SEGUNDA-FEIRA, 26/01/2026

Em destaque

Câmara aprova texto-base de projeto que libera compra de vacina por empresas para funcionários

Texto mantém exigência de doação ao SUS, mas permite que firmas usem cota privada enquanto governo ainda vacina grupos prioritários. Projeto ainda será analisado pelo Senado.

Publicado em 

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (6) o texto-base de um projeto que autoriza empresas privadas a comprarem vacinas contra a Covid para imunizar os funcionários.

Após a aprovação do texto-base, os deputados analisaram alguns destaques, propostas que visam modificar o conteúdo. A sessão foi encerrada, no entanto, sem que essa etapa fosse concluída.

Com isso, os deputados devem retomar a votação do projeto nesta quarta (7). A sessão está marcada para as 13h55. Concluída a análise, o projeto seguirá para o Senado.

Na prática, a principal mudança do texto é retirar a exigência, atualmente prevista em lei, de que as empresas só possam começar a vacinação própria após a imunização dos grupos prioritários pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O texto também permite a compra de imunizantes autorizados por agências estrangeiras reconhecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), mesmo que não tenham registro ou autorização da Anvisa.

O texto conta com o apoio do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) – que, na semana passada, defendeu a mudança ao lado do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG).

Segundo Lira, a iniciativa privada pode dar mais agilidade ao processo de vacinação no país. Veja o que diz o presidente da Câmara no vídeo abaixo:

Mais cedo, o plenário aprovou requerimento de "urgência urgentíssima" para o projeto, liberando o texto para votação no mesmo dia.

Hoje, a legislação já permite a compra dos imunizantes por pessoas jurídicas. No entanto, a regra é que todo o estoque deve ser doado ao SUS até que seja concluída a vacinação dos grupos prioritários.

Com essa primeira fase concluída, a regra muda: as empresas podem comprar, distribuir e aplicar as doses de vacina, mas metade do estoque tem que ser doada para o SUS. A outra metade pode ser aplicada de forma gratuita nos funcionários da firma, por exemplo.

A proposta aprovada pela Câmara flexibiliza essa exigência, permitindo que as empresas escolham uma entre duas contrapartidas:

doar integralmente as doses ao Sistema Único de Saúde (SUS) para serem usadas no Programa Nacional de Imunizações (PNI); ou

aplicar as doses exclusivamente nos seus empregados (sejam eles funcionários, estagiários, associados, autônomos ou prestadores de serviços), de forma gratuita, e doar a mesma quantidade utilizada ao SUS.

Além disso, pela proposta, as empresas devem seguir os critérios de prioridade estabelecidos no Programa Nacional de Imunizações (PNI) para a vacinação de seus funcionários.

O projeto de lei também cria uma trava para a compra dessas vacinas. O texto estabelece que os laboratórios que fecharam contratos com o Ministério da Saúde só podem vender doses ao setor privado se já tiverem entregado todas as doses compradas pelo governo.

A primeira versão do projeto previa como contrapartida a possibilidade de imunizar, também, os familiares de primeiro grau dos funcionários – em vez de doar as doses ao SUS. Esse trecho foi retirado pela relatora, deputada Celina Leão (PP-DF).

O autor do projeto, deputado Hildo Rocha (MDB-BA), havia proposto ainda a dedução integral no Imposto de Renda de Pessoa Jurídica das despesas com a compra das vacinas. O trecho foi alvo de críticas e ficou de fora do parecer aprovado.

Estabelecimentos de saúde

Relatora do texto, a deputada Celina Leão incluiu nesta terça um dispositivo que permite a contratação, pelas empresas, de estabelecimentos de saúde autorizados a importar vacinas – hospitais, farmácias e clínicas particulares, por exemplo.

A relatora argumenta que uma lei de 1973 estabelece que apenas empresas licenciadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ou por órgãos de vigilância sanitária estaduais podem importar ou exportar medicamentos e insumos farmacêuticos.

“A redação sugerida permite que tal importação seja realizada por qualquer pessoa jurídica de direito privado, ao contratarem estabelecimentos de saúde privados autorizados, como hospitais, farmácias e clínicas de vacinação, para que realizem a importação das vacinas contra a Covid-19”, diz o relatório.

Outros pontos do projeto

Autoridades estrangeiras: o texto permite que as empresas adquiram não apenas vacinas que tenham autorização ou registro na Anvisa, como também as vacinas autorizadas por órgãos sanitários estrangeiros reconhecidos e certificados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Multas: descumprimento das exigências pode levar à multa equivalente a dez vezes o valor gasto na aquisição de vacinas.

Aplicação das doses: as vacinas devem ser aplicadas em qualquer estabelecimento ou serviço de saúde que tenha sala para aplicação de injetáveis autorizada pelo serviço de vigilância sanitária local.

Sindicatos e cooperativas: o texto prevê, ainda, a possibilidade de associações, sindicatos e cooperativas adquirirem vacinas para distribuição, administração e imunização de seus associados ou cooperados.

Discussão

Celina Leão defendeu em plenário que o projeto é uma forma de mitigar os danos à economia do país. Segundo ela, o texto não traz "inovação legislativa", apenas retira a "trava jurídica" que exige a utilização pela iniciativa privada após a imunização dos grupos prioritários.

"Hoje a lei é cínica, o que é uma lei cínica? Ela foi aprovada, nós permitimos o particular comprar, mas ela é inexequível, só pode comprar depois de os prioritários serem imunizados", disse Celina.

Autor do projeto, Hildo Rocha (MDB-MA) negou que o projeto “fura a fila” da vacinação, como argumentam os críticos da proposta.

“A cada um que uma empresa vacinar, retiram-se dois da fila do SUS, retiram-se dois da fila do Plano Nacional de Imunização. É isso o que as pessoas têm que compreender”, disse.

Ex-ministro da Saúde, o deputado Alexandre Padilha (PT-SP) criticou a proposta e disse que ele retira oportunidades de vacinas para o SUS e reserva os imunizantes para “quem tem dinheiro para comprá-los”.

“Isso pode criar a situação absurda de atrasar ainda mais o Programa Nacional de Vacinação do nosso país, porque o governo federal, os governos estaduais e municipais vão perder oportunidade de comprar essas vacinas. Ao mesmo tempo, vai fazer com que pessoas furem a fila da vacinação”, argumenta.

Segundo o líder da oposição, deputado Alessandro Molon (PSB-RJ), a proposta pode aumentar o valor dos imunizantes.

“O que está faltando não é dinheiro do governo para comprar vacinas, o que está faltando é quem forneça as vacinas”, disse.

“Abrindo para o mercado privado, o preço da vacina vai subir porque mais gente estará querendo comprar. E se o preço não subir, evidentemente, quem pagar mais terá prioridade na entrega. Ou alguém tem duvida que os laboratórios vão fornecer com mais agilidade para aqueles que pagarem mais caro?”, prosseguiu.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Nikolas Ferreira visita vítimas de raio e comenta estado de saúde após incidente em manifestação

Deputado afirma que 27 pessoas foram atingidas por um raio, diz que vítimas seguem em observação e critica cobertura da mídia após incidente natural
L
Raio atinge manifestantes durante ato político na Praça do Cruzeiro em Brasília

Raio atinge manifestantes durante ato político na Praça do Cruzeiro em Brasília

Pelo menos 11 pessoas foram encaminhadas para atendimento hospitalar após descarga elétrica em evento que pedia anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro.
L
Coronel Chrisóstomo encerra “Caminhada pela Liberdade” com parlamentares em Brasília

Coronel Chrisóstomo encerra “Caminhada pela Liberdade” com parlamentares em Brasília

O grupo saiu de Paracatu (MG) na última segunda-feira (19) e percorreu cerca de 240 km a pé até a capital federal.
L
ACORDA BRASIL: Bagattoli se une a Nikolas Ferreira em caminhada pela liberdade e justiça

ACORDA BRASIL: Bagattoli se une a Nikolas Ferreira em caminhada pela liberdade e justiça

Bagattoli encontrou Nikolas, e a multidão que o acompanha, no município de Luziânia (GO) e deve concluir o ato na capital federal. Ao todo, o ato deve acumular 240 quilômetros desde o ponto de partida que foi no município de Paracatu, em Minas Gerais.
L
Espanha nega convite para participar de Conselho da Paz de Donald Trump

Espanha nega convite para participar de Conselho da Paz de Donald Trump

Primeiro-ministro Pedro Sánchez afirma que decisão é coerente com o compromisso do país com o multilateralismo e o sistema das Nações Unidas
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Caixa paga parcela de janeiro do Bolsa Família para NIS final 6

Caixa paga parcela de janeiro do Bolsa Família para NIS final 6

O cronograma de pagamentos do programa atende beneficiários nesta segunda-feira com um valor médio de R$ 697,77 incluindo os adicionais para crianças, gestantes e nutrizes.
L
Agências do INSS fecham para modernização de sistemas nesta semana

Agências do INSS fecham para modernização de sistemas nesta semana

O atendimento presencial em todo o país será suspenso de quarta a sexta-feira para atualizações tecnológicas da Dataprev, afetando também os canais digitais a partir de amanhã.
L

RondônCAP sorteou prêmios em dinheiro neste domingo

Sorteio da 286ª edição do RondônCAP distribuiu prêmios em dinheiro entre participantes de várias cidades de Rondônia, com valores que chegaram a R$ 90 mil.
L
Programa Gás do Povo chega a todas as capitais nesta segunda-feira

Programa Gás do Povo chega a todas as capitais nesta segunda-feira

A segunda fase da iniciativa beneficia 950 mil novas famílias, incluindo moradores de Porto Velho, com vales para recarga gratuita de botijões de 13 kg.
L
Governo revisa financiamento da rede de saúde mental do SUS

Governo revisa financiamento da rede de saúde mental do SUS

O Ministério da Saúde instituiu um grupo de trabalho para atualizar as normas e o custeio da assistência psicossocial pública, buscando adaptar o serviço às novas demandas do pós-pandemia.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Candidatos podem conferir as notas preliminares a partir das 18 horas e terão dois dias na próxima semana para entrar com recursos contra a correção da banca.
L
Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

O órgão enviou recomendação a ministérios para extinguir a divisão de vagas por especialidades, prática que reduz a reserva legal de 20% destinada a candidatos negros.
L
Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Candidatos já podem conferir a classificação e o cronograma das próximas etapas
L
Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Entrega de documentos ocorre de 26 a 30 de janeiro, em Porto Velho.
L
Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Candidatos do CNU2 podem contestar o resultado da heteroidentificação e da perícia médica até o fim desta segunda-feira por meio da página oficial do certame.
L
Publicidade

POLÍTICA

"Trump quer criar nova ONU", diz Lula sobre Conselho de Paz

“Trump quer criar nova ONU”, diz Lula sobre Conselho de Paz

Presidente critica proposta americana durante encerramento do 14º Encontro Nacional do MST em Salvador; alerta sobre enfraquecimento do multilateralismo
L
Igualdade de Direitos e o Debate sobre Cotas Raciais em Santa Catarina

Igualdade de Direitos e o Debate sobre Cotas Raciais em Santa Catarina

Sem escolas públicas fortes, cotas raciais perpetuam desigualdades em vez de garantir justiça social.
L
Alex Redano indica complementação de diárias para servidores estaduais em missões integradas

Alex Redano indica complementação de diárias para servidores estaduais em missões integradas

Indicação busca evitar prejuízos financeiros a servidores civis e militares em ações conjuntas com União e municípios
L
Cláudia de Jesus propõe isenção de ICMS para energia solar em Rondônia

Cláudia de Jesus propõe isenção de ICMS para energia solar em Rondônia

Indicação sugere isenção do imposto sobre energia elétrica compensada por minigeração solar no estado
L
Prefeito recebe deputado Edevaldo Neves e anuncia investimento superior a R$ 1 milhão para Itapuã do Oeste

Prefeito recebe deputado Edevaldo Neves e anuncia investimento superior a R$ 1 milhão para Itapuã do Oeste

Recursos serão destinados à construção da sede da Polícia Militar Mirim, fortalecendo projetos sociais no município
L
Publicidade

POLÍCIA

Tentativa de furto: homem é preso em comércio de Porto Velho

Tentativa de furto: homem é preso em comércio de Porto Velho

Suspeito foi flagrado sobre a laje de uma sorveteria na Avenida Alexandre Guimarães tentando furtar fiação elétrica, fugiu pelos telhados, causou danos e acabou capturado pela PM.
14
Violência doméstica: policial militar é preso após agressão

Violência doméstica: policial militar é preso após agressão

Ocorrência registrada em Porto Velho envolveu sargento da PM acusado de agredir a companheira em via pública, com apreensão de arma de fogo e enquadramento inicial por lesão corporal.
16
Tentativa de feminicídio: homem agride esposa após traição

Tentativa de feminicídio: homem agride esposa após traição

Suspeito de 38 anos foi preso em União Bandeirantes, em Porto Velho, após atacar a companheira de 21 anos ao descobrir imagens no celular que indicavam traição.
16

Grave acidente entre dois motoboys é registrado na Jorge Teixeira

Acidente envolvendo dois motoboys de delivery aconteceu no cruzamento da Avenida Governador Jorge Teixeira com a Avenida Abunã, e a preferência no local ainda não foi esclarecida.
10
Mulher é presa após furtar carne em supermercado na zona sul de Porto Velho

Mulher é presa após furtar carne em supermercado na zona sul de Porto Velho

A suspeita foi flagrada por câmeras de monitoramento escondendo uma peça de coxão mole na bolsa antes de tentar sair do estabelecimento sem pagar.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Alteração de Titularidade: FRIGORÍFICO CEAR LTDA

Alteração de Titularidade (Razão Social) do processo nº 1801/00925/2016
L
Quando a terceira temporada de Percy Jackson será lançada? Confira o que esperar

Quando a terceira temporada de Percy Jackson será lançada? Confira o que esperar

Disney+ confirma produção da Temporada 3, que adaptará o livro ‘A Maldição do Titã’; estreia está prevista para dezembro de 2026
L
Brasil lidera ranking mundial de assassinatos de pessoas trans

Brasil lidera ranking mundial de assassinatos de pessoas trans

Mesmo com redução de 34% nos crimes em 2025, o país mantém a liderança global de violência contra travestis e transexuais pelo 18º ano consecutivo, segundo a Antra.
L
Invencível Temporada 4 ganha data de lançamento e trailer com grande vilão

Invencível Temporada 4 ganha data de lançamento e trailer com grande vilão

Série animada da Amazon Prime Video revela guerra interplanetária contra os Vultrumitas; protagonista Mark enfrenta desafios emocionais e alianças inesperadas
L
Rondônia contratou 15 mil residências do Minha Casa, Minha Vida entre 2023 e 2025

Rondônia contratou 15 mil residências do Minha Casa, Minha Vida entre 2023 e 2025

Investimento do Governo do Brasil no programa habitacional no estado soma R$ 2 bilhões; no país, meta de 2 milhões de unidades foi antecipada em um ano
L
Carnê do IPTU pode ser emitido online ou em postos de atendimento da Prefeitura

Carnê do IPTU pode ser emitido online ou em postos de atendimento da Prefeitura

Serviço está disponível pela internet e conta com apoio presencial para quem precisa de orientação; descontos para pagamento em cota única chegam a 10%
L
Parceria com povo Karitiana garante sementes para reflorestamento

Parceria com povo Karitiana garante sementes para reflorestamento

Material será utilizado na recuperação de áreas degradadas e na arborização urbana; iniciativa reforça valorização do conhecimento tradicional indígena
L

Recebimento da Licença Ambiental: AC ARQUITETURA E CONSTRUCAO LTDA

Licença Ambiental Simplificada – LAS nº Nº 698 SOL/DLA
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.