais tempo de análise) do processo ao assumir o gabinete de Teori Zavascki, morto em 2017.

Descriminalização X legalização

Para o relator do caso no Supremo, ministro Gilmar Mendes, a conduta do usuário de drogas não é crime. Por seu voto, proferido há cerca de oito anos, o consumo de qualquer substância é uma decisão privada, e eventual dano causado recai sobretudo sobre a saúde do próprio usuário. “Está-se a desrespeitar a decisão da pessoa de colocar em risco a própria saúde”, escreveu ele.

Criminalizar a conduta do consumidor de drogas resulta em estigmatização, o que prejudica os esforços de redução de danos e prevenção de riscos preconizados pelo próprio Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas, sustentou Mendes.

Ao fundamentar sua decisão, o relator se valeu da tradição doutrinária alemã e concluiu ser dever do Supremo ajustar a proporcionalidade de normas penais que tratem de danos abstratos, como é o dano contra a saúde pública supostamente praticado pelo usuário de drogas. Neste caso, ao criminalizar a conduta, o legislador teria sido desproporcional, extrapolado suas atribuições, defendeu o ministro, o que justificaria a intervenção da Corte.

O relator se empenhou ainda em argumentar a diferença entre descriminalizar o consumo e legalizar drogas ilícitas. Legalizar, frisou Mendes, é um processo legislativo autorizador e regulador do consumo, nos moldes do que foi feito em países como o Uruguai e em alguns estados dos Estados Unidos.

“Quando se cogita, portanto, do deslocamento da política de drogas do campo penal para o da saúde pública, está se tratando, em última análise, da conjugação de processos de descriminalização com políticas de redução e de prevenção de danos, e não de legalização pura e simples de determinadas drogas.”

Autocontenção

O ministro Edson Fachin também votou nesse sentido, concordando que o consumo de drogas faz parte da autodeterminação individual, que “corresponde a uma esfera de privacidade, intimidade e liberdade imune à interferência do Estado”. Dizer que usar drogas é crime seria uma atitude estatal moralista e paternalista, argumentou ele.

O ministro, contudo, ressalvou que o tema é “hipercomplexo”, havendo “ausência de resposta perfeita”. Fachin frisou ainda que o caso concreto em julgamento trata do porte de maconha, e que, por dever de autocontenção, a decisão do Supremo de descriminalizar o porte de drogas para consumo pessoal deve se ater apenas a essa droga.

Fachin destacou que, a seu ver, o porte de drogas para consumo próprio não causa, em si, dano a bem alheio. São somente condutas derivadas desse consumo que resultam em tais danos – como o furto para sustentar o vício. Tais condutas derivadas, porém, já são previstas como crime por outros dispositivos penais, não sendo necessário criminalizar o porte de drogas para consumo próprio, concluiu o ministro.

O ministro Luís Roberto Barroso seguiu a mesma linha de raciocínio, votando pela descriminalização do consumo exclusivamente de maconha, em virtude dos direitos à intimidade e à vida privada garantidos pela Constituição.

Assim como Mendes, Barroso frisou que isso significa dizer que o Estado não tem poder de interferência, ou muito menos sancionador, sobre o porte de drogas para consumo pessoal. Tal afirmativa, porém, não resulta na legalização do consumo de drogas ilícitas, nem mesmo da maconha, sustentou o ministro.

Barroso admitiu ser inconsistente descriminalizar o consumo ao mesmo tempo em que a produção e a distribuição de drogas seguem sendo crimes. Ele defendeu, contudo, que caberá ao Legislativo, um dia, equacionar tal inconsistência por meio de eventual legalização. O ministro também citou exemplos vistos por ele como bem-sucedidos, como os de Portugal e Uruguai.

“Estamos lidando com um problema para o qual não há solução juridicamente simples nem moralmente barata.”

Quantidade

Indo um pouco além, Barroso focou seu voto também nas consequências da criminalização do porte de pequenas quantidades de maconha para os altos índices de encarceramento no Brasil, sobretudo de jovens negros.

Nessa linha, Barroso insistiu ser necessário estabelecer uma quantidade específica para distinguir o consumo do tráfico, pois deixar essa distinção a critério das autoridades, seja policial ou judicial, apenas escancara o racismo presente nas instituições, argumentou ele.

Ao votar, Barroso disse considerar prioridade “impedir que as cadeias fiquem entupidas de jovens pobres e primários, pequenos traficantes, que entram com baixa periculosidade e na prisão começam a cursar a escola do crime, unindo-se a quadrilhas e facções. Há um genocídio brasileiro de jovens pobres e negros, imersos na violência desse sistema.”

Valendo-se do exemplo de Portugal, país pioneiro ao ter legalizado o consumo de todas as drogas em 2011, Barroso sugeriu a quantidade de até 25 gramas como adequada para diferenciar o porte de maconha para consumo ou para o tráfico. Em nome da coerência, já que comprar a droga seguiria sendo crime, o ministro sugeriu a liberação do cultivo de seis plantas fêmeas de maconha.

Como é em outros países

Ao menos 30 países do mundo promoveram algum tipo de permissão para o porte e o consumo de drogas. Além de Portugal, Uruguai e alguns estados norte-americanos, também adotaram certo grau de liberação países tão diversos como Quirguistão, Espanha e África do Sul.

Em parte desses países – como na Argentina, Colômbia e Polônia, entre outros – a flexibilização para o porte e o consumo de drogas ocorreu por decisão judicial. Em outros – como em estados dos EUA, em Portugal e no Uruguai – foi o Legislativo que atuou para legalizar e estabelecer regras para o porte e o uso de drogas ilícitas.

Países como República Tcheca e Suíça, possuem regras específicas para maconha, enquanto outros, entre eles a Estônia, flexibilizam o porte de qualquer substância.

Há ainda países como a Holanda, em que a solução foi informal, sendo uma política oficial das autoridades policiais não atuar contra o consumo de pequenas quantidades de drogas. Em outros, como na Alemanha e no México, foram os órgãos acusadores, equivalentes ao Ministério Público brasileiro, que resolveram não mais abrir processos criminais relacionados ao consumo de pequenas quantidades.

Há lugares – como em alguns estados da Austrália e na Itália – em que ser flagrado andando com a droga, apesar de não ser crime, resulta em sanções administrativas, como multas e confisco do material. Em outros, como Bolívia e Paraguai, não há sanções previstas.

Como se vê, as origens da liberação, bem como as minúcias legais, variam bastante ao redor do mundo. O estado atual da descriminalização é compilado periodicamente pelo projeto Talking Drugs, mantido pela organização não-governamental britânica Release em parceria com a International Drug Policy Consortium, consórcio internacional formado por 194 entidades, em 75 países, dedicado ao tema das drogas.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Rondônia institui Política da Primeira Infância por lei

Rondônia institui Política da Primeira Infância por lei

Nova legislação sancionada pelo governador Marcos Rocha prioriza saúde, educação e proteção integral de crianças de até seis anos no estado.
L
Samuel Costa defende renovação política e foco nos trabalhadores

Samuel Costa defende renovação política e foco nos trabalhadores

Pré-candidato ao Governo de Rondônia aposta em discurso popular, fortalecimento do campo progressista, construção de nominatas e anuncia Neidinha Suruí ao Senado.
L
Deputado Alex Redano garante R$ 2,5 milhões para ônibus semi-leito no transporte de pacientes a Porto Velho

Deputado Alex Redano garante R$ 2,5 milhões para ônibus semi-leito no transporte de pacientes a Porto Velho

Recurso viabilizado por indicação do deputado assegura aquisição de ônibus semi-leito para transportar pacientes da rede pública até a capital.
L
Coronel Chrisóstomo destina emenda e moderniza escolas de Guajará-Mirim

Coronel Chrisóstomo destina emenda e moderniza escolas de Guajará-Mirim

Recursos garantiram equipamentos tecnológicos e mobiliário para todas as escolas da rede municipal, fortalecendo a educação pública no município.
L
Brasil sanciona doação de material militar ao Paraguai e Uruguai

Brasil sanciona doação de material militar ao Paraguai e Uruguai

Governo federal oficializa a entrega de aeronaves e blindados para fortalecer a cooperação em segurança regional e o combate ao crime.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Mesmo com temperaturas acima dos 40°C em parte do país, as chuvas avançam na região Norte

A previsão para os municípios de Rondônia é de chuvas de ‘nível 1’. Contudo, para hoje e terça-feira (13), o CPTEC também alerta para a ocorrência de chuvas de ‘nível -2’, que indicam um aumento no volume e na intensidade das precipitações.
L
Governo lança nova versão do portal ComunicaBR

Governo lança nova versão do portal ComunicaBR

Plataforma permite que cidadãos acompanhem investimentos e políticas públicas federais em todos os 5.570 municípios brasileiros.
L
Natal Luz encerra com recorde de público em Porto Velho

Natal Luz encerra com recorde de público em Porto Velho

Evento reuniu quase 900 mil visitantes no Parque da Cidade em 50 dias, superando marcas anteriores e recebendo ampla aprovação da comunidade e do comércio local.
L
CRECI-RO abre concurso público com salários de até R$ 2.994

CRECI-RO abre concurso público com salários de até R$ 2.994

Inscrições para o Conselho Regional de Corretores de Imóveis da 24ª Região encerram nesta segunda-feira; oportunidades abrangem Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena.
L
Aeronáutica abre concurso para sargentos com provas em Porto Velho

Aeronáutica abre concurso para sargentos com provas em Porto Velho

Inscrições para o Exame de Admissão ao Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento seguem até 23 de janeiro; salário inicial após formação é de R$ 4.100.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

IBGE recebe autorização para contratar 39 mil temporários

IBGE recebe autorização para contratar 39 mil temporários

Vagas serão destinadas à realização do Censo Agropecuário e do Censo da População em Situação de Rua; edital com salários e prazos deve ser publicado até maio.
L
Prazo para recurso da avaliação de títulos do CNU termina hoje

Prazo para recurso da avaliação de títulos do CNU termina hoje

Candidatos da segunda edição do Concurso Nacional Unificado têm até esta segunda-feira para contestar análise de formação acadêmica no portal oficial do governo federal.
L
Prefeitura de Porto Velho divulga lista de inscritos no Processo Seletivo Simplificado 2025

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de inscritos no Processo Seletivo Simplificado 2025

A relação nominal dos candidatos inscritos encontra-se disponível conforme disposto no edital
L
AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
Publicidade

POLÍTICA

Sidônio Palmeira: 2026 e o projeto de país mais justo

Sidônio Palmeira: 2026 e o projeto de país mais justo

Ministro da Secom afirma que 2025 foi ano de travessia, com avanços sociais e econômicos, e defende que 2026 consolide um projeto nacional voltado à inclusão, democracia e redução das desigualdades.
L
Gislaine Lebrinha fortalece saúde de Seringueiras com atendimentos especializados

Gislaine Lebrinha fortalece saúde de Seringueiras com atendimentos especializados

Investimento de R$ 350 mil viabiliza consultas e procedimentos urológicos e vasculares, atendendo indicação da vereadora Jéssica da Saúde no município.
L
Moraes autoriza progressão de Delgatti para o regime semiaberto

Moraes autoriza progressão de Delgatti para o regime semiaberto

Decisão do ministro Alexandre de Moraes ocorre após o hacker cumprir 20% da pena total e apresentar atestado de bom comportamento carcerário.
L
Ieda Chaves pede caminhonete 4x4 para CAPS de Vilhena

Ieda Chaves pede caminhonete 4×4 para CAPS de Vilhena

Indicação da deputada estadual busca reforçar o atendimento em saúde mental com veículo adequado para visitas domiciliares e acesso a áreas rurais e de difícil locomoção.
L
Cláudia de Jesus cobra editais com vagas para Libras

Cláudia de Jesus cobra editais com vagas para Libras

Deputada solicita correção de editais da Segep para incluir professores e intérpretes de Libras na rede estadual, reforçando acessibilidade e educação inclusiva.
L
Publicidade

POLÍCIA

Morte em presídio de Vilhena foi homicídio, diz polícia

Briga por bicicleta motiva tentativa de homicídio em Porto Velho

Conflito entre vizinhos em condomínio popular no bairro Socialista termina com uma pessoa esfaqueada e o agressor em fuga.
16
PRF em Rondônia flagra diversos casos de embriaguez ao volante no fim de semana

PRF em Rondônia flagra diversos casos de embriaguez ao volante no fim de semana

As Prisões ocorreram em Alto Paraíso, Ariquemes e Guajará-Mirim.
10
Grave acidente deixa piloto desacordado na zona leste

Grave acidente deixa piloto desacordado na zona leste

Colisão entre motocicletas ocorreu no cruzamento da avenida Alexandre Guimarães com a rua Jussara; uma das vítimas bateu a cabeça no meio-fio e a outra sofreu fratura.
14
Piloto inabilitado causa acidente grave no Espaço Alternativo

Piloto inabilitado causa acidente grave no Espaço Alternativo

Colisão frontal entre duas motocicletas durante a madrugada deixa três feridos em Porto Velho; condutor responsável pela batida sofreu fraturas expostas nas duas pernas.
16
Homem é espancado até a morte e corpo é encontrado em estrada rural

Homem é espancado até a morte e corpo é encontrado em estrada rural

Vítima de 42 anos apresentava diversas marcas de violência e foi localizada por populares na manhã desta segunda-feira em um ramal na zona sul de Porto Velho.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Servidores do Viveiro Municipal de Jaru concluem capacitação em enxerto de mudas de cacau

Servidores do Viveiro Municipal de Jaru concluem capacitação em enxerto de mudas de cacau

Técnica de enxertia aprendida na Ceplac garante que mudas distribuídas pela prefeitura produzam em menor tempo e com maior resistência a doenças.
L
Stranger Things 5 começou a ser gravada sem roteiros prontos

Stranger Things 5 começou a ser gravada sem roteiros prontos

Documentário da Netflix revela que até o episódio final da última temporada iniciou a produção antes de ser totalmente escrito, sob forte pressão criativa.
L
Vídeo no YouTube “dura” 140 anos e intriga a internet

Vídeo no YouTube “dura” 140 anos e intriga a internet

Canal misterioso viraliza ao exibir vídeos com durações impossíveis, como 140 anos e 12 dias, levantando suspeitas sobre falha ou manipulação de metadados.
L
Banco Central concorda com inspeção do TCU sobre Banco Master

Banco Central concorda com inspeção do TCU sobre Banco Master

O acordo garante à Corte de Contas o acesso aos documentos que fundamentaram a liquidação extrajudicial da instituição financeira.
L
Foguete com cinco satélites brasileiros desaparece após lançamento na Índia

Foguete com cinco satélites brasileiros desaparece após lançamento na Índia

Veículo espacial sofreu falha técnica no terceiro estágio e mudou de trajetória, resultando na perda de equipamentos desenvolvidos pela UFMA e outras instituições.
L
Saúde amplia em 92% bolsas para formar especialistas

Saúde amplia em 92% bolsas para formar especialistas

Ministério da Saúde concede 3.483 novas bolsas em 2026 e se consolida como maior financiador de residências, alinhando formação ao programa Agora Tem Especialistas.
L
“Pod Deixar Que Eu Conto”: Podcast aborda como a presença digital tem impulsionado a carreira de contadores em Rondônia

“Pod Deixar Que Eu Conto”: Podcast aborda como a presença digital tem impulsionado a carreira de contadores em Rondônia

Episódio 02 recebe André Carvalho para falar sobre empreendedorismo, redes sociais e autoridade profissional
L
Parque da Cidade será reaberto em fevereiro e retoma rotina de lazer e esporte em Porto Velho

Parque da Cidade será reaberto em fevereiro e retoma rotina de lazer e esporte em Porto Velho

Após sediar o Natal Porto Velho Luz, Parque da Cidade volta a funcionar das 5h às 22h e reforça papel como principal área de convivência da capital.
L
Mais de duas mil crianças neurodivergentes foram acolhidas durante o Natal Porto Velho Luz

Mais de duas mil crianças neurodivergentes foram acolhidas durante o Natal Porto Velho Luz

Espaço de acolhimento no Parque da Cidade garantiu ambiente seguro a crianças e já serve de modelo para outras prefeituras.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.