SÁBADO, 23/08/2025
Publicidade
Publicidade

MPs do governo Lula voltarão a passar por comissão mista

Após impasse, decisão foi tomada pelo presidente do Senado.

Publicado em 

MPs do governo Lula voltarão a passar por comissão mista - News Rondônia

Por Karine Melo

Após uma queda de braço que se arrasta há mais de 50 dias entre senadores e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), decidiu, nesta quinta-feira (23), que a análise de medidas provisórias enviadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Congresso Nacional voltará a seguir o rito previsto pela Constituição Federal.

MPs do governo Lula voltarão a passar por comissão mista - News Rondônia
Imagem Lula Marques

Desde 2020, para dar agilidade ao trabalho dos parlamentares, que passaram a ter sessões remotas, por causa da pandemia da covid-19, um ato conjunto das mesas da Câmara e do Senado eliminou a necessidade de análise de MPs em comissões mistas. Assim, as medidas provisórias passaram a ser analisadas diretamente no plenário – primeiro na Câmara, por 90 dias, e depois no Senado, por 30 dias –, permitida emendas. A medida foi justificada, à época, como excepcionalíssima em razão das medidas emergenciais sanitárias impostas pela pandemia.

Com a decisão do presidente do Senado, em respeito a um acordo anterior com o presidente da Câmara, Arthur Lira, as MPs que foram enviadas pelo governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que ainda serão apreciadas pelo Congresso, seguirão o rito adotado durante a pandemia de votação direta nos plenários. Já as MPs enviadas pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva passarão pelas comissões mistas, que devem ter imediatamente seus membros indicados pelos líderes de cada Casa. Em cada análise de MP, a presidência e a relatoria dos colegiados volta a ser alternada entre deputados e senadores.

Emergência

A decisão de Pacheco é uma resposta a uma questão de ordem, apresentada à Mesa do Senado, pelo líder da maioria, Renan Calheiros (MDB-AL), pedindo o retorno imediato do funcionamento das comissões mistas com análise prévia das comissões, tal qual era antes da pandemia. Isso porque a tramitação de MPs enviadas pelo governo Lula – entre elas a de reorganização da Esplanada e a de reoneração de combustíveis – está travada no Congresso diante da falta de consenso entre as casas legislativas.

Apoiado unanimemente pelos líderes da Casa, Renan Calheiros lembrou que a apreciação de MP, sem necessidade de passar por comissão mista, não tem mais sentido, já que foi autorizada por ato do Congresso em 2020, em caráter excepcionalíssimo. “A validade dessa exceção foi confirmada por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF, apenas durante o estado de calamidade pública”, disse Renan Calheiros.

Impasse

Apesar de no Senado o tema ser considerado pacificado, e com discussão vencida, na Câmara, Arthur Lira deu sinais claros que ainda não há nada resolvido sobre o impasse. Enquanto Pacheco reúne ainda nesta quinta-feira o Colégio de Líderes para fechar questão sobre a polêmica e levar sua decisão ao plenário, Lira, também após reunir os líderes da Casa, classificou a decisão de "truculenta" e ameaçou não cumprir a determinação de Pacheco, que também é o presidente do Congresso Nacional.

O deputado Arthur Lira defende a manutenção do rito atual, em que as MPs são votadas primeiro na Câmara e depois no Senado, pulando a etapa das comissões mistas. “Este gesto [primeiro análise pelas comissões mistas] que não vai levar a lugar nenhum. Não defendemos ir contra a Constituição, mas queremos um rito mais atual, que atenda a demanda das duas casas. Não queremos guerra, mas não fui eu quem mudou o texto e mudei com a minha palavra. A comissão mista truculenta não vai andar com medidas provisórias. As lideranças do governo querem que o rito atual seja obedecido. Esta é uma decisão unilateral que não ajudará o Brasil”, criticou.

Lira avalia ainda que a Câmara se sente sub-representada nas comissões mistas. “Seriam 12 [representantes] de 513 deputados, enquanto o Senado [que tem 81 parlamentares] ficaria super-representado. O que custa arrumar uma alternativa e ceder? A nossa proposta era para que o Pacheco fizesse esse gesto, e distensionássemos 13 MPs do governo anterior e construíssemos uma PEC com a nova realidade”, disse.

Segundo Arthur Lira, antes de irem diretamente ao plenário, quando as matérias chegavam, eram com pouco prazo e muitas MPs caducavam. “No período em que o rito estabelecido pela pandemia foi instaurado, eu desafio o Senado a provar que alguma matéria foi encaminhada a eles sem tempo de apreciação”, afirmou.

O presidente da Câmara disse que “continua com toda boa vontade” de sentar com Pacheco, sem a presença de senadores mais radicais na condução do tema, para um consenso. Em uma referência ao senador Renan Calheiros, seu desafeto político em Alagoas, o presidente da Câmara intensificou as críticas ao afirmar que está "com dificuldade de entender quem manda no Senado". Para Lira, há interferência de disputas políticas de Alagoas nas decisões de Pacheco.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Jair Bolsonaro pede a revogação da prisão domiciliar ao STF

Jair Bolsonaro pede a revogação da prisão domiciliar ao STF

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro negou que ele pretenda fugir do país e solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que revogue a prisão domiciliar imposta.
L
Aprovado PL da Adultização que aumenta a responsabilidade das big techs

Aprovado PL da Adultização que aumenta a responsabilidade das big techs

O secretário de Políticas Digitais da Presidência, João Brant, celebrou a aprovação do PL da Adultização na Câmara, destacando o avanço na proteção de crianças e adolescentes no ambiente digital.
L
Dra. Taíssa propõe distribuição gratuita de medidores contínuos de glicose para pacientes com diabetes tipo 1

Dra. Taíssa propõe distribuição gratuita de medidores contínuos de glicose para pacientes com diabetes tipo 1

Projeto prioriza crianças, adolescentes, idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade social
L
Presidente Lula exige mais financiamento para combate às mudanças climáticas

Presidente Lula exige mais financiamento para combate às mudanças climáticas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante um evento na Colômbia, cobrou dos países ricos um financiamento mais robusto para as ações climáticas, criticando a falta de comprometimento em acordos da ONU.
L
Deputada Dra. Taíssa prestigia solenidade do Dia do Soldado no 6º BIS em Guajará-Mirim

Deputada Dra. Taíssa prestigia solenidade do Dia do Soldado no 6º BIS em Guajará-Mirim

Evento celebrou o patrono do Exército Brasileiro, Duque de Caxias, destacando a importância da defesa da Amazônia e proteção das fronteiras
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Momento Agro | Entrevista Cleucione Alves de Souza

Você já fez a sua declaração do ITR? No nosso programa, Dione Berto entrevista Cleucione Alves de Souza, especialista em gestão tributária, que vai explicar prazos, documentos e cuidados essenciais para não cair na malha fina. Fique ligado e não perca essa oportunidade de esclarecer todas as suas dúvidas sobre o Imposto Territorial Rural!
L

IV Encontro do Movimento da Juventude Indígena de Rondônia debateu o tema: “A resposta somos nós”

Entre as temáticas abordadas, também se discutiu o que levar como proposta para a COP 30.
L

Sintonia 360 | Resumo da Semana com Ezielmo Rodrigues

Neste sábado, dia 23, às 9h da manhã, o Sintonia 360 entra no ar trazendo um giro completo das principais notícias da semana.
L
Medicamentos para emagrecer são negados no SUS

Medicamentos para emagrecer são negados no SUS

A Conitec, comissão ligada ao Ministério da Saúde, recomendou que as chamadas “canetas emagrecedoras” não sejam incluídas no Sistema Único de Saúde.
L
Horóscopo de 23/08/2025: Lua em Libra favorece equilíbrio nas relações

Horóscopo de 23/08/2025: Lua em Libra favorece equilíbrio nas relações

O clima geral do dia é de sociabilidade, mas também de necessidade de diálogo franco. É hora de negociar e encontrar o ponto de equilíbrio entre razão e emoção.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Mercado de trabalho brasileiro atinge 102,3 milhões de empregados

Mercado de trabalho brasileiro atinge 102,3 milhões de empregados

O desemprego no Brasil caiu para 5,8% no segundo trimestre, o menor índice da série histórica, com 1,3 milhão de pessoas recuperando seus empregos.
L
Por que jovens pedem mais demissão? Geração Z busca propósito e crescimento

Por que jovens pedem mais demissão? Geração Z busca propósito e crescimento

O conceito de sucesso profissional mudou. Jovens de 18 a 24 anos permanecem, em média, um ano no mesmo emprego, priorizando flexibilidade e alinhamento com valores pessoais.
L
Prefeitura de Jaru convoca mais 23 aprovados em concurso público

Prefeitura de Jaru convoca mais 23 aprovados em concurso público

Os profissionais convocados irão preencher os cargos de auxiliar de farmácia, técnico em saúde bucal, técnico em enfermagem, técnico em informática, supervisor escolar, enfermeiro e médico, todos com carga horária de 40 horas semanais.
L
Rondônia oferece 422 vagas de emprego em 14 municípios, com destaque para Ji-Paraná, Porto Velho e Chupinguaia

Rondônia oferece 422 vagas de emprego em 14 municípios, com destaque para Ji-Paraná, Porto Velho e Chupinguaia

Auxiliar de produção, vendedor e operador de caixa estão entre as funções mais procuradas; governo reforça política de empregabilidade no estado
L
maior concurso da história de Porto Velho mobiliza estudantes e gera expectativa

Como se preparar: maior concurso da história de Porto Velho mobiliza estudantes e gera expectativa

Com salários de até R$ 22 mil, certame deve ter edital publicado ainda em 2025; especialistas orientam como estudar antes da prova.
L

POLÍTICA

Jaime Bagattoli entrega ônibus universitário para Monte Negro e anuncia novos investimentos

Jaime Bagattoli entrega ônibus universitário para Monte Negro e anuncia novos investimentos

Senador destacou apoio à saúde e à infraestrutura do município durante ato no Vale do Jamari.
L
Projeto de Sofia Andrade institui Política de Conscientização contra o Aborto em Porto Velho

Projeto de Sofia Andrade institui Política de Conscientização contra o Aborto em Porto Velho

Lei sancionada pelo Executivo prevê campanhas educativas, palestras e ações permanentes de orientação na saúde e na educação.
L
Sílvia Cristina vai entregar cheque de R$ 100 mil para o Centro Social Madre Mazzarello

Sílvia Cristina vai entregar cheque de R$ 100 mil para o Centro Social Madre Mazzarello

Recurso já está sendo aplicado na manutenção da entidade e será oficializado em solenidade nesta segunda-feira (25), em Porto Velho.
L
Deputado Ribeiro do Sinpol celebra aprovação do Refaz 2025 e reconhece atuação do Executivo

Deputado Ribeiro do Sinpol celebra aprovação do Refaz 2025 e reconhece atuação do Executivo

Com indicação parlamentar, o vice-líder do governo reiterou o empenho dos deputados e do executivo na aprovação do projeto.
L
Cássio Gois participa do sorteio dos endereços das 300 famílias do Residencial Cidade Verde

Cássio Gois participa do sorteio dos endereços das 300 famílias do Residencial Cidade Verde

Deputado estadual acompanhou a cerimônia em Cacoal, que marcou a realização do sonho da casa própria para famílias após anos de espera.
L
Publicidade

POLÍCIA

Grave acidente de moto deixa adolescente com fraturas em Rolim de Moura

Grave acidente de moto deixa adolescente com fraturas em Rolim de Moura

Uma colisão entre uma motocicleta e um carro deixou uma jovem de 17 anos gravemente ferida no bairro Industrial, em Rolim de Moura.
16
Segundo acidente do dia deixa motociclista ferido em Rolim de Moura

Segundo acidente do dia deixa motociclista ferido em Rolim de Moura

Uma colisão entre uma motoneta e um carro deixou uma pessoa ferida no centro de Rolim de Moura. O acidente é o segundo do tipo registrado na cidade neste sábado.
10
Grave acidente na BR-222 causa a morte de cinco jovens no Pará

Grave acidente na BR-222 causa a morte de cinco jovens no Pará

Uma colisão entre um carro de passeio e uma carreta resultou na morte de cinco jovens na BR-222. O acidente ocorreu entre as cidades de Rondon do Pará e Dom Eliseu.
18
Advogada de 21 anos morre durante exame com contraste em Santa Catarina

Advogada de 21 anos morre durante exame com contraste em Santa Catarina

A jovem Letícia Paul veio a óbito no Hospital Regional de Rio do Sul durante uma tomografia. A família da advogada, que sofria de infecção urinária e pedra nos rins, suspeita de uma reação alérgica ao contraste.
18
Jovem de 18 anos é encontrada morta em Alta Floresta D’Oeste

Jovem de 18 anos é encontrada morta em Alta Floresta D’Oeste

A jovem Kauany Almeida Braga, de 18 anos, foi encontrada sem vida dentro de sua casa em Alta Floresta D’Oeste. A Polícia Civil investiga a causa da morte, embora as circunstâncias sugiram causas naturais.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Menina abusada pelo tio-avô produz provas e leva caso à Justiça, em Vilhena

Menina abusada pelo tio-avô produz provas e leva caso à Justiça, em Vilhena

Uma criança de 9 anos revelou na escola que vinha sendo abusada pelo tio-avô, um idoso de aparência respeitável. A mãe, para comprovar o crime, instalou câmeras que filmaram as agressões, e agora o caso tramita na Justiça de Vilhena.
16
Jovem indígena é preso no Mato Grosso por assassinar e decapitar idoso

Jovem indígena é preso no Mato Grosso por assassinar e decapitar idoso

Um indígena de 23 anos foi detido em flagrante pela Polícia Civil de Rondonópolis, Mato Grosso. Ele é suspeito de ter matado e decapitado um homem de sua etnia, de 51 anos, em uma aldeia.
12

Sabor de Rondônia: Galinha Picante e artesanato regional brilham no 9º Salão do Turismo

Prato típico e peças artesanais destacam a identidade cultural e gastronômica rondoniense em São Paulo
L
Assaltantes de banco que foram presos em Vilhena cometeram o crime para pagar dívidas com agiotas

Assaltantes de banco que foram presos em Vilhena cometeram o crime para pagar dívidas com agiotas

A Polícia Civil de Mato Grosso revelou que o grupo de assaltantes de banco, presos em Vilhena, cometeu o crime para quitar dívidas. O assalto resultou no roubo de cerca de R$ 500 mil.
14
Homem é preso em flagrante furtando fios de cobre da prefeitura em Vilhena

Homem é preso em flagrante furtando fios de cobre da prefeitura em Vilhena

Um homem de 34 anos foi detido após uma denúncia e confessou ter furtado cerca de 15 kg de fios de cobre do almoxarifado da prefeitura de Vilhena, onde foi pego queimando o material para vender.
10
Homem sobrevive após ser baleado na nuca, em Vilhena

Homem sobrevive após ser baleado na nuca, em Vilhena

Uma tentativa de homicídio em Vilhena, Rondônia, deixou um homem, conhecido como “Bozo”, gravemente ferido, com perfurações na nuca e na mão. A vítima não soube informar a identidade do agressor.
16
Capotamento na zona sul de Porto Velho deixa idoso ferido

Capotamento na zona sul de Porto Velho deixa idoso ferido

Um acidente de trânsito envolvendo dois veículos resultou no capotamento de um carro e deixou um idoso ferido, na zona sul de Porto Velho.
12

Nani Blanco é a única mulher de Rondônia e do Norte indicada ao “Oscar do Marketing Político”

Publicitária rondoniense concorre em cinco categorias do Prêmio CAMP da Democracia 2025, maior reconhecimento do marketing político e governamental do Brasil
L

CAIXA inicia pagamento da parcela de agosto do Programa Pé-de-Meia nesta segunda (25)

Mais de 3,4 milhões de estudantes do Ensino Médio e da EJA receberão os incentivos; valores serão creditados no CAIXA Tem
L

Estreia de Luiz Henrique e a história inspiradora de Renan Alves no Jovem News

A estreia do apresentador Luiz Henrique marcou uma nova fase do Jovem News, que trouxe ao público a trajetória de Renan Alves, atleta de kickboxing de Rondônia, em uma entrevista exclusiva.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.