QUARTA-FEIRA, 01/05/2024

CPI retira sigilo de documentos enviados por Itamaraty, Ministério da Saúde e Fiocruz

Arquivos foram enviados à CPI da Covid e tratados como confidenciais pelos órgãos. Senadores entenderam que há ‘interesse público’ em dados sobre negociações de vacinas e insumos.

Publicado em 

CPI retira sigilo de documentos enviados por Itamaraty, Ministério da Saúde e Fiocruz - News Rondônia

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid decidiu nesta quarta-feira (16) retirar o sigilo de documentos enviados à Comissão pelo Ministério das Relações Exteriores, pelo Ministério da Saúde e pela Fiocruz.

CPI retira sigilo de documentos enviados por Itamaraty, Ministério da Saúde e Fiocruz - News Rondônia

A CPI da Covid apura as ações do governo federal e o repasse de verbas da União aos governo locais. A comissão já recebeu centenas de documentos que ficam guardados em uma sala-cofre, entre eles, telegramas sigilosos do Itamaraty e documentos da Controladoria-Geral da União sobre investigações.

Os senadores decidiram pela quebra do sigilo de alguns documentos, pois entenderam que há ‘interesse público’ em dados sobre negociações de vacinas e insumos para pandemia. A medida também atingiu informações encaminhadas por fornecedoras de oxigênio, como a empresa Air Liquide.

Com a reclassificação aprovada pela comissão, os documentos, antes tratados como confidenciais, passaram a ser públicos. Há a exceção em alguns casos, como contratos entre empresas e o governo brasileiro, cuja proteção das cláusulas será mantida em sigilo.

Senadores governistas, como Ciro Nogueira (Progressistas) e Marcos Rogério (DEM-RO), pediram cuidado na divulgação de documentos, principalmente aqueles enviados pelo Ministério das Relações Exteriores.

No início da sessão, o presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD-AM) informou que há documentos que estão disponíveis no Portal da Transparência e que o governo envia como sigilosos. Segundo o presidente da CPI, a comissão já recebeu 1,5 TB de informações.

"[…] Tem até documentos que estão no Portal da Transparência que o governo mandou pra cá como sigiloso. Estão no Portal da Transparência, e ele manda como sigiloso. Uma forma de tentar obstruir a investigação, correto? Porque é muito fácil botar lá o carimbo 'sigiloso'", afirmou Aziz.

Aziz contou ainda que nesta terça-feira (15) o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), o informou que o chanceler Carlos França tinha entrado em contato com ele para tratar do assunto.

"Em relação ao Ministério das Relações Exteriores, ontem eu recebi um telefonema do Presidente Rodrigo Pacheco, que o Chanceler entrou em contato com ele e nós vamos ter todos os cuidados, se necessários", disse.

O vice-presidente da CPI, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), ponderou que dois terços dos documentos enviados são realmente sigilosos e assim serão mantidos, entre eles, inquéritos no Ministério Público.

"Não cabe a nós, nós não temos competência pra fazer o afastamento de sigilo desses documentos", disse.

Vacinas e contratos

Entre os documentos que foram alvo da quebra de sigilo, estão arquivos enviados pelo Ministério da Saúde no dia 10 de junho. O relator da comissão, senador Renan Calheiros (MDB-AL), mencionou que constam nos documentos informações sobre requisições de vacinas e agulhas e as respectivas respostas de empresas.

Ao justificar a retirada do sigilo, Calheiros afirmou no requerimento que se trata de informação de “interesse público”. Para ele, “em face do princípio da publicidade dos atos administrativos, não podem estar sujeitas ao sigilo”.

O relator pontuou que será preservado o sigilo relativo aos contratos entre a União e as empresas Pfizer e Janssen, diante da cláusula de confidencialidade alegada.

O mesmo valerá para a Fiocruz, visto que a comissão solicitou a íntegra do contrato de encomenda tecnológica com a Astrazeneca.

Relações Exteriores

Com relação ao Itamaraty, entre os documentos que foram alvos da quebra de sigilo estão informações relativas a viagem feita por uma comitiva brasileira para Israel, em março deste ano, com o objetivo de conhecer um spray nasal ainda em fase de estudos contra a Covid-19.

A medida ainda recairá sobre informações e documentos referentes a adesão do Brasil ao consórcio internacional Covax Facility.

O senador Randolfe Rodrigues ressaltou no requerimento que “resta preservado o sigilo dos documentos classificados inequivocamente como reservados, conforme a distribuição de pastas que o Ministério das Relações Exteriores realizou nesses arquivos”.

Oxigênio

A comissão também decidiu tornar públicos documentos enviados por empresas fornecedoras de oxigênio – o desabastecimento do insumo em Manaus é um dos objetos da comissão.

Randolfe informou no requerimento que há mensagens, e-mails e áudios encaminhados, mas ressaltou que as conversas tratam “a respeito de assuntos de interesse público, não de assuntos particulares, o que afastaria o sigilo de comunicações e o direito à privacidade”.Quebra de sigilo telefônico, telemático, fiscal e bancário

A CPI da Covid também aprovou nesta quarta-feira (16) a quebra dos sigilos telefônico, telemático, fiscal e bancário dos empresários Carlos Wizard e Francisco Emerson Maximiano.

A chamada "transferência" do sigilo telefônico inclui o registro e a duração de todas as ligações feitas e recebidas conforme período delimitado pelos senadores.

A transferência do sigilo telemático prevê o envio de uma série de informações, entre as quais cópias do conteúdo armazenado, lista de contatos, cópia de e-mails e localizações de acesso à conta.

Randolfe Rodrigues é um dos autores dos pedidos de quebra de sigilo e afirmou que a medida é necessária para a apuração pela CPI de eventual enriquecimento ilícito das farmacêuticas fabricantes de medicamentos do chamado kit Covid, tratamento com drogas sem eficácia contra a Covid.

A relação dessas empresas com o governo do presidente Jair Bolsonaro também é alvo de investigação, uma vez que o presidente e o Ministério da Saúde promoveram o uso das drogas por pacientes infectados com o novo coronavírus.

A comissão também aprovou as quebras dos sigilos de Renato Spallici e Renata Spallici, respectivamente presidente e diretora da empresa Aspen farmacêutica, laboratório que produz cloroquina, remédio ineficaz para a Covid-19.

O empresário José Alves Filho, sócio-administrador da empresa Vitamedic, também foi atingido com a medida.

Convocações

Nesta quarta, os senadores também aprovaram a convocação:

de um representante, com nome a ser definido, da farmacêutica Janssen;

dos deputados estaduais do Amazonas Péricles Rodrigues do Nascimento e Fausto Junior, presidente e relator da CPI da Saúde, que apura sobre desvios de recursos públicos no enfrentamento à Covid-19;

e de Francisco Maximiano, sócio da Precisa Medicamentos, também alvo da quebra de sigilo.

A comissão, por outro lado, rejeitou a convocação de Carlos Eduardo Gabas, secretário Executivo do Consórcio do Nordeste.

A oitiva de Gabas, que foi ministro durante o governo Dilma Rousseff, era um dos principais pedidos de senadores aliados ao governo. No requerimento para ouvir Gabas, eles sustentavam a necessidade de apurar sobre a suposta fraude na compra de ventiladores pulmonares para a Covid. O pedido foi derrotado por 6 votos a 4.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Cláudia de Jesus: União transfere área do bairro Planalto para prefeitura de Porto Velho

Presidente do Incra estará em Rondônia para solenidade oficial de transferência
L
COM UNANIMIDADE: Senado aprova projeto, de relatoria de Jaime Bagattoli, que moderniza a indústria nacional

COM UNANIMIDADE: Senado aprova projeto, de relatoria de Jaime Bagattoli, que moderniza a indústria nacional

Relator da proposta, Jaime definiu a aprovação como uma grande conquista para o setor
L
Deputado Alan Queiroz destina emenda parlamentar para pavimentar vias de Nova Mamoré

Deputado Alan Queiroz destina emenda parlamentar para pavimentar vias de Nova Mamoré

Solicitação visa garantir a aquisição de pavimentos intertravados, contribuindo para melhorar a infraestrutura do município.
L

Abertura do Motocross em Cacoal é um sucesso com o apoio do deputado Cássio Gois: pilotos locais se destacam na competição

Com entrada gratuita ou mediante a doação de um quilo de alimento não perecível, o Campeonato Estadual de Motocross em Cacoal proporcionou momentos de muita adrenalina e emoção para o público presente.
L
Fernando Máximo destina quase 500 mil para a saúde de Rolim de Moura

Fernando Máximo destina quase 500 mil para a saúde de Rolim de Moura

O recurso é fruto de emenda parlamentar federal que deve ser direcionado para as ações de saúde pública na região da Zona da Mata rondoniense.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Governo lança campanha “Fé no Brasil” e destaca avanços na economia

Iniciativa ressalta resultados alcançados em pouco mais de um ano da atual gestão federal, a partir de políticas que fomentam a geração de empregos e combatem as desigualdades
L

Não perca a chance única: News Rondônia e Cine Araújo convidam você para uma sessão de cinema inesquecível

Participe da promoção e ganhe ingresso para assistir aos filmes em cartaz no melhor cinema da cidade. O sorteio será realizado na sexta-feira, dia 10 de maio.
L

01 de maio, Dia do Trabalhador

Honrando as conquistas e desafios dos trabalhadores em um mundo em constante mudança
L

Promoção: concorra a uma Cachaça Estação da Cana Amburana

Saiba como participar da promoção e concorrer a uma bebida suave com notas amadeiradas, adocicada e que remete ao gosto de baunilha.
L

Celebre o Amor Materno com o Super Sorteio do Dia das Mães Cacau Show

Participe e Concorra a uma Cesta Exclusiva de Chocolates da Cacau Show!
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Novos postos de trabalho são divulgados pelo Sine Municipal de Porto Velho

Novos postos de trabalho são divulgados pelo Sine Municipal de Porto Velho

São 56 novas oportunidades de emprego esperando os candidatos
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Provas do Concurso Unificado serão aplicadas em mais de 75 mil salas

Provas do Concurso Unificado serão aplicadas em mais de 75 mil salas

É o maior certame da história do país, diz governo federal
L
Concurso selecionará profissionais de TI para contrato temporário

Concurso selecionará profissionais de TI para contrato temporário

Servidores atuarão em transformação digital do governo federal
L

Prefeitura prorroga prazo de inscrição para processo seletivo de diretores e vice-diretores escolares

Interessados podem procurar a Secretaria Municipal de Educação até o dia 15 de maio
L
Publicidade

POLÍTICA

Dra. Taíssa solicita retomada do Complexo Esportivo João Saldanha em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa solicita retomada do Complexo Esportivo João Saldanha em Guajará-Mirim

Obra se encontra abandonada e se tornou um ponto focal para atividades ilícitas.
L
Ieda Chaves cobra capacitação em noções básicas de primeiros socorros nas escolas de Rondônia

Ieda Chaves cobra capacitação em noções básicas de primeiros socorros nas escolas de Rondônia

Parlamentar reforça a necessidade de aplicação da Lei Federal 13.722/2018.
L

Cristiane Lopes anuncia 180 milhões para iniciar a pavimentação da BR-319

A deputada federal informou que as obras tem previsão de reinicio no mês de maio deste ano
L
Vereador Márcio Pacele firma parceria para implementação de iluminação em LED nos distritos

Vereador Márcio Pacele firma parceria para implementação de iluminação em LED nos distritos

Reunião entre vereador Márcio Pacele e equipe da EMDUR define ações para implantação do projeto nos distritos.
L
Dr. Fernando Máximo manifesta repúdio ao Decreto nº 11.999 da Comissão Nacional de Residência Médica

Dr. Fernando Máximo manifesta repúdio ao Decreto nº 11.999 da Comissão Nacional de Residência Médica

A legislação dispõe sobre a Comissão Nacional de Residência Médica e o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação de programas de residência médica e das instituições que os ofertem.
L
Publicidade

POLÍCIA

URGENTE: Homem é atacado a tiros por dupla em moto na Jorge Teixeira

O Samu foi acionado e socorreu o rapaz para o Hospital João Paulo II.
12
URGENTE: Três pessoas ficam feridas em acidente com capotamento no centro

URGENTE: Três pessoas ficam feridas em acidente com capotamento no centro

A PM ficou encarregada de fazer o registro da ocorrência.
14

NA BOATE: Dupla é presa após tentar matar segurança de casa noturna na zona leste

A PM foi acionada e conseguiu localizar e prender os dois suspeitos, que possuem passagens pelo sistema prisional.
18

Câmera flagra motorista passando com caminhonete em cima de um cachorro

Crime ocorreu na manhã desta terça, 01, em Porto Velho.
10
ATUALIZADA: Corpo de motoboy é encontrado em matagal no Morar Melhor

ATUALIZADA: Corpo de motoboy é encontrado em matagal no Morar Melhor

O crime está sendo investigado pela 1ª Delegacia de Homicídios.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: LOGIC-TEC LTDA

Licença Ambiental Prévia, Licença Ambiental de Instalação,  Licença Ambiental de Operação
L

Requerimento da Licença Ambiental: 51.272.306 DARLIANA DE FREITAS STEN

Licença Ambiental – (Modo Simplificado)
L
Primeira etapa da campanha de declaração de rebanhos 2024 tem início em Rondônia

Primeira etapa da campanha de declaração de rebanhos 2024 tem início em Rondônia

Temos que cumprir todas as orientações da OMSA, e uma delas, é a declaração de rebanhos à Idaron
L
Rondônia evolui com cursos gratuitos e geração de vagas de empregos; confira as oportunidades

Rondônia evolui com cursos gratuitos e geração de vagas de empregos; confira as oportunidades

Os indicadores econômicos mostram o quanto o Estado evoluiu, beneficiando os trabalhadores.
L
Parabéns, rondonienses! O trabalho que nos une e nos fortalece!

Parabéns, rondonienses! O trabalho que nos une e nos fortalece!

Através do trabalho, combatemos a pobreza, promovemos a justiça social e construímos uma sociedade mais justa e igualitária.
L
Como o Giro Empreendedor impulsionou o pequeno negócio de uma vendedora ambulante de bolos

Como o Giro Empreendedor impulsionou o pequeno negócio de uma vendedora ambulante de bolos

Todos empreendedores e artesãos do Giro têm a oportunidade de participar do Programa de Capacitação para Empreendedores do Município (Procem)
L
Venda de açaí garante sustento de feirante e de toda a família

Venda de açaí garante sustento de feirante e de toda a família

Comerciante vende o produto há 27 anos nas feiras livres de Porto Velho
L

EDITAL DE CONVOCAÇÃO – ASSEMBLÉIA GERAL: ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO BAIRRO UNIVERSITÁRIO

Na sede da Associação localizada na Rua Capão da Canoa– Porto Velho
L

Começa contagem regressiva para a Rondônia Rural Show Internacional

Evento acontece entre os dias 20 a 25 de maio, em Ji-Paraná
L

Conectando trabalhadores ao mercado de trabalho, Sine Municipal é essencial para desenvolvimento socioeconômico de Porto Velho

Empresários recomendam a captação de mão de obra através do Sine
L