QUINTA-FEIRA, 07/08/2025
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia

STF valida saída do país de convenção contra dispensa sem justa causa

Julgamento sobre o tema durou mais de 25 anos.

Por Felipe Pontes - Repórter da Agência Brasil

Publicado em 

STF valida saída do país de convenção contra dispensa sem justa causa
Marcello Casal JrAgência Brasil

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) validou – por maioria – o decreto presidencial que retirou o Brasil da Convenção 158 da Organização Mundial do Trabalho (OIT), que proíbe demissões sem causa justificada nos países aderentes.  STF valida saída do país de convenção contra dispensa sem justa causa - News RondôniaSTF valida saída do país de convenção contra dispensa sem justa causa - News Rondônia

A norma encontra-se suspensa no Brasil desde 1996, em função de denúncia apresentada à OIT pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, por meio do decreto. O ato presidencial foi editado meses após o Congresso Nacional ter aprovado a adesão do país à convenção.

Pouco após a publicação do decreto, no início de 1997, a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e a Central Única dos Trabalhadores (CUT) acionaram o Supremo, alegando que, antes de produzir efeitos, a saída do país da convenção teria, necessariamente, de passar pelo Poder Legislativo.

O julgamento sobre o assunto durou mais de 25 anos no Supremo, sendo concluído somente na noite dessa sexta-feira (26). Ao longo desse tempo, foram sete pedidos de vista (mais tempo para análise), o que fez a controvérsia se prolongar por diversas formações do plenário.

Os últimos votos foram dados pelos ministros Gilmar Mendes, André Mendonça e Nunes Marques no plenário virtual, modalidade de julgamento em que os ministros têm um período de tempo para votar de modo remoto, sem deliberação presencial.

Ao final, o argumento das entidades trabalhistas foi acolhido apenas parcialmente pelo Supremo. A maioria dos ministros concordou que o presidente da República não pode, daqui em diante, retirar por decreto o Brasil de tratados internacionais, uma vez que a própria adesão a essas normas internacionais exige aval legislativo.

Ainda que com diferenças de fundamentação, essa maioria entendeu, contudo, que o STF não poderia atuar para anular o ato assinado por FHC. Na prática, isso mantém o Brasil de fora da convenção 158 da OIT.

Justa causa

A Convenção 158 da OIT, a qual o Brasil havia aderido após o Congresso ratificar o tratado internacional, trata do término da relação de trabalho por iniciativa do empregador.

A norma internacional estabelece que a dispensa de funcionário, nos países aderentes ao acordo, somente poderá ocorrer se houver “causa justificada relacionada com sua capacidade ou seu comportamento, ou baseada nas necessidades de funcionamento da empresa, estabelecimento ou serviço”.

Criada em 1982, a convenção foi ratificada e está vigente em 35 países, dos 180 que compõem a OIT. Entre as nações que aprovaram e aplicam a norma estão, por exemplo, Austrália, Espanha, França, Finlândia, Camarões, Portugal, Suécia e Turquia, entre outros.

Ainda pelo texto da convenção, não podem ser dadas como causa justa para demissão: raça, cor, sexo, estado civil, responsabilidades familiares, gravidez, religião, opiniões políticas, ascendência nacional ou origem nacional.

A justa causa também não pode se aplicar nos casos de ausência temporal do trabalho por motivos de doença ou lesão; se o empregado for candidato ou representante dos trabalhadores; filiação a sindicato ou a participação em atividades sindicais e abertura de processo administrativo contra o empregador por violação de normas trabalhistas.

A convenção abre espaço para que os países membros excluam algumas atividades econômicas e incluam outras exceções à norma, mas os advogados que representam o interesse dos empregadores argumentaram que a demissão sem justa causa é válida há muitas décadas no Brasil, e que uma mudança de regras poderia ocasionar imensa insegurança jurídica.

Votos

Prevaleceu ao final o voto divergente do ministro Teori Zavascki. Para ele, o espírito democrático da Constituição atual não permite a ideia de que o presidente possa – por sua única e exclusiva vontade – retirar o país de tratados internacionais. Contudo, tal entendimento é inovador, e pelo princípio da prudência, não poderia ser aplicado a decretos do passado, que seguiram o “senso comum institucional” praticado até aqui, afirmou ele.

O voto de Zavascki, já falecido, foi elogiado pelos três ministros que votaram por último na ação e que o seguiram integralmente. Também seguiu esse entendimento o ministro Dias Toffoli, formando assim uma corrente majoritária.

O relator, Maurício Corrêa, já falecido, e o ministro Ayres Britto também concordaram pela procedência parcial da ação, no sentido de se exigir votação do Congresso para que as denúncias de tratados internacionais se tornem atos jurídicos perfeitos.

No caso concreto, ambos também concordaram que o Supremo tampouco poderia atuar para suspender a eficácia do decreto específico que trata da Convenção 158, mas por outro motivo, relacionado à exclusividade do Congresso para deliberar sobre o assunto.

Os ministros Joaquim Barbosa, Rosa Weber e Ricardo Lewandowski votaram pela procedência total da ação. Por esse entendimento, não só a saída do país de tratados dependeria da votação pelo Congresso, como o decreto de FHC não poderia produzir efeitos internos antes de sua aprovação pelos parlamentares. Por essa corrente, que ficou vencida, a Convenção 158 da OIT deveria ter sua vigência no Brasil reestabelecida de imediato.

Também ficou vencido o ministro Nelson Jobim, para quem seria desnecessário o aval legislativo para que o presidente da República retirasse o Brasil de tratados internacionais, motivo pelo qual o decreto de FHC teria eficácia plena e definitiva.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Deputada Dra. Taíssa parabeniza a Bolívia pela Independência e destaca laços históricos com Rondônia

Deputada Dra. Taíssa parabeniza a Bolívia pela Independência e destaca laços históricos com Rondônia

Data marca a luta e conquista do povo boliviano; Dra. Taíssa reforça integração entre Guajará-Mirim e Guayaramerín.
L
Deputado Dr. Fernando Máximo viabiliza 950 vagas para capacitação profissional em Porto Velho

Deputado Dr. Fernando Máximo viabiliza 950 vagas para capacitação profissional em Porto Velho

A parceria entre o deputado Dr. Fernando Máximo e o Instituto Agir oferece 950 vagas para cursos gratuitos de capacitação profissional em Porto Velho.
L
Com recurso de Cristiane Lopes, Marcha para Jesus 2025 reúne multidão em Porto Velho

Com recurso de Cristiane Lopes, Marcha para Jesus 2025 reúne multidão em Porto Velho

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) destinou R$ 300 mil para a Marcha para Jesus 2025, que reuniu milhares de fiéis em Porto Velho em um ato de fé e união.
L
Com recurso de Sílvia Cristina, Casa da Comunidade entrega 133 certificados em Ji-Paraná

Com recurso de Sílvia Cristina, Casa da Comunidade entrega 133 certificados em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina (PL-RO) destinou recursos para o programa Casa da Comunidade, do campus do Ifro de Ji-Paraná, que formou 133 pessoas em cursos gratuitos.
L
Saúde de Costa Marques recebe veículo 0km entregue por deputada Lebrinha

Saúde de Costa Marques recebe veículo 0km entregue por deputada Lebrinha

A deputada Lebrinha (União Brasil) entregou um veículo 0km para a rede de saúde de Costa Marques, resultado de uma emenda parlamentar que visa melhorar o atendimento à população.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Horóscopo 2025: previsões para hoje (07/08/2025)

Horóscopo 2025: previsões para hoje (07/08/2025)

A quinta-feira será marcada por Marte ingressando em Libra, o que traz à tona desafios relacionais e uma necessidade de comunicação equilibrada.
L

Fonte de Vida | Entrevista com a Poetisa Nazaré

Nesta quarta-feira, dia 06 de agosto, às 17h, o programa Fonte de Vida recebe uma convidada especial: Poetisa Nazaré, uma mulher que transforma sentimentos em versos e leva mensagens de fé, amor e superação por meio da arte da poesia. A entrevista promete um mergulho sensível na espiritualidade e na força das palavras.
L
Fies 2025 lista de espera é divulgada para o Segundo Semestre

Fies 2025 lista de espera é divulgada para o Segundo Semestre

Estudantes que não foram selecionados na chamada regular agora podem consultar sua posição na lista de espera do Fies.
L

Giro News | Entrevista Letícia Nunes, Charles Dam e Max Mauro Boone Barbino – CRA-RO

O Giro News desta quarta-feira, 06 de agosto, às 16h, entrevista Letícia Nunes Nascimento Martins (Coordenadora da Comissão de Ensino e Desenvolvimento Profissional do CRA-RO), Charles Dam (Diretor Financeiro CRA-RO) e Max Mauro Boone Barbino (Diretor de Desenvolvimento Profissional e Institucional do CRA-RO). Eles vão apresentar detalhes do ERPA Norte, evento histórico que Rondônia sediará nos dias 21 e 22 de agosto, reunindo profissionais da Administração de toda a região Norte.
L

In Foco | Entrevista Robinho Dee Tattoo

O In Foco Podcast desta quarta-feira, 06 de agosto, às 15h, entrevista Luiz Carlos Chagas de Oliveira, conhecido artisticamente como Robinho Dee Tattoo.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura alinha com empresários o maior feirão de empregos da história de Porto Velho

Prefeitura alinha com empresários o maior feirão de empregos da história de Porto Velho

Evento acontece na próxima segunda-feira (11), no Ginásio Cláudio Coutinho, com mais de 400 parceiros oferecendo vagas e serviços à população
L
Sine Municipal reforça importância do currículo para vagas no Feirão do Emprego em Porto Velho

Sine Municipal reforça importância do currículo para vagas no Feirão do Emprego em Porto Velho

Órgão oferece atendimento gratuito para elaboração e revisão de currículos, visando fortalecer a empregabilidade local antes do Feirão do Emprego.
L
Energisa abre vagas de estágio em Porto Velho para Direito, Engenharias e outras áreas

Energisa abre vagas de estágio em Porto Velho para Direito, Engenharias e outras áreas

A Energisa abriu inscrições para seu programa de estágio em Porto Velho, com vagas até 8 de agosto para estudantes de diversas áreas, incluindo Engenharias e Direito.
L
Prefeitura lança site do 1º Feirão do Emprego em Porto Velho com mais de mil vagas abertas

Prefeitura lança site do 1º Feirão do Emprego em Porto Velho com mais de mil vagas abertas

Feirão do Emprego e Empreendedorismo acontece no dia 11 de agosto, e candidatos já podem se cadastrar no site oficial para agilizar o atendimento.
L
Prefeitura de Porto Velho abre edital para seleção de bolsistas no projeto “Saúde Já”

Prefeitura de Porto Velho abre edital para seleção de bolsistas no projeto “Saúde Já”

Edital seleciona profissionais da Atenção Primária à Saúde em Porto Velho; projeto “Saúde Já” busca fortalecer atendimento nas unidades básicas
L

POLÍTICA

Deputada Gislaine Lebrinha entrega veículo 0km para reforçar saúde em Costa Marques durante Expomarques

Deputada Gislaine Lebrinha entrega veículo 0km para reforçar saúde em Costa Marques durante Expomarques

Emenda parlamentar da deputada Lebrinha garante veículo Spin para fortalecer a rede municipal de saúde em Costa Marques.
L
Deputado Pedro Fernandes cobra melhorias em rodovias que ligam Alto Paraíso a Triunfo e Bom Futuro

Deputado Pedro Fernandes cobra melhorias em rodovias que ligam Alto Paraíso a Triunfo e Bom Futuro

O deputado Pedro Fernandes (PRD) solicitou agilidade na pavimentação da RO-458 e a recuperação imediata da RO-459 ao DER.
L
DER inicia recuperação da Linha 78 em São Miguel do Guaporé após indicação de Gislaine Lebrinha

DER inicia recuperação da Linha 78 em São Miguel do Guaporé após indicação de Gislaine Lebrinha

Serviço de patrolamento e recuperação da estrada visa melhorar o tráfego e a mobilidade na zona rural de São Miguel do Guaporé, destaca deputada Gislaine Lebrinha.
L
Dra. Taíssa comemora aprovação de reforma do Estádio João Saldanha e bolsa para catadores na Assembleia Legislativa de Rondônia

Dra. Taíssa comemora aprovação de reforma do Estádio João Saldanha e bolsa para catadores na Assembleia Legislativa de Rondônia

Deputada Dra. Taíssa celebra aprovação de R$ 2 milhões para estádio em Guajará-Mirim, melhorias nas estradas e criação de bolsa para catadores.
L

Jirau Energia e Fapero fortalecem diálogo para impulsionar inovação e pesquisa em Rondônia

Encontro entre as instituições busca ampliar parcerias estratégicas e fomentar o desenvolvimento sustentável no estado
L
Publicidade

POLÍCIA

Jovem é baleado pelo pai em condomínio na zona sul

Jovem é baleado pela mãe em condomínio na zona sul

Caso ocorreu na noite desta quarta-feira (06), no bairro Novo Horizonte.
12
VÍDEO: Câmera registra acidente que deixou passageira de carro morta na zona leste

VÍDEO: Câmera registra acidente que deixou passageira de carro morta na zona leste

O grave acidente ocorreu no cruzamento da Rua dos Andrades com Reverência, bairro Mariana em Porto Velho.
18

Passageira morre após carro ser arrastado por ônibus na zona leste

Segundo testemunhas, o carro que a mulher estava com um homem conduzindo, teria avançado a preferencial e foi atingido pelo ônibus
18
Motociclista fica ferido após colisão com carro na região central de Porto Velho

Motociclista fica ferido após colisão com carro na região central de Porto Velho

Com a batida, o motociclista sofreu fratura na clavícula e múltiplas escoriações pelo corpo.
14
PM e PRF contêm interdição da BR-364 em Cacoal

PM e PRF contêm interdição da BR-364 em Cacoal

Ação rápida da guarnição do Canil e da Polícia Rodoviária Federal evita maiores transtornos em tentativa de bloqueio da rodovia em Cacoal.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Semed promove evento de conscientização no Agosto Lilás com foco no combate à violência contra a mulher

Semed promove evento de conscientização no Agosto Lilás com foco no combate à violência contra a mulher

Encontro reuniu servidoras, especialistas e representantes da rede de proteção para fortalecer ações de prevenção e apoio às mulheres em Porto Velho.
L
Porto Velho terá Clínica Municipal de Bem-Estar Animal com gestão da Sociedade Paulista de Medicina Veterinária

Porto Velho terá Clínica Municipal de Bem-Estar Animal com gestão da Sociedade Paulista de Medicina Veterinária

Prefeito Léo Moraes assinou nesta quarta-feira (6) o termo de fomento para a implantação da Clínica de Bem-Estar Animal em Porto Velho, um marco para a causa animal.
L
Moradores participam de audiência pública da LOA 2026 e apresentam propostas para áreas sociais em Porto Velho

Moradores participam de audiência pública da LOA 2026 e apresentam propostas para áreas sociais em Porto Velho

Debate reuniu lideranças comunitárias no Teatro Banzeiros; próxima audiência será nesta quinta-feira (7), com foco em infraestrutura e transmissão online.
L
Prefeitura de Porto Velho economiza milhões com reforma administrativa e medidas de austeridade

Prefeitura de Porto Velho economiza milhões com reforma administrativa e medidas de austeridade

Com redução de gastos e reestruturação da máquina pública, gestão Léo Moraes fortalece ações nas áreas prioritárias como saúde, educação e saneamento.
L
Feira Livre Mulher do Norte reúne 30 expositoras no TRE-RO e reforça campanha Agosto Lilás em Porto Velho

Feira Livre Mulher do Norte reúne 30 expositoras no TRE-RO e reforça campanha Agosto Lilás em Porto Velho

Com foco no empreendedorismo feminino e combate à violência contra a mulher, evento acontece nesta sexta-feira (8), das 9h às 17h, no bairro Olaria.
L
Prefeitura de Jaru asfalta a rua Daniel da Rocha, no Setor 07

Prefeitura de Jaru asfalta a rua Daniel da Rocha, no Setor 07

A Prefeitura de Jaru pavimenta a rua Daniel da Rocha com recursos de uma emenda de R$ 16 milhões do deputado federal Lúcio Mosquini, em um projeto que visa asfaltar 15 km da cidade.
L
Reinaldo Silva, fundador e CEO da PLATAFORMA Negócios

Consórcio bate recorde e PLATAFORMA Negócios projeta expansão

Empresa aposta em gestão estratégica para ampliar resultados no segundo semestre.
L
Prefeitura realiza patrolamento e encascalhamento no bairro Conceição, em Porto Velho

Prefeitura realiza patrolamento e encascalhamento no bairro Conceição, em Porto Velho

Trabalho da Seinfra contempla ruas Capitão Silva, travessa Alvarado e Beco São Jorge, com serviços de limpeza, patrolamento e encascalhamento
L
Prefeitura intensifica sinalização viária nos distritos de Porto Velho, diz Semtran

Prefeitura intensifica sinalização viária nos distritos de Porto Velho, diz Semtran

Nova sinalização viária está sendo implantada em Extrema, Nova Califórnia e Vista Alegre; objetivo é reforçar a segurança no trânsito e prevenir acidentes.
L

Requerimento de Outorga: WALBERTO COSTA FERNANDES

Termos de Outorga – Direito de Uso de Recursos hídricos
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.