QUARTA-FEIRA, 14/05/2025

Governo apresentará PL sobre igualdade salarial entre homem e mulher

Presidente Lula deve aunciar a medida no dia 8 de março.

Publicado em 

Governo apresentará PL sobre igualdade salarial entre homem e mulher - News Rondônia

Por Andreia Verdélio

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, confirmou nesta quarta-feira (1º) que o governo apresentará um projeto de lei (PL) para garantir a igualdade de salário entre homens e mulheres no Brasil. Ontem (28), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva adiantou que a medida será anunciada no próximo dia 8 de março, em celebração ao Dia Internacional da Mulher.

Governo apresentará PL sobre igualdade salarial entre homem e mulher - News Rondônia
Imagem Antonio Cruz

O projeto ainda está em construção, mas deve mexer na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e, a partir da aprovação, a lei terá efeito imediato. A ministra explicou que a reforma trabalhista, aprovada em 2018, inseriu um dispositivo que estabelece multa para empresas que pagarem salários diferentes para homens e mulheres que exerçam a mesma função, mas segundo ela, a multa é tão pequena, que acaba estimulando a desigualdade.

“Nós temos que mudar essa lei da reforma trabalhista para colocar uma multa maior, para não valer a pena tratar de forma desigual homens e mulheres”, disse após evento, no Palácio do Planalto, para abertura do mês da mulher. “A lei é o primeiro passo, mas nós sabemos que a discriminação ela é cultural, ela é estrutural, e depois, a médio prazo, par e passo com políticas públicas, com divulgação através da mídia, nós conseguiremos alcançar essa igualdade salarial que é a base para que a mulher tenha igualdade de direitos”, argumentou.

Em 2021, o Palácio do Planalto, na gestão de Jair Bolsonaro, chegou a devolver ao Congresso um projeto de lei, que estava pronto para sanção, que aumentava essa multa no valor correspondente a cinco vezes a diferença salarial paga pelo empregador. O projeto, então, ficou parado na Câmara dos Deputados.

Segundo Tebet, estudos do Banco Mundial e de organismos internacionais apontam que é possível erradicar a miséria no mundo apenas igualando salário entre homens e mulheres nos mercados de trabalho. “Você aumenta o PIB [Produto Interno Bruto, soma das riquezas de um país] com essa igualdade salarial porque você redistribui a renda e a receita. A mulher quando recebe salário, sabemos, nós colocamos praticamente 100% desse salário na conta da família, fazemos girar a economia naquilo que mais precisa: comida na mesa, um sapato [roupas] pra criança, material escolar, proteção dos nossos filhos e das nossas famílias”, afirmou.

Empoderamento

A convite da primeira-dama, Janja Lula Silva, e da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, o evento, no Palácio do Planalto, reuniu as ministras do governo e as presidentas do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, e da Caixa Econômica Federal, Rita Serrano. Na ocasião, foi apresentada a marca da campanha do governo federal para o 8 de Março.

Segundo Cida, devem ser anunciadas na semana que vem ações transversais de mais de 30 ministérios, políticas públicas que alcançam a pauta das mulheres em diversas áreas. “Porque somos nós mulheres que estamos abaixo da linha da pobreza, principalmente mulheres negras que estamos passando fome, somos mãe solos, somos mortas e temos nossos corpos violados todos os dias”, afirmou.

Durante sua fala no encontro, a primeira-dama Janja destacou que diminuir o feminicídio, assim como acabar com a fome são “obsessões” do presidente Lula.

Para Cida Gonçanlves, o governo do presidente Lula está fortalecendo a democracia com a ampliação dos espaços de poder para as mulheres. Na composição do seu ministério, o presidente nomeou o recorde de 11 mulheres ministras, além das presidentas da Caixa e do Banco do Brasil.

A presidenta do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, é a primeira mulher a assumir o comando do banco, em toda sua história, e, segundo ela, isso não deve ficar apenas no simbolismo.

“Quando uma mulher vem, ela traz outras. No Conselho Diretor temos mais três mulheres, somos oito [diretores] no total, então estamos no caminho da equidade. Esse é o primeiro passo, estamos compondo as diretorias e traremos mais mulheres”, disse. “Todas as políticas públicas para as mulheres elas são estruturantes, esse lugar já é nosso e nunca mais deixará de ser. E essa visão do presidente [Lula] traz a materialidade da diversidade”, completou.

Para a ministra da Ciência e Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, a superação da desigualdade passa pela elevação do nível de consciência da opressão, no caso às mulheres, e pela vontade política do Estado. No campo da ciência e da pesquisa, segundo ela, os anúncios que serão feitos no próximo dia 8 vão no sentido de garantir o acesso, a ascensão, a permanência e a valorização do papel das mulheres nessa área.

É preciso ainda, para Luciana, dar visibilidade à história de mulheres para inspirar as meninas cientistas. Ela citou Alves Marques que, em 1945, tornou-se a primeira mulher a concluir o curso de engenharia no estado do Paraná e a primeira engenheira negra do Brasil; e, mais recentemente, a cientista brasileira Jaqueline Goes de Jesus, uma mulher negra, foi uma das responsáveis pelo sequenciamento genético do novo coronavírus dos primeiros casos de covid-19 na América Latina.

Reparação

Também em celebração o mês do Dia Internacional da Mulher, a Articulação de Organizações de Mulheres Negras Brasileiras e a Rede de Mulheres Negras do Nordeste lançaram hoje a 5ª edição do Março de Lutas, um movimento que, este ano, traz o tema da reparação como mote central de reflexões.

“Mulheres negras são o maior grupo demográfico do país e tê-las ocupando os piores rankings sociais é o retrato de um Brasil que ainda insiste em não querer discutir os efeitos do racismo enquanto motor da nação, Estado e sociedade”, diz o comunicado das entidades.

Para os organizadores do movimento, é preciso “jogar luzes sobre o longo período escravista” do Brasil que “ajuda a entender a realidade de desigualdades e opressões contra a população negra em geral, e contra as mulheres negras em particular – visto que assim como o racismo, o sexismo e as violências de gênero são igualmente fruto do colonialismo”.

“Nesse sentido, é importante expandir o diálogo sobre políticas de reparação no Brasil, último país do mundo a abolir o regime escravagista. Uma abolição falsa, incompleta, sem oferecer meios para pessoas negras libertas construírem vida digna, adotando na ciência e na legislação que imperou em quase todo século 20, teses eugenistas que defendiam e acreditavam que não chegaríamos vivos até aqui, e hoje, o Brasil seria um país branco”, diz o documento.

Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Coronel Chrisóstomo cobra instalação da CPI sobre fraudes contra aposentados e critica postura de aliados do governo Lula

Parlamentar reforça que sua prioridade é a CPI da Câmara. “É a Casa do Povo. É aqui que temos que investigar todo o período de irregularidades e responsabilizar quem desviou o dinheiro de quem mais precisa”
L

Ieda Chaves divulga Lei e campanha “Maio Laranja” em palestra lúdica para estudantes

Cerca de 600 alunos conheceram a Lei nº 6.014, de 25 de abril de 2025, voltada ao enfrentamento da violência infantojuvenil.
L

Deputado Edevaldo Neves destina R$ 3 milhões em emendas para atender a Policial Penal

Segundo o parlamentar, a destinação é fruto de um trabalho sério, com diálogo e compromisso com a categoria.
L
Cristiane Lopes entrega mobília completa e equipamentos ao CRAS de Rio Crespo

Cristiane Lopes entrega mobília completa e equipamentos ao CRAS de Rio Crespo

Investimento de 100 mil garante estrutura adequada para atendimento a famílias em situação de vulnerabilidade
L
Presidente da Câmara aciona STF para reverter limitação da suspensão de ação penal contra Ramagem

Presidente da Câmara aciona STF para reverter limitação da suspensão de ação penal contra Ramagem

Para ela, Constituição dá ao Congresso poder para deliberar
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Milei implementa medidas rigorosas para imigração, com cobrança de saúde e possibilidade de mensalidades nas universidades

Milei implementa medidas para imigração, com cobrança de saúde e possibilidade de mensalidades nas universidades

As medidas incluem a cobrança de serviços públicos de saúde para residentes temporários, transitórios e em situação irregular, além da exigência de seguro médico para turistas.
L
Rico Melquiades demonstra como funciona o 'Jogo do Tigrinho' na CPI das Bets

Rico Melquiades demonstra como funciona o ‘Jogo do Tigrinho’ na CPI das Bets

Durante a sessão, o influenciador realizou algumas apostas e relatou ter perdido em uma das rodadas, mas vencido em outras. Em seguida, recusou-se a fazer uma nova tentativa, alegando não querer incentivar o público presente a apostar.
L

Lula questiona Ancelotti na Seleção e gera reação na Europa

Declarações do presidente sobre técnico estrangeiro e atletas fora do país despertam debate sobre identidade do futebol brasileiro
L

Treinamento na selva: cinco dias de resistência, técnica e superação

Capitão José Sérgio, comandante da 17ª Companhia de Infantaria de Selva, lidera recrutas em jornada de formação que testa corpo e mente na floresta amazônica.
L

Momento Empresarial | Entrevista Caroline Antoniolli Trevizan, nutricionista

Nesta quarta-feira, às 9h, o Momento Empresarial recebe Caroline Antoniolli Trevizan, nutricionista com duas décadas de experiência em nutrição clínica e especialista em nutrição funcional. Com uma abordagem que vai além do emagrecimento, Caroline trata o indivíduo como um todo, considerando fatores como inflamação, dores crônicas, saúde intestinal e doenças autoimunes.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura destaca gratuidade nas inscrições do processo seletivo da saúde

O candidato deve realizar a inscrição exclusivamente pela internet até o dia 16 de maio
L

Semed chama aprovados em seleção de voluntariado para assinatura do termo de compromisso

Os candidatos deverão se apresentar até o dia 21 de junho munidos dos documentos listados na convocação
L
Prefeitura de Cacaulândia abre seleção com 86 vagas e salários de até R$ 3,7 mil

Prefeitura de Cacaulândia abre seleção com 86 vagas e salários de até R$ 3,7 mil

A seleção ocorrerá por meio de análise de títulos, e alguns cargos também exigirão prova prática, conforme previsto no edital.
L

Concurso da Conab oferece 403 vagas com salários de até R$ 8 mil

Inscrições seguem abertas até 15 de maio e despertam grande interesse entre concurseiros de todo o país
L

Semed publica homologação dos recursos do Edital 02 do processo seletivo de voluntários

Serviços serão prestados de forma voluntária, ou seja, sem vínculo empregatício
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputada Cláudia de Jesus apresenta iniciativas para valorizar a pesca artesanal

Deputada solicitou políticas públicas, estrutura técnica e respeito às comunidades tradicionais.
L
Prefeita Carla Redano recua e não garante reajuste inflacionário a servidores em 2025

Prefeita Carla Redano recua e não garante reajuste inflacionário a servidores em 2025

O Sitmar lamenta que, após meses de diálogo aberto e propostas apresentadas para viabilizar a recomposição salarial de forma responsável, a gestão municipal tenha rompido com a palavra dada aos servidores.
L

Após protesto na BR-364, deputada Dra. Taíssa se reúne com lideranças e atua pela regularização fundiária

Reunião com lideranças de bairros impulsiona tratativas entre poder público e moradores por regularização fundiária em Porto Velho.
L

Deputada Dra. Taíssa presta homenagem às agremiações do Duelo na Fronteira durante Sessão Solene na ALE-RO

Evento reconheceu o trabalho cultural dos Bois Malhadinho e Flor do Campo e anunciou investimentos para a edição 2025 do festival.
L

Deputado Edevaldo Neves destina R$ 3 milhões à Polícia Penal na maior emenda da história da categoria

Segundo o parlamentar, a destinação é fruto de um trabalho sério, com diálogo e compromisso com a categoria.
L
Publicidade

POLÍCIA

PF prende 44 pessoas em flagrante por crimes sexuais contra crianças e adolescentes em operação nacional

PF prende 44 pessoas em flagrante por crimes sexuais contra crianças e adolescentes em operação nacional

A ação resultou em 44 prisões em flagrante por posse de material contendo pornografia infantil.
10
PF cumpre mandados por fraudes em descontos indevidos em aposentadorias do INSS

PF cumpre mandados por fraudes em descontos indevidos em aposentadorias do INSS

Justiça Federal no DF autoriza busca em Presidente Prudente
L
PRF em Rondônia apreende 7kg de pasta-base de cocaína

PRF em Rondônia apreende 7kg de pasta-base de cocaína

Droga era transportada por jovem de 19 anos
10
Foragido do Acre é capturado pela Polícia Civil em Porto Velho

Foragido do Acre é capturado pela Polícia Civil em Porto Velho

A ação foi conduzida por agentes da 10ª Delegacia de Polícia da capital.
16
Homem é preso em flagrante por violar medida protetiva em Urupá

Homem é preso em flagrante por violar medida protetiva em Urupá

Segundo a polícia, a vítima acionou a equipe ao perceber que o suspeito havia se aproximado do seu local de trabalho, contrariando ordem judicial que determinava o afastamento.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

TRT-14 inicia quitação de precatório histórico para mais de 1.500 servidores municipais de Porto Velho

Com mais de 50 volumes físicos, processo é um dos mais antigos do TRT-14 e mobilizou esforços técnicos até o início da liberação dos valores.
L
Saiba os riscos de empinar pipas perto da rede elétrica

Saiba os riscos de empinar pipas perto da rede elétrica

Ao observar itens enroscados em cabos elétricos, jamais tente remover por conta própria.
L
MPRO participa de reuniões do CNPG em Brasília sobre eleições para o CNMP e temas institucionais

MPRO participa de reuniões do CNPG em Brasília sobre eleições para o CNMP e temas institucionais

Pela manhã, às 9h, ocorreu a 2ª Reunião Extraordinária, com foco na escolha de três nomes para o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Logo em seguida, às 10h, teve início a 4ª Reunião Ordinária, com debates sobre inovação, gestão e temas relevantes para os Ministérios Públicos.
L
Trump se encontra com presidente da Síria e anuncia fim das sanções econômicas ao país

Trump se encontra com presidente da Síria e anuncia fim das sanções econômicas ao país

Encontro marca mudança nas relações entre EUA e Síria
L
Programa Rondônia Cidadã leva mais de 30 serviços essenciais a Monte Negro neste fim de semana

Programa Rondônia Cidadã leva mais de 30 serviços essenciais a Monte Negro neste fim de semana

Desde sua criação como projeto Seas Cidadã, em 2019, o programa já realizou 137.243 atendimentos diversos nos 52 municípios rondonienses.
L
3º Encontro de Controles Internos destaca avanços em inovação, inclusão e integridade na gestão pública de Rondônia

3º Encontro de Controles Internos destaca avanços em inovação, inclusão e integridade na gestão pública de Rondônia

A programação contou com palestras e painéis que abordaram desde a inclusão no ambiente institucional até aspectos técnicos da gestão pública.
L
Fiscalização do Detran-RO identifica recorde de motoristas sem habilitação em Porto Velho

Fiscalização do Detran-RO identifica recorde de motoristas sem habilitação em Porto Velho

A operação “Duas Rodas, uma só vida” é direcionada principalmente aos motociclistas, que representam a maior parte das vítimas de sinistros registrados no estado.
L

Recebimento e Requerimento de Renovação da Licença Ambiental: CONDOMINIO PORTO EXPRESS HOTEL

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO Nº 45 SOL/DLA
L
Governo de RO realiza manutenção na Rodovia 457 para melhorar a segurança no trânsito

Governo de RO realiza manutenção na Rodovia 457 para melhorar a segurança no trânsito

O residente da 2° Residência Regional do DER-RO em Ariquemes, Dirceu de Souza, destacou o empenho da equipe.
L

GL Club Ensino integra oficialmente a reconhecida Mentoring League Society

Autor do livro A dor que me comove, Dr. Gabriel reforça que essa nova fase reafirma seu compromisso com uma mentoria ética, estratégica e com propósito.
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.