Por Emerson Barbosa
Um nome dado como certo nas próximas eleições na corrida a Prefeitura de Porto Velho, Rondônia, o paranaense, natural de Foz do Iguaçu, Léo Moraes, (Podemos) deverá assumir na próxima semana, a diretoria-geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
O ex-deputado-federal, de 38 anos, figura como escolha do governador Marcos Rocha (UB). Moraes já era sondado ao posto e deveria ter ocupado a cadeira desde fevereiro. Na semana passada, Léo se posicionou contrário a uma medida da Prefeitura e dos vereadores que estabelecia por meio de Projeto de Lei novos preços do IPTU. Diante de uma pressão popular, o executivo e os vereadores foram obrigados a votar novamente uma lei revogando o aumento e estabelecendo novos prazos.
Apontado como pavio curto, Moraes não gostou e foi as redes sociais e criticar a decisão do Executivo e Legislativo que haviam se unido para estabelecer o aumento do imposto na conta dos porto-velhenses. Ao que tudo indica, a crítica ainda que da proximidade de Marcos Rocha com Hildon Chaves (PSDB) não prejudicou a indicação dele ao Detran.
Apesar de Léo ter declarado apoio a Rocha durante as eleições de 2022, o advogado não seria o preferido na lista do governador e de Hildon Chaves que defendem, segundo fontes, o nome do atual presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, Marcelo Cruz da Silva (Patriotra).