DOMINGO, 24/08/2025
Publicidade
Publicidade

Líderes do Senado não aceitam mudanças em comissões mistas de MPs

Funcionamento de colegiados gerou impasse entre senadores e deputados.

Publicado em 

Líderes do Senado não aceitam mudanças em comissões mistas de MPs - News Rondônia

Por Pedro Rafael Vilela 

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) afirmou nesta quinta-feira (30), após reunião com líderes partidários, que os senadores não aceitam acabar com a paridade na composição das comissões mistas que analisam as Medidas Provisórias (MPs) editadas pelo governo federal. A divergência no funcionamento desses colegiados, compostos em igual número por deputados federais e senadores, tem gerado um impasse na tramitação das MPs, o que pode travar a agenda legislativa do governo no Congresso Nacional.

Líderes do Senado não aceitam mudanças em comissões mistas de MPs - News Rondônia
Fábio Rodrigues Pozzebom

"Eu consultei os líderes do Senado Federal em relação à proposta de alteração regimental, da alteração da cultura sempre praticada no Congresso Nacional da paridade entre deputados e senadores nas comissões mistas do Congresso Nacional e nenhum líder apoiou essa ideia. Então não é possível, de nossa parte, concordar com essa ideia de uma alteração do regimento que estabelece o mesmo número de senadores e deputados nas comissões mistas, a exceção da Comissão Mista de Orçamento. Essa é a previsão regimental, essa me parece a inteligência do equilíbrio do bicameralismo, que é a força igual de Câmara e Senado para debater temas nacionais", afirmou a jornalistas no início da tarde, após a reunião.

Na semana passada, o presidente do Senado decidiu que a análise de medidas provisórias enviadas pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltará a seguir o rito previsto na Constituição Federal, ou seja, passarão pelas comissões mistas, colegiados com integrantes da Câmara e do Senado, de forma paritária (mesmo número de integrantes de cada Casa).

Desde 2020, para dar agilidade ao trabalho dos parlamentares por causa da pandemia da covid-19, foi retirada a análise de MPs em comissões mistas. Assim, as medidas provisórias passaram a ser analisadas diretamente no plenário – primeiro na Câmara, por 90 dias, e depois no Senado, por 30 dias –, permitidas emendas. As MPs têm efeito imediato, com força de lei, mas precisam ser aprovadas pelo Congresso em até 120 dias para não perder validade. A medida foi justificada, à época, como excepcionalíssima em razão das medidas emergenciais sanitárias. A manutenção desse modelo, no entanto, passou a ser defendida pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para dar mais agilidade às votações, segundo ele. Com a negativa do Senado, Lira chegou a sugerir essa semana que houvesse alteração na proporcionalidade dessas comissões mistas, com a presença de três deputados a cada senador, como ocorre na de Orçamento.

Prazos

Lira e outros líderes partidários na Câmara também querem o estabelecimento de prazo para a análise das MPs pelas comissões, o que não existe hoje. Nesse ponto, há concordância entre as duas Casas, de acordo com Pacheco.  

"Então, feitas as comissões mistas e definir esses prazos de tramitação é uma construção que nós vamos fazer e que eu considero que resolve esse impasse. E, eventualmente, o governo pode lançar mão dos projetos de lei com urgências constitucionais, que é também da Constituição. Todo caminho que encontra amparo na Constituição nós somos obrigados a aceitar", apontou.

Segundo Pacheco, a questão dos prazos é uma defesa antiga do Senado. Ele citou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC 91/2019), já aprovada pelas duas Casas, que aguarda promulgação. Essa inciativa define um prazo de 40 dias para análise de MPs na comissão mista, 40 dias para a Câmara dos Deputados, 30 dias para o Senado e mais dez para emendas finais. Após a reunião de líderes, o presidente do Senado, que também preside o Congresso Nacional, determinou a instalação das comissões mistas para análise das MPs.

"Agora cabe aos líderes as indicações dos membros das comissões mistas. Não havendo indicação, serão autodesignados os líderes partidários. Faremos agora no decorrer de abril um esforço muito grande para o funcionamento dessas comissões mistas. Todos os senadores e deputados que delas fazem parte têm que ter o compromisso de fazer um trabalho bem feito, mas ligeiro para a apreciação da Câmara e do Senado. Então eu acredito que esse andamento, essa solução, vai ser cumprida dentro da Constituição".

Do lado do governo, o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, que participou da reunião de líderes do Senado, disse esperar uma construção conjunta entre Câmara e Senado para superar o impasse. Padilha lembrou que são 12 MPs editadas pelo presidente Lula este ano, incluindo a que reorganizou o número de ministérios, a da ampliação do valor do Bolsa Família e a que retoma o programa habitacional Minha Casa Minha Vida. De acordo com o ministro, algumas dessas medidas poderão ser convertidas em projetos de lei para não correrem o risco de perder a validade. "Caso não seja possível, do ponto de vista quantitativo, instalar as 12 comissões mistas ao mesmo tempo, o governo tem como alternativa, em discussão tanto com a Câmara, como com o Senado, que algumas dessas medidas provisórias possam ser transformadas em projetos de lei de urgência constitucional, porque a tramitação é mais rápida e não precisaria da comissão mista para isso".

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Deputado Ribeiro destaca aumento do limite de idade para ingresso na PM e Bombeiros de Rondônia

Deputado Ribeiro destaca aumento do limite de idade para ingresso na PM e Bombeiros de Rondônia

Lei sancionada por Marcos Rocha amplia para 35 anos a idade máxima de candidatos aos concursos das forças de segurança no Estado.
L
Sofia Andrade fiscaliza acúmulo de lixo na Av. Chiquilito Erse e cobra providências da Prefeitura

Sofia Andrade fiscaliza acúmulo de lixo na Av. Chiquilito Erse e cobra providências da Prefeitura

Vereadora recebeu denúncias de moradores sobre descarte irregular e falta de coleta de resíduos no trecho próximo ao Parque Natural.
L
Jaime Bagattoli entrega maquinários e investe em saúde no município de Ministro Andreazza

Jaime Bagattoli entrega maquinários e investe em saúde no município de Ministro Andreazza

Senador destinou três máquinas à Prefeitura e mais de R$ 800 mil para manutenção de UBS e compra de equipamentos de saúde.
L
Com apoio do deputado Cássio Gois, curso de Libras forma mais de 150 pessoas em Espigão do Oeste

Com apoio do deputado Cássio Gois, curso de Libras forma mais de 150 pessoas em Espigão do Oeste

A ação, promovida pela Escola do Legislativo de Rondônia, com apoio do deputado Cássio Gois e de vereadores, reforça a importância da comunicação acessível para todos.
L

Marcos Rocha e Luana Rocha entregam EPIs a catadores em Pimenta Bueno pelo projeto Rondônia Recicla

Ação da Seas já distribuiu 106 kits de proteção em Rondônia e prevê entrega de 2 mil até 2025, com investimento de R$ 775 mil
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Lei nº 1000/25 cria a Semana do Automobilismo em Rondônia

Deputados aprovam proposta da Federação Automobilística de Rondônia e instituem a primeira semana de maio como marco histórico para o esporte no estado.
L

Estrada dos Periquitos volta a ser iluminada após pedido do vereador Márcio Pacele

Reposição da iluminação pública realizada pela EMDUR devolve segurança e tranquilidade aos moradores da região
L

CRA Rondônia homenageia administradores, empresas e colaboradores nos 60 anos da profissão

Evento em Porto Velho celebrou o Jubileu de Diamante da Administração e destacou personalidades e instituições que fortalecem a categoria
L

Momento Agro | Entrevista Cleucione Alves de Souza

Você já fez a sua declaração do ITR? No nosso programa, Dione Berto entrevista Cleucione Alves de Souza, especialista em gestão tributária, que vai explicar prazos, documentos e cuidados essenciais para não cair na malha fina. Fique ligado e não perca essa oportunidade de esclarecer todas as suas dúvidas sobre o Imposto Territorial Rural!
L

IV Encontro do Movimento da Juventude Indígena de Rondônia debateu o tema: “A resposta somos nós”

Entre as temáticas abordadas, também se discutiu o que levar como proposta para a COP 30.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Mercado de trabalho brasileiro atinge 102,3 milhões de empregados

Mercado de trabalho brasileiro atinge 102,3 milhões de empregados

O desemprego no Brasil caiu para 5,8% no segundo trimestre, o menor índice da série histórica, com 1,3 milhão de pessoas recuperando seus empregos.
L
Por que jovens pedem mais demissão? Geração Z busca propósito e crescimento

Por que jovens pedem mais demissão? Geração Z busca propósito e crescimento

O conceito de sucesso profissional mudou. Jovens de 18 a 24 anos permanecem, em média, um ano no mesmo emprego, priorizando flexibilidade e alinhamento com valores pessoais.
L
Prefeitura de Jaru convoca mais 23 aprovados em concurso público

Prefeitura de Jaru convoca mais 23 aprovados em concurso público

Os profissionais convocados irão preencher os cargos de auxiliar de farmácia, técnico em saúde bucal, técnico em enfermagem, técnico em informática, supervisor escolar, enfermeiro e médico, todos com carga horária de 40 horas semanais.
L
Rondônia oferece 422 vagas de emprego em 14 municípios, com destaque para Ji-Paraná, Porto Velho e Chupinguaia

Rondônia oferece 422 vagas de emprego em 14 municípios, com destaque para Ji-Paraná, Porto Velho e Chupinguaia

Auxiliar de produção, vendedor e operador de caixa estão entre as funções mais procuradas; governo reforça política de empregabilidade no estado
L
maior concurso da história de Porto Velho mobiliza estudantes e gera expectativa

Como se preparar: maior concurso da história de Porto Velho mobiliza estudantes e gera expectativa

Com salários de até R$ 22 mil, certame deve ter edital publicado ainda em 2025; especialistas orientam como estudar antes da prova.
L

POLÍTICA

Jair Bolsonaro pede a revogação da prisão domiciliar ao STF

Jair Bolsonaro pede a revogação da prisão domiciliar ao STF

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro negou que ele pretenda fugir do país e solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que revogue a prisão domiciliar imposta.
L
Aprovado PL da Adultização que aumenta a responsabilidade das big techs

Aprovado PL da Adultização que aumenta a responsabilidade das big techs

O secretário de Políticas Digitais da Presidência, João Brant, celebrou a aprovação do PL da Adultização na Câmara, destacando o avanço na proteção de crianças e adolescentes no ambiente digital.
L
Dra. Taíssa propõe distribuição gratuita de medidores contínuos de glicose para pacientes com diabetes tipo 1

Dra. Taíssa propõe distribuição gratuita de medidores contínuos de glicose para pacientes com diabetes tipo 1

Projeto prioriza crianças, adolescentes, idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade social
L
Presidente Lula exige mais financiamento para combate às mudanças climáticas

Presidente Lula exige mais financiamento para combate às mudanças climáticas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante um evento na Colômbia, cobrou dos países ricos um financiamento mais robusto para as ações climáticas, criticando a falta de comprometimento em acordos da ONU.
L
Deputada Dra. Taíssa prestigia solenidade do Dia do Soldado no 6º BIS em Guajará-Mirim

Deputada Dra. Taíssa prestigia solenidade do Dia do Soldado no 6º BIS em Guajará-Mirim

Evento celebrou o patrono do Exército Brasileiro, Duque de Caxias, destacando a importância da defesa da Amazônia e proteção das fronteiras
L
Publicidade

POLÍCIA

Acusado de furto é sequestrado e torturado no centro de Porto Velho

Acusado de furto é sequestrado e torturado no centro de Porto Velho

Uma equipe do Samu prestou os primeiros socorros.
12
Atropelamento deixa três vítimas na BR-364 em Candeias do Jamari

Atropelamento deixa três vítimas na BR-364 em Candeias do Jamari

Uma equipe do Corpo de Bombeiros prestou os primeiros socorros às vítimas.
14
Traficante que usava banca de espetinhos para vender drogas é preso no Orgulho do Madeira

Traficante que usava banca de espetinhos para vender drogas é preso no Orgulho do Madeira

A prisão foi realizada pela guarnição do Reforço 02, comandada pelo sgt Machado, e auxiliados pelos cabos Castro Aguiar e Gonçalves.
10
Acidente com capotamento deixa mãe e filha feridas no centro

Acidente com capotamento deixa mãe e filha feridas no centro

Colisão entre Jeep e HB20 no cruzamento das ruas Joaquim Nabuco e Dom Pedro II resultou em ferimentos leves nas vítimas.
12
Exame de perícia leva à prisão de marido acusado de feminicídio em RO

Exame de perícia leva à prisão de marido acusado de feminicídio em RO

O trabalho conjunto da Polícia Científica e de um médico legista foi crucial para prender o principal suspeito de ter assassinado Rosineide Saraiva Lourenço, de 33 anos, em Santa Luzia D’Oeste, em Rondônia.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Projeto Agente Mirim aborda sentimentos e trânsito em penúltima aula na Escola Luiz Soares de Cássia

Projeto Agente Mirim aborda sentimentos e trânsito em penúltima aula na Escola Luiz Soares de Cássia

Atividade mobilizou alunos do 5º ano em Porto Velho sobre emoções e cidadania no trânsito, integrando bem-estar e segurança viária.
L
Mutirão de novas ligações de água beneficia mais de 200 famílias em Ji-Paraná

Mutirão de novas ligações de água beneficia mais de 200 famílias em Ji-Paraná

Em 21 dias, Caerd realizou 270 novas ligações domiciliares no município, atendendo 1.080 pessoas e zerando a fila de solicitações pendentes.
L
Homem é preso em RO por matar esposa e ocultar corpo em lago

Homem é preso em RO por matar esposa e ocultar corpo em lago

A Polícia Civil de Candeias do Jamari, Rondônia, prendeu um homem que confessou ter assassinado a esposa, Ana Cleia Vieira, de 29 anos, e jogado o corpo no lago da residência do casal.
14
Grave acidente de moto deixa adolescente com fraturas em Rolim de Moura

Grave acidente de moto deixa adolescente com fraturas em Rolim de Moura

Uma colisão entre uma motocicleta e um carro deixou uma jovem de 17 anos gravemente ferida no bairro Industrial, em Rolim de Moura.
16
Segundo acidente do dia deixa motociclista ferido em Rolim de Moura

Segundo acidente do dia deixa motociclista ferido em Rolim de Moura

Uma colisão entre uma motoneta e um carro deixou uma pessoa ferida no centro de Rolim de Moura. O acidente é o segundo do tipo registrado na cidade neste sábado.
10
Grave acidente na BR-222 causa a morte de cinco jovens no Pará

Grave acidente na BR-222 causa a morte de cinco jovens no Pará

Uma colisão entre um carro de passeio e uma carreta resultou na morte de cinco jovens na BR-222. O acidente ocorreu entre as cidades de Rondon do Pará e Dom Eliseu.
18
Advogada de 21 anos morre durante exame com contraste em Santa Catarina

Advogada de 21 anos morre durante exame com contraste em Santa Catarina

A jovem Letícia Paul veio a óbito no Hospital Regional de Rio do Sul durante uma tomografia. A família da advogada, que sofria de infecção urinária e pedra nos rins, suspeita de uma reação alérgica ao contraste.
18
Jovem de 18 anos é encontrada morta em Alta Floresta D’Oeste

Jovem de 18 anos é encontrada morta em Alta Floresta D’Oeste

A jovem Kauany Almeida Braga, de 18 anos, foi encontrada sem vida dentro de sua casa em Alta Floresta D’Oeste. A Polícia Civil investiga a causa da morte, embora as circunstâncias sugiram causas naturais.
18
Menina abusada pelo tio-avô produz provas e leva caso à Justiça, em Vilhena

Menina abusada pelo tio-avô produz provas e leva caso à Justiça, em Vilhena

Uma criança de 9 anos revelou na escola que vinha sendo abusada pelo tio-avô, um idoso de aparência respeitável. A mãe, para comprovar o crime, instalou câmeras que filmaram as agressões, e agora o caso tramita na Justiça de Vilhena.
16
Jovem indígena é preso no Mato Grosso por assassinar e decapitar idoso

Jovem indígena é preso no Mato Grosso por assassinar e decapitar idoso

Um indígena de 23 anos foi detido em flagrante pela Polícia Civil de Rondonópolis, Mato Grosso. Ele é suspeito de ter matado e decapitado um homem de sua etnia, de 51 anos, em uma aldeia.
12
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.