SEGUNDA-FEIRA, 23/02/2026

Em destaque

Câmara aprova texto-base de projeto que libera compra de vacina por empresas para funcionários

Texto mantém exigência de doação ao SUS, mas permite que firmas usem cota privada enquanto governo ainda vacina grupos prioritários. Projeto ainda será analisado pelo Senado.

Publicado em 

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (6) o texto-base de um projeto que autoriza empresas privadas a comprarem vacinas contra a Covid para imunizar os funcionários.

Após a aprovação do texto-base, os deputados analisaram alguns destaques, propostas que visam modificar o conteúdo. A sessão foi encerrada, no entanto, sem que essa etapa fosse concluída.

Com isso, os deputados devem retomar a votação do projeto nesta quarta (7). A sessão está marcada para as 13h55. Concluída a análise, o projeto seguirá para o Senado.

Na prática, a principal mudança do texto é retirar a exigência, atualmente prevista em lei, de que as empresas só possam começar a vacinação própria após a imunização dos grupos prioritários pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O texto também permite a compra de imunizantes autorizados por agências estrangeiras reconhecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), mesmo que não tenham registro ou autorização da Anvisa.

O texto conta com o apoio do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) – que, na semana passada, defendeu a mudança ao lado do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG).

Segundo Lira, a iniciativa privada pode dar mais agilidade ao processo de vacinação no país. Veja o que diz o presidente da Câmara no vídeo abaixo:

Mais cedo, o plenário aprovou requerimento de "urgência urgentíssima" para o projeto, liberando o texto para votação no mesmo dia.

Hoje, a legislação já permite a compra dos imunizantes por pessoas jurídicas. No entanto, a regra é que todo o estoque deve ser doado ao SUS até que seja concluída a vacinação dos grupos prioritários.

Com essa primeira fase concluída, a regra muda: as empresas podem comprar, distribuir e aplicar as doses de vacina, mas metade do estoque tem que ser doada para o SUS. A outra metade pode ser aplicada de forma gratuita nos funcionários da firma, por exemplo.

A proposta aprovada pela Câmara flexibiliza essa exigência, permitindo que as empresas escolham uma entre duas contrapartidas:

doar integralmente as doses ao Sistema Único de Saúde (SUS) para serem usadas no Programa Nacional de Imunizações (PNI); ou

aplicar as doses exclusivamente nos seus empregados (sejam eles funcionários, estagiários, associados, autônomos ou prestadores de serviços), de forma gratuita, e doar a mesma quantidade utilizada ao SUS.

Além disso, pela proposta, as empresas devem seguir os critérios de prioridade estabelecidos no Programa Nacional de Imunizações (PNI) para a vacinação de seus funcionários.

O projeto de lei também cria uma trava para a compra dessas vacinas. O texto estabelece que os laboratórios que fecharam contratos com o Ministério da Saúde só podem vender doses ao setor privado se já tiverem entregado todas as doses compradas pelo governo.

A primeira versão do projeto previa como contrapartida a possibilidade de imunizar, também, os familiares de primeiro grau dos funcionários – em vez de doar as doses ao SUS. Esse trecho foi retirado pela relatora, deputada Celina Leão (PP-DF).

O autor do projeto, deputado Hildo Rocha (MDB-BA), havia proposto ainda a dedução integral no Imposto de Renda de Pessoa Jurídica das despesas com a compra das vacinas. O trecho foi alvo de críticas e ficou de fora do parecer aprovado.

Estabelecimentos de saúde

Relatora do texto, a deputada Celina Leão incluiu nesta terça um dispositivo que permite a contratação, pelas empresas, de estabelecimentos de saúde autorizados a importar vacinas – hospitais, farmácias e clínicas particulares, por exemplo.

A relatora argumenta que uma lei de 1973 estabelece que apenas empresas licenciadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ou por órgãos de vigilância sanitária estaduais podem importar ou exportar medicamentos e insumos farmacêuticos.

“A redação sugerida permite que tal importação seja realizada por qualquer pessoa jurídica de direito privado, ao contratarem estabelecimentos de saúde privados autorizados, como hospitais, farmácias e clínicas de vacinação, para que realizem a importação das vacinas contra a Covid-19”, diz o relatório.

Outros pontos do projeto

Autoridades estrangeiras: o texto permite que as empresas adquiram não apenas vacinas que tenham autorização ou registro na Anvisa, como também as vacinas autorizadas por órgãos sanitários estrangeiros reconhecidos e certificados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Multas: descumprimento das exigências pode levar à multa equivalente a dez vezes o valor gasto na aquisição de vacinas.

Aplicação das doses: as vacinas devem ser aplicadas em qualquer estabelecimento ou serviço de saúde que tenha sala para aplicação de injetáveis autorizada pelo serviço de vigilância sanitária local.

Sindicatos e cooperativas: o texto prevê, ainda, a possibilidade de associações, sindicatos e cooperativas adquirirem vacinas para distribuição, administração e imunização de seus associados ou cooperados.

Discussão

Celina Leão defendeu em plenário que o projeto é uma forma de mitigar os danos à economia do país. Segundo ela, o texto não traz "inovação legislativa", apenas retira a "trava jurídica" que exige a utilização pela iniciativa privada após a imunização dos grupos prioritários.

"Hoje a lei é cínica, o que é uma lei cínica? Ela foi aprovada, nós permitimos o particular comprar, mas ela é inexequível, só pode comprar depois de os prioritários serem imunizados", disse Celina.

Autor do projeto, Hildo Rocha (MDB-MA) negou que o projeto “fura a fila” da vacinação, como argumentam os críticos da proposta.

“A cada um que uma empresa vacinar, retiram-se dois da fila do SUS, retiram-se dois da fila do Plano Nacional de Imunização. É isso o que as pessoas têm que compreender”, disse.

Ex-ministro da Saúde, o deputado Alexandre Padilha (PT-SP) criticou a proposta e disse que ele retira oportunidades de vacinas para o SUS e reserva os imunizantes para “quem tem dinheiro para comprá-los”.

“Isso pode criar a situação absurda de atrasar ainda mais o Programa Nacional de Vacinação do nosso país, porque o governo federal, os governos estaduais e municipais vão perder oportunidade de comprar essas vacinas. Ao mesmo tempo, vai fazer com que pessoas furem a fila da vacinação”, argumenta.

Segundo o líder da oposição, deputado Alessandro Molon (PSB-RJ), a proposta pode aumentar o valor dos imunizantes.

“O que está faltando não é dinheiro do governo para comprar vacinas, o que está faltando é quem forneça as vacinas”, disse.

“Abrindo para o mercado privado, o preço da vacina vai subir porque mais gente estará querendo comprar. E se o preço não subir, evidentemente, quem pagar mais terá prioridade na entrega. Ou alguém tem duvida que os laboratórios vão fornecer com mais agilidade para aqueles que pagarem mais caro?”, prosseguiu.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

CPMI do INSS recorre ao STF para prorrogar investigações por 60 dias

CPMI do INSS recorre ao STF para prorrogar investigações por 60 dias

Presidente do colegiado critica “blindagem” a banqueiro e busca garantir continuidade das apurações sobre descontos ilegais em aposentadorias.
L
STF forma maioria para manter condenações de militares por trama golpista

STF forma maioria para manter condenações de militares por trama golpista

Primeira Turma julga recursos do Núcleo 3, formado por “kids pretos” e um policial federal; penas chegam a 24 anos por crimes contra o Estado Democrático.
L
Fachin arquiva ação de suspeição contra Toffoli no caso do Banco Master

Fachin arquiva ação de suspeição contra Toffoli no caso do Banco Master

Presidente do STF entende que processo perdeu o objeto após o ministro deixar a relatoria; investigações sobre fraude bilionária agora seguem com André Mendonça.
L
Zanin autoriza empresária a ficar em silêncio na CPMI do INSS

Zanin autoriza empresária a ficar em silêncio na CPMI do INSS

Ministro do STF garante direito à não autoincriminação; comissão apura esquema de descontos indevidos em benefícios de aposentados.
L
Investimento em segurança pública de R$ 300 mil é destinado por Pedro Geovar para atividade delegada

Investimento em segurança pública de R$ 300 mil é destinado por Pedro Geovar para atividade delegada

A iniciativa visa intensificar o combate à criminalidade e garantir maior proteção às famílias de Porto Velho.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Jovem News: Giovanni Marini fala sobre limpeza urbana e meio ambiente

Jovem News: Giovanni Marini fala sobre limpeza urbana e meio ambiente

O secretário executivo de Limpeza Urbana participa do Jovem News para tratar de educação ambiental, fiscalização, coleta de lixo e os desafios de gestão, planejamento, orçamento e estrutura.
L
Prazo para confirmação de interesse em vagas do CNU termina nesta segunda

Prazo para confirmação de interesse em vagas do CNU termina nesta segunda

Candidatos aprovados na segunda edição do “Enem dos Concursos” devem realizar o procedimento até às 23h59; manifestação é obrigatória para garantir a posse.
L
Mais de 2 mil empresas participam do Feirão Serasa Limpa Nome

Mais de 2 mil empresas participam do Feirão Serasa Limpa Nome

Maior mutirão de negociação de dívidas do país oferece descontos de até 99% entre 23 de fevereiro e 1º de abril.
L
Porto Velho inicia vacinação em crianças nascidas na rede privada

Porto Velho inicia vacinação em crianças nascidas na rede privada

Reorganização do atendimento define aplicação de BCG e Hepatite B na Policlínica da capital de Porto Velho.
L
Casos graves de síndromes respiratórias caem mais de 50% em Porto Velho

Casos graves de síndromes respiratórias caem mais de 50% em Porto Velho

Dados da rede municipal apontam redução significativa nos registros de SRAG em 2026 na capital de Porto Velho.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Dezenove estados e DF registram menor desemprego da história

Dezenove estados e DF registram menor desemprego da história

Dados do IBGE revelam que o Brasil fechou 2025 com taxa de 5,6%, impulsionado pelo dinamismo do mercado de trabalho e pelo aumento do rendimento real.
L
Governo publica listas de aprovados do CNU 2025 e abre confirmação de interesse

Governo publica listas de aprovados do CNU 2025 e abre confirmação de interesse

O Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) divulgou a classificação geral nesta sexta-feira; candidatos em vagas imediatas devem confirmar interesse entre sábado e segunda.
L
Governo autoriza 489 contratações temporárias para a Aeronáutica

Governo autoriza 489 contratações temporárias para a Aeronáutica

As vagas visam atender projetos de infraestrutura aeroportuária na Região Amazônica, com edital previsto para ser publicado nos próximos seis meses.
L
Resultados individuais do CNU 2025 já estão disponíveis para consulta

Resultados individuais do CNU 2025 já estão disponíveis para consulta

Candidatos podem acessar notas da prova discursiva e títulos no site da FGV; classificação geral e primeira convocação serão publicadas nesta sexta-feira.
L
Resultados finais do CNU 2025 são divulgados hoje

Resultados finais do CNU 2025 são divulgados hoje

Candidatos podem consultar notas definitivas e respostas aos recursos a partir das 16h no site da FGV; confirmação de interesse começa na sexta-feira.
L
Publicidade

POLÍTICA

Lula prioriza inovação e cooperação tecnológica em visita à Coreia do Sul

Lula prioriza inovação e cooperação tecnológica em visita à Coreia do Sul

Presidente busca parcerias em semicondutores, minerais críticos e setor aeroespacial; acordos visam agregar valor à produção brasileira e superar modelo de exportação de matéria-prima.
L
Cláudia de Jesus destina R$ 360 mil para trator em Urupá

Cláudia de Jesus destina R$ 360 mil para trator em Urupá

Equipamento foi adquirido por meio de emenda parlamentar para atender demandas da comunidade rural TN 10, em Urupá.
L
Boulos defende PEC da Segurança para combater crime organizado

Boulos defende PEC da Segurança para combater crime organizado

Ministro da Secretaria-Geral afirma que integração entre estados e União é vital; declaração ocorreu durante estreia de programa na Rádio Nacional.
L
Cristiane Lopes destina R$ 8 milhões para áreas estratégicas em Itapuã do Oeste

Cristiane Lopes destina R$ 8 milhões para áreas estratégicas em Itapuã do Oeste

Recursos federais contemplam saúde, assistência social, agricultura e infraestrutura no município de Itapuã do Oeste.
L
“É importante mostrar para o mundo o momento que vive o Brasil”, diz Lula na despedida da Índia

“É importante mostrar para o mundo o momento que vive o Brasil”, diz Lula na despedida da Índia

Antes de seguir para a Coreia do Sul, presidente destaca avanço do comércio exterior, reforça papel do BRICS e defende reforma na Organização das Nações Unidas.
L
Publicidade

POLÍCIA

BPTAR prende traficante reincidente com maconha "Crypto" na zona sul

BPTAR prende traficante reincidente com maconha “Crypto” na zona sul

Criminoso havia fugido do Departamento de Flagrantes há 11 dias; prisão ocorreu nesta segunda-feira durante patrulhamento no bairro Dilma Rousseff.
12
Após recurso do MPRO, TJRO condena acusado por estupro de vulnerável em Ariquemes

Após recurso do MPRO, TJRO condena acusado por estupro de vulnerável em Ariquemes

O Tribunal de Justiça reverteu absolvição e fixou pena de oito anos em regime semiaberto após apelação do Ministério Público de Rondônia.
16
Motociclista é morto em borracharia na Avenida Calama

Motociclista é morto em borracharia na Avenida Calama

Criminosos efetuaram os disparos e fugiram
18
Motorista de aplicativo é sequestrado e mantido refém por criminosos em Porto Velho

Motorista de aplicativo é sequestrado e mantido refém por criminosos em Porto Velho

Vítima foi rendida com facas e barra de ferro no bairro Três Marias; um suspeito que confessou integrar facção criminosa foi preso em flagrante pela Polícia Militar.
16
Homem embriagado agride esposa e enteados em briga familiar

Homem embriagado agride esposa e enteados em briga familiar

Suspeito desferiu soco em mulher e aplicou “mata-leão” em adolescente após ser impedido de dirigir para comprar bebida em Porto Velho.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental: N. A. P. FARIAS

Licença Ambiental Simplificada
L
Justiça libera R$ 1,4 bilhão em atrasados do INSS para 87 mil segurados

Justiça libera R$ 1,4 bilhão em atrasados do INSS para 87 mil segurados

Conselho da Justiça Federal autoriza pagamento de RPVs de até 60 salários mínimos; depósitos devem cair nas contas até o início de março de 2026.
L

Requerimento da Outorga e Licença: CONDOMÍNIO RESIDENCIAL  MORADAS DO MORUMBI  IX

TERMO de  OUTORGA, a LICENÇA PRÉVIA, a LICENÇA de INSTALAÇÃO e a LICENÇA de OPERAÇÃO
L

Requerimento e Renovação de Licença Ambiental [LO]: LIDER VIDROS AUTOMOTIVOS LTDA

Requerimento e Renovação de Licença Ambiental (LO).
L

Requerimento da Licença Ambiental: WESLEY LIMA AMORIM

LICENÇA AMBIENTAL – PRÉVIA/LAP – LICENÇA AMBIENTAL DE INSTALAÇÃO/LAI-LAMP
L

Requerimento da Licença Ambiental: 60.203.962 LUCAS NUNES DE ARAÚJO

Licença Ambiental – Prévia/LAP- – Licença Ambiental de Instalação/LAI e Licença Ambiental de Operação/LAO-LAPP
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.