SEGUNDA-FEIRA, 23/06/2025

Troca de comando da Defesa alimenta dúvidas sobre uso político das Forças Armadas

Segundo apuração da BBC News Brasil, Bolsonaro pediu sua saída do cargo por estar insatisfeito com a falta de apoio das Forças Armadas a bandeiras do governo.

Publicado em 

Troca de comando da Defesa alimenta dúvidas sobre uso político das Forças Armadas - News Rondônia

A troca de comando do Ministério da Defesa, anunciada nesta segunda-feira (29/03) dentro de uma reforma ministerial, aumentou a preocupação sobre uma nova investida do presidente Jair Bolsonaro com objetivo de usar as Forças Armadas politicamente.

Troca de comando da Defesa alimenta dúvidas sobre uso político das Forças Armadas - News Rondônia

Em um anúncio surpreendente, o general Fernando Azevedo e Silva comunicou sua saída da pasta no início da tarde, sem explicar o motivo. Segundo apuração da BBC News Brasil, Bolsonaro pediu sua saída do cargo por estar insatisfeito com a falta de apoio das Forças Armadas a bandeiras do governo.

Azevedo é visto como um militar da ala mais moderada das Forças Armadas. Já de noite, o atual ministro da Casa Civil, general Walter Braga Netto, considerado mais alinhado com o presidente, foi anunciado como seu substituto.

Nesta terça (30/03), comandantes das três Forças Armadas — Edson Leal Pujol (Exército), Ilques Barbosa (Marinha) e Antônio Carlos Bermudez (Aeronáutica) — devem se reunir com Braga Netto, recém-alçado ao comando da Defesa por Bolsonaro. A expectativa é que eles discutam pontos de atrito da gestão do presidente na pandemia do novo coronavírus. A conversa deve se concentrar especialmente nas tensões entre o palácio do Planalto e governadores.

De acordo com diferentes analistas, é possível que um ou mais comandantes coloquem seus cargos à disposição, o que traria novos contornos à crise política.

Ainda nas mudanças promovidas na noite de segunda-feira, a Casa Civil passou para o comando do general Luiz Eduardo Ramos, que estava na Secretaria de Governo da Presidência da República. Esse ministério, por sua vez, será chefiado pela deputada Flávia Arruda (PL-DF), esposa do ex-governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, condenado por corrupção — a nomeação abre espaço para o Centrão no coração do Palácio do Planalto.

Uma fonte com trânsito no Alto Comando das Forças Armadas afirma que o desgaste entre Bolsonaro e o agora ex-ministro Azevedo vem de longa data, principalmente devido à cobrança por parte do presidente de um "maior alinhamento" das Forças Armadas com seu projeto político.

"Azevedo e Silva não se propunha a ser uma correia de transmissão do que queria o presidente", afirmou a fonte.

Dois eventos recentes, no entanto, teriam sido a gota d'água que levaram à demissão do ministro da Defesa. O primeiro teria sido uma entrevista concedida pelo general Paulo Sérgio, chefe do Departamento-Geral do Pessoal do Exército ao jornal Correio Braziliense. Na entrevista, o general disse que o Exército já se prepara para uma terceira onda da covid-19. Bolsonaro teria pedido "a cabeça"do general, algo com que Azevedo e Silva não teria concordado, causando a demissão.

Um crescente isolamento do presidente também teria contribuído com a decisão de demitir Azevedo e Silva. A recente carta dos empresários e economistas com críticas à condução da pandemia e a resistência dentro do Congresso e do Judiciário a políticas do Executivo teriam feito, segundo essa fonte, com que Bolsonaro procurasse algum "respaldo nas Forças Armadas".

"Mais isolado, o presidente quer o apoio da espada, leia-se, do Exército", afirmou essa fonte que, no entanto, disse que tal atitude de Bolsonaro pode gerar alguma reação dentro das Forças Armadas.

"Isso vai aprofundar a crise, inclusive com os militares. Isso gera um efeito corporativo, de defesa da corporação", disse.

Riscos para democracia?

Com a saída de Azevedo, há a expectativa de que o comandante do Exército, Edson Pujol, também peça demissão. Segundo o professor Juliano Cortinhas, do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB), ele também é visto como um militar mais moderado e sua troca seria "ainda mais preocupante que a de Azevedo".

Isso porque, no Brasil, o Ministério da Defesa até hoje não assumiu de fato o controle das Forças Armadas — na prática, são os comandos do Exército, da Marinha e da Aeronáutica que têm hierarquia sobre as tropas.

"Infelizmente, a gente não conseguiu implementar um controle democrático sobre as Forças Armadas do país (após a Ditadura Militar, encerrada em 1985). Então, a troca do Pujol, caso se concretize, me parece mais relevante nesse sentido de implementar uma visão menos institucional das Forças Armadas. O Ministério da Defesa não tem esse papel", disse Cortinhas.

A pasta da Defesa foi criada em 1999 e era tradicionalmente chefiada por ministros civis. Desde o governo Michel Temer (2016-2018), porém, passou a ser comandada por um militar.

A continuidade dessa prática no governo Bolsonaro, assim como a inclusão de milhares de militares em outros cargos civis, de ministérios a cargos de segundo e terceiro escalão, aumentaram as críticas sobre uso político das Forças Armadas.

Para Cortinhas, a troca de comando do Exército por um general mais alinhado a Bolsonaro seria um sinal ruim para democracia, considerando o perfil autoritário do presidente, que em toda sua vida política exaltou a Ditadura Militar.

"Nenhum militar é completamente moderado. Todos que estão nessas posições de comando são conservadores, mas muitos deles não querem o envolvimento das Forças Armadas em um projeto autoritário. Há outras que aceitariam esse papel", alerta.

"Um presidente autoritário, tendo no Ministério da Defesa, alguém como Braga Netto, por exemplo, que faz parte dessa vertente autoritária, tendo no Exército um comandante que aceita esse tipo de discurso, isso faz com que estejamos dando passou decisivos à quebra institucional e a implementação de um regime de exceção no país", disse ainda, sobre a possível troca no comando do Exército.

'Mesmo com Azevedo, institucionalidade estava comprometida'

Em sua nota de demissão, Azevedo destacou seu papel de preservação institucional das Forças Armadas: "Agradeço ao Presidente da República, a quem dediquei total lealdade ao longo desses mais de dois anos, a oportunidade de ter servido ao País, como Ministro de Estado da Defesa. Nesse período, preservei as Forças Armadas como instituições de Estado", dizia o comunicado.

Para Cortinhas, porém, ainda que Azevedo seja visto como mais moderado que outros generais, ele não cumpriu esse papel de proteger os militares do uso político.

"Eu interpretei esse trecho da nota mais como retórica porque ele de fato não manteve essa institucionalidade. Acho que ele foi um ministro da Defesa fraco", criticou.

"Quando o Bolsonaro disse 'minhas Forças Armadas', o 'meu Exército', se ele tivesse realmente mantido essa institucionalidade das Forças Armadas, ele teria feito ali uma declaração aberta e pública de que as Forças Armadas não eram do presidente", reforçou.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Márcio Pacele leva reivindicações de alunos da Ponta do Abunã à SEDUC e solicita aplicação do ENEM nos distritos

O vereador garantiu que seguirá acompanhando de perto o andamento da demanda.
L
Lula cria Prêmio Nacional da Educação para reconhecer redes municipais

Lula cria Prêmio Nacional da Educação para reconhecer redes municipais

Objetivo é reconhecer cidades e estados que alcançarem metas
L
Senador anuncia dez peritos do INSS para municípios do interior do estado

JAIME BAGATTOLI: Senador anuncia dez peritos do INSS para municípios do interior do estado

Segundo o senador, os profissionais deverão iniciar os trabalhos a partir do fim de julho.
L

Deputada Dra. Taíssa reforça defesa da criação de novos municípios em Rondônia

Audiência reuniu autoridades federais, estaduais e moradores de distritos rondonienses em um marco pela busca da emancipação.
L

Deputado Alan Queiroz institui capelania escolar voluntária na rede pública de Rondônia

Lei sancionada garante apoio espiritual e emocional a estudantes e educadores, com atuação de voluntários capacitados nas escolas estaduais.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Jovem News | Entrevista Nick Pullig, Mestre Conselheiro da Ordem DeMolay de Rondônia

Nesta segunda, às 17h, o Jovem News conversa com Nick Pullig, Mestre Conselheiro da Ordem DeMolay de Rondônia. Liderança juvenil, valores e protagonismo dos jovens em destaque. Não perca!
L

Rede Sismográfica Brasileira destaca tremor de terra de 3.5 na escala Richter em Rondônia

O epicentro foi localizado nas proximidades de Ouro Preto do Oeste, mas o abalo foi sentido também em Ji-Paraná, Teixeirópolis, Jaru e Vale do Paraíso.
L

Ponto & Contraponto | Entrevista Francisco Luis Nanci Fluminhan – Advogado

Nesta segunda-feira, dia 23, às 16h, o Ponto & Contraponto recebe o advogado e professor universitário Francisco Luis Nanci Fluminhan para uma análise esclarecedora sobre o direito médico.
L

Bolívia: Andrónico Rodrigues repudia a violência política no país e afirma que os bolivianos desejam paz e emprego

Para Andrónico, sem essa estabilidade política, a Bolívia não avançará.
L

Porto-velhenses podem opinar onde creches noturnas devem ser instaladas

Formulário foi disponibilizado para compreender melhor a demanda da população
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

ESTAMOS CONTRATANDO: VAGAS PARA RECEPCIONISTA PCD

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L
SERVENTE DE LIMPEZA

ESTAMOS CONTRATANDO: VAGAS PARA SERVENTE DE LIMPEZA PCD

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L

Projeto Jovem Aprendiz da Inclusão é aprovado em Porto Velho

De autoria do prefeito Léo Moraes, o projeto garantirá vagas de emprego para jovens neurodivergentes
L
Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

São vagas para delegado, perito, escrivão, agente e papiloscopista
L
Publicidade

POLÍTICA

Cláudia de Jesus participa da entrega de carro para unidade de saúde de Alvorada do Oeste

Parlamentar autorizou a liberação de emenda no valor de R$ 100 mil para a prefeitura.
L

Cássio Gois destaca aprovação de projeto que valoriza os mesários voluntários em Rondônia

Proposta foi aprovada na terça-feira, 17, durante sessão ordinária na Alero.
L

Deputada Dra. Taíssa entrega 32 motos para agentes comunitários de saúde em Alto Paraíso

Veículos garantem mais dignidade, eficiência e estrutura para profissionais que atuam na linha de frente da saúde básica no município.
L

Eyder Brasil leva serviços gratuitos a mais de 2 mil pessoas na 2ª edição do Cidadania no Bairro em Porto Velho

Com mais de 50 serviços ofertados, ação social transformou a Escola Maria Francisca de Jesus Gonçalves em polo de cidadania e acolhimento
L

Jaime Bagattoli: Esclarece que não votou a favor do aumento na conta de energia

Bagattoli lembrou de medida do governo que repassará impacto bilionário a consumidores
L
Publicidade

POLÍCIA

Motociclista quebra a perna após queda em viaduto na capital

De acordo com testemunhas, o motociclista, que aparentava estar embriagado, teria passado direto na curva, batido na barra de proteção e caído.
14

Ciclista é atropelada por moto na zona Leste

A mulher ficou com dores pelo corpo e foi amparada por populares até a chegada do Samu.
10

Jovem morto em confronto com o BPTAR estava com revólver calibre 38 municiado

Segundo as primeiras informações, o indivíduo estava armado quando foi abordado pela guarnição.
18
Criminoso é baleado durante troca de tiros com a PM na zona leste

Criminoso é baleado durante troca de tiros com a PM na zona leste

Segundo as primeiras informações, o indivíduo estaria armado quando foi abordado pela guarnição, no entanto, teria reagido, havendo troca de tiros.
16
Polícia Civil de Rondônia prende mulher suspeita de tentativa de homicídio em Ariquemes

Polícia Civil de Rondônia prende mulher suspeita de tentativa de homicídio em Ariquemes

O crime ocorreu no dia 8 de junho, após um desentendimento durante uma festa em um Clube de Ariquemes.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Trump afirma que Irã e Israel aceitaram cessar-fogo após ofensiva contra base dos EUA

Presidente afirma que conflito chegou ao fim após 12 dias de tensão, mas ainda não há confirmação oficial de Teerã ou Tel Aviv
L
Autoridades buscam alternativas para solucionar fechamentos nos cruzamentos da BR 364

Autoridades buscam alternativas para solucionar fechamentos nos cruzamentos da BR 364

A reunião teve como objetivo viabilizar medidas alternativas legais e seguras para lidar com a interdição da via.
L
Botafogo avança às oitavas da Copa do Mundo de Clubes apesar de derrota para o Atlético de Madrid

Botafogo avança às oitavas da Copa do Mundo de Clubes apesar de derrota para o Atlético de Madrid

Alvinegro sofre revés de 1 a 0 para o Atlético de Madrid
L
Defesa de Bolsonaro pede para acompanhar acareação entre Mauro Cid e Braga Netto no STF

Defesa de Bolsonaro pede para acompanhar acareação entre Mauro Cid e Braga Netto no STF

Ambos são réus na ação penal da trama golpista
L
Seleção Brasileira Feminina de Basquete define 12 convocadas para a AmeriCupW no Chile

Seleção Brasileira Feminina de Basquete define 12 convocadas para a AmeriCupW no Chile

Estreia do Brasil será no próximo sábado (28) contra a Argentina
L
Intenção de Consumo das Famílias registra alta de 0,5% em junho, mas cautela persiste

Intenção de Consumo das Famílias registra alta de 0,5% em junho, mas cautela persiste

Na comparação com ano passado, o índice teve queda de -1,3%
L

Requerimento de Outorga e Licença Ambiental (LP-LI-LO): LUCAS ARAUJO PEREIRA

OUTORGA DO DIREITO DE USO E LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L
Fim do conflito entre Irã e Israel depende de atuação dos EUA

Fim do conflito entre Irã e Israel depende de atuação dos EUA

Declaração é do pesquisador da FGV Leonardo Paz
L

Requerimento da Licença Ambiental (LP – LI – LO ): AUREO RIBEIRO COSTA

LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.