Autor – Emerson Barbosa
A corrida pela tão disputada cadeira do Palácio Pacaás Novos mostra um cenário que a cada dia tem destoado. Nesta quarta-feira, (24), a pesquisa Ipec (extingo Ibope) encomendada pela Rede Amazônica de Rádio e Televisão, a (Rádio e TV do Amazonas), trouxe números reveladores que podem deixar as eleições em Rondônia, principalmente ao governo estadual eletrizante.
O atual governador e candidato a reeleição Marcos Rocha (União Brasil) aparece na pesquisa com 30% das intenções de voto. Em seguida, com 29%, posição que o Instituto chama de empate técnico surge o ex-senador e governador Ivo Cassol (PP).
Os demais candidatos aparecem na atual ordem: Marcos Rogério (PL): 13%; Léo Moraes (Podemos): 6%; Daniel Pereira (Solidariedade): 2%; Pimenta de Rondônia (PSOL): 2%. Comendador Val Queiroz (Agir) 1%; Brancos e nulos 8%; Não souberam 9%.
Já na pesquisa espontânea, o candidato Marcos Rocha do (União Brasil) tem 20% das intenções. Ivo Cassol (PP) aparece com 10% das intenções. Na sequência vem Marcos Rogério (PL), com 6%; Léo Moraes (Podemos), 2%; Daniel Pereira (Solidariedade) 1%. Os candidatos Comendador Val Queiroz (Agir) e Pimenta de Rondônia (PSOL) não pontuam, segundo a pesquisa Ipec.
Outros: 1%. Branco e nulos somam 8% e aqueles que não sabem são 53%.
Com registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Ipec entrevistou cerca de 800 pessoas entre os dias 21 e 23 deste mês em 26 cidades do estado. Atestando um nível de confiança de 95%, a margem de erro, de acordo com o Instituto é de três pontos percentuais para mais ou para menos.