SEXTA-FEIRA, 22/08/2025
Publicidade
Publicidade

Lula estimula movimentos sociais a se comunicar pelas redes

Presidente prestigiou fórum que dá início ao PPA Participativo.

Publicado em 

Lula estimula movimentos sociais a se comunicar pelas redes - News Rondônia

Por Andreia Verdélio

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta-feira (19 que os movimentos sociais devem aprender a se comunicar nas redes sociais, em contraponto às disseminações de notícias falsas.

Lula estimula movimentos sociais a se comunicar pelas redes - News Rondônia

Foto – Fabio Rodrigues-Pozzebom

“É importante que a gente valorize muito as redes sociais e o movimento social aprenda a criar rede social para que possamos nos comunicar com aqueles que nós estamos representando, sem precisar só da imprensa oficial. Essa é a vantagem da internet, que tem um lado que causa muita mentira, muito dissabor, muita encrenca, às vezes muito ódio, mas tem o outro lado que é a possibilidade da interação entre os seres humanos do bem e conversar coisas que interessa para gente”, disse o presidente.

Ao participar do segundo dia do Fórum Interconselhos Nacional, para dar início ao processo de elaboração do Plano Plurianual Participativo 2024-2027 (PPA), Lula disse que o governo está garantindo ao povo a chance de direcionar o orçamento público, com a construção do PPA.

“O que está acontecendo hoje aqui é que está sendo dado ao povo brasileiro o direito de ser igual, o direito de dizer sim e dizer não, o direito de concordar ou não concordar, não apenas em pensamento, mas em reuniões, palestras, em discussões, que vocês possam até mudar uma decisão que a Simone [Tebet, ministra do Planejamento] propõe, uma decisão que o Márcio [Macêdo, ministro da Secretaria-Geral] proponha. É um jogo para valer”, destacou Lula.

Para o presidente, esse processo participativo vai garantir a construção do Brasil que o povo escolheu nas urnas, “capaz de crescer sem deixar ninguém para trás”. “O Brasil que queremos e precisamos expressar no PPA é grande demais para caber nos palácios e gabinetes de Brasília”, ressaltou o presidente.

De acordo com o presidente, a razão da volta para um terceiro mandato é para provar “que esse país pode voltar a crescer economicamente, que esse país pode voltar a distribuir renda e riqueza outra vez, que esse país pode voltar a melhorar a educação outra vez, que as pessoas do Brasil vão poder sorrir outra vez, andar de cabeça erguida e ser um povo que tem esperança e acredita naquilo que ele tá ajudando a decidir”.

Lula destacou ainda o papel atuante das entidades da sociedade civil nos últimos anos, mesmo com a extinção de diversos conselhos e dos canais de diálogo pelo governo anterior. O presidente lembrou que nesses primeiros meses de mandato, cinco conselhos foram recriados e sete foram reformulados.

Participação social

O Conselho de Participação Social foi criado em janeiro pelo presidente Lula para reabrir o diálogo do governo federal com os movimentos sociais e garantir sua participação na elaboração e execução de políticas públicas.

O conselho reúne representantes de 68 movimentos e entidades da sociedade civil e terá encontros a cada três meses. Ele será presidido por Lula e coordenado pelo do ministro Márcio Macêdo, da Secretaria-Geral da Presidência, que articula a participação social no âmbito do governo federal.

A coordenação executiva colegiada será exercida pelos representantes da União Nacional dos Estudantes (UNE); do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST); da Central Única dos Trabalhadores (CUT); da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil; da Marcha Mundial das Mulheres; da Central de Movimentos Populares; do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto; e do Movimento Negro Unificado.

O colegiado nasceu durante a transição e reuniu, na época, 57 movimentos populares, entidades da sociedade civil, fóruns e espaços de articulação política e social representativos de todo o país, e funcionou como um dos grupos técnicos temáticos na transição.

A representação segue determinação da Secretaria-Geral de ter, no mínimo, 50% de mulheres em sua composição e, pelo menos, 20% dos assentos ocupados por pessoas autodeclaradas pretas e pardas.

Para Túlio Batista Franco, integrante do Fórum Interconselhos e do Conselho de Participação Social, os mecanismos de participação social representam a qualificação e o fortalecimento da democracia brasileira, de forma direta e participativa.

Franco representa a Frente pela Vida, iniciativa formada por 14 entidades científicas da saúde e bioética e pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS).

“Nós vamos ter um movimento como uma onda e uma energia forte não só defendendo o PPA, mas sabendo que o PPA é seu, sabendo que o PPA nasceu de si mesmo, sabendo que o PPA teve uma construção ascendente na nossa sociedade, e é essa energia forte, vigorosa, que vai fazer com que a nossa democracia se sustente e se fortaleça”, disse.

A representante do MST, Ceres Luísa Antunes Hadich, defendeu que a participação social e popular não pode ficar restrita aos conselhos e conferências. “Embora sejam fundamentais, eles não serão suficientes. Precisamos incorporar nas ações do governo esse tema como um tema central, estimulando novas e variadas formas de participação permanentemente. Assim, a participação social na história tem um lugar e tempo e não podemos titubear nisso. Nossa missão, acima de tudo, nesse momento de reconstrução e retomada do Brasil, é fortalecer e defender a democracia, fortalecer todas as formas de mobilização, participação, massificação das lutas democráticas e populares”, disse.

“O exercício da participação popular se dará e estaremos firmes nos conselhos e no governo e também nas ruas defendendo a reforma agrária, a igualdade racial e de gênero, a questão indígena, as condições de trabalho, teto, renda, estudo, alimentação saudável e o meio ambiente para todos os povos”, acrescentou Ceres.

A Secretaria-Geral também coordena o Sistema de Participação Social Interministerial. Na atual gestão, cada ministério tem uma Assessoria de Participação Social e Diversidade, responsável pelas demandas temáticas e referência para que a Secretaria-Geral atue de forma transversal na política de participação social.

PPA Participativo

Interrompidas em 2017, as reuniões do Fórum Interconselhos Nacional foram retomadas nesta terça-feira (18), em Brasília. O primeiro encontro na atual gestão conta com a participação de centenas de representantes de conselhos nacionais e entidades da sociedade civil.

O fórum dá início ao processo de elaboração do PPA Participativo, em que a sociedade opina sobre as prioridades para investimentos de recursos em políticas públicas nos próximos quatro anos.

Serão realizados, ao todo, três fóruns nacionais e 27 plenárias estaduais com a participação de entidades de representação, como conselhos, associações, sindicatos e ONGs. As reuniões nos estados e no Distrito Federal começam em 11 de maio e seguem até o início de julho.

Os cidadãos também poderão contribuir diretamente por meio de uma plataforma de consulta digital. O sistema será lançado no início das plenárias estaduais.

Para a representante da União Nacional por Moradia Popular, Creuzamar de Pinho, participante do Fórum Interconselhos, o PPA Participativo é importante para dar paridade nas decisões que impactam o orçamento público e fortalecer a democracia do país.

“Nós precisamos inverter as prioridades. Então, disponibilizar as peças orçamentárias para que a população possa colocar ali dentro seus sonhos, desejos e reivindicações, isso é o ponto alto da democracia, porque nós precisamos, como diz o presidente Lula, colocar o pobre no orçamento e os ricos no imposto de renda. Então esse é o momento”, disse.

O Fórum Interconselhos é resultado de uma parceria entre o Ministério do Planejamento e Orçamento, responsável pela elaboração do PPA, e a Secretaria-Geral da Presidência.

O PPA é uma das três leis orçamentárias do Brasil, ao lado da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Lei Orçamentária Anual (LOA). Ele é elaborada a cada quatro anos, sempre no primeiro ano do mandato presidencial e tem vigência a partir do segundo ano. O PPA define os eixos, as diretrizes e os objetivos estratégicos do governo para o período e aponta os programas e metas que permitirão atingir esses objetivos.

O plano deve ser entregue ao Congresso Nacional até 31 de agosto, acompanhando a LOA, para debate e votação dos parlamentares.

De acordo com a Presidência da República, a participação social na elaboração do PPA se dá em três dimensões. Na dimensão estratégica é apontada a visão de país ao fim de quatro anos, com as respectivas diretrizes e objetivos. Na dimensão tática são definidos os programas que serão realizados no período, seus objetivos principais e específicos. Por fim, na dimensão gerencial, os órgãos governamentais inserem no Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento as informações sobre o que entregarão para a sociedade, com indicadores, metas anualizadas e regionalizadas, facilitando o acompanhamento dos programas por parte do governo.

O presidente Lula também instalou nesta quarta-feira o Conselho de Participação Social da Presidência da República e deu posse aos seus integrantes.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Dra. Taíssa propõe distribuição gratuita de medidores contínuos de glicose para pacientes com diabetes tipo 1

Dra. Taíssa propõe distribuição gratuita de medidores contínuos de glicose para pacientes com diabetes tipo 1

Projeto prioriza crianças, adolescentes, idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade social
L
Presidente Lula exige mais financiamento para combate às mudanças climáticas

Presidente Lula exige mais financiamento para combate às mudanças climáticas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante um evento na Colômbia, cobrou dos países ricos um financiamento mais robusto para as ações climáticas, criticando a falta de comprometimento em acordos da ONU.
L
Deputada Dra. Taíssa prestigia solenidade do Dia do Soldado no 6º BIS em Guajará-Mirim

Deputada Dra. Taíssa prestigia solenidade do Dia do Soldado no 6º BIS em Guajará-Mirim

Evento celebrou o patrono do Exército Brasileiro, Duque de Caxias, destacando a importância da defesa da Amazônia e proteção das fronteiras
L
Jaime Bagattoli entrega ônibus universitário para Monte Negro e anuncia novos investimentos

Jaime Bagattoli entrega ônibus universitário para Monte Negro e anuncia novos investimentos

Senador destacou apoio à saúde e à infraestrutura do município durante ato no Vale do Jamari.
L
Projeto de Sofia Andrade institui Política de Conscientização contra o Aborto em Porto Velho

Projeto de Sofia Andrade institui Política de Conscientização contra o Aborto em Porto Velho

Lei sancionada pelo Executivo prevê campanhas educativas, palestras e ações permanentes de orientação na saúde e na educação.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Amazônia, Gente e Justiça | Entrevista com Vinicius Almeida

Nesta sexta-feira (22), às 18h, o programa Amazônia, Gente e Justiça recebe o advogado Vinicius Almeida, especialista em Direito Tributário e Holding Patrimonial, professor universitário, mestrando em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça pela UNIR e ex-procurador da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho.
L
Tem internauta de sorte! Promoção News Rondônia + Cine Araújo já tem ganhadora da semana

Tem internauta de sorte! Promoção News Rondônia + Cine Araújo já tem ganhadora da semana

Toda sexta-feira tem sorteio de ingressos para o Cine Araújo. A vencedora da vez já garantiu seu par para curtir os melhores filmes em cartaz!
L

Povoado Nerd | Entrevista Fernando Rodrigues da Silva

Nesta sexta-feira, dia 22, às 17h, o Programa Povoado Nerd recebe Fernando Rodrigues da Silva, vice-presidente e CEO da Associação Miners Sports. Apaixonado por esportes, Fernando tem sido peça-chave na consolidação da Miners como referência, colocando Rondônia no cenário nacional do futebol americano e expandindo a atuação para modalidades como vôlei, basquete e flag football.
L

Programa Fonte de Vida | Entrevista José de Melo Silva e Ana Paula Baldez

Nesta sexta-feira, às 16h, o Programa Fonte de Vida recebe dois convidados especiais para um bate-papo esclarecedor sobre o tema: “Cuidando do Cuidador – Perfil desse profissional, sua formação e habilidades para exercer tal atribuição profissional.”
L
Velho Pimentel ou Porto Velho Militar: conheça a origem e história de Porto Velho

Velho Pimentel ou Porto Velho Militar: conheça a origem e história de Porto Velho

Município, fundado durante a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, completa 111 anos com histórias de lendas, militares e povos indígenas.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Mercado de trabalho brasileiro atinge 102,3 milhões de empregados

Mercado de trabalho brasileiro atinge 102,3 milhões de empregados

O desemprego no Brasil caiu para 5,8% no segundo trimestre, o menor índice da série histórica, com 1,3 milhão de pessoas recuperando seus empregos.
L
Por que jovens pedem mais demissão? Geração Z busca propósito e crescimento

Por que jovens pedem mais demissão? Geração Z busca propósito e crescimento

O conceito de sucesso profissional mudou. Jovens de 18 a 24 anos permanecem, em média, um ano no mesmo emprego, priorizando flexibilidade e alinhamento com valores pessoais.
L
Prefeitura de Jaru convoca mais 23 aprovados em concurso público

Prefeitura de Jaru convoca mais 23 aprovados em concurso público

Os profissionais convocados irão preencher os cargos de auxiliar de farmácia, técnico em saúde bucal, técnico em enfermagem, técnico em informática, supervisor escolar, enfermeiro e médico, todos com carga horária de 40 horas semanais.
L
Rondônia oferece 422 vagas de emprego em 14 municípios, com destaque para Ji-Paraná, Porto Velho e Chupinguaia

Rondônia oferece 422 vagas de emprego em 14 municípios, com destaque para Ji-Paraná, Porto Velho e Chupinguaia

Auxiliar de produção, vendedor e operador de caixa estão entre as funções mais procuradas; governo reforça política de empregabilidade no estado
L
maior concurso da história de Porto Velho mobiliza estudantes e gera expectativa

Como se preparar: maior concurso da história de Porto Velho mobiliza estudantes e gera expectativa

Com salários de até R$ 22 mil, certame deve ter edital publicado ainda em 2025; especialistas orientam como estudar antes da prova.
L

POLÍTICA

Sílvia Cristina vai entregar cheque de R$ 100 mil para o Centro Social Madre Mazzarello

Sílvia Cristina vai entregar cheque de R$ 100 mil para o Centro Social Madre Mazzarello

Recurso já está sendo aplicado na manutenção da entidade e será oficializado em solenidade nesta segunda-feira (25), em Porto Velho.
L
Deputado Ribeiro do Sinpol celebra aprovação do Refaz 2025 e reconhece atuação do Executivo

Deputado Ribeiro do Sinpol celebra aprovação do Refaz 2025 e reconhece atuação do Executivo

Com indicação parlamentar, o vice-líder do governo reiterou o empenho dos deputados e do executivo na aprovação do projeto.
L
Cássio Gois participa do sorteio dos endereços das 300 famílias do Residencial Cidade Verde

Cássio Gois participa do sorteio dos endereços das 300 famílias do Residencial Cidade Verde

Deputado estadual acompanhou a cerimônia em Cacoal, que marcou a realização do sonho da casa própria para famílias após anos de espera.
L
Lula busca reforçar o engajamento de países amazônicos na COP30

Lula busca reforçar o engajamento de países amazônicos na COP30

Presidente participa de cúpula da OTCA em Bogotá com foco na cooperação regional
L
Deputada Dra. Taíssa solicita manutenção na Linha Eletrônica entre Buritis e Nova Mamoré

Deputada Dra. Taíssa solicita manutenção na Linha Eletrônica entre Buritis e Nova Mamoré

A parlamentar destacou a importância da estrada para transporte escolar, acesso a serviços essenciais e escoamento da produção agrícola.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem morre atropelado por carreta na Imigrantes em Porto Velho

Homem morre atropelado por carreta na Imigrantes em Porto Velho

Acidente ocorreu na região norte da capital; motorista fugiu do local, e perícia foi acionada.
18
Moradora de rua espancada a pauladas em casa abandonada morre no hospital

Moradora de rua espancada a pauladas em casa abandonada morre no hospital

Vítima, identificada como Cilene, não resistiu aos ferimentos após ser atacada por outra mulher em situação de rua no bairro Embratel.
18
Ladrão se passa por cliente e atira dentro de loja durante assalto no centro de Porto Velho

Ladrão se passa por cliente e atira dentro de loja durante assalto no centro de Porto Velho

Durante a ação, as vítimas tentaram evitar o crime, mas o criminoso chegou a fazer alguns disparos dentro da loja e depois fugiu em uma moto que estava estacionada na frente do estabelecimento comercial.
16
Força Tática do 9º BPM estoura ponto de drogas no Cidade Nova

Força Tática do 9º BPM estoura ponto de drogas no Cidade Nova

No interior do imóvel, os policiais encontraram grande quantia em dinheiro, três máquinas de cartão e uma balança de precisão, materiais geralmente utilizados no comércio de entorpecentes.
14
Apreensão de 500 quilos de drogas na Zona da Mata

Apreensão de 500 quilos de drogas na Zona da Mata

Uma operação conjunta das forças de segurança resultou na apreensão de quase 500 quilos de cocaína e skunk em uma pista de pouso clandestina na Zona da Mata.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Conab retoma estoques públicos de arroz em Pelotas após 11 anos

Conab retoma estoques públicos de arroz em Pelotas após 11 anos

Ação garante preços justos aos produtores e reforça formação de estoques estratégicos no país.
L
Fiscalização do TCE-RO garante conforto térmico e atendimento humanizado na ala infantil do Cosme e Damião

Fiscalização do TCE-RO garante conforto térmico e atendimento humanizado na ala infantil do Cosme e Damião

Após inspeção do Tribunal de Contas, unidade de internação rápida do Hospital Infantil de Porto Velho recebe climatização adequada, beneficiando pacientes e profissionais.
L
Prefeitura e Emdur reforçam combate aos furtos de fiação na Av. Guaporé

Prefeitura e Emdur reforçam combate aos furtos de fiação na Av. Guaporé

Trecho entre Avenidas Calama e Imigrantes volta a ser alvo de criminosos; iluminação será restabelecida e ações preventivas seguem em andamento.
L
Prefeitura intensifica negociações para pavimentação da Expresso Porto

Prefeitura intensifica negociações para pavimentação da Expresso Porto

Prefeito Léo Moraes busca antecipar obra estratégica para escoamento da produção agrícola e segurança no trânsito urbano.
L
Prefeitura realiza mesa de conversa com vozes diversas contra a violência doméstica

Prefeitura realiza mesa de conversa com vozes diversas contra a violência doméstica

Evento no TRE/RO marca 19 anos da Lei Maria da Penha e discute causas, efeitos e estratégias de enfrentamento da violência contra mulheres.
L
“Programa Calcário Já” transportou quase 2 mil toneladas e segue beneficiando produtores da capital e distritos

“Programa Calcário Já” transportou quase 2 mil toneladas e segue beneficiando produtores da capital e distritos

Iniciativa da Semagric garante transporte gratuito de calcário agrícola, fortalecendo a agricultura familiar e a produtividade rural em Porto Velho.
L
Prefeitura dialoga com distritos de Porto Velho sobre planejamento urbano

Prefeitura dialoga com distritos de Porto Velho sobre planejamento urbano

Encontros preparatórios para a 2ª Conferência do PDPM permitem que moradores apresentem demandas e elejam representantes locais.
L
Anderson Pereira assume direção-geral da AROM a convite de Hildon Chaves

Anderson Pereira assume direção-geral da AROM a convite de Hildon Chaves

Ex-deputado estadual reforça compromisso de fortalecer a articulação institucional e apoiar prefeitos de Rondônia na gestão pública.
L
Programa Avalia Porto Velho melhora performance dos estudantes da rede municipal

Programa Avalia Porto Velho melhora performance dos estudantes da rede municipal

Segunda edição de 2025 avalia alunos do 2º ao 9º ano em Língua Portuguesa e Matemática, reforçando a qualidade da educação pública.
L
Centro de Diálise de Ariquemes garante mais de 2 mil atendimentos mensais a pacientes renais crônicos

Centro de Diálise de Ariquemes garante mais de 2 mil atendimentos mensais a pacientes renais crônicos

Unidade oferece hemodiálise, acompanhamento multiprofissional e assistência gratuita a moradores de nove municípios da região.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.