QUINTA-FEIRA, 20/11/2025

Em destaque

Lula diz que não há justificativa para Selic estar em 13,75% ao ano

Lula falou sobre juros na posse de Mercadante na presidência do BNDES.

Publicado em 

Por Cristina Indio do Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a criticar o nível da taxa Selic, juros básicos da economia, definida pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central (BC). Na semana passada, o Copom manteve a taxa em 13,75% ao ano. Para o presidente, não existe nenhuma justificativa para que a Selic esteja neste momento nesse patamar.


Imagem Tomaz Silva

"É só ver a carta do Copom para a gente saber que é uma vergonha esse aumento de juros e a explicação que deram para a sociedade brasileira”, disse hoje (6), durante a posse de Aloizio Mercadante na presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

“Como é que vou pedir para o Josué [Gomes, presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – Fiesp] fazer com que os empresários ligados a Fiesp vão investir, se eles não conseguem tomar dinheiro emprestado”, disse Lula.

Para o presidente, a questão não se resume ao fato de o Banco Central ser independente. “Agora resolveu tudo. O Banco Central é independente e não vai mais ter problema de juro. Ledo engano. O problema não é de um banco independente ou ligado ao governo. O problema é que este país tem uma cultura de viver com juros altos, que não combina com a necessidade de crescimento que nós temos.”

Na visão do presidente, a sociedade brasileira não pode aceitar um patamar como esse, e a classe empresarial precisa aprender a reclamar de juros altos. “Eles [empresários] não falam. No meu tempo, 10% era muito, hoje [o percentual de] 13,5% é pouco. Se a classe empresarial não se manifestar, se as pessoas acharem que vocês estão felizes com 13,5%, sinceramente, eles [integrantes do Copom] não vão baixar juros. Nós precisamos ter noção. Não é o Lula que tem que brigar, não. Quem tem que brigar é a sociedade brasileira", afirmou.

Lula contou que ouve de muita gente que o presidente da República não pode criticar o patamar elevado da taxa de juros. “Se eu que fui eleito não puder falar, quem vou querer que fale? O catador de material reciclável. Não. Eu tenho que falar porque, quando era presidente, era cobrado”, completou.

“A economia brasileira precisa voltar a crescer. É urgente. Só tem dois jeitos de ela voltar a crescer. Ou a iniciativa privada faz investimento e ela só vai fazer investimento se tiver demanda. Ou o Estado incentiva a iniciativa privada a fazer, colocando primeiro a mão na massa. Esse é o papel do nosso governo, colocar a mão na massa para a economia voltar a crescer.”

Banco indutor do crescimento

Ainda durante a posse de Mercadante, o presidente defendeu que o BNDES tem que voltar a ser um indutor da economia. “Esse país tem que ser reconstruído, e a gente não pode demorar, a gente não pode esperar muito. Por isso, que eu acho que o BNDES precisa urgentemente, companheiro Aloizio, espero que a sua inteligência e sua competência, tudo que você fez na vida, que você faça esse banco voltar a ser um banco indutor do desenvolvimento e do crescimento econômico desse país”, disse ao se dirigir ao novo presidente do BNDES, acrescentando que o Banco do Brasil, a Caixa, o Banco do Nordeste (BNB) e o Banco da Amazônia (Basa) foram criados exatamente com a função de oferecer financiamento para projetos de estados e municípios.

“Aloizio, eu estou botando muita fé na sua gestão no BNDES, você não tem noção da fé que estou tendo em você, por isso quero avisá-lo também da responsabilidade que você tem. Você só tem uma missão aqui, Aloizio, é fazer esse banco voltar a ser motivo de orgulho do povo brasileiro. É fazer voltar com que esse banco esteja de portas abertas para os empresários que querem fazer investimento em coisas novas, em novos empreendimentos”, comentou, acrescentando que o país não pode continuar paralisado como está atualmente.

Lula defendeu ainda investimentos do BNDES em obras de infraestrutura – atualmente quase 14 mil estão paradas. De acordo com Lula, na crise econômica de 2008 quem salvou o Brasil foi o BNDES. “Se não fosse o BNDES esse país tinha afundado e ele não afundou exatamente por causa do BNDES que colocou dinheiro à disposição para empreender neste país. Foi por isso que fomos o último a entrar na crise e o primeiro a sair da crise”, apontou.

Salário mínimo

O presidente também voltou a criticar a falta de correção real do salário mínimo. “O salário mínimo faz sete anos que não aumenta. A minha pergunta é: como a gente pode falar em estabilidade, previsibilidade, credibilidade, se a gente sequer cumpre o dever de reajustar o salário mínimo todo ano não apenas de acordo com a inflação, mas de acordo com o crescimento da economia, quando ela crescer para repartir com o povo?”, indagou.

Lula rebateu ainda o que chamou de mentiras relacionadas à atuação do BNDES durante os seus mandatos. Ele descartou que o seu governo tenha beneficiado “meia dúzia de empresas com financiamentos”. Ao contrário, segundo ele, houve muito apoio a micros, pequenas e médias empresas. Quanto às dívidas de Cuba e da Venezuela, que não foram pagas, Lula creditou ao governo anterior, que conforme afirmou não mantinha relações diplomáticas com esses governos.

“Vamos ser francos. Os países que não pagaram, seja Cuba, seja Venezuela, é porque o presidente resolveu cortar relação internacional com esses países para não cobrar e ficar nos acusando. No nosso governo, esses países vão pagar porque são todos amigos do Brasil e certamente pagarão a dívida que tem.”

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Pensão para filhos de vítimas de feminicídio deve começar a ser paga em dezembro

Pensão para filhos de vítimas de feminicídio deve começar a ser paga em dezembro

Ministra das Mulheres, Márcia Lopes, informou que o benefício de um salário mínimo é uma “reparação mínima do Estado” para órfãos e dependentes menores de 18 anos.
L
Mendes suspende julgamento de governador do Acre no STJ por 15 dias

Mendes suspende julgamento de governador do Acre no STJ por 15 dias

Gladson Cameli, afastado do cargo por suspeita de corrupção, teve a ação suspensa por decisão do ministro do STF para garantir o acesso da defesa a relatórios do Coaf.
L
Atletas policiais de Rondônia recebem homenagem em sessão solene na Assembleia Legislativa

Atletas policiais de Rondônia recebem homenagem em sessão solene na Assembleia Legislativa

Voto de louvor proposto pela deputada Dra. Taíssa reconhece 27 atletas que representaram o estado em competição internacional
L
Emenda parlamentar garante tendas e nova estrutura para a Feira de Nova Brasilândia

Emenda parlamentar garante tendas e nova estrutura para a Feira de Nova Brasilândia

Investimento de R$ 332 mil, destinado pela deputada Drª Taíssa, fortalece a agricultura familiar no município
L
Deputada Dra. Taíssa defende direitos de produtores rurais tratados como invasores

Deputada Dra. Taíssa defende direitos de produtores rurais tratados como invasores

Parlamentar reforça que famílias com títulos definitivos não podem ser removidas de áreas onde vivem há décadas
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Dr. Marcelo Almeida apresenta técnica de abdominoplastia sem cortes ao redor do umbigo

Técnica exclusiva da Clínica Marcelo Almeida utiliza tecnologia avançada, menos trauma cirúrgico e preservação estética do umbigo para entregar um abdômen mais firme, definido e natural.
L

Nota de pesar: Maria Netinha do Nascimento

Familiares e amigos se despedem de Maria Netinha do Nascimento, a querida vozinha de Candeias do Jamari, lembrada pelo carinho, bom humor, vida ativa no Centro do Idoso e amor incondicional dedicado a todos.
L

Novo paredão: DjHesses, Silvinha Anteres e Vitor Mota disputam permanência

O novo paredão do Rondônia Reality Show coloca DjHesses, Silvinha Anteres e Vitor Mota na disputa pela permanência, com votação aberta até sexta-feira às 20h.
L
Governo de Rondônia bate recorde com 5 milhões de refeições servidas pelo programa Prato Fácil

Governo de Rondônia bate recorde com 5 milhões de refeições servidas pelo programa Prato Fácil

Marca histórica do Prato Fácil reforça impacto social do programa de segurança alimentar
L

São esperadas chuvas intensas em todo o estado de Rondônia

No entanto, entre os dias 20 e 21/11, as precipitações oscilarão em diferentes áreas do estado, e são esperados dois padrões: nível 1 com tempestades severas isoladas e/ou pouco organizadas.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Novo ciclo de contratações reforça atuação do Santander AAA no estado.
L
CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

O Ministério da Gestão e da Inovação autorizou o preenchimento de 303 vagas extras para diversos órgãos federais, incluindo IBGE e Funai. A efetivação das nomeações depende da comprovação de adequação orçamentária.
L
Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Programa oferece vagas em Rondônia e Rio de Janeiro para jovens profissionais.
L
Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Estado registra 2.913 vagas e Ji-Paraná se destaca com 147 oportunidades nesta semana.
L
Quase Metade dos Aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 Concorre por Cotas

Quase metade dos aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 concorre por cotas

O Concurso Público Nacional Unificado (CNU) tem 46,06% dos classificados para a prova discursiva concorrendo por meio de cotas, totalizando 19.577 candidatos que disputam as vagas reservadas a ações afirmativas no certame.
L
Publicidade

POLÍTICA

Projeto de Lei que fixa data de realização do Duelo na Fronteira é aprovado pela Assembleia Legislativa

Projeto de Lei que fixa data de realização do Duelo na Fronteira é aprovado pela Assembleia Legislativa

Projeto garante que o Duelo na Fronteira, um dos maiores símbolos culturais da região, passe a integrar oficialmente o calendário de eventos de Rondônia
L
Vereador Márcio Pacele fiscaliza obras de drenagem no bairro Igarapé e reforça compromisso com infraestrutura

Vereador Márcio Pacele fiscaliza obras de drenagem no bairro Igarapé e reforça compromisso com infraestrutura

Fiscalização das obras de drenagem no Igarapé avança
L
Deputado Edevaldo Neves destina R$ 200 mil para construção de banheiros públicos em Nova Brasilândia d’Oeste

Deputado Edevaldo Neves destina R$ 200 mil para construção de banheiros públicos em Nova Brasilândia d’Oeste

Parlamentar anuncia recurso para ampliar a infraestrutura esportiva do município
L
STF mantém suspensão de lei do Rio sobre transporte gratuito de animais de apoio emocional

STF mantém suspensão de lei do Rio sobre transporte gratuito de animais de apoio emocional

O Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou a liminar que suspendeu a legislação do Rio de Janeiro que regulamentava e garantia a gratuidade do transporte aéreo de animais de apoio emocional. A decisão valida o entendimento de que apenas o Congresso Nacional pode legislar sobre o tema.
L
Juíza Tânia Mara Guirro recebe homenagem na Alero

Juíza Tânia Mara Guirro recebe homenagem na Alero

Magistrada é reconhecida por atuação ética e contribuição à Justiça em Rondônia.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Força Tática do 7° BPM prende motociclista que usava caixa de entrega para transportar drogas

Força Tática do 7° BPM prende motociclista que usava caixa de entrega para transportar drogas

A equipe da Força Tática flagrou Alexsander com invólucros de maconha escondidos na caixa de entrega durante patrulhamento na cidade.
16
Força Tática do 7° BPM prende casal por tráfico de drogas em Ariquemes

Força Tática do 7° BPM prende casal por tráfico de drogas em Ariquemes

A ação da Força Tática do 7° BPM prendeu Joice Souza Santos e André Luiz em uma boca de fumo no Setor 11, onde foram apreendidas porções de maconha.
16
 Polícia estoura boca de fumo em distribuidora e prende traficante durante ação do sgt Machado

 Polícia estoura boca de fumo em distribuidora e prende traficante durante ação do sgt Machado

A operação do setor 14 prendeu um traficante em uma distribuidora usada como boca de fumo e apreendeu drogas no bairro Socialista.
14
Motociclista morre após acidente na Imigrantes em Porto Velho

Motociclista morre após acidente na Imigrantes em Porto Velho

O acidente na Imigrantes deixou Marcos Bruno Ribeiro morto após colisão contra uma árvore no canteiro central.
18
Polícia prende traficante e captura foragido em operação comandada pelo sgt Machado

Polícia prende traficante e captura foragido em operação comandada pelo sgt Machado

A prisão de traficante no Beco da Getúlio, no centro, ocorreu após denúncias anônimas e levou também à detenção de um foragido.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

G20 discute beneficiamento de minerais críticos em seus países de origem

G20 discute beneficiamento de minerais críticos em seus países de origem

O bloco das maiores economias deve aprovar texto sobre minerais críticos que privilegia o processamento nas nações extratoras, um avanço para o Sul Global na Cúpula de Líderes do G20 que ocorre neste fim de semana na África do Sul.
L
Convenções da ONU buscam ações convergentes na COP30 para clima, biodiversidade e desertificação

Convenções da ONU buscam ações convergentes na COP30 para clima, biodiversidade e desertificação

Tratados criados na Eco92 no Rio de Janeiro iniciam em Belém um trabalho de integração para superar a fragmentação de planos e métricas, visando maior efetividade no combate às mudanças climáticas.
L
Rascunho da carta final da COP30 propõe limitar aquecimento global a 1,5°C

Rascunho da carta final da COP30 propõe limitar aquecimento global a 1,5°C

Documento elaborado em Belém sugere ações concretas, como a eliminação progressiva de combustíveis fósseis, ampliação do financiamento climático e garantia da justiça ambiental.
L
Número de trabalhadores sindicalizados para de cair e atinge 9,1 milhões em 2024

Número de trabalhadores sindicalizados para de cair e atinge 9,1 milhões em 2024

Contingente de filiados ganha 812 mil pessoas, revertendo uma tendência de queda de mais de dez anos, e representa 8,9% do total de trabalhadores ocupados no Brasil.
L
Apenas 25% dos trabalhadores por conta própria no Brasil possuem CNPJ

Apenas 25% dos trabalhadores por conta própria no Brasil possuem CNPJ

Levantamento do IBGE aponta que somente 6,6 milhões de pessoas formalizaram a atividade em 2024, apesar do aumento de adesão em 12 anos.
L
Proporção de trabalhadores em home office recua pelo 2º ano seguido e atinge 7,9% em 2024

Proporção de trabalhadores em home office recua pelo 2º ano seguido e atinge 7,9% em 2024

Pesquisa do IBGE mostra que mais de 6,5 milhões de pessoas exerciam a atividade profissional em casa, uma queda em relação aos 8,4% registrados em 2022.
L
Polícia estoura boca de fumo na Aristides Haefener e prende homem de 25 anos na zona Leste

Polícia estoura boca de fumo na Aristides Haefener e prende homem de 25 anos na zona Leste

Ação integrada no Tancredo Neves apreende drogas, TVs furtadas e detém adolescente de 15 anos.
10
Unidades de Saúde realizam Dia D de vacinação contra a gripe nesta quinta-feira (20)

Unidades de Saúde realizam Dia D de vacinação contra a gripe nesta quinta-feira (20)

Ação de vacinação contra a gripe reforça a importância da imunização
L

Natiani Santos é a primeira eliminada do Rondônia Reality Show

A caminhoneira de Ouro Preto do Oeste deixa a disputa após receber 55% dos votos, em um paredão ao lado de Mano João PVH e Silvinha Anteres.
L
Motoboy quebra o braço em grave acidente no centro

Motoboy quebra o braço em grave acidente no centro

Com o impacto, o motociclista foi arremessado ao solo.
14
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.