SEXTA-FEIRA, 14/11/2025

Em destaque

Câmara dá aval à PEC sobre imunidade parlamentar; entenda a proposta

Deputados ainda terão que analisar o mérito do texto, o que pode acontecer nesta quinta. Projeto será aprovado se tiver ao menos 308 votos favoráveis, em dois turnos de votação.

Publicado em 

A Câmara dos Deputados deu aval nesta quarta-feira (24), por 304 votos a 154, à tramitação de uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que cria novas regras para a imunidade parlamentar e a prisão de deputados e senadores.

Os deputados não analisaram o mérito (conteúdo) do texto, somente os aspectos formais. Ou seja, se a redação está de acordo com a técnica legislativa e não fere princípios jurídicos ou constitucionais. A chamada admissibilidade precisava ser aprovada pela maioria dos presentes. Como 461 deputados participaram, eram necessários 231 votos.

A PEC é uma reação à prisão em flagrante do deputado Daniel Silveira (PSL-RJ), determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A prisão foi motivada por um vídeo que ele divulgou na internet com apologia ao AI-5, ato mais duro da ditadura militar, e defesa da destituição de ministros do STF. As duas pautas são inconstitucionais.

O conteúdo da proposta pode ser analisado já nesta quinta-feira (25). Por se tratar de uma alteração na Constituição, a PEC tem que ser votada em dois turnos. Para ser aprovada, precisa dos votos de pelo menos 308 dos 513 deputados. Depois, vai ao Senado.

A PEC foi incluída na pauta do plenário da Câmara horas após ter sido protocolada, sem passar por nenhuma comissão antes, o que gerou críticas de alguns partidos, como PSOL e Novo.

O parecer da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), primeira etapa de tramitação de uma PEC, foi apresentado diretamente no plenário pela relatora, Margarete Coelho (PP-PI).

Quando for analisado o mérito, um novo parecer será apresentado, que poderá manter o texto original ou sugerir mudanças.

O que diz a PEC?

Saiba, ponto a ponto, o que diz a proposta em discussão na Câmara:

Prisão de parlamentar

Como é hoje: Parlamentares têm imunidade parlamentar e só podem ser presos em flagrante por crime inafiançável.

Como fica: O parlamentar só pode ser preso em flagrante por crime inafiançável previsto na Constituição. Entre os quais, racismo, tortura, tráfico de drogas ilícitas, terrorismo, crimes hediondos e ação de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado Democrático.

No caso de Daniel Silveira, a prisão foi enquadrada pelo ministro Alexandre de Moraes em crimes contra a ordem pública especificados na Lei de Segurança Nacional.

Segundo o autor da PEC, Celso Sabino (PSDB-PA), a prisão de parlamentar em flagrante não precisa ser confirmada pelo plenário da Suprema Corte, que reúne os 11 ministros.

Se a proposta for aprovada, parlamentares avaliam que as mudanças teriam efeito retroativo e poderiam beneficiar casos como o de Daniel Silveira. Isso porque, segundo o deputado Fabio Trad (PSD-MS), a Constituição prevê que a lei penal deve retroagir para favorecer o réu.

Rito em caso de prisão em flagrante

Como é hoje: A Câmara (no caso de deputado) ou Senado (se for senador) tem que ser notificado em até 24 horas sobre a prisão em flagrante e submeter ao plenário a análise da medida. O plenário pode revogar a prisão ou mantê-la por decisão da maioria absoluta (isto é, 257 deputados ou 41 senadores).

Como fica: O parlamentar preso fica em custódia nas dependências da própria Câmara ou do Senado até que o plenário se pronuncie. Se o plenário decidir manter a prisão, o parlamentar preso será submetido a uma audiência de custódia pelo juízo competente. O texto diz que o juiz deverá relaxar a prisão, concedendo liberdade provisória. Ele só poderá mantê-lo preso se houver manifestação do Ministério Público pedindo a conversão para prisão preventiva ou a adoção de medidas cautelares.

Alcance da imunidade parlamentar

Como é hoje: Deputados e senadores têm imunidade parlamentar, civil e penalmente, por quaisquer opiniões, palavras e votos. O princípio da imunidade parlamentar é dar garantia institucional ao parlamentar para que não seja perseguido por ideias e opiniões.

Embora alegasse imunidade parlamentar, o presidente Jair Bolsonaro, por exemplo, foi condenado em uma ação civil a indenizar a deputada Maria do Rosário (PT-RS) por uma declaração feita quando era deputado. Ele disse que Maria do Rosário não merecia ser estuprada porque ele a considera "muito feia" e ela não fazia o "tipo" dele. Pela mesma declaração, Bolsonaro virou réu em duas ações penais, que estão suspensas uma vez que, como chefe do Executivo federal, ele não pode responder por fatos anteriores ao mandato.

Como fica: A imunidade parlamentar fica mantida, mas o parlamentar só pode responder por suas declarações em um processo disciplinar no Conselho de Ética da Câmara ou do Senado, que eventualmente pode levar à perda do mandato. Não poderá ser responsabilizado civil ou penalmente de jeito nenhum.

Medida cautelar

Como é hoje: Medidas cautelares, como afastamento do mandato ou restrição para frequentar determinados lugares, podem ser decididas pelo juízo competente do caso.

Como fica: Qualquer medida que afete o mandato parlamentar não pode ser dada em regime de plantão judiciário e só terá efeito depois de ser confirmada pelo plenário do STF. A PEC veda expressamente que o parlamentar seja afastado temporariamente do mandato por uma decisão judicial.

Busca e apreensão

Como é hoje: Juiz responsável pelo caso pode determinar busca e apreensão que tenham parlamentares como alvo.

Como fica: Somente o STF poderá determinar busca e apreensão com deputado ou senador como alvo e que forem para ser cumpridas nas dependências da Câmara ou do Senado ou nas residências de parlamentares. Nesse caso, o cumprimento da medida deve ser acompanhado pela Polícia Legislativa da Câmara ou do Senado. Os itens apreendidos ficarão sob cautela da Polícia Legislativa até que a decisão de busca e apreensão seja confirmada pelo plenário do STF, sob pena de crime de abuso de autoridade.

Foro privilegiado

Como é hoje: Entendimento atual do STF, conforme julgamento de 2018, determina que o foro privilegiado vale somente para crimes cometidos no mandato e relacionados à atividade parlamentar. Isto é, deputados e senadores não têm foro em crimes comuns ou cometidos antes do mandato e respondem a esses processos em instâncias inferiores.

Como fica: A regra que restringe o foro fica mantida e passa a constar expressamente na Constituição.

Deputados estaduais

Como é hoje: Na avaliação de parlamentares, o princípio da simetria já prevê que prerrogativas de deputados federais e senadores sejam transferidas para deputados estaduais.

Como fica: PEC deixa essa simetria explícita para dar maior segurança jurídica ao tema. A proposta também prevê que deputados estaduais tenham as mesmas prerrogativas de senadores e deputados federais no que diz respeito à imunidade parlamentar. Portanto, só poderão ser presos por crimes em flagrante e inafiançáveis previstos na Constituição. Outro exemplo é que, se preso nesta situação, o deputado estadual também ficará custodiado na respectiva assembleia legislativa.

Duplo grau de jurisdição

Como é hoje: A Constituição diz que cabe ao STF o julgamento de recurso de habeas corpus e mandado de segurança, por exemplo, quando tiverem sido negados pelos tribunais superiores. Também prevê que o STF julgue recurso em caso de crime político.

Em relação ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), foro no qual governadores e deputados estaduais são julgados, a Constituição prevê que cabe ao STF o julgamento de recursos de decisões tomadas pelos Tribunais Regionais Federais (TRFs).

Como fica: Ficam mantidas as situações acima, mas o texto acrescenta que o STF irá julgar também recursos em ações penais decididas, em única instância, pelo próprio STF ou pelos tribunais superiores.

Segundo parecer da relatora, as mudanças visam a garantir “o duplo grau de jurisdição nos processos criminais julgados originariamente pelo STF (por meio de recurso ordinário ao próprio STF), pelos Tribunais Superiores (via recurso ordinário ao STF) e pelos Tribunais de segunda instância (por intermédio de recurso ordinário ao STJ)”.

Lei da Ficha Limpa

Como é hoje: Na parte que trata de direitos políticos, a Constituição remete à lei complementar outros casos em que cidadãos não podem ser eleitos. Segundo essa lei, conhecida como Lei da Ficha Limpa, fica inelegível por oito anos o candidato que tiver o mandato cassado, renunciar para evitar a cassação ou for condenado por decisão de órgão colegiado, mesmo que ainda exista a possibilidade de recursos.

Como fica: A proposta estabelece que a inelegibilidade prevista na Lei da Ficha Limpa só produzirá efeitos com a observância do duplo grau de jurisdição. Na prática, isso significa que a inelegibilidade só ocorre após um recurso.

Na avaliação de parlamentares críticos à medida, isso dá brecha para que alguém decida simplesmente não recorrer de uma decisão para não se tornar inelegível.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Líder do PL homenageia deputado Coronel Chrisóstomo em sessão da CPMI

Líder do PL homenageia deputado Coronel Chrisóstomo em sessão da CPMI

Parlamentar destaca atuação de Chrisóstomo na investigação de fraudes contra aposentados do INSS.
L
STF decide que recreio integra jornada de trabalho de professores de escolas privadas

STF decide que recreio integra jornada de trabalho de professores de escolas privadas

Por maioria, o Supremo Tribunal Federal entendeu que o intervalo de recreio faz parte da jornada, mas permite que o empregador prove a dedicação exclusiva do professor a atividades pessoais para não haver cômputo.
L
“A principal pauta é a demarcação das terras indígenas”, afirma Sonia Guajajara

“A principal pauta é a demarcação das terras indígenas”, afirma Sonia Guajajara

Ministra dos Povos Indígenas destaca que a redução do desmatamento está diretamente ligada às ações de proteção dos territórios e defende transformar a desintrusão em política permanente de Estado.
L
Ex-ministro de Bolsonaro e deputados são alvos de nova fase da Operação Sem Desconto contra fraudes no INSS

Ex-ministro de Bolsonaro e deputados são alvos de nova fase da Operação Sem Desconto contra fraudes no INSS

O ex-ministro do Trabalho e Previdência Social, José Carlos Oliveira (atual Ahmed Mohamad Oliveira), o deputado federal Euclydes Pettersen Neto e o deputado estadual Edson Cunha de Araújo são investigados por suposto envolvimento em esquema de cobranças ilegais de mensalidades de aposentados do INSS.
L
STJ proíbe Forças Armadas de afastar militares devido à transição de gênero

STJ proíbe Forças Armadas de afastar militares devido à transição de gênero

Por unanimidade, a Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) uniformizou o entendimento de que a condição de pessoa transgênero não configura incapacidade ou doença para o serviço militar, garantindo a permanência dos profissionais e o direito ao uso do nome social em todos os registros internos.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Porto Velho garante mais de R$ 40 milhões na COP30 para transformações sociais

Porto Velho garante mais de R$ 40 milhões na COP30 para transformações sociais

Prefeito Léo Moraes apresenta projetos que unem produção, preservação e inovação e reforçam o papel de Porto Velho no desenvolvimento sustentável da Amazônia.
L

Falaê Podcast: A inspiradora trajetória do Pastor Leal

No episódio, ele compartilha memórias, aprendizados e reflexões sobre como a fé mudou sua vida e impactou sua comunidade.
L

Giro News: Saúde do joelho em foco com Dr. Guilherme Pintan

No Giro News, o Dr. Guilherme Figueiredo Pintan alerta para os riscos do sedentarismo, ensina a prevenir lesões no joelho e reforça o papel da fisioterapia.
L

Giro News: Entrevista com César Luiz da Silva Guimarães

Instituições e a comunidade em um movimento de reflorestamento e conscientização.
L
Gabarito do primeiro dia do Enem 2025 é liberado pelo Inep

Gabarito do primeiro dia do Enem 2025 é liberado pelo Inep

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou as respostas oficiais das provas objetivas do primeiro domingo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para que os candidatos possam checar os acertos.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Edital de convocação para serviço voluntário na Sema é publicado pela Prefeitura de Porto Velho

Edital de convocação para serviço voluntário na Sema é publicado pela Prefeitura de Porto Velho

Aprovados têm até o dia 19 de novembro para comparecer à sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
L
CNU 2025: 42.499 classificados para a prova discursiva

CNU 2025: 42.499 classificados para a prova discursiva

O Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) divulgou a lista dos aprovados na primeira etapa, cuja convocação para a segunda fase será publicada no Diário Oficial da União ainda esta semana.
L
Mulheres são 57,12% dos classificados para a segunda fase do CNU 2025

Mulheres são 57,12% dos classificados para a segunda fase do CNU 2025

A maioria feminina no Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2) é resultado direto da nova política afirmativa de equidade de gênero, que buscou mitigar desigualdades estruturais.
L
Prefeitura de Jaru convoca aprovados para os cargos de auditor fiscal e zelador

Prefeitura de Jaru convoca aprovados para os cargos de auditor fiscal e zelador

Convocados devem se apresentar em até três dias úteis ou até 11 de dezembro, conforme o edital.
L
CNU 2025: Resultado definitivo das provas objetivas será divulgado nesta quarta-feira

CNU 2025: Resultado definitivo das provas objetivas será divulgado nesta quarta-feira

O Ministério da Gestão e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) publicam o resultado e o gabarito definitivo das provas objetivas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2) a partir das 16h (horário de Brasília) desta quarta-feira (12).
L

POLÍTICA

Substitutivo do PL Antifacção de Derrite pode limitar atuação do Ministério Público, dizem especialistas

Substitutivo do PL Antifacção de Derrite pode limitar atuação do Ministério Público, dizem especialistas

O artigo 5º do texto, ao mencionar apenas inquéritos policiais para a investigação de crimes de facção, levanta preocupações de que o poder investigatório autônomo do MP, já consolidado pelo STF, seja reduzido, gerando “confusão interpretativa” e possíveis disputas de competência, o que favoreceria o crime organizado.
L
Ex-assessor de Alexandre de Moraes vira réu no STF por vazamento de conversas sigilosas

Ex-assessor de Alexandre de Moraes vira réu no STF por vazamento de conversas sigilosas

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) aceitou por unanimidade a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra Eduardo Tagliaferro por violação de sigilo funcional, coação e obstrução de investigação penal.
L
Lula pede empenho a ministros que foram governadores para aprovar projetos de segurança pública

Lula pede empenho a ministros que foram governadores para aprovar projetos de segurança pública

Em reunião no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva solicitou aos ex-governadores de sua equipe que usem sua articulação política para acelerar a tramitação da PEC da Segurança Pública e do PL Antifacção na Câmara dos Deputados.
L
Ministros do STF elogiam recondução de Paulo Gonet ao comando da PGR após aprovação pelo Senado

Ministros do STF elogiam recondução de Paulo Gonet ao comando da PGR após aprovação pelo Senado

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, foi reconduzido ao cargo por mais dois anos com 45 votos favoráveis no Senado Federal; ministros Alexandre de Moraes e Flávio Dino destacaram a trajetória do jurista e o foco no combate a organizações criminosas.
L
Boi Malhadinho busca tricampeonato no Duelo na Fronteira 2025 com o tema “Somos Amazônidas” e transmissão da TV Alero

Boi Malhadinho busca tricampeonato no Duelo na Fronteira 2025 com o tema “Somos Amazônidas” e transmissão da TV Alero

Representando a cor azul, o grupo folclórico entra no bumbódromo de Guajará-Mirim em busca do 11º título e promete emocionar o público com um espetáculo que celebra a força e a diversidade da Amazônia.
L
Publicidade

POLÍCIA

Cinco homens são presos por tráfico e furto de energia em Porto Velho

Cinco homens são presos por tráfico e furto de energia em Porto Velho

A equipe do sargento Machado prendeu cinco suspeitos em uma boca de fumo na Avenida Alexandre Guimarães, bairro Socialista, após a descoberta de um desvio de energia no local, conhecido como “gato”.
12
Polícia Civil de Rondônia prende suspeito de estupro de vulnerável em Porto Velho

Polícia Civil de Rondônia prende suspeito de estupro de vulnerável em Porto Velho

A Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente cumpriu nesta quinta-feira (13) o mandado de prisão preventiva contra A. I. F. S., reafirmando o compromisso com a proteção integral de crianças e adolescentes.
10
Ex-prefeito de Lajeado se afasta do governo do Rio Grande do Sul após ser alvo da Operação Lamaçal

Ex-prefeito de Lajeado se afasta do governo do Rio Grande do Sul após ser alvo da Operação Lamaçal

Marcelo Caumo, que ocupava a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, pediu desligamento do cargo após operação da PF apurar irregularidades em licitações realizadas pela prefeitura de Lajeado (RS) para a contratação de serviços durante as enchentes de maio de 2024.
L
Idoso fica ferido em colisão entre moto e carro de aplicativo na região central de Porto Velho

Idoso fica ferido em colisão entre moto e carro de aplicativo na região central de Porto Velho

O acidente ocorreu no cruzamento das avenidas Duque de Caxias e Farquar; segundo informações preliminares, o motorista do carro de aplicativo teria avançado a preferencial, atingindo a motocicleta conduzida pelo idoso.
14
Homem é preso por furto de cabos de caminhão após ser detido por funcionários em Porto Velho

Homem é preso por furto de cabos de caminhão após ser detido por funcionários em Porto Velho

Gerente da empresa Metal Norte e outros colaboradores flagraram Bruno Santos Nogueira serrando o cabo de bateria de um veículo; suspeito tentou fugir e portava duas facas.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Deputada Gislaine Lebrinha solicita reforma e ampliação da EMIF Monteiro Lobato

Deputada Gislaine Lebrinha solicita reforma e ampliação da EMIF Monteiro Lobato

Parlamentar encaminhou indicação à SEDUC para melhorar a estrutura e atender à demanda crescente de alunos.
L
Red Dead Redemption chega grátis aos celulares via Netflix

Red Dead Redemption chega grátis aos celulares via Netflix

Clássico faroeste da Rockstar estará disponível para assinantes, incluindo expansão Undead Nightmare, a partir de 2 de dezembro.
L
Honda reforça posição do HR-V 2026 entre os SUVs mais vendidos do Brasil

Honda reforça posição do HR-V 2026 entre os SUVs mais vendidos do Brasil

Modelo comemora dez anos de produção nacional com design renovado e mais tecnologia.
L

Dicas para montar um home office funcional e confortável

Descubra como montar um home office ergonômico, organizado e inspirador, com dicas simples de mobiliário, iluminação e rotina para trabalhar melhor em casa.
L
Programa "Escola Azul" chega a Rondônia e incentiva a cultura oceânica

Programa “Escola Azul” chega a Rondônia e incentiva a cultura oceânica

Com apoio da Jirau Energia, o projeto promoveu conscientização e educação ambiental sobre a importância de rios, mares e manguezais para centenas de estudantes em escolas do entorno da Usina Jirau.
L

Edital de Convocação AGE: ASSOCIAÇÃO DOS PRODUTORES RURAIS, PESCADORES E EXTRATIVISTAS UNIÃO E FORÇA

Dia 22/11 – Rua Madeira Mamoré, 1392 – Baixa União – Porto Velho/RO
L
Rondônia recebe VI Congresso Internacional DHJUS – Futuros Possíveis

Rondônia recebe VI Congresso Internacional DHJUS – Futuros Possíveis

Evento ocorrerá entre os dias 17 e 19 de novembro e reunirá especialistas nacionais e internacionais para debater direitos humanos, justiça e inovação institucional.
L
CAIXA inicia pagamento do Bolsa Família de novembro nesta sexta-feira (14)

CAIXA inicia pagamento do Bolsa Família de novembro nesta sexta-feira (14)

Pagamento será antecipado para beneficiários de Rio Bonito do Iguaçu (PR) em razão do tornado que atingiu a cidade.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.