SEXTA-FEIRA, 18/07/2025

Governo faz acordo para instalação de comissões de 4 MPs

Há 12 medidas provisórias com vencimento até o início de agosto.

Publicado em 

Governo faz acordo para instalação de comissões de 4 MPs - News Rondônia

Por Andréia Verdélio 

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse, nesta terça-feira (4), em Brasília, que o governo fechou acordo com o Congresso para instalação de comissões mistas para análise de quatro medidas provisórias (MPs) enviadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No total, o governo tem 12 MPs com vencimento até início de agosto na fila para avaliação dos parlamentares.

Governo faz acordo para instalação de comissões de 4 MPs - News Rondônia
Imagem Marcelo Camargo

As MPs têm força de lei, ou seja, entram em vigor imediatamente quando são enviadas pelo presidente da República para análise do Congresso Nacional. O prazo de vigência é de 60 dias, podendo ser prorrogado por igual período se a votação na Câmara e no Senado não tiver sido concluída.

Como já anunciado pelo Congresso, deve ser instalada na semana que vem a comissão que vai analisar a reestruturação ministerial do novo governo, que tem agora 31 ministérios e seis órgãos com status de ministério ligados à Presidência da República. O prazo da MP já foi prorrogado e ela precisa ser votada pela comissão mista e pelos plenários da Câmara dos Deputados e do Senado até o dia 1º de junho. Caso isso não ocorra até a data, perderá a validade.

Segundo Padilha, outras MPs que terão a comissão instalada são as que tratam de mudanças no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), do novo Bolsa Família e do novo Minha Casa, Minha Vida.

O ministro explicou que, para agilizar a aprovação do conteúdo das outras MPs, os parlamentares poderão apresentar emendas para incorporar o conteúdo delas àquelas que estarão em análise na comissão mista. Nesse caso, segundo Padilha, serão para medidas que tem conteúdos semelhantes

Como exemplo, a MP de extinção da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) pode ser incorporada na que trata da reestruturação do governo. No caso da MP que cria o vale-gás, seu conteúdo pode entrar como emenda no texto do novo Bolsa Família.

Outras MPs com conteúdos distintos e que não puderem ser incorporadas deverão ser transformadas em projetos de lei de urgência, que têm uma tramitação mais rápida, como a MP de reoneração dos combustíveis.

Segundo o ministro, entretanto, há interesse dos parlamentares em debater alguns temas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o novo Mais Médicos. Nesse caso, as comissões mistas devem ser instaladas.

“Quando você cria comissão você amplia a possibilidade de mais parlamentares participarem desse debate”, explicou. “Vamos trabalhar para instalar mais urgentemente aquelas que expiram até o mês de junho. Tanto a MP do novo Mais Médicos quanto do Programa de Aquisição de Alimentos vencem apenas em agosto, mas vamos instalar [as comissões mistas] ainda no mês de abril”, observou.

Ao remanejar algumas das MPs como emendas ou como projetos de urgência, a expectativa do governo é reduzir o número de comissões necessárias, de 12 para cerca de sete. E assim, garantir a aprovação do conteúdo das medidas no prazo necessário.

Impasse

O acordo para instalação das comissões acontece em meio à disputa entre o presidente do Senado e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), sobre a retomada dos trabalhos das comissões mistas que analisam as medidas provisórias antes da votação em plenário.

Em março de 2020, no auge da pandemia de covid-19, um ato conjunto da Câmara e do Senado flexibilizou as regras de tramitação das medidas provisórias, que passaram a ser votadas diretamente pelos plenários das duas Casas e deixaram de passar pelas comissões, integradas por 13 deputados e 13 senadores.

Em março, Pacheco realizou uma reunião de líderes no Senado e decidiu que as comissões mistas serão retomadas para analisar as MPs enviadas pelo governo. Segundo o presidente, a regra está prevista na Constituição.

Por outro lado, Arthur Lira defende uma mudança na composição dos colegiados. Para ele, as comissões de análise de MPs devem ter a participação de mais deputados em relação aos senadores, como ocorre em outras. Contudo, a proposta não foi aceita pelos líderes no Senado.

O assunto foi judicializado no Supremo Tribunal Federal (STF) por meio de um mandado de segurança protocolado pelo senador Alessandro Vieira (PSDB-SE) contra o presidente da Câmara. Segundo o parlamentar, a manutenção do modelo de votação direta pelo plenário dá poderes extraordinários a Lira, que, segundo Vieira, pode definir os relatores das MPs e o envio da matéria ao Senado às vésperas do prazo de caducidade.

Primeira sessão

Já a preocupação do governo é aprovar as medidas no prazo para elas não perderem a validade. “Esses instrumentos [emendas e projetos de urgência] vão garantir podermos manter a votação, colocar para funcionar as comissões mistas, pelo número de parlamentares que envolvem, e ao mesmo tempo, manter o calendário prioritário para o governo”, disse, citando, por exemplo, o novo marco fiscal.

O ministro Alexandre Padilha disse, ainda, que, após o feriado da Páscoa, o governo deve enviar a proposta do novo arcabouço fiscal, que substituirá o teto de gastos, e a expectativa é que o relator também seja definido pelo presidente da Câmara para iniciar a tramitação.

Neste mês também acontece a primeira sessão do Congresso Nacional, quando deve ser votado o projeto de lei de remanejamento orçamentário que garante o reajuste dos servidores públicos, além de analisados vetos a projetos feitos ainda pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Sílvia Cristina defende aprovação de novas regras de licenciamento ambiental como avanço para o desenvolvimento do país

Deputada destaca agilidade e eficiência com criação da Licença Ambiental Especial e Licença por Adesão; texto aguarda sanção presidencial.
L

Dra. Taíssa garante transporte para atletas mirins de União Bandeirantes participarem da RO CUP 2025

Com apoio da Sejucel e Detran, jovens da Escolinha Primeiro Toque viajam para Ji-Paraná após indicação da parlamentar.
L

Instalação de tubos de concreto beneficia área rural de Nova União com recurso da deputada Cláudia de Jesus

Obras realizadas com emenda de R$ 100 mil melhoram acesso a 50 propriedades e beneficiam mais de 200 famílias agricultoras
L

Eyder Brasil cobra solução para erosão e risco de acidentes no bairro Nacional em Porto Velho

Deputado estadual visita área afetada e promete levar demanda ao prefeito Léo Moraes; local já registrou acidentes fatais por falta de infraestrutura
L
Líderes do PT pedem prisão de Eduardo Bolsonaro ao STF

Líderes do PT pedem prisão de Eduardo Bolsonaro ao STF

Líderes do PT, Lindbergh Farias e Randolfe Rodrigues, solicitam a prisão de Eduardo Bolsonaro e ampliação de inquérito no STF.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Inmet: massa de ar polar Antártida chega a Rondônia trazendo a friagem nas próximas horas

Massa de ar polar avança pelo sul do Brasil e provoca queda de temperatura em Rondônia, Acre e Amazonas, com mínimas de até 13°C em Vilhena e sensação térmica ainda mais baixa.
L

Dia do Veterano é comemorado na 17ª Brigada de Infantaria de Selva em Porto Velho

Evento reuniu veteranos, militares da ativa e autoridades, marcando o retorno histórico da FEB ao Brasil e homenageando os que construíram o legado do Exército em Rondônia
L
Energisa oferece estágio em Porto Velho para estudantes de Administração, Direito e Engenharias

Energisa oferece estágio em Porto Velho para estudantes de Administração, Direito e Engenharias

Inscrições para o programa de estágio da Energisa em Porto Velho vão até 20 de julho e contemplam áreas como Engenharia Elétrica, RH e Direito.
L
Estado vizinho a Rondônia decreta situação de emergência por risco de surto de sarampo

Estado vizinho a Rondônia decreta situação de emergência por risco de surto de sarampo

O alerta se estende aos municípios acreanos, que enfrentam baixa cobertura vacinal e risco elevado de contágio.
L
Chile abre as porteiras para carne brasileira e Rondônia já está na fila

Chile abre as porteiras para carne brasileira e Rondônia já está na fila

O anúncio não só coloca o Paraná no páreo internacional como acende a esperança em outros estados que aguardam reconhecimento, entre eles Rondônia, que já concluiu auditorias técnicas e está na fase final de avaliação para ter a mesma chancela.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Inscrições do CNU 2025 podem ser pagas via PagTesouro

Inscrições do CNU 2025 podem ser pagas via PagTesouro

Plataforma do Tesouro Nacional oferece Pix, cartão de crédito e carteira digital para facilitar pagamento de taxa
L
Concurso Nacional Unificado 2025 supera meio milhão de inscritos em uma semana

Concurso Nacional Unificado 2025 supera meio milhão de inscritos em uma semana

A segunda edição do CPNU, que oferece 3.652 vagas em 32 órgãos federais, registrou mais de 500 mil inscrições nos primeiros sete dias, com prazo final em 20 de julho de 2025.
L
CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

Segunda retificação do edital do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) de 2025 muda distribuição de vagas, pesos dos eixos e remunerações, mantendo o total de 3.652 vagas.
L
Energisa oferece estágio em Porto Velho para estudantes de Administração, Direito e Engenharias

Energisa oferece oportunidades de trabalho em Rondônia: Inscrições vão até 11 de Julho

A Energisa está com vagas abertas em Rondônia. As oportunidades abrangem a capital Porto Velho e as cidades de Vilhena, Costa Marques, Ji-Paraná e Ariquemes.
L
CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

Candidatos ao Concurso Público Nacional Unificado têm até as 23h59 desta terça-feira (8) para solicitar a isenção, confira os critérios e como proceder.
L

POLÍTICA

Senado fortalece laços com Congresso dos EUA em missão econômica

Senado fortalece laços com Congresso dos EUA em missão econômica

Comissão de senadores busca diálogo direto em Washington para interesses estratégicos e relações bilaterais Brasil-EUA.
L
Dra. Taíssa ouve demandas na 3ª Linha do Ribeirão e anuncia recursos para agricultura em Nova Mamoré

Dra. Taíssa ouve demandas na 3ª Linha do Ribeirão e anuncia recursos para agricultura em Nova Mamoré

Deputada reforça compromisso com o setor produtivo, garantindo realocação de recursos para impulsionar a agricultura e a pecuária na região rural de Nova Mamoré.
L
Ieda Chaves leva curso de Libras ao bairro Teixeirão e fortalece inclusão em Porto Velho

Ieda Chaves leva curso de Libras ao bairro Teixeirão e fortalece inclusão em Porto Velho

Quinze moradores foram capacitados em Libras por meio do projeto “Assembleia Legislativa Vai à Escola”, promovendo acessibilidade e comunicação inclusiva.
L
Dra. Taíssa anuncia emenda para micro-ônibus escolar no CTPM X em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa anuncia emenda para micro-ônibus escolar no CTPM X em Guajará-Mirim

Veículo garantirá mais segurança e estrutura para alunos em atividades pedagógicas, esportivas e culturais dentro e fora do município.
L
Ieda Chaves garante R$ 300 mil para ONG Peludinhos investir em proteção de cães e gatos em Porto Velho

Ieda Chaves garante R$ 300 mil para ONG Peludinhos investir em proteção de cães e gatos em Porto Velho

Verba assegura compra de ração, consultas, vacinas e castrações; novas leis sancionadas ampliam proteção aos animais no estado.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem é encontrado morto a tiros no bairro Lagoa, em Porto Velho

Homem é morto a tiros depois de ser perseguido na zona leste

Moradores relatam terem ouvido discussão e disparo antes de encontrarem a vítima.
18
Polícia Civil prende homem por furto qualificado e posse ilegal de arma em Jaci Paraná

Polícia Civil prende homem por furto qualificado e posse ilegal de arma em Jaci Paraná

Ex-funcionário é detido após arrombar residência e furtar bens; arma de fogo caseira também foi apreendida.
12
Homem é preso com revólver e 20 munições em zona rural de Ji-Paraná

Homem é preso com revólver e 20 munições em zona rural de Ji-Paraná

Rodrigo, trabalhador da construção civil, foi detido na Linha 128 por porte ilegal de arma de fogo.
14
Vigilância Sanitária de Jaru interrompe atendimentos oftalmológicos ilegais e apreende equipamentos

Vigilância Sanitária de Jaru interrompe atendimentos oftalmológicos ilegais e apreende equipamentos

Empresa de São Paulo realizava exames de vista e vendia óculos sem autorização, enganando moradores.
10
Jovem morre após grave acidente de moto em Pimenta Bueno

Jovem morre após grave acidente de moto em Pimenta Bueno

Diego Fernando Luiz Puerta, de 35 anos, não resistiu aos ferimentos e faleceu no Heuro, em Cacoal.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rondônia fortalece a governança climática e bioeconomia na Semana do Clima da Amazônia em Belém

Rondônia fortalece a governança climática e bioeconomia na Semana do Clima da Amazônia em Belém

Delegação de Rondônia destaca REDD+, bioeconomia e governança territorial na Semana do Clima da Amazônia, evento preparatório para a COP30.
L
Serviço de emplacamento 100% online para veículos novos é lançado pelo governo de Rondônia

Serviço de emplacamento 100% online para veículos novos é lançado pelo governo de Rondônia

Novo ‘Emplacamento Digital’ do Detran-RO permite realizar todo o processo pela internet, facilitando a vida de quem compra carro zero em Rondônia.
L
Boi-Bumbá Mimoso exalta a cultura e a resistência no Arraial Flor do Maracujá 2025

Boi-Bumbá Mimoso exalta a cultura e a resistência no Arraial Flor do Maracujá 2025

Boi-Bumbá Mimoso leva tema indígena “Yby-marãey: Terra Sem Males” ao Arraial Flor do Maracujá, destacando resistência cultural em Rondônia.
L
Famílias rurais de Nova Califórnia são atendidas com programas sociais do governo de Rondônia

Famílias rurais de Nova Califórnia são atendidas com programas sociais do governo de Rondônia

Programas sociais do governo de Rondônia chegam a famílias de Nova Califórnia com apoio da Seas e Emater-RO.
L
Estudantes de Porto Velho e Rolim de Moura são convocados para estágio no Detran-RO

Estudantes de Porto Velho e Rolim de Moura são convocados para estágio no Detran-RO

Novos estudantes são chamados para estágio no Detran-RO; lista de convocados inclui 21 nomes de Porto Velho e Rolim de Moura.
L
Quase 1 milhão de famílias deixam a pobreza e saem do Bolsa Família em julho

Quase 1 milhão de famílias deixam a pobreza e saem do Bolsa Família em julho

Com aumento da renda e empregos formais, quase 1 milhão de famílias deixam o Bolsa Família em julho, segundo dados do Caged e do Governo Federal
L
Embratur e Secretaria de Turismo de Rondônia debatem promoção internacional do Birdwatching

Embratur e Secretaria de Turismo de Rondônia debatem promoção internacional do Birdwatching

Porto Velho se destaca como capital brasileira com maior número de espécies de aves e ganha atenção para promoção internacional do turismo de observação de aves.
L
Caixa inicia Mais de 19,6 milhões de famílias recebem o Bolsa Família em julho com investimento de R$ 13,1 bilhõespagamento do Bolsa Família de julho para milhões de famílias

Mais de 19,6 milhões de famílias recebem o Bolsa Família em julho com investimento de R$ 13,1 bilhões

O Bolsa Família beneficia 19,6 milhões de famílias a partir de 18 de julho, com valor médio de R$ 671,52 e cronograma de pagamento até dia 31
L
Prefeitura de Jaru reforma quadras do Setor 04 e da escola Maria de Lourdes no Setor 07

Prefeitura de Jaru reforma quadras do Setor 04 e da escola Maria de Lourdes no Setor 07

Com apoio do deputado Dr. Luís do Hospital, projeto garante melhorias estruturais em espaços esportivos usados por estudantes e comunidade.
L

Acadêmicos do Ifro apresentam projetos inovadores para Vilhena em evento promovido por Amanda Areval

Soluções em urbanismo, sustentabilidade, mobilidade e saúde foram apresentadas no projeto “Vilhena em Perspectiva”, reunindo autoridades e comunidade.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.