QUARTA-FEIRA, 27/08/2025
Publicidade
Publicidade

Deputado Pedro Fernandes pede valorização de policiais militares e civis, além do aumento dos efetivos

Parlamentar pede mais concursos públicos e melhorias salariais para membros das forças de segurança pública.

Publicado em 

Deputado Pedro Fernandes pede valorização de policiais militares e civis, além do aumento dos efetivos - News Rondônia

Por Felipe Corona

Em seu discurso durante a sessão ordinária de terça-feira (25), na tribuna da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), o deputado estadual Pedro Fernandes (PTB) pediu mais valorização aos membros das forças de segurança pública do estado. “A Polícia Militar também precisa de valorização. Tem alguns gargalos que precisam ser resolvidos. Hoje tem 200 soldados da PM. O restante é cabo e outras patentes. Precisamos rever essas questões, os concursos públicos e valorizar as pessoas. Tudo bem que tem que investir em tecnologia, em armamentos”.

Fernandes também comentou a atual situação dos policiais civis: “Os agentes estão sobrecarregados, não conseguem tirar suas folgas. A Polícia Civil está com um efetivo muito baixo. Conversei com o diretor-geral da Polícia Civil e antes tinha 2 mil policiais. Hoje, só tem 1.500. O concurso vai trazer 350. Então não vai recompor o efetivo”.

Para ele, “precisamos ver a questão de orçamento, índice de folha. Precisamos dar uma resposta bem sincera sobre a segurança pública em Rondônia, especialmente a questão das escolas nos últimos dias. A gente sentiu essa falta de segurança na pele, onde as pessoas ficaram todas apreensivas. Nós do parlamento vamos dar total apoio ao governador Marcos Rocha, que tem essa vontade de recompor o quadro de policiais”.

Deputado Pedro Fernandes pede valorização de policiais militares e civis, além do aumento dos efetivos - News Rondônia
Imagem Antônio Lucas

Segundo o parlamentar, somente com melhorias salariais e aumento do efetivo, todos os policiais civis, militares e penais terão orgulho de protegerem a população rondoniense. “Precisamos que voltem a ter o sentimento de amor à farda, pelo distintivo, com aquela vontade de proteger a população de Rondônia. Precisamos investir nas pessoas que estão por trás das instituições: da Polícia Militar, da Polícia Civil, os policiais penais. Todas essas pessoas que estão combatendo a criminalidade”, destacou ele.

Meio Ambiente

Pedro Fernandes também trouxe vários pontos discutidos na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, que é presidida por ele. “Também tivemos hoje a reunião da nossa comissão do Meio Ambiente, onde discutimos a questão da audiência pública sobre as unidades de conservação, onde quero destacar o discurso do deputado [Alex] Redano [Republicanos] sobre o marco temporal de 2008. Nossa preocupação é sobre os embargos aqui no estado de Rondônia, com propriedades embargadas”.

E ele seguiu: “Como disse o deputado Ezequiel [Neiva, União Brasil] é que os embargos são proporcionais às áreas, onde as pessoas têm a oportunidade de regularizar. Aprovamos um requerimento para que a Sedam, Emater e Idaron enviem uma nota de esclarecimento sobre os embargos nas propriedades rurais rondonienses e qual a solução que os produtores podem buscar a regularização parcial de suas áreas. É importante que os órgãos de controle façam um papel não só de comando e controle, de aplicar multas, fazer embargos, mas de orientação aos nossos produtores”.

O deputado estadual trouxe detalhes sobre o Fundo Amazônia e seus investimentos em Rondônia nos tempos atuais. “Pesquisei sobre o Fundo Amazônia, que traz apoio. Eu pesquisei essa semana, tive a curiosidade, onde falam de investimento em Rondônia, na questão ambiental. Nossa preocupação é com incentivadores da produção rural. Precisamos verificar se esse recurso está chegando na ponta. Aqui no estado, só existem três projetos. Sem contar as iniciativas que abrangem vários estados ao mesmo tempo. O resultado é pouco palpável aqui na ponta. A gente não vê essas pessoas que vivem nessas áreas envolvidas nesses projetos”.

Ele completa as sugestões: “A gente quer propor um modelo para aplicação desse recurso. Na Embrapa existe a integração da Lavoura-Pecuária-Floresta, a LPF. Podemos trazer projetos positivos para essa questão ambiental do nosso estado trazendo esses recursos com mais efetividade. As reuniões sobre as ocupações do parque estadual de Guajará-Mirim e da reserva extrativista Jacy-Paraná, na Área de Proteção Ambiental (APA) e a Floresta Estadual do Rio Pardo estamos buscando soluções e maneiras as situações de ocupações em áreas de conservação do estado”.

De acordo com Pedro Fernandes, “a maioria dessas áreas já são antropizadas ou são plantações ou pastagens e é algo que não tem como voltar. O que precisamos fazer é a regularização. A partir do momento que regularizamos essas terras, evitamos conflitos agrários e estimulamos a economia do estado. A pauta ambiental é importante para Rondônia. Precisamos estar atentos e temos a nossa comissão para buscar soluções para o estado”.

Saúde

No setor da saúde, o parlamentar ainda destacou que “no dia 13/04, estive em uma reunião de Gestores Bipartite, que é a CIB, uma comissão que reúne todos os secretários de saúde do estado. É uma causa municipalista, onde estive defendendo as causas do Vale do Jamari. Como fui prefeito no município de Cujubim, onde a gente sofreu na pele essa situação da descentralização da saúde, onde precisamos descentralizar”.

O deputado, que é um dos representantes do Vale do Jamari, ainda reforçou que “é uma pauta que vem sendo muito falada e debatida há muitos anos e nunca aconteceu de verdade. Tivemos uma reunião lá em Ariquemes, na prefeitura, com a prefeita Carla, com a secretária de Saúde, deputado Alex Redano, deputado Camargo estava lá, deputado Lucas. Debatemos a descentralização da saúde de Ariquemes, a construção do hospital regional”.

Ele ainda sugeriu no encontro: “Por isso, eu pactuei lá na CIB que o município de Ariquemes possa receber recursos do governo do estado e passe a atender a demanda da região com atendimento de urgência e emergência, além de cirurgias eletivas, e cirurgias de baixa e média complexidade. Vamos enviar para o coronel Jefferson, que é o secretário da Sesau, pactuar isso, e não vamos mais precisar mandar essa gente toda para Porto Velho”.

Pedro Fernandes ainda disse que tem um desejo antigo: diminuir essas ambulâncias nas estradas rondonienses. “Temos ali o município de Monte Negro que é próximo, temos Cacaulândia, Alto Paraíso, Rio Crespo, Cujubim, Buritis, que regula muita gente, Campo Novo. Todos regulam para Porto Velho e vamos regular para Ariquemes. Isso tudo no papel e depois, temos que ver a questão do Hospital Regional de Ariquemes, que é uma outra história, pois envolve obras”, comentou ele.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Lula consegue se superar em mais um improviso lamentável!

Racismo e Burrice na mesma frase: Lula consegue se superar em mais um improviso lamentável!

Declaração de Lula sobre foto em revista do governo gera acusações de racismo, críticas nas redes sociais e comparações com falas de Bolsonaro.
L

Após pedido de Sofia Andrade, Eco Rondônia limpa trecho da Av. Chiquilito Erse em Porto Velho

Vereadora fiscalizou denúncia de acúmulo de lixo; empresa realizou a limpeza, instalou contêiner e anunciou ações de educação ambiental
L
Senado votará projeto que protege crianças na internet

Senado votará projeto que protege crianças na internet

O projeto de lei que cria regras contra a adultização e outros crimes digitais deve ser votado na Casa e obriga as plataformas a adotarem medidas de segurança.
L

Pedro Fernandes recebe Medalha Mérito Capitão Sílvio da Polícia Militar de Rondônia

Deputado estadual foi condecorado em Porto Velho pelo apoio à segurança pública e valorização da Polícia Militar
L
Lula defende cassação de Eduardo Bolsonaro por ações nos EUA

Lula defende cassação de Eduardo Bolsonaro por ações nos EUA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a atuação do deputado federal nos Estados Unidos representa uma “traição à pátria”, pedindo que o Congresso discuta a cassação.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Sicredi é reconhecido como uma das Melhores Empresas para Trabalhar na América Latina pelo GPTW LATAM 2025

Instituição financeira cooperativa se destaca pelo seu compromisso com um ambiente de trabalho saudável e inspirador
L

Documentário Melodias da Devoção | fé e cultura fortalecem tradição em Pedras Negras

A exibição do documentário Melodias da Devoção emocionou a comunidade quilombola de Pedras Negras e reforçou o valor das tradições do Vale do Guaporé.
L

Momento Empresarial | Entrevista Cláudio Antônio Fontoura de Azeredo

Cláudio Antônio Fontoura de Azeredo fala sobre os serviços da Azeredo Soluções em Porto Velho e região.
L
Quase 1,5 mil médicos são integrados ao Mais Médicos

Quase 1,5 mil médicos são integrados ao Mais Médicos

Profissionais começam a atuar em 987 municípios e 23 distritos indígenas do país para reforçar o atendimento na atenção primária e na saúde da família.
L
TV 3.0 revoluciona forma de ver televisão no Brasil

TV 3.0 revoluciona forma de ver televisão no Brasil

Novo decreto regulamenta a tecnologia que integra internet e TV, trazendo mais interatividade, qualidade de som e imagem, e novas funcionalidades aos telespectadores.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Mais de 500 vagas são ofertadas pelo governo de RO em 16 municípios do estado

Mais de 500 vagas são ofertadas pelo governo de RO em 16 municípios do estado

O Sine estadual oferta diversas oportunidades em 16 municípios, abrangendo diferentes áreas profissionais e níveis de escolaridade.
L
Prefeitura de Porto Velho prorroga prazo de homologação do processo seletivo da Saúde

Prefeitura de Porto Velho prorroga prazo de homologação do processo seletivo da Saúde

Alta demanda de mais de 22 mil inscritos levou à ampliação do prazo; candidatos devem acompanhar os comunicados oficiais da Prefeitura.
L
Mercado de trabalho brasileiro atinge 102,3 milhões de empregados

Mercado de trabalho brasileiro atinge 102,3 milhões de empregados

O desemprego no Brasil caiu para 5,8% no segundo trimestre, o menor índice da série histórica, com 1,3 milhão de pessoas recuperando seus empregos.
L
Por que jovens pedem mais demissão? Geração Z busca propósito e crescimento

Por que jovens pedem mais demissão? Geração Z busca propósito e crescimento

O conceito de sucesso profissional mudou. Jovens de 18 a 24 anos permanecem, em média, um ano no mesmo emprego, priorizando flexibilidade e alinhamento com valores pessoais.
L
Prefeitura de Jaru convoca mais 23 aprovados em concurso público

Prefeitura de Jaru convoca mais 23 aprovados em concurso público

Os profissionais convocados irão preencher os cargos de auxiliar de farmácia, técnico em saúde bucal, técnico em enfermagem, técnico em informática, supervisor escolar, enfermeiro e médico, todos com carga horária de 40 horas semanais.
L

POLÍTICA

Lula defende regulação de big techs durante reunião ministerial

Lula defende regulação de big techs durante reunião ministerial

O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que as big techs devem seguir a legislação nacional para operar no país, mesmo após ameaças de Donald Trump.
L
CPMI do INSS: Coronel Chrisóstomo cobra devolução de dinheiro desviado por sindicatos e associações

CPMI do INSS: Coronel Chrisóstomo cobra devolução de dinheiro desviado por sindicatos e associações

Deputado federal defendeu que valores recuperados de entidades sejam usados para indenizar aposentados, pensionistas e pessoas com deficiência.
L
Moraes determina vigilância integral de Bolsonaro pela polícia penal

Moraes determina vigilância integral de Bolsonaro pela polícia penal

O ministro do STF Alexandre de Moraes decidiu que a polícia penal do Distrito Federal deve monitorar integralmente a residência de Jair Bolsonaro, que já cumpre prisão domiciliar.
L
Dra. Taíssa protocola projeto de lei para garantir tratamento prioritário da endometriose no SUS em Rondônia

Dra. Taíssa protocola projeto de lei para garantir tratamento prioritário da endometriose no SUS em Rondônia

Proposta cria programa estadual voltado à saúde integral das mulheres e prioriza diagnóstico precoce
L
Dra. Taíssa destina R$ 300 mil para a 7ª Festa do Leite em Nova Mamoré

Dra. Taíssa destina R$ 300 mil para a 7ª Festa do Leite em Nova Mamoré

Evento no distrito de Palmeiras terá shows, atrações culturais e cursos gratuitos da Escola do Legislativo
L
Publicidade

POLÍCIA

Colaborador da Manaim Colchões se acidenta em trajeto para Cujubim

Colaborador da Manaim Colchões se acidenta em trajeto para Cujubim

O funcionário dirigia uma picape que foi atingida por um caminhão na RO-205, mas sofreu apenas ferimentos leves.
16
Incêndio atinge área rural em Theobroma e coloca moradores em risco

Incêndio atinge área rural em Theobroma e coloca moradores em risco

Fogo na Linha 08, Assentamento Santa Catarina, já destruiu cerca de 6 alqueires de uma propriedade e se espalha por pastagens e mata da região.
10
Motociclista se fere em acidente de trânsito em Rolim de Moura

Motociclista se fere em acidente de trânsito em Rolim de Moura

Colisão entre carro e motoneta ocorreu em uma rotatória e a mulher foi levada pelo Corpo de Bombeiros para a UPA.
12
Homem é preso com armas de fogo em Rolim de Moura

Homem é preso com armas de fogo em Rolim de Moura

Ação da equipe PATAMO da PM aconteceu durante uma abordagem de rotina por infração de trânsito e levou à apreensão de revólveres e munições.
14
Mãe e filho são vítimas de roubo e criança de 3 anos é agredida em RO

Mãe e filho são vítimas de roubo e criança de 3 anos é agredida em RO

Crime em Rolim de Moura aconteceu na terça-feira. Criminoso, que estava em uma moto, roubou pertences e agrediu o garoto com a arma.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Festival de Música Portal da Amazônia movimenta Vilhena com diversidade cultural e shows gratuitos

Evento da ACEMDA, com patrocínio do Banco da Amazônia, reuniu artistas locais e nacionais em dois dias de celebração da música e da inclusão
L
Homem é assassinado com golpes de machado e martelo em Cacoal

Homem é assassinado com golpes de machado e martelo em Cacoal

Corpo da vítima, identificada como André Serafim de Lima, foi encontrado em uma residência no bairro Habitar Brasil.
18

Sicredi é reconhecido como uma das 25 melhores empresas para trabalhar na América Latina

Instituição financeira cooperativa estreia no ranking GPTW LATAM 2025 e reforça seu compromisso com um ambiente de trabalho saudável e inclusivo
L
Acidente na BR-364 deixa um morto e três feridos

Acidente na BR-364 deixa um morto e três feridos

Colisão entre dois carros e uma moto teria sido causada por tentativa de ultrapassagem e buraco na pista.
18
Alunos vandalizam escola pública e são detidos em Vilhena

Alunos vandalizam escola pública e são detidos em Vilhena

Adolescentes são flagrados danificando equipamentos e câmeras de segurança, e um deles é pego com maço de cigarros.
12

Como superar os desafios da economia pessoal | lições de Guilherme Giacon no Conexão RH

O economista Guilherme Giacon compartilha no Conexão RH dicas práticas para organizar as finanças, evitar armadilhas e recuperar o equilíbrio do bolso.
L

Presidente do TRT-14 recebe medalha nos 20 anos do Conselho Superior da Justiça do Trabalho

Desembargador Ilson Alves Pequeno Junior foi homenageado em solenidade no TST que celebrou duas décadas de atuação do CSJT
L
Homem tenta fugir com sacola de drogas em distrito a 90 km de Vilhena

Homem tenta fugir com sacola de drogas em distrito a 90 km de Vilhena

O suspeito, de 29 anos, tentou fugir com uma sacola de entorpecentes em um distrito a 90 km de Vilhena. A mulher que o alertou também foi presa.
14
Adolescente desaparece após sair de escola em Vilhena

Adolescente desaparece após sair de escola em Vilhena

Jovem de 15 anos, que mora na zona rural, foi vista saindo da instituição de ensino na área urbana e não retornou para casa.
10

Anti-cio em cães e gatos | riscos e recomendações para tutores responsáveis

O uso de anti-cio em cães e gatos pode causar sérios riscos à saúde dos animais. Veterinários reforçam que a castração é o método mais seguro e eficaz.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.