TERÇA-FEIRA, 25/11/2025

Em destaque

Caso das 'rachadinhas': Quinta Turma do STJ anula quebra de sigilo de Flávio Bolsonaro

Quatro ministros divergiram do relator, Félix Fischer, em decisão que impacta alicerce de investigação sobre filho do presidente; novos pedidos da defesa voltarão a ser julgados

Publicado em 

Ministros da Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) votaram, nesta terça-feira, a favor de um pedido da defesa do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) para anular a quebra de sigilo fiscal e bancário do filho do presidente Jair Bolsonaro no caso das “rachadinhas”. As decisões anuladas tinham sido autorizadas em 2019 pelo juiz Flávio Itabaiana, da 27ª Vara Criminal, do Tribunal de Justiça (TJ) do Rio, e se estendiam a cerca de cem pessoas e empresas suspeitas de envolvimento no esquema de desvio de recursos do gabinete de Flávio na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj).

Os votos favoráveis a Flávio partiram dos ministros João Otávio Noronha, Reinaldo Soares da Fonseca, Ribeiro Dantas e Joel Ilan Parcionik. Os quatro divergiram do ministro Félix Fischer, relator do caso, que optou por negar o pedido da defesa e foi vencido pelos colegas do colegiado. O recurso já havia sido negado anteriormente, há um ano, pela 3ª Câmara Criminal do TJ do Rio.

Na contramão do que havia sido deliberado pela Corte fluminense, os quatro ministros da Quinta Turma consideraram que houve falta de fundamentação em duas decisões de Itabaiana para autorizar as quebras de sigilo solicitadas pelo Ministério Público (MP) do Rio na condução da investigação.

João Otávio Noronha, que abriu o primeiro voto divergente em relação a Fischer, chegou a criticar o magistrado por ter utilizado uma decisão de duas linhas para quebrar o sigilo de mais de 90 pessoas. A fala do magistrado ecoa o discurso dos advogados de Flávio, do próprio parlamentar e do presidente Bolsonaro, que reclamou publicamente, em maio de 2019, a maneira como o filho teve os sigilos bancário e fiscal expostos por decisão de Itabaiana.

Declarada nula, a decisão pode impactar outros procedimentos utilizados pelo Ministério Público (MP) do Rio  na investigação sobre a devolução de salários de ex-funcionários de Flávio, que resultou em denúncia oferecida contra o político e outras 16 pessoas em outubro do ano passado. A quebra de sigilo colheu informações que serviram como base para a autorização de outras diligências relevantes para o caso.

Ao GLOBO, a atual defesa de Flávio Bolsonaro, representada pelos advogados Luciana Pires, Rodrigo Rocca e Juliana Bierrenbach, informou que ainda não buscará a anulação de outros procedimentos da investigação, uma vez que aguarda o julgamento de outro recurso, a ser avaliado na semana que vem, que questiona todas as decisões do juiz Flávio Itabaiana relativas ao caso.

Na ação julgada nesta terça-feira, Flávio foi representado pela advogada Nara Nishiwaza, da equipe do advogado Frederick Wassef, que havia deixado o caso em junho do ano passado, após ter abrigado, em um endereço de Atibaia (SP), Fabrício Queiroz, ex-assessor do parlamentar, preso naquele mês, e denunciado posteriormente como operador da “rachadinha”. Apesar de ter sido substituído pela equipe da advogada Luciana Pires, Wassef acompanhou a sessão de hoje por videoconferência.

Outros pedidos da defesa

Os cinco ministros da Quinta Turma do STJ se debruçam, desde o início de fevereiro, sobre o julgamento de três pedidos de habeas corpus apresentados por advogados de Flávio Bolsonaro no ano passado e de um quarto recurso da defesa de Fabrício Queiroz, ex-assessor do parlamentar, e da mulher dele, Márcia Oliveira de Aguiar.

O julgamento havia sido iniciado em novembro, mas foi interrompido por um pedido de vista de João Otávio Noronha. Antes do feriado de Carnaval, foi a vez de Felix Fischer solicitar mais tempo para a análise dos recursos. Nesta terça-feira, o realtor optou por não ler os seus votos a respeito dos habeas corpus relativos a outros tópicos do caso das “rachadinhas” e postergar a discussão para a próxima terça-feira.

Além da quebra de sigilo, já analisada, há pedidos dos advogados de Flávio para anular relatórios emitidos pelo Conselho do Controle de Atividade Financeira (Coaf) com dados do parlamentar e a totalidade das decisões de Itabaiana, que deixou de conduzir o caso em junho do ano. Flávio recebeu foro privilegiado e a investigação migrou para o Órgão Especial do TJ do Rio, formado por 25 desembargadores.

Recurso já tem voto favorável

Antes da decisão de suspender o restante do julgamento para a próxima semana, o ministro João Otávio Noronha também votou a favor de outro pedido da defesa de Flávio a respeito de informações repassadas pelo Coaf ao MP do Rio para embasar a investigação sobre o senador. Os outros quatro ministros do colegiado ainda não se manifestaram sobre o tema, que deverá ser retomado a partir do parecer da relatoria de Fischer.

Noronha considerou que um relatório de inteligência financeira (RIF) originado pelo Coaf promoveu “indevida intromissão na devida intimidade e privacidade” de Flávio e destacou entender que houve falta de “autorização judicial que garantisse a razoabilidade e proporcionalidade da medida”. O ministro chegou a criticar a maneira como a promotoria lançou mão dos dados do órgão Coaf:

— O Coaf não é órgão de investigação, e muito menos de produção de prova. Ele tem que fazer o relatório de inteligência, e então está finalizada sua missão. Ele não pode ser utilizado como órgão auxiliar do Ministério Público — disse Noronha.

Entre os argumentos para votar pela anulação, Noronha mencionou que houve irregularidade na comunicação entre o MP e o Coaf, uma vez que consta nos autos uma comunicação informal, via e-mail, trocada pelas instituições com a requisição para a emissão do documento com informações sobre Flávio.

Em dezembro de 2019, após meses de paralisação nessa e em outras centenas de investigações, o Supremo Tribunal Federal (STF) definiu que o compartilhamentos de dados reunidos por órgãos de inteligência pode ser feito sem decisão judicial prévia e que a comunicação das informações precisa ser feita unicamente por meios de comunicação formais dos órgãos envolvidos. Esse procedimento foi realizado pelo MP do Rio da maneira determinada, ao passo em que a comunicação por e-mail ocorreu paralelamente e apenas no momento da solicitação das informações.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Com apoio da deputada Dra. Taíssa, ciclistas de Rondônia disputam competição nacional no Paraná

Com apoio da deputada Dra. Taíssa, ciclistas de Rondônia disputam competição nacional no Paraná

Apoio da deputada Dra. Taíssa garante participação de atletas de Guajará-Mirim no Campeonato Brasileiro de Ciclismo; delegação retorna com resultados expressivos
L
Moraes comunica TSE sobre Inelegibilidade Bolsonaro STF

Moraes comunica TSE sobre Inelegibilidade Bolsonaro STF

O ministro Alexandre de Moraes determinou a notificação do TSE para fins de inelegibilidade Bolsonaro STF devido à condenação de 27 anos, estendendo o impedimento político até 2060.
L
Infraestrutura avança na Ponta do Abunã com chegada de aduelas

Infraestrutura avança na Ponta do Abunã com chegada de aduelas

Materiais adquiridos por emenda parlamentar começam a ser instalados na região.
L
Moraes define local de prisão dos sete condenados do golpe

Moraes define local de prisão dos sete condenados do golpe

O ministro Alexandre de Moraes determinou a execução imediata das penas e a prisão dos condenados trama golpista, indicando as instalações militares e policiais para o cumprimento das sentenças.
L
Moraes decide que Bolsonaro cumprirá pena na Superintendência da Polícia Federal

Moraes decide que Bolsonaro cumprirá pena na Superintendência da Polícia Federal

O ex-presidente condenado a 27 anos e três meses por trama golpista cumprirá a sentença na Superintendência da Polícia Federal, onde já estava em prisão Bolsonaro PF preventiva desde sábado.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Agenda News: Lucas Viana fala sobre Arquitetura Inteligente que Conecta e Vende

mostrando como cada elemento do ambiente pode transformar a relação do cliente com a marca.
L

Giro News: professor Adriano Dantas fala sobre educação no IFRO

A entrevista promete abordar desde a formação técnica até o papel do instituto no desenvolvimento de Rondônia.
L
Fim da Escala 6x1 terá transição para pequenos negócios

Fim da Escala 6×1 terá transição para pequenos negócios

Ministro Guilherme Boulos (Secretaria-Geral) afirma que o debate sobre o Fim da Escala 6×1 incluirá estímulos fiscais para micro e pequenas empresas, a fim de proteger a sustentabilidade dos negócios.
L
Condenação de Bolsonaro: os pontos que marcaram o julgamento

Condenação de Bolsonaro: os pontos que marcaram o julgamento

Decisão do STF confirmou liderança de Bolsonaro na trama golpista e abriu caminho para a execução da pena.
L
Generais Heleno e Nogueira são presos por trama golpista

Generais Heleno e Nogueira são presos por trama golpista

O ministro Alexandre de Moraes determinou a execução das penas, levando os generais Augusto Heleno e Paulo Sérgio Nogueira à prisão de ex-ministros no Comando Militar do Planalto em Brasília.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Concurso ALE-RO abre 200 vagas com salários de até R$ 24 mil

Concurso ALE-RO abre 200 vagas com salários de até R$ 24 mil

Inscrições seguem até 4 de dezembro para cargos de níveis médio e superior.
L
Mais de 130 vagas ao mercado de trabalho são ofertadas pelo Sine Municipal de Porto Velho

Mais de 130 vagas ao mercado de trabalho são ofertadas pelo Sine Municipal de Porto Velho

Órgão amplia oferta de vagas de emprego em Porto Velho e reforça serviços de orientação e preparação profissional
L
Rondônia abre mais de 3 mil vagas; Rolim de Moura oferta 54 para auxiliar de produção

Rondônia abre mais de 3 mil vagas; Rolim de Moura oferta 54 para auxiliar de produção

Estado registra 3.011 oportunidades ativas no Sine-RO, com destaque para setor industrial.
L
CDL Ji-Paraná realiza treinamento de alta performance em vendas

CDL Ji-Paraná realiza treinamento de alta performance em vendas

Capacitação híbrida reúne profissionais e foca em técnicas de vendas, fidelização e estratégias de mercado.
L
Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Novo ciclo de contratações reforça atuação do Santander AAA no estado.
L
Publicidade

POLÍTICA

Trânsito em Julgado STF encerra processo de Bolsonaro e réus

Trânsito em Julgado STF encerra processo de Bolsonaro e réus

Ex-presidente, Anderson Torres e Alexandre Ramagem não apresentaram recursos finais, abrindo caminho para a execução das penas após o Trânsito em Julgado STF.
L
STF determina prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro

STF determina prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro

Após trânsito em julgado de processo por trama golpista, o Supremo Tribunal Federal determina a prisão de réus do Núcleo 1, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro.
L
Governo de RO reforça segurança em nova fase da Operação Mute

Governo de RO reforça segurança em nova fase da Operação Mute

Ação nacional intensifica combate a ilícitos em unidades prisionais.
L
Cláudia de Jesus quer aulas noturnas para CNH Social

Cláudia de Jesus quer aulas noturnas para CNH Social

Deputada sugere novas turmas à noite para ampliar acesso ao programa.
L
Quatro réus do Núcleo 1 da ação do golpe apresentam novos recursos ao STF

Quatro réus do Núcleo 1 da ação do golpe apresentam novos recursos ao STF

As defesas dos generais Walter Braga Netto, Augusto Heleno e Paulo Sérgio Nogueira, além do almirante Almir Garnier, protocolaram novos recursos contra a condenação pela trama golpista. O prazo para os embargos de declaração terminou nesta segunda-feira (24).
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Colisão entre carros deixa homem ferido no centro de Porto Velho

Colisão entre carros deixa homem ferido no centro de Porto Velho

De acordo com testemunhas, o motorista do Ford Ka teria avançado a preferencial da Afonso Pena, atingindo o Onix que seguia pela Joaquim Nabuco em direção à Rua Almirante Barroso.
12
PRF em Rondônia apreende armas, munições e drogas durante fiscalização em Vilhena e Nova Mamoré

PRF em Rondônia apreende armas, munições e drogas durante fiscalização em Vilhena e Nova Mamoré

As abordagens aconteceram nas BRs 364 e 421: dois homens foram presos.
10

Três pessoas são presas em Goiânia por tortura e cárcere privado de adolescente de 16 anos e outra criança

A mãe, o padrasto e outra mulher foram detidos em Goiânia após a adolescente de 16 anos conseguir fugir de um cárcere privado que durava dois anos.
16
MPRO investiga uso irregular de unidade de saúde para venda de óculos em Abunã

MPRO investiga uso irregular de unidade de saúde para venda de óculos em Abunã

Promotoria apura denúncia de consultas e vendas realizadas sem autorização na UBS Vila da Penha.
12

Ladrão entala em porta giratória, fica de cueca e danifica caixas eletrônicos em tentativa frustrada de furto a banco em MG

Um rapaz de 20 anos foi preso pela Polícia Militar em Carangola (MG) após passar quase 20 minutos preso na porta giratória de uma agência, perdendo a bermuda durante o esforço.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: VIA VELLOSO GESTAO PATRIMONIAL LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE OBRA – Licença Previa – LP e Licença de Instalação – LI,
L

Requerimento da Licença Ambiental: RIO MADEIRA COMERCIO DE FRUTAS LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA DE OPERAÇÃO
L

Cães terapeutas Lua e Shurastey levam conforto e amor para idosos e pacientes em Mogi Mirim (SP)

A dupla de cachorros golden retriever, Lua e Shurastey, atua no programa Pet Terapia, do Instituto Admax, visitando casas de acolhimento para idosos, hospitais e centros de reabilitação.
L
Jaru publica resultados preliminares dos editais da PNAB

Jaru publica resultados preliminares dos editais da PNAB

Listas trazem projetos e espaços culturais classificados e desclassificados.
L
Brasil atinge menor nível histórico de pobreza e desigualdade

Brasil atinge menor nível histórico de pobreza e desigualdade

Renda média cresceu 70% em três décadas, aponta estudo do Ipea.
L

Flamengo pode ser campeão do Brasileirão nesta terça-feira em cenário decisivo; veja combinações

O Flamengo entra em campo nesta terça-feira (25/11) contra o Atlético-MG com 74 pontos e alta probabilidade de título. Para ser campeão antecipado na 36ª rodada, o Rubro-Negro precisa vencer o Galo e torcer pela derrota do Palmeiras (vice-líder com 70 pontos) para o Grêmio.
L
Governo de RO implanta novos portais do sistema previdenciário e amplia transparência do Iperon

Governo de RO implanta novos portais do sistema previdenciário e amplia transparência do Iperon

Governo de RO lança novo site, intranet e Portal da Transparência do Iperon para modernizar o acesso à informação e facilitar serviços aos servidores
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.