Autor – Nilton Salina
O deputado Anderson Pereira (PROS) presidiu na tarde desta segunda-feira (28), no plenário da Assembleia Legislativa, sessão solene para entrega de Voto de Louvor e Medalha do Mérito Legislativo à Patrulha Tático Móvel (Patamo). Durante a solenidade o parlamentar explicou a importância de homenagens acontecerem em vida sempre que possível.
Foto: Thyago Lorentz
Após pronunciamento do secretário Municipal de Transporte de Porto Velho, coronel Ronaldo Flôres, o deputado Anderson Pereira destacou que na maioria das vezes policiais militares estão sentados em um lugar para dar explicações sobre atos ligados à segurança pública, e não para receber homenagens.
“Isso é comum na segurança pública. Quando estava no sistema prisional vivenciei casos em que conseguimos evitar situações que resultariam em fugas, invadimos presídios para tirar colegas que estavam reféns, mas quando lembravam da gente era para ir na Corregedoria ou na Justiça prestar esclarecimentos sobre denúncias na maioria das vezes infundadas”, disse o parlamentar.
Ele afirmou, ainda, que é difícil ser policial no Brasil, devido à inversão de valores. “O agente de segurança pública tem que a acordar e ver que está sendo defendido por parlamentares”, destacou.
Pronunciamentos
O coronel Marcos Freire, atualmente assessor do Tribunal de Justiça, explicou ter trabalhado muito tempo na parte operacional. “Fiquei honrado com o convite de compor a mesa e poder agraciar cada um dos que aqui estão, uma homenagem que a sociedade materializou nesse momento”, citou.
O coronel Ronaldo Flôres disse que o dia é marcante para a Polícia Militar, devido ao reconhecimento proporcionado pelo deputado Anderson Pereira.
“Para nós é importante quando somos chamados a locais distintos para receber homenagens. De forma costumeira somos chamados a bancos de réus para respondermos por ações normais na nossa atividade, mas nem sempre compreendidas pela sociedade”, explicou.