O vice-presidente Hamilton Mourão estará na próxima terça-feira (14) em Porto Velho Rondônia. A viagem dele ao estado tem em vista o lançamento do projeto Zona de Desenvolvimento Sustentável Abunã-Madeira (ZDS) que abarca 32 municípios distribuídos entre o noroeste de Rondônia, leste do Acre, e sul do Amazonas totalizando uma área de 454.220 KM².
Segundo a proposta do governo federal, a intenção, além de desenvolver essas localidades é criar um cinturão verde promovendo desafios sustentáveis na região que concentram cerca de 1,7 milhão de habitantes.
A ZDS é por enquanto um projeto piloto que poderá ser estendido para outras localidades em que existe uma grande concentração de pobreza entre elas, Alto Solimões, Marajó, Transamazônica.
Para a Suframa, a ZDS Abunã-Madeira (antiga AMACRO), é um projeto idealizado para implementar "sinergia interinstitucional a nível regional e nacional com fins de viabilizar o tripé do desenvolvimento sustentável (ambiental, social e econômico) na região em que o projeto for implantado". O projeto prioriza eixos de Desenvolvimento Produtivo (agronegócio, indústria, bioeconomia, turismo) e Infraestrutura Econômica e Urbana (logística e transporte, energia, telecomunicações).
Tornar Humaitá, ou qualquer outro município de mesorregião diferente, em polo de desenvolvimento exige, contudo, básica e prioritariamente, a conclusão do Zoneamento Econômico Ecológico do Madeira, segundo exemplos do Acre e Rondônia.
O Macro ZEE da Amazônia Legal (Decreto federal nº 7.378/2010) estabelece diretrizes ao poder público e à sociedade a cerca de estratégias capazes de conciliar a transição definitiva do improviso, da exploração rasa da floresta à conciliação da produção com preservação ambiental.
De acordo com a assessoria de imprensa do Palácio do Planalto, o evento está previsto para ocorrer na terça-feira (14), às 10h30 (horário de RO) no Teatro Guaporé na rua Tabajara, 148, bairro Olaria em Porto Velho.
Além de autoridades de Rondônia como o governador Marcos Rocha (sem partido), e prefeito Hildon Chaves (PSDB), também estará presente o governador do Acre Gladson Cameli (Progressistas).