SEGUNDA-FEIRA, 16/06/2025

Tebet descarta discussão sobre mudança na meta da inflação em 2023

Segundo a ministra, nova regra fiscal não terá exceções.

Publicado em 

Tebet descarta discussão sobre mudança na meta da inflação em 2023 - News Rondônia

Por Wellton Máximo

Uma possível mudança na meta de inflação para este ano não está em discussão pelo governo, disse nesta segunda-feira (27) a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet. Em evento promovido pela consultoria Arko Advice, em São Paulo, ela também afirmou que a nova regra fiscal que substituirá o teto de gastos não terá exceções, mas informou que os próprios parâmetros permitirão alguma flexibilidade em situações imprevistas, como pandemias.

Tebet descarta discussão sobre mudança na meta da inflação em 2023 - News Rondônia
Imagem José Cruz

Na quinta-feira (30), o Conselho Monetário Nacional (CMN), órgão formado pelos ministros da Fazenda, do Planejamento e pelo presidente do Banco Central, fará a segunda reunião do ano. Pelo regime atual, cabe ao CMN definir a meta oficial de inflação, que está em 3,25% para 2023, com margem de tolerância de 1,5 ponto para mais ou para menos, e em 3% para 2024 e 2025, com a mesma margem.

“Em relação à meta de inflação, aos parâmetros, se vamos mexer ou não, esse é um não assunto no governo. Pelo menos, um não assunto no Ministério da Fazenda e no Ministério do Planejamento e Orçamento. E é um não assunto não apenas porque eu não posso dizer isso. É um não assunto porque eu e o ministro Haddad entendemos que essa é uma questão que não está posta na mesa”, disse Tebet.

A ministra declarou que houve uma conversa sobre o assunto entre ela, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, no início do ano. Segundo Tebet, o tema não voltou a ser tratado e existem dúvidas sobre se uma mudança na meta resultaria em melhora das expectativas econômicas e em queda da taxa Selic (juros básicos da economia), hoje em 13,75% ao ano.

“Ah, mas no meio do ano é a data [da reunião do CMN que define a meta]. Nós não estamos discutindo, nós temos inclusive dúvida se mexer na meta vai gerar o resultado que nós queremos, que é diminuir a inflação para que possamos ter diminuição da taxa de juros”, justificou a ministra.

Em junho de cada ano, o CMN define a meta para daqui a três anos e pode revisar a meta para o ano atual e os dois anos seguintes.

Arcabouço

Em entrevista após o evento, Tebet esclareceu dúvidas sobre a nova regra fiscal que substituirá o teto de gastos. Segundo ela, o novo arcabouço não trará exceções permanentes, mas os próprios parâmetros permitirão alguma flexibilidade nos gastos em caso de eventos imprevistos, como pandemias e situações de calamidade.

“Não está no arcabouço, nem no modelo, nem nos parâmetros, criar exceções. Nós não estamos falando de exceção, porque, ao falar em exceção, você manda para o Congresso Nacional uma exceção e viram dez na decisão política e legítima dos deputados e senadores. Nós não queremos isso. É um arcabouço simples, portanto fácil de ser entendido. É flexível, então você tem parâmetros em casos de excepcionalidades, em problemas muito graves”, declarou Tebet.

Saúde e educação

Em relação aos gastos com saúde e educação, Tebet esclareceu que o novo marco fiscal deverá permitir um pouco mais de despesas nessas áreas, desde que os gastos não cresçam mais que as receitas.

“Nesse caso, não está se falando em excepcionalizar nenhum gasto, mas dar um olhar específico em relação à saúde e à educação.”

Na semana passada, o ministro Haddad informou que o novo arcabouço fiscal terá um mecanismo de transição para repor a queda de gastos com a saúde e a educação após a criação do teto de gastos.

Antes do teto de gastos, os valores eram definidos conforme a receita corrente líquida do governo federal. Após o teto, os limites mínimos para a saúde e a educação passaram a ser corrigidos anualmente pela inflação conforme o valor executado em 2016.

O governo entende que, como a nova regra fiscal anulará o teto de gastos, conforme previsto na emenda constitucional da Transição, voltará a valer a regra que vigorou até o fim de 2016.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Alan Queiroz solicita implantação de turma de Educação de Jovens e Adultos em escola de Machadinho D’Oeste

Turma deve ser implantada na escola Hermínia Castoldi de Oliveira.
L

Presidente da Alero participa das celebrações do aniversário de Ouro Preto durante etapa estadual de Motocross

“É uma grande alegria ver o motocross de volta a Ouro Preto que representa muito mais que esporte: é cultura, lazer e geração de renda para a população”, diz Alex Redano.
L

Sílvia Cristina finaliza entrega de motocicletas aos Agentes Comunitários de Saúde de São Francisco do Guaporé

São 22 veículos entregues no total, que passam a ser utilizados nas ações dos profissionais.
L

Pedro Fernandes defende regularização fundiária e união de estados em reunião do Parlamento Amazônico

O deputado também se solidarizou com os moradores da região conhecida como Soldado da Borracha, que receberam terras como forma de integrar a Amazônia ao restante do país.
L
Deputados debatem derrubada de regra do governo que exige acordo para trabalho em feriados

Deputados debatem derrubada de regra do governo que exige acordo para trabalho em feriados

A portaria 3.665/2023, do Ministério do Trabalho e Emprego, busca anular uma regra do governo anterior que desobrigava essa negociação.
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Agenda News: Matcha, o chá verde que conquistou o mundo e chegou a Porto Velho

Agenda News: Matcha, o chá verde que conquistou o mundo e chegou a Porto Velho

Saudável, saboroso e cheio de benefícios, matcha virou tendência e agora faz parte do cardápio da Go Coffee com opções para todos os gostos.
L

Rondônia não figura entre os estados com maior incidência de chuva

Imagens do satélite GOES-19 mostram uma pequena concentração de nuvens na região central do estado, que inclusive foi bastante atingida por um temporal no domingo.
L

Processo seletivo complementar: Unir abre na terça-feira (17) as inscrições para a entrada de novos universitários

Todo o processo de inscrição ocorre por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades (Sigaa).
L

Mais de 1.300 veículos conservados estão à venda em cinco leilões do Detran-RO; saiba como participar

Os veículos disponíveis nos certames estão disponibilizados em diversas cidades do estado, listadas nos editais publicados no site do Detran-RO.
L

RondônCAP: Saveiro com Biz e muitos iPhones marcaram o sorteio especial dos Namorados

Resultado já saiu! Veja quem levou os prêmios nesta edição temática de junho
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

São vagas para delegado, perito, escrivão, agente e papiloscopista
L
Energisa está com vagas de emprego em várias cidades de RO

Energisa está com vagas de emprego em várias cidades de RO

Energisa está com vagas abertas em Porto Velho, Guajará, Montenegro, Alto Paraíso, São Miguel, Jaci, Jaru, Ariquemes e Cacoal.
L
Sine Municipal de Porto Velho anuncia 140 oportunidades de emprego

Sine Municipal de Porto Velho anuncia 140 oportunidades de emprego

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.
L

Prefeitura de Porto Velho Anuncia Nova Alteração no Cronograma do Processo Seletivo Emergencial

Alteração foi necessária para garantir transparência e análise criteriosa
L
FGV é confirmada como banca organizadora do Concurso Nacional Unificado 2025

FGV é confirmada como banca organizadora do Concurso Nacional Unificado 2025

Nova edição será realizada no segundo semestre e ofertará 3.652 vagas
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Coronel Chrisóstomo participa de entrega simbólica de ambulância ao Hospital Municipal de Colorado do Oeste 

Deputado Coronel Chrisóstomo participa de entrega simbólica de ambulância ao Hospital Municipal de Colorado do Oeste 

Veículo foi adquirido com R$ 249.321,00 de emenda parlamentar destinada pelo deputado em 2021; parlamentar também anunciou R$ 400 mil para a próxima edição da Expocol.
L

Deputada Cláudia de Jesus propõe sessão solene em reconhecimento ao trabalho dos assistentes sociais

Sessão solene acontece na próxima quarta-feira, 18, no auditório da Alero.
L

Cássio Gois recebe alunos da Escola Honorina Lucas de Brito em projeto educacional inovador

Projeto aproxima estudantes da política por meio de metodologias ativas e uso de tecnologias.
L

Secretário Adjunto Carlos Magno cumpre agenda no interior e reforça presença do Governo de Rondônia nos municípios

A agenda teve início no município de Jaru, onde o secretário foi recebido pelo prefeito Jeverson Lima e pelo vereador João Paulo, com apoio de representantes da Secretaria Executiva Regional de Governo, SEAS, DETRAN, DER e EMATER.
L

Recuperação do Ramal de Fortaleza do Abunã é iniciada após pedido do vereador Márcio Pacele

Os serviços em execução incluem patrolamento, cascalhamento e recuperação dos pontos críticos, melhorando as condições de tráfego e garantindo mais segurança para todos.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Civil prende condenado pelo crime de estupro de vulnerável em Urupá

Polícia Civil prende condenado pelo crime de estupro de vulnerável em Urupá

O condenado foi localizado e preso, sendo conduzido ao sistema prisional, onde iniciará o cumprimento da pena estabelecida.
14
Capturado foragido investigado por homicídio em ação conjunta em Alvorada D'Oeste

Capturado foragido investigado por homicídio em ação conjunta em Alvorada D’Oeste

O capturado é considerado de alta periculosidade, com passagens por homicídio, roubo e tráfico de drogas, e encontrava-se foragido há vários meses, sendo alvo de diligências coordenadas entre as forças de segurança.
12
PRF apreende celulares transportados de forma irregular em ônibus, em Pimenta Bueno

PRF apreende celulares transportados de forma irregular em ônibus, em Pimenta Bueno

Fiscalização identificou divergência entre a nota fiscal e o conteúdo da encomenda
10
Homem mata nora com tiro na cabeça porque ia levar neto para morar com a avó materna

Homem mata nora com tiro na cabeça porque ia levar neto para morar com a avó materna

O sogro primeiro tentou matar a própria esposa que estava carregando o neto, porque ela concordava com a decisão, mas errou o tiro, depois foi até o quarto e atirou na cabeça de Evelyn que estava deitada, em seguida, fugiu.
18
Operação 'Sexta-Feira 13' prende suspeito por tráfico e apura ligação com duplo homicídio

Operação ‘Sexta-Feira 13’ prende suspeito por tráfico e apura ligação com duplo homicídio

Em sua residência, foram encontrados aproximadamente 1 kg de entorpecentes, uma balança de precisão, um simulacro de arma de fogo e uma grande quantia em dinheiro.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ataque israelense mata ao menos 40 pessoas perto de ponto de distribuição de ajuda em Gaza

Ataque israelense mata ao menos 40 pessoas perto de ponto de distribuição de ajuda em Gaza

ONU critica sistema de ajuda apoiado por Israel
L

MPRO reforça importância da participação social nas alternativas penais

Durante sua fala, a promotora de Justiça Alessandra Apolinário Garcia destacou que as alternativas penais representam caminhos necessários e eficazes para a responsabilização criminal.
L

Inscrições abertas: MPRO seleciona estudantes de Direito para programa de estágio

Os estagiários cumprirão jornada de seis horas diárias, totalizando 30 horas semanais, preferencialmente no período da manhã.
L

Legislação impulsiona a produção agrícola e fortalece cadeias do leite e do café em Rondônia

A medida representa um marco estratégico para o fortalecimento da pecuária leiteira, da cafeicultura e do desenvolvimento agroeconômico do estado
L

Avenida Calama recebe novo asfalto em acesso ao condomínio

Por conta desse trabalho mal realizado, o asfalto deteriorou-se de maneira rápida, causando transtornos e prejuízos à população
L

Asanuééj Ibika Ká Wema Awebukua – por Lourismar Barroso

Festa da aldeia Asanuééj valoriza a cultura Cinta Larga e fortalece o etnoturismo em Rondônia
L

Prefeitura orienta moradores a aguardarem comunicado da Semusb para retirada de entulhos

Materiais inservíveis precisam ser recolhidos e descartados corretamente para evitar danos ao meio ambiente
L

Prefeitura de Porto Velho promove a 6ª Conferência Municipal da Cidade

Evento tem foco em desenvolvimento urbano sustentável e inclusão social
L

Ação conjunta entre Prefeitura e Usina Jirau incentiva preservação e sustentabilidade

Atividade foi viabilizada por meio de um convênio de compensação social
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.