QUARTA-FEIRA, 06/12/2023

PEC Emergencial: relator desiste de incluir em parecer fim do piso para gasto em saúde e educação

Senador Márcio Bittar (MDB-AC) disse que o relatório não passará no Senado caso trecho seja mantido. Apresentação de uma nova versão do parecer está prevista para segunda (1º).

Publicado em 

PEC Emergencial: relator desiste de incluir em parecer fim do piso para gasto em saúde e educação - News Rondônia

O relator da proposta conhecida como PEC Emergencial, senador Márcio Bittar (MDB-AC), confirmou nesta sexta-feira (26) que, na nova versão de seu parecer, irá retirar do texto o ponto que acaba com os pisos para gastos em saúde e educação dos estados e municípios.

PEC Emergencial: relator desiste de incluir em parecer fim do piso para gasto em saúde e educação - News Rondônia

Bittar havia protocolado oficialmente a versão final do texto no Senado nesta terça-feira (23). No parecer, ele acabava com os pisos para gastos em saúde e educação, dessa forma, os governantes ficavam desobrigados de efetuar gastos mínimos nessas áreas.

O parlamentar disse nesta sexta-feira (26) que "está claro" que o relatório não passará no Senado caso esse trecho seja mantido. A apresentação de uma nova versão do parecer está prevista para segunda-feira (1º).

O novo texto não deve tratar da desvinculação das despesas com saúde e educação, mantendo, assim, os pisos atuais. Bittar reconhece que não irá "insistir" na desvinculação já que o debate pode pôr em risco a aprovação da PEC Emergencial. Todavia, ele segue favorável à tese.

A Constituição determina que os estados devem destinar 12% da receita à saúde e 25% à educação. Municípios, por sua vez, têm de gastar, respectivamente, 15% e 25%. Hoje, os pisos de saúde e educação também têm de ser corrigidos pela inflação do ano anterior.

No parecer entregue na terça (23), o senador argumenta que "é irreal buscar a imposição de regras rígidas e inflexíveis para toda a Federação" e que "Brasília não deve ter o poder de ditar como cada estado e cada município deve alocar seus recursos".

PEC Emergencial

O objetivo central da PEC é o de criar gatilhos — mecanismos que possibilitem ao governo estabilizar suas contas se houver ameaça ao cumprimento do teto de gastos, que limita os gastos da União à inflação do ano anterior. O texto também viabiliza a prorrogação do auxílio emergencial.

Inicialmente, a intenção do governo era votar a proposta nesta quinta (25), mas não houve acordo entre os líderes partidários. Com isso, seria somente lido o relatório de Bittar e iniciada a discussão do texto.

O PT pediu que a PEC fosse retirada da pauta e encaminhada para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O partido contou com o apoio de outras legendas.

O líder do governo na Casa, Fernando Bezerra (MDB-PE) percebeu que o pedido da oposição para envio da PEC à CCJ poderia prosperar e, então, no plenário, recuou, concordando em adiar a leitura do relatório, para evitar um revés maior.

Bezerra disse que a votação continua prevista para a próxima quarta (3), apesar do atraso na leitura do parecer.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), explicou que o fato não representava "necessariamente um adiamento" da análise do projeto. O parlamentou apresentou um cronograma para que a matéria seja deliberada, em dois turnos, até quarta-feira (3).

Após a derrota dos governistas na sessão de ontem, o relator, Márcio Bittar, ponderou que a manutenção da vinculação dos gastos é "autoritária", "uma invasão dos poderes dos estados e municípios".

"Ninguém tira um centavo de município nem de estado. Você não tira dinheiro de ninguém. Você apenas devolve aos entes federados o poder do seu orçamento", afirmou.

Para ser aprovada, uma proposta de emenda à Constituição precisa ser analisada em dois turnos e receber o aval de, no mínimo, 49 senadores. Depois, o texto segue para a Câmara, onde também são necessárias duas votações.

O que diz a PEC

Se o teto de gastos for desobedecido, a União poderá recorrer a gatilhos, que cortam gastos, para estabilizar as contas. Os mecanismos serão acionados quando a relação entre despesas e receitas correntes superar 94%, no âmbito da União;

Estados, o Distrito Federal (DF) e os municípios podem adotar os gatilhos, caso a despesa corrente alcance 95% da receita corrente no ano.

Se o estado ou o município acionar esses dispositivos, ficará proibido, por exemplo, de conceder reajuste a servidores públicos, criar cargos que gerem aumento de despesa, criar despesa obrigatória. No caso dos entes, as medidas para equilibrar as contas são optativas;

Os gastos com o auxílio emergencial neste ano ficarão fora da regra do teto de gastos. Segundo o texto, o dinheiro para pagar as novas parcelas do auxílio deve vir de crédito extraordinário, o que permite que essa despesa fique fora do teto;

Atualmente, a Constituição, por meio da chamada regra de ouro, proíbe o governo de fazer dívidas para pagar despesas correntes e a vinculação da receita de impostos a fundos. O relatório da proposta autoriza algumas exceções. Segundo o texto, poderá haver vinculação das receitas no caso dos Fundos de Participação dos Estados e dos Municípios.

Na hora de se apurar se a regra de ouro foi, ou não, cumprida, serão consideradas apenas dívidas emitidas no mesmo ano do gasto com as despesas. A regra de ouro trata da geração de dívidas para custear despesas correntes;

Determina que apenas o Congresso pode decretar estado de calamidade pública, desde que solicitado pelo Presidência da República. Nesse cenário, será adotado "regime extraordinário fiscal, financeiro e de contratações".

Determina que os estados devem assegurar "sustentabilidade da dívida pública". As regras desse ponto serão definidas posteriormente, por lei complementar;

Limita gastos com aposentadoria e pensões de servidores das Câmaras de Vereadores de acordo com o tamanho do município;

Prevê que órgãos públicos deverão realizar e divulgar avaliação das políticas públicas.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Sérgio institui, via lei, Programa de Aposentadoria Incentivada para servidores do MP-RO

O prazo para quem quiser aderir ao programa é até 31 de dezembro e vai valer aos candidatos que não estiverem respondendo a processo disciplinar e não estiver respondendo a processo criminal ou improbidade administrativa.
L

Primavera de Rondônia: Deputada Lebrinha investe em projetos sociais voltados às famílias carentes

Parceria entre a parlamentar e o vereador Cristóvão Lourenço fortalece a assistência social no município.
L

Ieda Chaves mobiliza e divulga campanha do Laço Branco nas dependências da Alero

Deputados e servidores receberam laços e marca-páginas como símbolos.
L

Parceria viabilizada pela Dra. Taíssa proporciona atendimentos de orientações jurídicas em Guajará-Mirim

Cerca de 300 pessoas foram beneficiadas. Serviços foram em parceria com o deputado federal Maurício Carvalho e a Defensoria Pública da União.
L
Governo vai prorrogar Programa Desenrola por mais três meses

Governo vai prorrogar Programa Desenrola por mais três meses

Medida Provisória deverá ser enviada ao Congresso na próxima semana.
L
Publicidade
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Desenrola Brasil: Porto Velho é a 15ª cidade que mais registrou renegociações no programa

São Paulo e Rio de Janeiro foram os estados e capitais que mais fizeram uso do benefício, segundo o documento.
L

Em Rondônia, Lei veda extinção de escolas cívico-militares e consideram necessárias e permanentes

A fala ocorreu depois que o governo federal anunciou o fim do programa que tinha como objetivo transformar escolas públicas em unidades cívico-militares.
L

Bagattoli sobre Dino: ‘Esse cidadão não tem postura na condição do Supremo Tribunal Federal’

Jaime aproveitou sua participação nas redes sociais para convidar a população de Rondônia a apoiar uma manifestação nacional em protesto a indicação do ministro.
L

In Foco PodCast entrevista: Daniel Benvindo

Daniel Benvindo, um verdadeiro multifacetado de Porto Velho! Analista de Sistemas, Professor Universitário, Motociclista, Roqueiro, e claro, um Boêmio reconhecido da cidade.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Nutricionistas aprovados em processo seletivo são convocados para assinatura de contrato

Os profissionais selecionados devem providenciar o envio da documentação até o dia 11 de dezembro, para a assinatura de contrato temporário e início imediato das atividades nas escolas.
L

Primeira convocação de estudantes selecionados em processo seletivo de estágio é realizada pelo Detran

Os estudantes do ensino médio selecionados vão receber orientações quanto ao envio da documentação e a assinatura do Termo de Compromisso de Estágio do IEL/RO
L

DNIT Lança edital de concurso com 100 vagas de nível superior e salários de até R$12 mil

Oportunidades em diversas áreas com inscrições abertas até dezembro; Tem vagas para Rondônia.
L

Divulgado resultado preliminar do processo seletivo para contratação de estagiários do Detran

As informações sobre o processo seletivo de estagiários do Detran/RO serão prestadas pelo IEL/RO
L
Mais de 2.400 vagas de emprego são ofertadas pelo “Geração Emprego” nesta semana, em Rondônia

Mais de 2.400 vagas de emprego são ofertadas pelo “Geração Emprego” nesta semana, em Rondônia

Além das vagas de trabalho disponíveis, ainda é possível ter acesso a orientações como elaborar um currículo atrativo e participar de capacitações gratuitas
L
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia

POLÍTICA

Auxílio a pescador atingido por seca no Norte começa a ser pago hoje

Auxílio a pescador atingido por seca no Norte começa a ser pago hoje

Valor será depositado em parcela única de R$ 2.640.
L
Vereadora Márcia Socorristas busca melhoria para moradores do Bairro Planalto

Vereadora Márcia Socorristas busca melhoria para moradores do Bairro Planalto

Os munícipes buscam mais qualidade para transitar pelo bairro diariamente.
L
Com indicação de atualização do piso salarial, Alan Queiroz celebra com profissionais de enfermagem o pagamento retroativo

Com indicação de atualização do piso salarial, Alan Queiroz celebra com profissionais de enfermagem o pagamento retroativo

Em visita ao Hospital de Base, o deputado comemorou a conquista da classe.
L

Posse de Javier Milei na Argentina: Lista de autoridades que podem acompanhar Bolsonaro tem senador de Rondônia

A lista com todos os nomes foi divulgada em reportagem no jornal Estadão.
L
Cláudia de Jesus busca informações sobre encerramento do ensino médio em escola de Ariquemes

Cláudia de Jesus busca informações sobre encerramento do ensino médio em escola de Ariquemes

Decisão preocupa alunos e deputada pede esclarecimentos.
L
Publicidade

POLÍCIA

NO BAR: Vulgo “Chimba” é preso com armas após atirar em várias pessoas

No tiroteio duas pessoas acabaram sendo alvejadas. Além deste crime, o criminoso também é apontado como autor de vários outros na região.
12
URGENTE: Criminosos envolvidos em roubo de drogas na Politec são presos em Operação da Patrimônios

URGENTE: Criminosos envolvidos em roubo de drogas na Politec são presos em Operação da Patrimônios

Após a identificação dos envolvidos, a justiça expediu cinco mandados de prisão e nove de busca e apreensão que estão sendo cumpridos em Porto Velho.
10
Jovem é atacado a tiros por ocupantes de carro na zona leste

Vulgo “Menor” é atacado a tiros por ocupantes de carro em Porto Velho

Moradores próximos disseram que Aramis é suspeito de fazer roubos e furtos na localidade, e que a motivação do crime poderia ser um possível acerto de contas.
14
Esposa e cunhado de pastor morto com facada no peito são presos

Esposa e cunhado de pastor morto com facada no peito são presos

Segundo a PM, o irmão da acusada teria tentado retirar em uma moto a mulher do local, e durante o trajeto foram presos.
12

URGENTE: Homem é esfaqueado na cabeça pela esposa durante briga

Vizinhos acionaram o Samu, que prestou os primeiros socorros e encaminhou a vítima para a Policlínica Ana Adelaide.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mateus Serrate: de desafios infantis a pecuarista e empresário de sucesso

Em entrevista exclusiva no NewsTv.tv.br, Mateus Serrate compartilha sua trajetória de superação e empreendedorismo no mundo da pecuária.
L

Marcuce Antônio Miranda dos Santos revela os impactos sociais da Associação Beradeiro em entrevista exclusiva

Liderando iniciativas de saúde e empreendedorismo feminino, o presidente da Associação discute os desafios e sucessos em comunidades de PVH.
L

Michael Storchi Revela os Bastidores do Jornalismo em Entrevista Exclusiva ao Conexão RH

Com uma carreira destacada em Porto Velho, o jornalista compartilha insights sobre sua jornada profissional e a evolução do jornalismo na era digital.
L

Capitania Fluvial de Porto Velho revoga Portaria de proibição da navegação noturna

A nova determinação, autorizada pela Portaria nº102/CFPV-MB, considerou a permanência do nível do Rio Madeira acima dos 4 metros, conforme registros nas réguas da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).
L
Povo Deni supera a estiagem no Amazonas e alcança recorde na pesca de pirarucu

Povo Deni supera a estiagem no Amazonas e alcança recorde na pesca de pirarucu

Vencendo os desafios da seca, povo Deni conseguiu pescar 150 peixes, o melhor resultado alcançado em seis anos de atividade.
L
Voo para resgatar mais brasileiros em Gaza decola na quinta

Voo para resgatar mais brasileiros em Gaza decola na quinta

Segundo o Itaramaty, 102 pessoas estão na lista de repatriação.
L
Cedae conclui com antecedência manutenção do Sistema Guandu

Cedae conclui com antecedência manutenção do Sistema Guandu

Serviço foi adiado por três vezes.
L
Dieese: cesta básica fica mais cara em nove capitais em novembro

Dieese: cesta básica fica mais cara em nove capitais em novembro

Maior alta registrada no mês ocorreu em Brasília.
L
Agrotóxicos: 25% dos alimentos de origem vegetal no país têm resíduos

Agrotóxicos: 25% dos alimentos de origem vegetal no país têm resíduos

Programa da Anvisa rastreou 1,7 mil amostras coletadas em todo o país.
L
Brasil quita dívidas de R$ 3,8 bilhões com organismos internacionais

Brasil quita dívidas de R$ 3,8 bilhões com organismos internacionais

Anúncio foi feito na 63ª Reunião Ordinária do Conselho do Mercosul.
L