QUINTA-FEIRA, 26/06/2025
Publicidade

Senadores reúnem assinaturas para abrir CPI que vai apurar atuação do governo na pandemia

Iniciativa do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) tem o apoio de 30 parlamentares; Pazuello é convidado a dar explicações sobre o combate à pandemia

Publicado em 

Senadores reúnem assinaturas para abrir CPI que vai apurar atuação do governo na pandemia - News Rondônia

Um grupo de 30 senadores atingiu assinaturas suficientes nesta quinta-feira para solicitar a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) destinada a apurar ações e possíveis omissões do governo federal no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. A instalação do colegiado depende do aval do presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), que não possui prazo para se manifestar.

Senadores reúnem assinaturas para abrir CPI que vai apurar atuação do governo na pandemia - News Rondônia

O documento, de iniciativa do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), tem apoio de parlamentares de 11 partidos. Entre eles, integrantes do MDB, como o líder da bancada, Eduardo Braga (AM), Renan Calheiros (AL) e Simone Tebet (MS). Também fazem parte da iniciativa senadores do PSDB, como Tasso Jereissati (CE), além de membros do PSD, PT, PDT, PSL, PSB, Pros, Podemos e Cidadania.

— A CPI serve para apurar as omissões e negligências que ocorreram por parte das autoridades no enfrentamento da pandemia da Covid-19. Em vários cantos do País, e notadamente do seu caso mais dramático ocorrido em Manaus (AM), se dá conta que a irresponsabilidade das autoridades levou centenas, milhares de brasileiros a perderam a vida — disse Randolfe após protocolar o pedido na Secretaria-Geral do Senado.

Questionado sobre a CPI, Rodrigo Pacheco afirmou que tomou conhecimento da solicitação, mas que ainda vai analisar se ela preenche os requisitos necessários para a instalação:

— É importante haver toda e qualquer discussão que seja em torno da questão da pandemia, é importante que haja… Vamos avaliar só os requisitos próprios da CPI para saber se é o caso de instalá-la ou não.

No pedido das assinaturas aos colegas do Senado, Randolfe menciona o colapso no sistema de saúde do Amazonas, em janeiro, e afirma que é preciso analisar com urgência a "grave omissão do governo federal, que foi alertado de que faltaria oxigênio nos hospitais de Manaus quatro dias antes da crise, mas nada fez para prevenir o colapso do SUS (Sistema Único de Saúde)".

O senador amapaense também criticou o governo federal por não seguir orientações científicas de autoridades sanitárias e por fazer recomendações de tratamentos sem eficácia comprovada contra a Covid-19. Além disso, ele cita que o governo se colocou como um "obstáculo" na aquisição de vacinas. Para Randolfe, a gestão Bolsonaro tem "violado direitos fundamentais básicos" e agido de forma "errática", o que deve ser apurado.

No plenário, o senador Eduardo Braga disse que assinou o pedido para a abertura da CPI para "entender, fiscalizar e explicar para o Brasil" de que forma os recursos foram aplicados no combate à pandemia e por que não foi dada uma resposta adequada em Manaus para aqueles que necessitam de socorro e atendimento.

Pazuello irá ao Senado dar explicações

O Senado aprovou nesta quinta-feira convite ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, para que ele explique a "falta de destreza" do governo para enfrentar a pandemia de Covid-19  e o atraso da vacinação no país. Por se tratar de convite e não de convocação, Pazuello não é obrigado a comparecer. Ainda não há data para a audiência com o ministro.

A autora do requerimento, Rose de Freitas (MDB-ES), pediu a convocação do ministro, mas o líder do governo, Fernando Bezerra (MDB-PE),  interveio e garantiu que Pazuello está à disposição para os esclarecimentos ao Senado.

Rose de Freitas justificou que são necessárias explicações do ministro, principalmente diante ao aumento no número de casos e da grave situação no Amazonas.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Agricultura familiar em Machadinho do Oeste é fortalecida com investimentos da deputada Cláudia de Jesus

Com o valor total de aproximadamente R$ 140 mil, duas associações rurais foram beneficiadas.
L
Com relatório do Coronel Chrisóstomo Congresso derruba aumento do IOF e impede alta de imposto sobre crédito, câmbio e investimentos

Com relatório do Coronel Chrisóstomo Congresso derruba aumento do IOF e impede alta de imposto sobre crédito, câmbio e investimentos

Em votação expressiva, parlamentares reagem à medida do governo e evitam impacto no bolso da população; Chrisóstomo teve papel de destaque na articulação.
L
Deputado Ribeiro propõe inclusão de disciplina sobre Inteligência Artificial nas escolas públicas de Rondônia

Deputado Ribeiro propõe inclusão de disciplina sobre Inteligência Artificial nas escolas públicas de Rondônia

O parlamentar sugere que o conteúdo sobre IA também seja incorporado aos programas de pré-iniciação científica.
L
Dinheiro nas mãos do Portovelhense. É isso que diz a emenda da vereadora Sofia Andrade prevê

Dinheiro nas mãos do Portovelhense. É isso que diz a emenda da vereadora Sofia Andrade prevê

Emenda prevê repasse de 30% do valor da multa para quem denunciar infrações com provas
L

Deputado Ribeiro indica ao Executivo a implementação do Programa REFAZ ICMS 2025

Para o parlamentar, a medida representa responsabilidade fiscal com sensibilidade social.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Agenda News: Rede BNI Rondônia lança segundo grupo em Porto Velho no dia 1º de julho

Lançamento do BNI Mamoré acontece no Restaurante Maré e marca um novo capítulo para o networking empresarial em Rondônia.
L

Coluna social Marisa Linhares: Chá Colonial – Amigos

Encontro de elegância e amizade no Chá Colonial do Lions Clube Cacoal Centro reúne personalidades em tarde inesquecível no Catuaí Hotel
L

Paraíso Natural: Praia do Madeiro, um refúgio encantador em Pipa (RN)

Beleza natural, golfinhos e charme rústico fazem da Praia do Madeiro um refúgio imperdível no litoral do Rio Grande do Norte
L

Senado aprova aumento do número de deputados federais de 513 para 531

Projeto de lei complementar segue para a Câmara e redistribui vagas com base no Censo de 2022, sem retirada de assentos de nenhum estado
L

Lengua-Maskóy: autor promove a obra numa noite de autógrafos

O encontro acontecerá na Temática Editora e Cursos, Rua José de Alencar, 2868, Centro, Porto Velho (RO).
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Indústria Brasileira cria 910,9 mil vagas de emprego entre 2019 e 2023, aponta IBGE

Indústria Brasileira cria 910,9 mil vagas de emprego entre 2019 e 2023, aponta IBGE

Setor alimentício é o ramo industrial que mais contratou
L

ESTAMOS CONTRATANDO: VAGAS PARA RECEPCIONISTA PCD

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L
SERVENTE DE LIMPEZA

ESTAMOS CONTRATANDO: VAGAS PARA SERVENTE DE LIMPEZA PCD

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L

Projeto Jovem Aprendiz da Inclusão é aprovado em Porto Velho

De autoria do prefeito Léo Moraes, o projeto garantirá vagas de emprego para jovens neurodivergentes
L
Publicidade

POLÍTICA

Sobre a próxima eleição presidencial no Brasil

Em busca de equilíbrio político, Michel Temer articula frente de centro-direita para 2026 e apoia mandato mais longo sem reeleição como alternativa ao populismo e à radicalização.
L

Com apoio do deputado Cássio Gois, Alta Floresta sedia 3ª Etapa do Regional Sul de Motocross

Parceria entre poder público e esporte fortalece motocross em Rondônia
L

Presidente da Alero se reúne no Palácio do Governo e ressalta conquistas para moradores do Soldado da Borracha

Procuradoria-Geral do Estado ficou encarregada de apresentar uma solução jurídica, por ordem direta do chefe do Executivo.
L

Projeto Saúde Cidadã entrega equipamentos ortopédicos e promove inclusão em Guajará-Mirim

Atividade será realizada nos dias 28 e 29 de junho, com atendimentos gratuitos em parceria com o Hospital Santa Marcelina.
L

Coronel Chrisóstomo é relator de projeto que pode derrubar aumento do IOF

Parlamentar de Rondônia contesta aumento do imposto editado por decreto e propõe anulação da medida que pode impactar o crédito, alimentos e combustíveis.
L
Publicidade

POLÍCIA

Carro derruba poste depois de capotar próximo de presídio em Porto Velho

URGENTE: Carro derruba poste depois de capotar próximo de presídio em Porto Velho

O grave acidente ocorreu na manhã desta quinta-feira (26), na Estrada da Penal, em frente ao presídio Aruana em Porto Velho.
10
Criança de 7 anos é atropelada por carro na frente da igreja

CRISTAL DA CALAMA: Criança de 7 anos é atropelada por carro na frente da igreja

Aconteceu na noite desta quarta-feira (25).
10

VÍDEO: Grave acidente deixa piloto de MT-07 ferido na Calama

A Polícia Militar foi acionada para registrar a ocorrência.
12
Grave acidente deixa piloto de MT07 ferido na Calama

Grave acidente deixa piloto de MT07 ferido na Calama

De acordo com testemunhas, o motociclista seguia na Calama sentido Presidente Dutra, quando o carro conduzido por uma mulher invadiu a preferencial e causou a batida.
14
Polícia Civil de Rondônia realiza incineração de drogas em Nova Mamoré

Polícia Civil de Rondônia realiza incineração de drogas em Nova Mamoré

A ação foi executada em conformidade com as determinações legais, mediante autorização judicial, com a devida ciência do Ministério Público e o acompanhamento da Vigilância Sanitária, garantindo segurança, legalidade e transparência em todo o processo.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura de Porto Velho promove edição extra do evento “Uma Noite no Museu”

Com entrada gratuita, programação especial acontece nos dias 27 e 28 de junho, no Museu da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.
L

Projeto Cidadania em Movimento da Prefeitura de Porto Velho leva serviços essenciais à população de Rio Pardo

Serão três dias de atendimento com serviços de saúde e cidadania.
L

Prefeitura destaca importância da comunidade em pesquisa da creche noturna

O questionário está disponível no site da prefeitura de Porto Velho.
L

Exercícios físicos ministrados por profissionais qualificados são opções para melhorar a saúde e promover o bem-estar

A iniciativa da Prefeitura está mudando para melhor a vida dos porto-velhenses participantes do Programa Qualidade de Vida.
L
Com apoio do governador Marcos Rocha, exportação de tambaqui já supera todo o ano de 2024

Com apoio do governador Marcos Rocha, exportação de tambaqui já supera todo o ano de 2024

O crescimento das exportações comprova que Rondônia está no rumo certo.
L

Recebimento da Licença Ambiental (LAI): ELIESER RIBEIRO DE SOUZA

LICENÇA AMBIENTAL DE INSTALAÇÃO
L

Atendimento domiciliar multidisciplinar eleva qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população

Atualmente 256 pacientes são atendidos pelo Samd.
L

Agenda News: Lash Lifting – a técnica que realça seus cílios e transforma seu olhar

Cílios curvados e volumosos de forma natural, sem necessidade de maquiagem.
L

Requerimento de Outorga e Licença Ambiental (LP-LI-LO): COOPERATIVA MISTA AGRO INDUSTRIAL DA AMAZONIA LTDA

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS – LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L

Edital de Convocação AGO: Associação Rondoniense de Capoeira – ARCA

Rua Jaqueline Ferry nº 3063 – bairro JK – Porto Velho/RO
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.