QUARTA-FEIRA, 30/07/2025

Governo reinstala Conselho Nacional de Segurança Alimentar

Colegiado discute ainda hoje a prioridade para situação dos yanomami.

Publicado em 

Governo reinstala Conselho Nacional de Segurança Alimentar - News Rondônia

Por Andreia Verdélio

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reinstalou nesta terça-feira (28) o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), desativado no início da gestão anterior, em 2019. O colegiado é um órgão de assessoramento da Presidência da República e um espaço institucional para a participação e o controle social na formulação, no monitoramento e na avaliação de políticas públicas de segurança alimentar e nutricional e combate à fome.

Governo reinstala Conselho Nacional de Segurança Alimentar - News Rondônia
Imagem Antonio Cruz

“Combater a fome é uma coisa muito séria. Porque é verdade que se nós produzimos alimentos demais nesse país e tem gente com fome, significa que alguém está comendo mais do que deveria comer para que o outro comesse um pouco; significa que estamos desperdiçando alimentos entre a produção e o consumo; significa que alguma coisa está errada, e a mais errada é que as pessoas não têm dinheiro para comprar o que comer”, disse Lula, durante cerimônia no Palácio do Planalto.

O presidente assinou o decreto que atualiza o funcionamento do Consea e da Câmara Interministerial de Segurança Alimental e Nutricional (Caisan), que será composta por 24 ministérios. Na nova configuração do governo federal, o Consea integrará a estrutura da Secretaria-Geral da Presidência.

Lula anunciou que pediu ao Ministério do Desenvolvimento Agrário a discussão de programas para incrementar a produção de alimentos e da volta da política de preço mínimo para evitar prejuízos aos trabalhadores do campo.

“Vamos garantir que, se as pessoas produzirem em excesso, o governo vai comprar esse alimento para distribuir onde precisar. Vamos tentar fazer uma grande discussão, não só com agricultura familiar, mas temos 4,6 milhões de propriedades com menos de 100 hectares, e precisamos chamar essa gente para aumentar a produção de alimentos saudáveis”, defndeu o presidente, destacando que a obesidade e o consumo de alimentos industrializados também é um problema a ser combatido no país.

Também foram reempossados hoje, para mandato de 2 anos, os conselheiros e a presidente do Consea, a nutricionista e pesquisadora Elisabetta Recine, que compunham o colegiado quando foi desativado, em janeiro de 2019.

O decreto com a recomposição do conselho foi publicado nesta segunda-feira (27) em edição extra do Diário Oficial da União.

A presidente do Consea, Elisabetta Recine, defendeu que é preciso articular políticas de combate à fome, à pobreza, à obesidade e à crise climática, aumentar a renda e gerar emprego para a população, valorizando o salário mínimo e garantir terra e território para um desenvolvimento humano mais justo e igualitário no país.

“O Consea é guardião da comida de verdade. Estamos comprometidos com o fim da fome no país. Aprendemos com o que conquistamos e com o que perdemos nesses anos. A erradicação da fome e garantia da alimentação saudável requer o enfrentamento das desigualdades de gênero e de raça, a produção de comida de verdade, produzida pela agricultura familiar, por povos indígenas, por quilombolas, por povos e comunidades tradicionais, que têm a base agroecológica e respeita a cultura alimentar e a natureza”, destacou a pesquisadora.

O colegiado já inicia os trabalhos na tarde desta terça-feira e, entre os primeiros atos, está a convocação de uma conferência, que deve acontecer até o fim deste ano. A quinta e última edição foi realiza em 2015, em Brasília, com o tema “Comida de Verdade, no Campo e na Cidade”. Em novembro de 2018, o Consea aprovou a convocatória da sexta conferência, que deveria ter sido organizada pelo governo federal em 2019, o que não aconteceu devido à sua desativação.

Segundo Elisabetta, também será dada uma atenção especial à situação do povo yanomami para que o Consea possa se apropriar das estratégias que estão em andamento e possam se inserir na busca de soluções para a população indígena.

A presença do garimpo ilegal no Território Yanomami, em Roraima, causou uma crise humanitária na região, mais visível no estado de saúde delicado de crianças e idosos, que sofrem com a desnutrição e outras doenças evitáveis.

Histórico

Criado em 1993 pelo então presidente Itamar Franco, o Consea foi revogado dois anos depois e substituído pelo programa Comunidade Solidária, na gestão de Fernando Henrique Cardoso. Em 2003, Lula restabeleceu o Consea, que acabou sendo desativado no início do governo de Jair Bolsonaro.

Para a Secretaria-Geral da residência, a volta do Brasil ao Mapa da Fome das Nações Unidas é apontada como uma das mais drásticas consequências do desmonte de políticas promovido nos últimos quatro anos nessa área.

A pasta destaca que, em 2014, o Brasil saiu do Mapa da Fome ao reduzir em 82% a população de brasileiros considerados em situação de subalimentação. “O reconhecimento internacional foi resultado de políticas públicas adotadas, desde 2003, pelos governos Lula e Dilma Rousseff, com forte atuação do Consea”, disse a pasta.

Segundo levantamento de 2022, da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, 33,1 milhões de pessoas não têm o que comer no país e mais da metade (58,7%) da população brasileira convive com a insegurança alimentar em algum grau, seja leve, moderado ou grave.

Após o encerramento do Consea, também houve o esvaziamento de recursos para programas como o Nacional de Aquisição de Alimentos (PAA), o Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e o Nacional de Apoio à Agricultura Familiar, entre outros.

Para o ministro da Secretaria-Geral, Marcio Macêdo, de todos os problemas do país, o combate a fome é “o mais revoltante, vergonhoso e criminoso”.

“Revoltante porque somos um dos maiores produtores mundial de alimentos, com terras e clima destinados e desenhados para a agropecuária sustentável; porque temos recursos mais que suficiente para garantir a segurança alimentar e nutricional do nosso povo e ainda assim temos milhões de pessoas passando fome nesse momento no Brasil. Vergonhoso porque o presidente Lula já tinha tirado, como o Consea, o Brasil do Mapa da Fome e estruturado o maior programa de segurança alimentar do mundo. Criminoso porque nega a uma parcela considerável do povo, o direito humano à alimentação saudável, à segurança alimentar e nutricional sustentável e, em última análise, o direito à vida”, disse em seu discurso, Marcio Macêdo.

Durante os últimos anos, mesmo com a extinção do Consea, o colegiado de presidentes de conselhos estaduais de Segurança Alimentar e movimentos sociais continuaram dando sustentação para o que o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) não regredisse ainda mais. Uma das iniciativas mais abrangentes foi a criação, em 2019, da Conferência Popular por Direitos, Democracia, Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, encabeçada por mais de duas dezenas de organizações.

Mobilização

Entre as propostas que surgiram no Consea, e se tornaram políticas públicas, estão a inclusão do direito à alimentação na Constituição; a aprovação da Lei Orgânica e do Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional; do Plano Safra da Agricultura Familiar; da Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica; do Programa de Aquisição de Alimentos; e das compras institucionais de alimentos da agricultura familiar para escolas e outros órgãos públicos.

O Consea é composto por dois terços de representantes da sociedade civil, que atuam em caráter voluntário, e um terço de representantes governamentais. No caso da sociedade civil, por exemplo, são entidades representantes de agricultores familiares, pescadores, povos e comunidades tradicionais, mulheres camponesas, catadores de materiais recicláveis, pesquisadores, defensores dos direitos de crianças e consumidores, representantes de pessoas com necessidades alimentares especiais, população negra, povos indígenas e outros.

Pelo governo federal, participam os ministérios e secretarias que lidam diretamente com a agenda da alimentação e nutrição.

No espaço de discussão das plenárias e das conferências do Consea, os conselheiros têm a oportunidade de compartilhar conhecimento e apresentar soluções em defesa de uma alimentação produzida por meio do acesso e manejo adequado dos recursos naturais, respeitando a sociobiodiversidade e as diferenças culturais.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Dra. Taíssa apresenta PL 662/24 para garantir contatos de unidades de saúde no site oficial da Sesau

Dra. Taíssa apresenta PL 662/24 para garantir contatos de unidades de saúde no site oficial da Sesau

Projeto de Lei de Dra. Taíssa centraliza telefones, e-mails e endereços de hospitais e postos no portal da Sesau para facilitar atendimento à população.
L
Dra. Taíssa percorre linhas de Nova Dimensão e reafirma compromisso com população rural de Nova Mamoré

Dra. Taíssa percorre linhas de Nova Dimensão e reafirma compromisso com população rural de Nova Mamoré

Deputada Dra. Taíssa visita propriedades em Nova Dimensão, escuta demandas e discute soluções para saúde, estradas e agricultura familiar.
L

Carla Zambelli é presa na Itália após condenação no Brasil

Deputada brasileira foi detida em Roma após alerta internacional; extradição dependerá de decisão do governo italiano
L
Cássio Gois e Jander Rocha Apoiam Atletas da AGIV Classificadas para o Nacional de Ginástica Rítmica

Cássio Gois e Jander Rocha Apoiam Atletas da AGIV Classificadas para o Nacional de Ginástica Rítmica

Deputado estadual e vereador de Vilhena celebram as conquistas da Associação de Ginástica de Vilhena (AGIV) no Torneio Regional, que garantiram vagas para a etapa nacional da competição.
L

Educação Infantil: Prefeitura de Jaru entrega kits pedagógicos para a escola Clube de Mães

Jogos educativos em MDF vão estimular a aprendizagem e atender crianças neurodivergentes e neurotípicas no município
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Talks Administração 2025 reúne profissionais e estudantes em Porto Velho

Evento especial celebra os 60 anos do Sistema CFA/CRAs com palestras, painéis e networking
L

Coluna do Simpi: Preparem-se para o pior – Incertezas econômicas pressionam custos e desafiam pequenas indústrias no Brasil

Aumento de custos, crédito restrito e demanda em queda exigem atenção redobrada das micro e pequenas empresas para manter competitividade e sustentabilidade.
L

Agenda News | Entrevista Dúlia Passos

Nesta terça-feira (29), às 17h, o Agenda News recebe Dúlia Passos, presidente da Associação de Moradores e Amigos do Cristal da Calama (AMACC). A entrevista abordará as iniciativas sociais e culturais que a entidade está promovendo no bairro, incluindo a grande ação social de 9 de agosto, a pesagem obrigatória do Bolsa Família e a 5ª Amostra Cultural Flor do Cristal, marcada para setembro.
L
Isenção no VII Concurso de Cartórios do TJRO: Prazo Aberto até 22 de Agosto

Isenção no VII Concurso de Cartórios do TJRO: Prazo Aberto até 22 de Agosto

Saiba como doadores de sangue, mesários e hipossuficientes podem solicitar a isenção da taxa de inscrição do VII Concurso de Cartórios de Rondônia.
L
Agenda News: Corpo definido, pele firme e bem-estar total com a Angel Touch no Soluna Med SPA

Agenda News: Corpo definido, pele firme e bem-estar total com a Angel Touch no Soluna Med SPA

Técnica exclusiva que combina massagem modeladora e drenagem linfática entrega resultados visíveis em uma sessão.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

TJRO Abre Edital para Vaga de Desembargadora em Rondônia

TJRO Abre Edital para Vaga de Desembargadora em Rondônia

Presidente Raduan Miguel Filho assina edital para preenchimento de cargo de desembargadora, priorizando juízas de 3ª entrância para vaga decorrente da aposentadoria de Sansão Saldanha.
L
CNU 2025 registra mais de 760 mil inscrições em todo o Brasil

CNU 2025 registra mais de 760 mil inscrições em todo o Brasil

Mulheres representam 60% dos candidatos no Concurso Público Nacional Unificado.
L
Desemprego: IBGE vai ajustar dados passados com base no Censo 2022

Desemprego: IBGE vai ajustar dados passados com base no Censo 2022

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) terá amostra reponderada, refletindo o perfil populacional mais recente do país.
L

Feirão do Emprego da Prefeitura de Porto Velho oferece mais de mil vagas com entrevista imediata

Primeiro Feirão do Emprego de Porto Velho reúne mais de 150 empresas e orienta interessados sobre documentação e requisitos para participar.
L
Resultado de análise de recursos do Processo Seletivo da Semusa será divulgado em 24 de julho

Resultado de análise de recursos do Processo Seletivo da Semusa será divulgado em 24 de julho

Consulta do resultado do Processo Seletivo da Semusa é individual e estará disponível no site oficial a partir da 00h do dia 24 de julho.
L

POLÍTICA

Sílvia Cristina destina R$ 100 mil para fortalecer programa Jovem Aprendiz em Ariquemes

Emenda parlamentar vai ampliar a capacitação e a profissionalização de jovens entre 14 e 24 anos no município
L

Pedro Fernandes destaca importância do Dia de Campo da Bovinocultura de Leite em Monte Negro

Evento do Sistema Faperon/Senar incentiva tecnologia, assistência técnica e valorização do produtor rural
L
Tá na conta! Deputada Cláudia de Jesus destina R$ 100 mil à Prefeitura de Teixeirópolis

Tá na conta! Deputada Cláudia de Jesus destina R$ 100 mil à Prefeitura de Teixeirópolis

Emenda de R$ 100 mil da Deputada Cláudia de Jesus fortalece estruturas municipais de Teixeirópolis após solicitação do vereador Adãozinho.
L
Lebrinha solicita recuperação da RO-010 entre Nova Brasilândia e Alvorada D’Oeste

Lebrinha solicita recuperação da RO-010 entre Nova Brasilândia e Alvorada D’Oeste

Deputada atende solicitação do prefeito Ginão e do ex-vereador Vanjo da 110 para melhorias do trecho até Alvorada.
L
Governo propõe fim da obrigatoriedade de aulas em Autoescolas para obter CNH

Governo propõe fim da obrigatoriedade de aulas em Autoescolas para obter CNH

Ministro Renan Filho defende medida para reduzir custos e combater informalidade, visando habilitar 80 milhões de brasileiros.
L
Publicidade

POLÍCIA

Motociclista sofre queda ao passar por tartaruga de sinalização perto do Hospital João Paulo II

Motociclista sofre queda ao passar por tartaruga de sinalização perto do Hospital João Paulo II

Acidente aconteceu na Avenida Campos Sales, em Porto Velho, quando a mulher perdeu o equilíbrio ao pilotar uma Honda Biz.
12
Apenado que responde por tráfico é preso e adolescente apreendida com drogas e armas

Apenado que responde por tráfico é preso e adolescente apreendida com drogas e armas

Os envolvidos foram encaminhados à delegacia para os procedimentos legais.
10
Funcionário do Ferroviário é atacado a facada no centro

Funcionário do Ferroviário é atacado a facada no centro

A Polícia Militar realiza buscas na região para tentar localizar o autor do crime.
12
Moradora de rua cai de prédio abandonado na zona Norte de Porto Velho

Moradora de rua cai de prédio abandonado na zona Norte de Porto Velho

Mulher estava a cerca de 25 metros de altura quando caiu; vítima foi socorrida em estado grave pelo Samu e levada ao Hospital João Paulo II.
14
Ladrão filmado furtando moto é preso na zona sul

Ladrão filmado furtando moto é preso na zona sul

Imagens de câmera de segurança registraram quando o ladrão furtou o veículo na Rua Algodoeiro no início da tarde.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Feiras da agricultura familiar movimentam mais de R$ 1 milhão em Rondônia e ampliam renda de pequenos produtores

Feiras da agricultura familiar movimentam mais de R$ 1 milhão em Rondônia e ampliam renda de pequenos produtores

Feiras da agricultura familiar geram negócios milionários na capital e interior de Rondônia, fortalecendo a economia local e valorizando produtores rurais.
L

Requerimento de Outorga: WILSON FERREIRA LEITE

OUTORGA DE USO DOS RECURSOS HIDRICOS
L

Requerimento de Outorga: VALDENOR ALFREDO DO NASCIMENTO

OUTORGA DE USO DOS RECURSOS HIDRICOS
L

Requerimento de Outorga: VALDECIR FRANCISCO DA COSTA

OUTORGA DE USO DOS RECURSOS HIDRICOS
L

Requerimento de Outorga: JOSE RIBEIRO

OUTORGA DE USO DOS RECURSOS HIDRICOS
L

Requerimento de Outorga: JAKELLINY DE SOUZA DEGOBI

OUTORGA DE USO DOS RECURSOS HIDRICOS
L

Requerimento de Outorga: FRANCIELI HARNISCH DA SILVA OLIVEIRA

OUTORGA DE USO DOS RECURSOS HIDRICOS
L

InHouse Market inaugura unidade 24h no Condomínio Azalea em Porto Velho

A nova loja da InHouse Market, aberta na sexta-feira (27) no Residencial Azalea, oferece compras rápidas e autônomas dentro do próprio condomínio
L

Recebimento e Requerimento de Renovação da Dispensa de Licenciamento Ambiental: J S CORREA

Dispensa de Licenciamento, Nº 016.00861.007/2024-SUL,
L
Secretário dos EUA sugere isenção de tarifas para produtos não cultivados no País

Secretário dos EUA sugere isenção de tarifas para produtos não cultivados no País

Howard Lutnick indica que café, manga e abacaxi podem entrar nos Estados Unidos sem taxação, mesmo com o prazo final para o tarifaço de Trump se aproximando.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.