SEGUNDA-FEIRA, 01/09/2025
Publicidade
SICRED

Governo muda regras de acesso a documentos com sigilo de 100 anos

Presidente Lula editou 3 decretos sobre acesso a informações públicas.

Publicado em 

Governo muda regras de acesso a documentos com sigilo de 100 anos - News Rondônia

Por Andreia Verdélio

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, nesta terça-feira (16), três decretos que tratam da transparência e do acesso a informações públicas. Entre eles, está o texto que atualiza a regulamentação da Lei de Acesso à Informação (LAI) (Decreto nº 7.724/2012) e faz mudanças em relação ao sigilo de 100 anos previsto para informações pessoais relativas à intimidade, à vida privada, à honra e à imagem.

Governo muda regras de acesso a documentos com sigilo de 100 anos - News Rondônia
Imagem Marcelo Camargo

Segundo a Controladoria-Geral da União (CGU), a medida esclarece como a proteção de informações pessoais deve ser conciliada com o direito de acesso à informação.

O decreto atual determina que essas informações são de acesso restrito a agentes públicos legalmente autorizados e à pessoa a que se referirem, independentemente de classificação de sigilo, pelo prazo máximo de 100 anos a contar da data de sua produção. De acordo com a CGU, o novo decreto mantém esse entendimento, mas acrescenta que isso não implica a restrição ao inteiro teor do documento, caso ele seja objeto de pedido de acesso público.

“Assim, sempre que viável, o órgão ou entidade pública deverá realizar a ocultação, a anonimização ou a pseudonimização das informações pessoais relativas à intimidade, à vida privada, à honra e à imagem, garantindo acesso ao restante do documento”, explicou a CGU.

A assinatura dos atos ocorreu durante evento promovido pela Controladoria-Geral da União (CGU), em Brasília, em comemoração aos 11 anos de vigência da Lei de Acesso à Informação (LAI). Para o presidente Lula, a transparência é fundamental para que o poder público “não adoeça”.

“A transparência não deixa que a máquina pública morra, pouco a pouco, nas decisões tomadas a portas fechadas ou nas ações que ninguém tem a decência de explicar. Ela não permite que dados e documentos que poderiam salvar vidas, que poderiam ajudar os cidadãos a exercerem seus direitos, fiquem trancados a sete chaves em alguma gaveta de órgão público. Por isso, comemorar os 11 anos da Lei de Acesso à Informação, a LAI, é celebrar a luz que dá a vida e previne as doenças do Estado, é reafirmar que toda a sociedade tem o direito de enxergar, às claras e com nitidez, o que as sombras do autoritarismo e da tecnocracia querem esconder”, disse Lula.

O segundo decreto assinado pelo presidente trata sobre o Conselho de Transparência, Integridade e Combate à Corrupção e o terceiro cria o Sistema de Integridade, Transparência e Acesso à Informação e a Política de Transparência e Acesso à Informação da Administração Pública Federal.

Revisão de sigilos

Durante seu governo, o ex-presidente Jair Bolsonaro impôs sigilo de 100 anos sobre diversos documentos, como o seu próprio cartão de vacina e sobre a agenda de visitantes do Palácio do Planalto.

“Nosso povo e nossas instituições não admitem mais o obscurantismo e o sigilo”, disse hoje o presidente Lula. “Quase 35 anos após a promulgação da Constituição de 1988, ainda nos deparamos com as sombras do passado, com pessoas que acham que o Estado pertence a uma elite dissociada da sociedade, com autoridades que acham que não devem prestar contas a ninguém. Mas a verdade é que sem transparência não há democracia. E o acesso à informação, como um direito fundamental previsto em nossa Constituição, precisa estar cada vez mais presente na vida de cada cidadão e na cultura de cada agente público”, acrescentou.

Ao tomar posse, em 1º de janeiro, o presidente Lula determinou a revisão de atos do governo anterior que impuseram sigilo indevido a documentos de acesso público. A atualização da LAI também decorre dessa revisão e, nesta terça-feira, a Controladoria apresentou o balanço final dos trabalhos.

Foram examinados 252 casos emblemáticos de negativas de acesso à informação. Segundo a pasta, na maioria deles, os sigilos impostos foram revertidos e as informações, entregues aos solicitantes. Com a revisão, a pasta elaborou um parecer técnico e 12 enunciados (conjunto de diretrizes) para evitar que decisões equivocadas sobre sigilo voltem a ocorrer.

Alguns exemplos de assuntos que foram abertos após revisão da CGU são o crédito consignado do Auxílio Brasil durante o segundo turno das eleições presidenciais; a operação da Polícia Rodoviária Federal no segundo turno das eleições; os gastos com o cartão corporativo dos ex-presidentes entre 2003 e 2022; o cartão de vacinação do ex-presidente Jair Bolsonaro; o estoque de vacinas e medicamentos do Ministério da Saúde; a lista de visitantes nos palácios; e os processos administrativos disciplinares concluídos, como do ex-ministro da Saúde e general do Exército, Eduardo Pazuello.

Atualização da LAI

Além de alterar os procedimentos de classificação de informações, o novo decreto de regulamentação da LAI visa fortalecer o papel da CGU de monitorar e supervisionar a lei no âmbito do Executivo. O texto prevê que a pasta possa definir procedimentos complementares necessários à sua implementação, com a edição de enunciados.

“Quando aprovados pelo ministro da CGU e publicados no Diário Oficial da União, os enunciados produzirão efeito vinculante sobre os órgãos e entidades do Poder Executivo federal”, explicou a pasta. O normativo prevê ainda que a Controladoria deverá propor providências ou aplicar advertência aos órgãos e entidades em caso de descumprimento da LAI.

Caberá ainda à CGU manter um sistema eletrônico específico para registro e atendimento aos pedidos de acesso à informação, disponível na internet e de uso obrigatório pelos órgãos e entidades. O sistema já existe, o FalaBR, e está incorporado à rotina dos órgãos e entidades do governo.

“A obrigatoriedade de uso do sistema eletrônico não exclui a possibilidade de que os órgãos e entidades façam uso de sistemas próprios para a organização dos fluxos internos de tratamento dos pedidos de acesso à informação. Importante esclarecer também que a existência de um sistema eletrônico não compromete o exercício do direito de acesso à informação, uma vez que segue a obrigatoriedade de atendimento presencial aos cidadãos, por meio dos Serviços de Informação ao Cidadão”, explicou a CGU.

Outro ponto tratado pelo novo decreto diz respeito à proteção da identidade do solicitante de informação. A norma prevê que o demandante opte, caso seja de sua vontade, pela preservação de sua identidade aos órgãos ou entidades demandados. Segundo a CGU, a proteção ao solicitante já está implementada no sistema eletrônico do serviço de informação ao cidadão desde 2018, e decorreu de compromisso firmado pela CGU no 3º Plano de Ação de Governo Aberto do Brasil. O novo texto, neste caso, também reforça e formaliza uma prática já existente.

Participação social

O presidente Lula também assinou o decreto que institui o Conselho de Transparência, Integridade e Combate à Corrupção, em substituição ao atual colegiado. O novo grupo passa a contar a participação de entidades da sociedade civil na formulação de políticas públicas e de diretrizes sobre os temas de competência da CGU.

O novo órgão será presidido pelo ministro da CGU e composto por 11 representantes de ministérios e por até 30 membros de organizações e entidades da sociedade civil, coletivos, movimentos sociais, cidadãos brasileiros com maioridade civil, comprovada idoneidade e reconhecida atuação nos temas afetos ao colegiado. Os conselheiros terão mandato de dois anos, podendo ser reconduzidos.

Segundo a pasta, o conselho avança também ao possibilitar a discussão de pautas de atuação mais amplas e aderentes à nova estrutura da CGU, como combate à corrupção; controle social para acompanhamento e fiscalização da aplicação de recursos públicos; governo aberto, transparência e acesso à informação pública; integridade privada; integridade pública; e monitoramento e avaliação de políticas públicas e serviços públicos.

Política de transparência

O último decreto institui o Sistema de Integridade, Transparência e Acesso à Informação e a Política de Transparência e Acesso à Informação da Administração Pública Federal. O objetivo é consolidar princípios e diretrizes fundamentais sobre transparência pública que devem ser observados em todas as ações do governo federal, seja pela administração direta seja pela administração indireta, inclusive estatais.

A política de transparência define objetivos a serem alcançados, possibilita melhor mensuração de resultados e fomenta a disseminação da transparência pública para melhoria da gestão e dos serviços públicos em todo o território nacional. Além disso, busca o acesso à informação de forma igualitária e rápida à sociedade e incentiva a participação social.

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Eyder Brasil

Mais de 2 mil pessoas participaram do projeto “Cidadania no Bairro” promovido por Eyder Brasil

3ª edição do projeto em Porto Velho levou serviços de saúde, assistência social, orientação jurídica e atividades culturais à população do Bairro Nacional
L
Deputada Sílvia Cristina participa mais um ano da Festa do Leite em Nova Mamoré

Deputada Sílvia Cristina participa mais um ano da Festa do Leite em Nova Mamoré

Evento no distrito de Palmeiras contou com a produção de um queijo de 555 quilos e anúncio de R$ 1 milhão para fortalecer a pecuária leiteira da região.
L
 O poder nas mãos de quem tem o poder: Marcos Rocha comanda a federação união Brasil e PP

 O poder nas mãos de quem tem o poder: Marcos Rocha comanda a federação união Brasil e PP

Governador terá poder de indicar candidato ao governo em 2026 e deve disputar vaga ao Senado.
L
Moraes amplia monitoramento da casa de Bolsonaro em Brasília

Moraes amplia monitoramento da casa de Bolsonaro em Brasília

Ministro do STF autorizou vistoria em carros e reforço na segurança externa da residência do ex-presidente, que cumpre prisão domiciliar.
L
Eduardo Bolsonaro solicita exercer mandato de deputado nos EUA

Eduardo Bolsonaro solicita exercer mandato de deputado nos EUA

Parlamentar enviou ofício a Hugo Motta, presidente da Câmara, pedindo autorização para trabalhar de forma remota, alegando perseguição política.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Datas, fatos e feriados de setembro de 2025

Datas, fatos e feriados de setembro de 2025

O mês de setembro traz o feriado da Independência, campanhas importantes como o Setembro Amarelo e Verde, além de fatos históricos e efemérides culturais.
L
Julgamento de Bolsonaro sobre tentativa de golpe começa na terça e terá oito sessões

Julgamento de Bolsonaro sobre tentativa de golpe começa na terça e terá oito sessões

O ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete réus são julgados pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal, em ação que apura suposta articulação golpista em 2022.
L
Jornalista de Rondônia participa de curso em área de conflito com o Exército no RJ

Jornalista de Rondônia participa de curso em área de conflito com o Exército no RJ

Fabiano Coutinho, CEO do News Rondônia, é o único representante da imprensa do estado a ser convidado para o curso de jornalismo em áreas de guerra, no Rio de Janeiro.
L
Horóscopo de 01/09/2025: Semana começa com foco, disciplina e novos desafios

Horóscopo de 01/09/2025: Semana começa com foco, disciplina e novos desafios

Sol em Virgem e Lua em Touro favorecem organização, estabilidade e praticidade nas decisões.
L

Sorteio do RondonCAP já movimentou Rondônia neste domingo

Último dia de agosto premiou dezenas de ganhadores e reforçou apoio às APAEs de Rondônia.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025 divulga resultados de pedidos de cotas e atendimento especial

CNU 2025 divulga resultados de pedidos de cotas e atendimento especial

A Fundação Getúlio Vargas, banca organizadora do Concurso Nacional Unificado, publicou a homologação das inscrições de autodeclarados negros, indígenas, quilombolas e PCDs, além de pedidos de atendimento especial.
L

Leitura Porto Velho Shopping está contratando vendedor

Oportunidade para integrar a equipe da Leitura: vaga de vendedor com horário das 13h40 às 22h. Entregue seu currículo diretamente na loja.
L
Curso gratuito oferece 500 vagas para jovens de Rondônia em busca do primeiro emprego

Curso gratuito oferece 500 vagas para jovens de Rondônia em busca do primeiro emprego

Capacitação do Coletivo Coca-Cola Jovem é 100% online, já formou mais de 400 jovens no estado e segue com inscrições abertas.
L
Mais de 500 vagas são ofertadas pelo governo de RO em 16 municípios do estado

Mais de 500 vagas são ofertadas pelo governo de RO em 16 municípios do estado

O Sine estadual oferta diversas oportunidades em 16 municípios, abrangendo diferentes áreas profissionais e níveis de escolaridade.
L
Prefeitura de Porto Velho prorroga prazo de homologação do processo seletivo da Saúde

Prefeitura de Porto Velho prorroga prazo de homologação do processo seletivo da Saúde

Alta demanda de mais de 22 mil inscritos levou à ampliação do prazo; candidatos devem acompanhar os comunicados oficiais da Prefeitura.
L

POLÍTICA

Moraes suspende uso de tornozeleira pelo senador Marcos do Val

Moraes suspende uso de tornozeleira pelo senador Marcos do Val

Ministro do STF atende pedido do Senado Federal e revoga medida cautelar imposta ao parlamentar que estava em investigação.
L
PGR é contra agentes da Polícia Federal na casa de Bolsonaro

PGR é contra agentes da Polícia Federal na casa de Bolsonaro

Parecer enviado ao STF por Paulo Gonet defende reforço na segurança externa da residência, mas considera prisão domiciliar suficiente.
L
Deputada Dra. Taíssa participa de reunião com lideranças indígenas na Aldeia Sagarana em Guajará-Mirim

Deputada Dra. Taíssa participa de reunião com lideranças indígenas na Aldeia Sagarana em Guajará-Mirim

Encontro reuniu representantes de todas as aldeias do município e contou com a presença do secretário nacional de Saúde Indígena, Tapéba.
L
Deputada Dra. Taíssa prestigia 2ª noite da Festa do Leite em Nova Mamoré

Deputada Dra. Taíssa prestigia 2ª noite da Festa do Leite em Nova Mamoré

Parlamentar destinou R$ 300 mil em emenda para a realização do evento no distrito de Palmeiras e reforçou o compromisso de escuta com a população.
L

Gestão transparente: prefeito Léo Moraes promove café com a imprensa e valoriza papel do jornalismo

Léo Moraes reforça compromisso com informação clara para a população
L
Publicidade

POLÍCIA

Automóvel é incendiado em caso de violência doméstica em Ji-Paraná

Automóvel é incendiado em caso de violência doméstica em Ji-Paraná

O crime foi motivado por ciúmes e o agressor fugiu após atacar a companheira com socos e atear fogo no carro da família.
10
PATAMO prende homem por tráfico de drogas em Ji-Paraná

PATAMO prende homem por tráfico de drogas em Ji-Paraná

A prisão ocorreu no bairro JK, após a polícia receber denúncias sobre intensa movimentação em uma residência; suspeito já tinha antecedentes criminais.
12
Mulher tenta engolir droga e acaba presa pelo BPTAR na zona Sul de Porto Velho

Mulher tenta engolir droga e acaba presa pelo BPTAR na zona Sul de Porto Velho

Durante patrulhamento, os policiais flagraram um homem de 55 anos comprando entorpecentes. Após a abordagem, os militares chegaram até a suspeita, identificada como a responsável pela venda da droga.
14
Homem é encontrado morto em Santo Antônio do Matupi

Homem é encontrado morto em Santo Antônio do Matupi

Sandro dos Santos, de 31 anos, foi assassinado e as autoriades tentam localizar seus familiares para a liberação do corpo.
18
Residência em Machadinho D'Oeste é invadida e furtada

Residência em Machadinho D’Oeste é invadida e furtada

Criminosos arrombaram a porta da cozinha e levaram eletrônicos, uma bicicleta e semijoias. A Polícia Civil investiga o caso.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Outorga: LUCIANA POSSER RAMOS

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L
Polícia apreende cocaína escondida em partes íntimas e desmantela ponto de tráfico em Jaru

Polícia apreende cocaína escondida em partes íntimas e desmantela ponto de tráfico em Jaru

Ação da Polícia Militar levou à prisão de um homem e uma mulher e à apreensão de drogas e objetos ilícitos em uma residência no Setor 7.
12
PM recupera iPhone furtado em Jaru após rastreamento

PM recupera iPhone furtado em Jaru após rastreamento

O aparelho foi encontrado no Setor 3 da cidade em posse de um homem que alegou ter comprado o celular sem saber da origem ilícita.
10
Jovem foge da polícia em alta velocidade e é contido após perseguição em Jaru

Jovem foge da polícia em alta velocidade e é contido após perseguição em Jaru

O condutor desobedeceu a ordem de parada e praticou direção perigosa; a Polícia Militar precisou usar munição de impacto para contê-lo.
14
Foragido da Justiça é capturado pela Polícia Militar em Jaru

Foragido da Justiça é capturado pela Polícia Militar em Jaru

A prisão ocorreu durante um patrulhamento na rua Euclides da Cunha; outros dois indivíduos foram flagrados com entorpecentes no mesmo local.
12
Bebê de 8 meses é transferida para Porto Velho após acidente em Theobroma

Bebê de 8 meses é transferida para Porto Velho após acidente em Theobroma

Uma queda de motocicleta na zona rural deixou a criança e a mãe feridas; o pai, que conduzia o veículo sem habilitação, foi autuado.
10
Ciclista fica inconsciente após acidente em Jaru

Ciclista fica inconsciente após acidente em Jaru

O homem foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros após perder o controle de sua bicicleta e cair na rua Plácido de Castro.
14
Jovem é preso por dirigir embriagado após cair de motocicleta em Jaru

Jovem é preso por dirigir embriagado após cair de motocicleta em Jaru

O rapaz de 18 anos apresentava sinais de embriaguez e foi detido em flagrante pela Polícia Militar, que o encaminhou para a delegacia.
10
Mulher de 22 anos é morta a tiros em Buritis; marido é o principal suspeito

Mulher de 22 anos é morta a tiros em Buritis; marido é o principal suspeito

A vítima, Fabrícia, deixa dois filhos pequenos. O caso está sendo investigado como feminicídio pela Polícia Civil, que procura o autor do crime.
18
Moto furtada em Cacoal é recuperada e suspeito é preso em Rolim de Moura

Moto furtada em Cacoal é recuperada e suspeito é preso em Rolim de Moura

A Polícia Militar de Rolim de Moura recuperou uma motocicleta que seria levada para a Bolívia e prendeu o criminoso, identificado como José A.
12
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.