SEXTA-FEIRA, 05/07/2024

STF valida saída do país de convenção contra dispensa sem justa causa

Julgamento sobre o tema durou mais de 25 anos.

Por Felipe Pontes - Repórter da Agência Brasil

Publicado em 

STF valida saída do país de convenção contra dispensa sem justa causa
Marcello Casal JrAgência Brasil

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) validou – por maioria – o decreto presidencial que retirou o Brasil da Convenção 158 da Organização Mundial do Trabalho (OIT), que proíbe demissões sem causa justificada nos países aderentes.  STF valida saída do país de convenção contra dispensa sem justa causa - News RondôniaSTF valida saída do país de convenção contra dispensa sem justa causa - News Rondônia

A norma encontra-se suspensa no Brasil desde 1996, em função de denúncia apresentada à OIT pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, por meio do decreto. O ato presidencial foi editado meses após o Congresso Nacional ter aprovado a adesão do país à convenção.

Pouco após a publicação do decreto, no início de 1997, a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e a Central Única dos Trabalhadores (CUT) acionaram o Supremo, alegando que, antes de produzir efeitos, a saída do país da convenção teria, necessariamente, de passar pelo Poder Legislativo.

O julgamento sobre o assunto durou mais de 25 anos no Supremo, sendo concluído somente na noite dessa sexta-feira (26). Ao longo desse tempo, foram sete pedidos de vista (mais tempo para análise), o que fez a controvérsia se prolongar por diversas formações do plenário.

Os últimos votos foram dados pelos ministros Gilmar Mendes, André Mendonça e Nunes Marques no plenário virtual, modalidade de julgamento em que os ministros têm um período de tempo para votar de modo remoto, sem deliberação presencial.

Ao final, o argumento das entidades trabalhistas foi acolhido apenas parcialmente pelo Supremo. A maioria dos ministros concordou que o presidente da República não pode, daqui em diante, retirar por decreto o Brasil de tratados internacionais, uma vez que a própria adesão a essas normas internacionais exige aval legislativo.

Ainda que com diferenças de fundamentação, essa maioria entendeu, contudo, que o STF não poderia atuar para anular o ato assinado por FHC. Na prática, isso mantém o Brasil de fora da convenção 158 da OIT.

Justa causa

A Convenção 158 da OIT, a qual o Brasil havia aderido após o Congresso ratificar o tratado internacional, trata do término da relação de trabalho por iniciativa do empregador.

A norma internacional estabelece que a dispensa de funcionário, nos países aderentes ao acordo, somente poderá ocorrer se houver “causa justificada relacionada com sua capacidade ou seu comportamento, ou baseada nas necessidades de funcionamento da empresa, estabelecimento ou serviço”.

Criada em 1982, a convenção foi ratificada e está vigente em 35 países, dos 180 que compõem a OIT. Entre as nações que aprovaram e aplicam a norma estão, por exemplo, Austrália, Espanha, França, Finlândia, Camarões, Portugal, Suécia e Turquia, entre outros.

Ainda pelo texto da convenção, não podem ser dadas como causa justa para demissão: raça, cor, sexo, estado civil, responsabilidades familiares, gravidez, religião, opiniões políticas, ascendência nacional ou origem nacional.

A justa causa também não pode se aplicar nos casos de ausência temporal do trabalho por motivos de doença ou lesão; se o empregado for candidato ou representante dos trabalhadores; filiação a sindicato ou a participação em atividades sindicais e abertura de processo administrativo contra o empregador por violação de normas trabalhistas.

A convenção abre espaço para que os países membros excluam algumas atividades econômicas e incluam outras exceções à norma, mas os advogados que representam o interesse dos empregadores argumentaram que a demissão sem justa causa é válida há muitas décadas no Brasil, e que uma mudança de regras poderia ocasionar imensa insegurança jurídica.

Votos

Prevaleceu ao final o voto divergente do ministro Teori Zavascki. Para ele, o espírito democrático da Constituição atual não permite a ideia de que o presidente possa – por sua única e exclusiva vontade – retirar o país de tratados internacionais. Contudo, tal entendimento é inovador, e pelo princípio da prudência, não poderia ser aplicado a decretos do passado, que seguiram o “senso comum institucional” praticado até aqui, afirmou ele.

O voto de Zavascki, já falecido, foi elogiado pelos três ministros que votaram por último na ação e que o seguiram integralmente. Também seguiu esse entendimento o ministro Dias Toffoli, formando assim uma corrente majoritária.

O relator, Maurício Corrêa, já falecido, e o ministro Ayres Britto também concordaram pela procedência parcial da ação, no sentido de se exigir votação do Congresso para que as denúncias de tratados internacionais se tornem atos jurídicos perfeitos.

No caso concreto, ambos também concordaram que o Supremo tampouco poderia atuar para suspender a eficácia do decreto específico que trata da Convenção 158, mas por outro motivo, relacionado à exclusividade do Congresso para deliberar sobre o assunto.

Os ministros Joaquim Barbosa, Rosa Weber e Ricardo Lewandowski votaram pela procedência total da ação. Por esse entendimento, não só a saída do país de tratados dependeria da votação pelo Congresso, como o decreto de FHC não poderia produzir efeitos internos antes de sua aprovação pelos parlamentares. Por essa corrente, que ficou vencida, a Convenção 158 da OIT deveria ter sua vigência no Brasil reestabelecida de imediato.

Também ficou vencido o ministro Nelson Jobim, para quem seria desnecessário o aval legislativo para que o presidente da República retirasse o Brasil de tratados internacionais, motivo pelo qual o decreto de FHC teria eficácia plena e definitiva.

Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES
Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Confúcio Moura atende Cláudia de Jesus e paga emenda para creche de Ji-Paraná

Confúcio Moura atende Cláudia de Jesus e paga emenda para creche de Ji-Paraná

Senador confirmou para a deputada o pagamento da emenda. A obra é de responsabilidade da prefeitura municipal.
L
RETORNO DAS OBRAS: Vereador Edimilson Dourado comemora obras no bairro Cidade do Lobo

RETORNO DAS OBRAS: Vereador Edimilson Dourado comemora obras no bairro Cidade do Lobo

Uma boa notícia para os moradores do bairro Cidade do Lobo, na Zona Sul de Porto Velho.
L
PL Mulher lança cinco pré-candidatas à Câmara Municipal em Jaru

PL Mulher lança cinco pré-candidatas à Câmara Municipal em Jaru

O nosso partido aposta na mulher e estamos trabalhando para o lançamento de candidaturas femininas nesse pleito de 2024.
L
Parceria com Lebrinha garante R$ 400 Mil para fortalecer Saúde em Theobroma

Parceria com Lebrinha garante R$ 400 Mil para fortalecer Saúde em Theobroma

O recurso é resultado de uma solicitação da enfermeira Marcilene.
L
Fernando Máximo é o único rondoniense na lista dos 50 parlamentares em ascensão

Dr. Fernando Máximo é o único rondoniense na lista dos 50 parlamentares em ascensão no Congresso Nacional

Máximo é o único rondoniense a figurar na classificação dos 50 primeiros, levando em conta não apenas deputados federais como também senadores.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Lei sancionada proíbe reprodução de música com letras sexuais nas Escolas de Rondônia

De acordo com o documento, o gestor da escola será o responsável pela fiscalização bem como o cumprimento da Lei.
L
LEMBRA DELE? Time de Rondônia acerta a contratação de Walter, ex-Fluminense

LEMBRA DELE? Time de Rondônia acerta a contratação de Walter, ex-Fluminense

Jogador estava livre no mercado desde sua última passagem pelo São Borja, do Rio Grande do Sul.
L
Resultado final do CNU será divulgado em 21 de novembro

Resultado final do CNU será divulgado em 21 de novembro

Decreto prevê novas regras para evitar novo adiamento do certame
L
Reforma tributária: grupo inclui carros elétricos no imposto seletivo

Reforma tributária: grupo inclui carros elétricos no imposto seletivo

Relatório final foi apresentado hoje por grupo criado pela Câmara
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Candidatos ao CNU poderão solicitar devolução de taxa de inscrição

Candidatos ao CNU poderão solicitar devolução de taxa de inscrição

Prazo para fazer o pedido será desta sexta-feira a domingo
L
CNU: governo prevê regras em caso de novo adiamento de provas

CNU: governo prevê regras em caso de novo adiamento de provas

Medidas valem apenas para local afetado por evento extremo
L

Vagas de emprego para vendedor de ótica

Conhecimentos: Habilidades com negociação e atendimento ao cliente.
L

OPORTUNIDADE: Governo de RO abre processo seletivo para contratação temporária no Corpo de Bombeiros

As vagas são para as áreas de Arquitetura e Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), para atuação em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena
L

Confira as 149 vagas de emprego no Sine Municipal de Porto Velho

O Sine Municipal funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 13h30
L
Publicidade

POLÍTICA

Lena Assis no Giro News: Compromisso com a Transformação e Progresso de Porto Velho

Além disso, Lena ressaltou a urgência de políticas públicas que ofereçam o suporte necessário para essas áreas vitais.
L

Entrevista no Giro News com Dr. Santana, pré-candidato a Vereador de Porto

Conduzida por André Henrico, a conversa abordou temas cruciais para o futuro da cidade, desde infraestrutura até saúde e educação.
L
Deputado Pedro Fernandes destina recursos para aquisição de aparelho de ultrassonografia em Alto Paraíso

Deputado Pedro Fernandes destina recursos para aquisição de aparelho de ultrassonografia em Alto Paraíso

O Governo de Rondônia já empenhou o recurso, que será utilizado para adquirir o equipamento e material permanente necessário para atender a população através da atenção especializada em saúde no município.
L
Presidente da Câmara Municipal e CDL cobram medidas para impulsionar comércio na 7 de Setembro

Presidente da Câmara Municipal e CDL cobram medidas para impulsionar comércio na 7 de Setembro

Márcio Pacele e representantes do comércio se reúnem com Secretaria de Trânsito e Transporte para discutir ações.
L

Deputado Cássio Gois aumenta investimento na Cafecau em Cacoal para R$ 200 mil em 2024

A destinação de recursos para eventos como a Cafecau é essencial para promover a integração entre produtores, incentivar práticas agrícolas sustentáveis e fortalecer a economia regional.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Civil prende várias pessoas suspeitas de roubo e tortura no bairro Primavera

Polícia Civil prende várias pessoas suspeitas de roubo e tortura no bairro Primavera

Os criminosos são acusados de sequestro, roubo e tortura de uma vítima, que foi raptada e roubada em R$ 1.800 e um celular há alguns dias.
14
Colisão de trânsito em Rua T-26 com K-04: Motorista não vê placa de pare e causa acidente

Colisão de trânsito em Rua T-26 com K-04: Motorista não vê placa de pare e causa acidente

Com o impacto, o veículo Siena foi arremessado contra o muro de uma residência, causando danos parciais à estrutura.
12
Rapaz sobrevive a descarga elétrica em Ji-Paraná

Rapaz sobrevive a descarga elétrica em Ji-Paraná

Apesar da gravidade potencial da situação, o jovem recusou ser levado à unidade de saúde para uma avaliação mais detalhada.
16
Ação integrada entre PCRO, PCAM e PMRO resulta no cumprimento de prisão de investigados por crime em Ji-Paraná

Ação integrada entre PCRO, PCAM e PMRO resulta no cumprimento de prisão de investigados por crime em Ji-Paraná

O crime, que vitimou um morador da região conhecido como Cerejeira, foi desvendado após intensa investigação.
14
PC incinera 419 kg de skunk apreendida em fazenda de Vilhena

PC incinera 419 kg de skunk apreendida em fazenda de Vilhena

Droga é conhecida como supermaconha.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ação itinerante de coleta de sangue acontece no município de São Miguel do Guaporé, neste sábado, 6

Ação itinerante de coleta de sangue acontece no município de São Miguel do Guaporé, neste sábado, 6

Com um atendimento humanizado, é possível reunir um maior número de voluntários para cumprir essa nobre ação.
L
Artesãos representam Rondônia na 24ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato, em Pernambuco

Artesãos representam Rondônia na 24ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato, em Pernambuco

A participação dos artesãos de Rondônia, no evento pode abrir possibilidades para novos mercados e parcerias comerciais.
L
Governo de RO conclui obras na ponte da RO-135 no Rio Colorado, em Alta Floresta d’Oeste

Governo de RO conclui obras na ponte da RO-135 no Rio Colorado, em Alta Floresta d’Oeste

De acordo com o diretor-geral do DER-RO, Eder Fernandes, a equipe está seguindo o cronograma de manutenção das rodovias.
L
Governo de RO realiza entrega de equipamentos agrícolas para agricultores familiares de 22 municípios

Governo de RO realiza entrega de equipamentos agrícolas para agricultores familiares de 22 municípios

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a ação visa garantir melhores condições de trabalho e vida para os agricultores.
L

Prefeitura de Porto Velho emite decreto definindo condutas vedadas aos agentes públicos no período eleitoral

Medida estabelece regras para evitar descumprimento da legislação eleitoral
L
Com atuação direta da Semesc, Prefeitura da Capital executa obras e projetos que beneficiam a população

Com atuação direta da Semesc, Prefeitura da Capital executa obras e projetos que beneficiam a população

Para uma obra ficar pronta é preciso projetos sólidos que garantam o bom andamento dos trabalhos.
L
Governo de RO leva estudantes e professores de escolas públicas para intercâmbio na Inglaterra, em julho

Governo de RO leva estudantes e professores de escolas públicas para intercâmbio na Inglaterra, em julho

Participantes do Programa Intercâmbio Rondônia decolam para viagem internacional no dia 20 de  julho.
L
Servidores participam de campanha de doação de sangue

Servidores participam de campanha de doação de sangue

Ação voluntária atendeu ao chamado da Fhemeron, que luta contra estoque baixo.
L
Maternidade Municipal de Porto Velho passa a funcionar no prédio ao lado para conclusão da reforma

Maternidade Municipal de Porto Velho passa a funcionar no prédio ao lado para conclusão da reforma

Novo local de atendimento passa a ser realizado no imóvel vizinho, onde funcionava o Centro de Referência em Saúde da Mulher.
L