QUARTA-FEIRA, 29/05/2024

STF valida saída do país de convenção contra dispensa sem justa causa

Julgamento sobre o tema durou mais de 25 anos.

Por Felipe Pontes - Repórter da Agência Brasil

Publicado em 

STF valida saída do país de convenção contra dispensa sem justa causa
Marcello Casal JrAgência Brasil

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) validou – por maioria – o decreto presidencial que retirou o Brasil da Convenção 158 da Organização Mundial do Trabalho (OIT), que proíbe demissões sem causa justificada nos países aderentes.  STF valida saída do país de convenção contra dispensa sem justa causa - News RondôniaSTF valida saída do país de convenção contra dispensa sem justa causa - News Rondônia

A norma encontra-se suspensa no Brasil desde 1996, em função de denúncia apresentada à OIT pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, por meio do decreto. O ato presidencial foi editado meses após o Congresso Nacional ter aprovado a adesão do país à convenção.

Pouco após a publicação do decreto, no início de 1997, a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e a Central Única dos Trabalhadores (CUT) acionaram o Supremo, alegando que, antes de produzir efeitos, a saída do país da convenção teria, necessariamente, de passar pelo Poder Legislativo.

O julgamento sobre o assunto durou mais de 25 anos no Supremo, sendo concluído somente na noite dessa sexta-feira (26). Ao longo desse tempo, foram sete pedidos de vista (mais tempo para análise), o que fez a controvérsia se prolongar por diversas formações do plenário.

Os últimos votos foram dados pelos ministros Gilmar Mendes, André Mendonça e Nunes Marques no plenário virtual, modalidade de julgamento em que os ministros têm um período de tempo para votar de modo remoto, sem deliberação presencial.

Ao final, o argumento das entidades trabalhistas foi acolhido apenas parcialmente pelo Supremo. A maioria dos ministros concordou que o presidente da República não pode, daqui em diante, retirar por decreto o Brasil de tratados internacionais, uma vez que a própria adesão a essas normas internacionais exige aval legislativo.

Ainda que com diferenças de fundamentação, essa maioria entendeu, contudo, que o STF não poderia atuar para anular o ato assinado por FHC. Na prática, isso mantém o Brasil de fora da convenção 158 da OIT.

Justa causa

A Convenção 158 da OIT, a qual o Brasil havia aderido após o Congresso ratificar o tratado internacional, trata do término da relação de trabalho por iniciativa do empregador.

A norma internacional estabelece que a dispensa de funcionário, nos países aderentes ao acordo, somente poderá ocorrer se houver “causa justificada relacionada com sua capacidade ou seu comportamento, ou baseada nas necessidades de funcionamento da empresa, estabelecimento ou serviço”.

Criada em 1982, a convenção foi ratificada e está vigente em 35 países, dos 180 que compõem a OIT. Entre as nações que aprovaram e aplicam a norma estão, por exemplo, Austrália, Espanha, França, Finlândia, Camarões, Portugal, Suécia e Turquia, entre outros.

Ainda pelo texto da convenção, não podem ser dadas como causa justa para demissão: raça, cor, sexo, estado civil, responsabilidades familiares, gravidez, religião, opiniões políticas, ascendência nacional ou origem nacional.

A justa causa também não pode se aplicar nos casos de ausência temporal do trabalho por motivos de doença ou lesão; se o empregado for candidato ou representante dos trabalhadores; filiação a sindicato ou a participação em atividades sindicais e abertura de processo administrativo contra o empregador por violação de normas trabalhistas.

A convenção abre espaço para que os países membros excluam algumas atividades econômicas e incluam outras exceções à norma, mas os advogados que representam o interesse dos empregadores argumentaram que a demissão sem justa causa é válida há muitas décadas no Brasil, e que uma mudança de regras poderia ocasionar imensa insegurança jurídica.

Votos

Prevaleceu ao final o voto divergente do ministro Teori Zavascki. Para ele, o espírito democrático da Constituição atual não permite a ideia de que o presidente possa – por sua única e exclusiva vontade – retirar o país de tratados internacionais. Contudo, tal entendimento é inovador, e pelo princípio da prudência, não poderia ser aplicado a decretos do passado, que seguiram o “senso comum institucional” praticado até aqui, afirmou ele.

O voto de Zavascki, já falecido, foi elogiado pelos três ministros que votaram por último na ação e que o seguiram integralmente. Também seguiu esse entendimento o ministro Dias Toffoli, formando assim uma corrente majoritária.

O relator, Maurício Corrêa, já falecido, e o ministro Ayres Britto também concordaram pela procedência parcial da ação, no sentido de se exigir votação do Congresso para que as denúncias de tratados internacionais se tornem atos jurídicos perfeitos.

No caso concreto, ambos também concordaram que o Supremo tampouco poderia atuar para suspender a eficácia do decreto específico que trata da Convenção 158, mas por outro motivo, relacionado à exclusividade do Congresso para deliberar sobre o assunto.

Os ministros Joaquim Barbosa, Rosa Weber e Ricardo Lewandowski votaram pela procedência total da ação. Por esse entendimento, não só a saída do país de tratados dependeria da votação pelo Congresso, como o decreto de FHC não poderia produzir efeitos internos antes de sua aprovação pelos parlamentares. Por essa corrente, que ficou vencida, a Convenção 158 da OIT deveria ter sua vigência no Brasil reestabelecida de imediato.

Também ficou vencido o ministro Nelson Jobim, para quem seria desnecessário o aval legislativo para que o presidente da República retirasse o Brasil de tratados internacionais, motivo pelo qual o decreto de FHC teria eficácia plena e definitiva.

Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Congresso mantém veto de Bolsonaro sobre Fake News nas Eleições: Bancada de Rondônia comemora

A votação contou com a participação dos deputados de Rondônia. No total, foram 317 votos pela manutenção, 139 contrários e 4 abstenções na votação na Câmara dos Deputados.
L
Dr. Fernando Máximo propõe desburocratizar o BPC-LOAS para beneficiar pessoas com deficiência e incapacitadas para o trabalho

Dr. Fernando Máximo propõe desburocratizar o BPC-LOAS para beneficiar pessoas com deficiência e incapacitadas para o trabalho

Embora exista o Benefício de Prestação Continuada (BPC-LOAS), na opinião do congressista rondoniense, há fatores limitadores que deixam várias pessoas alheias a receber este direito.
L

Entrevista com Douglas Lopes no Giro News: Propostas para Melhorar Porto Velho

Na segunda-feira, dia 27, André Henrico entrevistou Douglas Lopes, pré-candidato a vereador, que apresentou suas ideias e trajetória política
L

Entrevista com pré-candidato a vereador de Porto Velho Matheus Serrate no Giro News: O Futuro do Agronegócio e da Sustentabilidade em Porto Velho

Na segunda-feira, dia 27, André Henrico entrevistou Matheus Serrate, jovem empresário agropecuarista e pré-candidato a vereador
L

Morre em Manaus, Arthur Bisneto

Ele era filho do ex-prefeito Arthur Virgílio Neto e chegou a disputar o Governo do Amazonas como vice de Omar Aziz.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

ATENÇÃO: 7,8 milhões de MEI’s ainda não enviaram a Declaração Anual

Coluna do Simpi: Senhores! Vamos para Lisboa?

A escolha da Europa se deve ao seu vasto mercado com cerca de 750 milhões de consumidores, e às oportunidades que oferece.
L

No Amazonas, “Boi Garantido” se despede de Dijdja, ex-sinhazinha da fazenda

Dijdja Cardozo se despediu da vida nesta terça-feira (28), aos 32 anos.
L

Bares estão liberados para tocar música ao vivo até às 4 da manhã em Candeias do Jamari, diz lei

Caberá à Secretaria de Meio Ambiente, a fiscalização e o cumprimento da lei no município.
L

2° Campeonato de Pesca em Ariquemes já recebe inscrições: Premiação chega a R$ 27 mil reais

As provas acontecem nos Rios: Jamari, Canaã, Pardo, Tabapuã, Rio Branco e Maçangana.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Porto Velho convoca candidatos classificados em processo seletivo para área da saúde

Os candidatos devem comparecer à Semad nos próximos 15 dias corridos, a contar do primeiro dia útil posterior à data da publicação do edital
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Deputados aprovam criação de novos cargos para o concurso público da Assembleia

Deputados aprovam criação de novos cargos para o concurso público da Assembleia

Votação aconteceu durante sessão itinerante extraordinária, em Ji-Paraná.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal-Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Edevaldo Neves fomenta debate sobre necessidade de concurso na PM de Rondônia

Deputado Edevaldo Neves fomenta debate sobre necessidade de concurso na PM de Rondônia

O requerimento destaca a defasagem significativa no quadro de servidores efetivos da Polícia Militar de Rondônia, ocasionada por aposentadorias, exonerações e óbitos ao longo dos anos
L

Rondônia Rural Show: Agricultura familiar de Rondônia é destaque nacional e Lebrinha apresenta incentivos ao setor

A deputada Lebrinha concentrou esforços nas necessidades das associações de produtores rurais, em parceria com a Emater/RO.
L

Assembleia Legislativa entrega votos de louvor à policiais na Rondônia Rural Show

Solenidade foi proposta pelo deputado estadual Ribeiro do Sinpol.
L

Dra. Taíssa indica aquisição de antenas Starlink em escolas rurais de Rondônia

Iniciativa busca promover igualdade de oportunidades educacionais em áreas remotas do esta
L
Cláudia de Jesus solicita aplicação da lei de cotas em concurso da Alero

Cláudia de Jesus solicita aplicação da lei de cotas em concurso da Alero

Proposta visa reservar 20% das vagas para negros no concurso público previsto para este ano.
L
Publicidade

POLÍCIA

FICCO/RO prende em flagrante envolvidos em transporte ilegal de ouro

Eles transportavam aproximadamente 3,8 quilos de ouro explorado clandestinamente
10

DENÚNCIA: Três são detidos com drogas em residência na zona leste

Na abordagem, os três suspeitos foram flagrados embalando vários entorpecentes.
10

Bandidos tentam matar empresário a tiros no Cristal da Calama

O crime será investigado pela Polícia Civil.
14

RESULTADO: BPTAR recaptura dois forgidos em primeiro patrulhamento

Ambos foram encaminhados ao Departamento de Flagrante
10
Operação Corpus Christi: PRF alerta motoristas sobre os riscos das ultrapassagens indevidas

Operação Corpus Christi: PRF alerta motoristas sobre os riscos das ultrapassagens indevidas

Infrações por realizar manobras em locais proibidos aumentaram 8,76% nos primeiros quatro meses de 2024; ultrapassagens proibidas também provocaram 519 sinistros de trânsito e 129 mortes.
L
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CAARO beneficia mais de 120 advogadas com auxílio-maternidade 

CAARO beneficia mais de 120 advogadas com auxílio-maternidade 

Este benefício inclui a entrega de um kit com itens essenciais para o recém-nascido e o pagamento da anuidade da OAB-RO para a advogada.
L
Brasil conhece adversários da Copa do Mundo de futsal

Brasil conhece adversários da Copa do Mundo de futsal

Estreia será no dia 14 de setembro contra a seleção de Cuba
L
ATRAÇÃO NACIONAL - Nesta quarta tem MC Jvila, do Rio de Janeiro, no Baile Funk do O Monarka

ATRAÇÃO NACIONAL – Nesta quarta tem MC Jvila, do Rio de Janeiro, no Baile Funk do O Monarka

Vai ter serviço de Open Food das bebidas cerveja Brahma, refrigerante e água.
L
Comissão do Senado define sete projetos prioritários para o RS

Comissão do Senado define sete projetos prioritários para o RS

Propostas serão levadas ao presidente da Casa, Rodrigo Pacheco
L
Limpeza interna de Mercado Público de Porto Alegre é retomada

Limpeza interna de Mercado Público de Porto Alegre é retomada

Ainda não há prazo para reabertura do local para o comércio
L
Seleção vira sobre Japão e segue invicta na Liga das Nações Feminina

Seleção vira sobre Japão e segue invicta na Liga das Nações Feminina

Brasil enfrenta Países Baixos na quinta-feira (30), a partir das 8h30
L
polícia

Homicídios prende casal acusado de matar homem encontrado embaixo de pé de manga

A vítima foi um homem ainda não identificado, morto a pauladas, depois o corpo foi arrastado pela rua e desovado embaixo de um pé de manga na Rua Esperança com Esparta.
10
Novo anticoncepcional masculino sem hormônio avança em estudo

Novo anticoncepcional masculino sem hormônio avança em estudo

Agora, a equipe vai continuar os testes para verificar se o resultado é o mesmo em humanos.
L
Cinemark lança promoção com ingressos a R$12 e descontos em combos até junho

Cinemark lança promoção com ingressos a R$12 e descontos em combos até junho

Para garantir o desconto, é só selecionar a opção “promocional” no site ou no aplicativo da Cinemark. 
L