SEGUNDA-FEIRA, 18/08/2025
Publicidade

Audiência pública no STF debate criação de cursos de medicina

Debate está sendo conduzido pelo ministro Gilmar Mendes.

Publicado em 

Audiência pública no STF debate criação de cursos de medicina - News Rondônia

Autor – Felipe Pontes

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), abriu hoje (17) a audiência pública para debater a exigência de chamamento público para a autorização do funcionamento de novos cursos de medicina.

Audiência pública no STF debate criação de cursos de medicina - News Rondônia
Marcelo Camargo

O ministro é relator de uma ação declaratória de constitucionalidade (ADO) e de uma ação direta de inconstitucionalidade (ADI) sobre o tema, abertas pela Associação Nacional das Universidades Particulares (Anup), que defende a exigência do chamamento público, e pelo Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub), para quem a medida favorece grandes grupos e fere a autonomia universitária.

O chamamento público é feito pela administração pública para executar atividades ou projetos que tenham interesse público. No caso dos cursos de medicina, a imposição do procedimento para autorizar a abertura está previsto na Lei do Mais Médicos (Lei 12.871/2013).

Conforme a lei, a exigência do chamamento permite que o Ministério da Educação, por exemplo, pré-selecione os municípios onde autorizará novos cursos de medicina, bem como que imponha critérios para seu funcionamento.

Gilmar Mendes disse que a audiência deverá fornecer “subsídios técnicos e fáticos” que ajudarão o Supremo a decidir sobre a controvérsia. Ele enumerou os quatro pontos principais que espera serem abordados no evento: como é a oferta de médicos no Brasil, sua evolução e distribuição no território nacional; quais são os recursos essenciais para o funcionamento de cursos de graduação em medicina; qual o impacto das políticas públicas, especialmente do requisito prévio de chamamento publica; qual a dinâmica de mercado de cursos de medicina e barreiras à entrada; e a atuação da AGU no barramento de liminares.

Novos cursos

De acordo com dados oficiais, desde que a exigência do chamamento público foi sancionada, em 2013, foram autorizados a funcionar 160 novos cursos de graduação em medicina, com a criação de 16.500 novas vagas.

Em 2018, o MEC decidiu suspender por 5 anos os chamamentos. De acordo com o ministro da Educação, Victor Godoy, a medida foi tomada para que se pudesse avaliar o sucesso da nova política pública.

A suspensão se encerra em abril de 2023 e Godoy disse que o MEC criou, em abril, um grupo de trabalho para elaborar os regulamentos de novos chamamentos públicos para os cursos de medicina. Ele disse ver os chamamentos como essenciais para que o governo possa “direcionar os esforços, de maneira mais equânime, não só nas capitais do país, mas no seu interior”.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, também defendeu a exigência dos chamamentos públicos para que se possa autorizar a criação de novos cursos de medicina no país. Ele criticou a abertura de graduações na área de forma indiscriminada, e disse que a exigência do procedimento permite também “fechar as escolas que não formam adequadamente os médicos que a sociedade brasileira precisa”.

Ambos os ministros se disseram preocupados com as crescentes ondas de liminares (decisões provisórias) autorizando a criação de novos cursos de medicina, afastando a exigência legal do chamamento público.

“Só nos últimos 6 meses, o MEC respondeu a 145 ações judiciais, com 65 decisões para cumprimento”, disse Godoy, acrescentando que “de modo geral, os cursos novos autorizados unicamente por decisão judicial possuem qualidade inferior”.

Falta de estrutura

Uma das principais preocupações de quem é a favor do chamamento público para que se possam criar cursos de medicina é que haja uma estrutura hospitalar que permita a prática médica dos estudantes antes que se formem.

“Se não há campo de prática, se não há estrutura pública, nós não podemos ter entrada de novos cursos. Isso é requisito de qualidade, e qualidade é a única coisa que pretendemos obter aqui quando pedimos uma liminar”, disse Elizabeth Guedes, presidente da Anup.

Liminares

Durante a audiência, a presidente da Anup, Elizabeth Guedes, criticou a abertura de novos cursos de medicina por meio de liminares. Segundo a presidente, a medida trouxe insegurança jurídica para o setor.

A presidente também afirmou que 54% das 5,8 mil instituições de ensino superior tem até 500 alunos e são consideradas faculdades de pequeno porte.

"A concentração [de mercado] não ocorre nos cursos de medicina. Os grandes são grandes porque lograram planos de trabalho, planejamento estratégico e competência para sobreviver num mercado concorrencial crescendo, e não decrescendo", afirmou.

Formação

O médico Raul Cutait disse que a autorização de novos cursos de medicina deve estar acompanhada da formação dos médicos e dos professores.

"O médico deve estar preparado para cumprir o juramento, que é fazer bem ao seu paciente. Para isso, ele precisa ser preparado. Ser médico é complexo, porque ao longo de sua vida ele precisa desenvolver uma série de competências", disse.

A médica e professora da Universidade de São Paulo (USP) Ludmilla Hajjar afirmou que o funcionamento das faculdades de medicina deve ser avaliada em vários aspectos, como estrutura, qualificação da equipe médica, existência de hospital próprio e programa de residência médica.

"Nós precisamos priorizar a abertura de escolas que tenham hospitais, programa de residência e pós-graduação. O mais importante é que a gente consiga avaliar a escola e o aluno", explicou.

Audiência

A audiência pública pode ser acompanha ao vivo pela TV Justiça e Rádio Justiça, bem como pelo canal do STF no YouTube.

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Ieda Chaves confere reforma concluída de quadra esportiva em escola agrícola de Cerejeiras

Ieda Chaves confere reforma concluída de quadra esportiva em escola agrícola de Cerejeiras

Parlamentar destinou R$ 100 mil para revitalização do espaço de lazer e integração da comunidade.
L

Eyder Brasil idealiza 1º Congresso Internacional das Comissões de Segurança das Assembleias Legislativas

Evento reunirá autoridades nacionais e internacionais para debater estratégias de combate ao crime e desafios em regiões de fronteira.
L

O juiz que enfrenta Trump | Alexandre de Moraes desafia pressões e reafirma defesa da democracia

Em entrevista ao Washington Post, ministro do STF Alexandre de Moraes relata embates com Bolsonaro, Musk e agora Donald Trump, reforçando que “não há como recuar do que devemos fazer”.
L
Pedido de Sofia Andrade garante limpeza de córrego na Rua Gruta Azul em Castanheira

Pedido de Sofia Andrade garante limpeza de córrego na Rua Gruta Azul em Castanheira

Moradores da região conviviam com descarte irregular de lixo e mato alto; solicitação da vereadora foi atendida pelo Executivo.
L
Deputado Cássio Gois apoia 1º Cacoal Country Bulls e reforça tradição cultural em Rondônia

Deputado Cássio Gois apoia 1º Cacoal Country Bulls e reforça tradição cultural em Rondônia

Evento reuniu público expressivo em três noites de festa, com rodeio e shows gratuitos que movimentaram Cacoal.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Agenda News: Governo de Rondônia entrega novo espaço do Tudo Aqui

Agenda News: Governo de Rondônia entrega novo espaço do Tudo Aqui

Instalado na Zona Leste, o novo espaço oferece ambiente moderno e funcional, reunindo diversos atendimentos essenciais em um só lugar.
L
O que pode mudar com votação de projeto de proteção a crianças na internet

O que pode mudar com votação de projeto de proteção a crianças na internet

Projeto de lei, que cria mecanismos para proteger crianças e adolescentes no ambiente digital, deve ser votado na Câmara dos Deputados após o vídeo viral do influenciador Felca reacender o debate.
L
Fim da autoescola para CNH gera debate entre especialistas

Fim da autoescola para CNH gera debate entre especialistas

A proposta do governo de acabar com a obrigatoriedade das autoescolas divide opiniões, com a intenção de baratear o processo e diminuir a informalidade, mas levantando preocupações sobre a segurança viária.
L

Projeto “Juventude em Movimento” chega a Ji-Paraná e promove integração social por meio do esporte

Fortalecendo o protagonismo juvenil, o projeto “Juventude em Movimento” leva esporte, cultura e oportunidades para jovens em Rondônia.
L
Falta de condenação para grilagem na Amazônia é preocupante

Falta de condenação para grilagem na Amazônia é preocupante

Pesquisa revela que apenas 7% das ações judiciais sobre grilagem de terras na Amazônia resultam em punição, com um terço dos casos prescrevendo por demora.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

maior concurso da história de Porto Velho mobiliza estudantes e gera expectativa

Como se preparar: maior concurso da história de Porto Velho mobiliza estudantes e gera expectativa

Com salários de até R$ 22 mil, certame deve ter edital publicado ainda em 2025; especialistas orientam como estudar antes da prova.
L
Procura por emprego cai 21% no Brasil

Procura por emprego cai 21% no Brasil

O número de pessoas desempregadas há mais de um ano atinge o menor patamar da série histórica, conforme dados do IBGE.
L
Aprovados no CNU 1 têm resultados homologados

Aprovados no CNU 1 têm resultados homologados

O Concurso Público Nacional Unificado avança com a validação de três carreiras e a autorização de novas nomeações.
L
Desemprego atinge menor nível histórico no Brasil

Desemprego atinge menor nível histórico no Brasil

A taxa de desocupação do país chegou a 5,8% no segundo trimestre de 2025, com queda em 18 das 27 unidades da federação.
L
Porto Velho abre seleção para Formadores Municipais do PRO-LEEI 2025

Porto Velho abre seleção para Formadores Municipais do PRO-LEEI 2025

Edital oferece sete vagas para formadores titulares e cinco para cadastro reserva, com bolsa mensal de R$ 1.200,00, fortalecendo alfabetização infantil.
L

POLÍTICA

Ambulância chega a Candeias do Jamari com recurso destinado por Cláudia de Jesus

Ambulância chega a Candeias do Jamari com recurso destinado por Cláudia de Jesus

Veículo adquirido por emenda parlamentar de R$ 400 mil vai reforçar a saúde e o transporte de pacientes no município.
L
Coronel Chrisóstomo destina quase R$ 9 milhões para veículos em 29 municípios de Rondônia

Coronel Chrisóstomo destina quase R$ 9 milhões para veículos em 29 municípios de Rondônia

Deputado federal direcionou recursos para caminhonetes, carros, motos, transporte adaptado e viaturas em áreas de saúde, assistência e logística.
L
Deputado Edevaldo Neves propõe cursos de defesa pessoal para mulheres vítimas de violência em Rondônia

Deputado Edevaldo Neves propõe cursos de defesa pessoal para mulheres vítimas de violência em Rondônia

Parlamentar sugere parceria com academias para oferecer treinamentos e fortalecer autoestima, segurança e autonomia das vítimas
L
Julgamento de Bolsonaro por tentativa de golpe tem rito definido

Julgamento de Bolsonaro por tentativa de golpe tem rito definido

Primeira Turma do STF inicia a sessão em setembro para decidir sobre a condenação do ex-presidente e sete aliados por crimes contra o Estado Democrático de Direito.
L
Congresso discute projetos para proteger crianças na internet

Congresso discute projetos para proteger crianças na internet

A Câmara dos Deputados prioriza medidas contra a “adultização infantil” e crimes digitais com foco na proteção de crianças e adolescentes.
L
Publicidade

POLÍCIA

Carro atropela moto e deixa dois feridos na Duque de Caxias

Carro atropela moto e deixa dois feridos na Duque de Caxias

Acidente no cruzamento das ruas Miguel Chakian com Duque de Caxias deixa uma mulher em estado grave e homem com escoriaçõe
12
Morre motociclista atropelado por servidor público embriagado na zona sul

Morre motociclista atropelado por servidor público embriagado na zona sul

Na ocasião, um servidor público de 27 anos que conduzia um carro elétrico foi preso, depois de ser constatado estar embriagado.
18
Polícia Civil de Rondônia realiza três prisões durante a campanha Agosto Lilás em Vilhena

Polícia Civil de Rondônia realiza três prisões durante a campanha Agosto Lilás em Vilhena

As ações integram a campanha nacional Agosto Lilás, que intensifica o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher em todo o país.
10
PRF em Rondônia apreende mais de 250 kg de entorpecentes

PRF em Rondônia apreende mais de 250 kg de entorpecentes

Ocorrência aconteceu na noite do último sábado, em Pimenta Bueno
12
Pais de menores recebiam 'mesada' em caso de Hytalo

Pais de menores recebiam ‘mesada’ em caso de Hytalo

Famílias aceitavam entre R$ 2 mil e R$ 3 mil para que os filhos morassem com o influenciador, mesmo sem denúncias formais ao Conselho Tutelar.
L
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Economia criativa e cultura no desenvolvimento de novas tecnologias são debatidas pelo governo de Rondônia

Economia criativa e cultura no desenvolvimento de novas tecnologias são debatidas pelo governo de Rondônia

Estado participou do Rio Innovation Week 2025, maior conferência de tecnologia e inovação da América Latina, destacando cultura e economia criativa como impulsos para inovação.
L
Avenida Guaporé recebe obra histórica de iluminação pública em Porto Velho

Avenida Guaporé recebe obra histórica de iluminação pública em Porto Velho

Prefeitura conclui iluminação de dois quilômetros da via, entre o Hospital Cemetron e a avenida Rio de Janeiro, promovendo segurança e mobilidade à população.
L
Prefeitura de Porto Velho reforça canais da Emdur para agilizar solicitações de iluminação pública

Prefeitura de Porto Velho reforça canais da Emdur para agilizar solicitações de iluminação pública

WhatsApp e outros canais facilitam registro de pedidos e denúncias, integrados ao projeto Porto Velho 100% Iluminada.
L
Inscrições para cursos de qualificação em trânsito estão abertas até 30 de agosto em Rondônia

Inscrições para cursos de qualificação em trânsito estão abertas até 30 de agosto em Rondônia

Detran-RO oferece cursos em diversas cidades do estado para capacitação de condutores e profissionais do trânsito, com foco em segurança viária e cidadania.
L
Governo de Rondônia reduz carga tributária no setor de alimentação e bebidas e garante fôlego aos empreendimentos

Governo de Rondônia reduz carga tributária no setor de alimentação e bebidas e garante fôlego aos empreendimentos

Decreto estadual diminui ICMS de bares e restaurantes, oferecendo alívio financeiro e estimulando geração de empregos e renda no estado.
L
Prefeitura leva informação sobre violência doméstica a alunos da Escola Governador Araújo Lima

Prefeitura leva informação sobre violência doméstica a alunos da Escola Governador Araújo Lima

Adolescentes do 8º e 9º anos participaram da atividade realizada no auditório da unidade escolar.
L
Transporte da Produção Rural garante economia e agilidade para agricultores de Rio Pardo

Transporte da Produção Rural garante economia e agilidade para agricultores de Rio Pardo

Programa da Prefeitura de Porto Velho já transportou mais de 400 mil quilos de alimentos da agricultura familiar, reduzindo custos e fortalecendo produtores locais.
L
Porto Velho registra boa qualidade do ar mesmo durante período de seca

Porto Velho registra boa qualidade do ar mesmo durante período de seca

Dados da plataforma IQAir apontam melhora na qualidade do ar em Porto Velho; ações contra queimadas e participação da população são decisivas.
L
Inscrições para o 10º ConCafé são prorrogadas até 29 de agosto em Rondônia

Inscrições para o 10º ConCafé são prorrogadas até 29 de agosto em Rondônia

Produtores de café robusta ainda podem participar do 10º ConCafé; evento premia qualidade e sustentabilidade da cafeicultura rondoniense.
L
Serviços de habilitação e veículos são oferecidos à população em evento do Detran em Cacoal

Serviços de habilitação e veículos são oferecidos à população em evento do Detran em Cacoal

Mutirão “Cacoal Rota da Justiça” levou serviços de habilitação, veículos e atividades de educação no trânsito à população, em parceria com o programa Rondônia Cidadã.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.