TERÇA-FEIRA, 23/09/2025

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA RECEBE ESCLARECIMENTOS SOBRE EMISSÃO DE CERTIDÕES PARA A ENERGISA

CCJR recebeu informações do secretário da Sefin e procurador geral do Estado

Publicado em 

Com as presenças dos deputados Adelino Follador (DEM), que é o presidente, Aélcio da TV (PP), Anderson Pereira (Pros), José Lebrão (MDB) e Dr. Neidson (PMN), a Comissão de Constituição, Justiça e de Redação (CCJR), recebeu na manhã desta terça-feira (5), o secretário de Finanças (Sefin), Luiz Fernando, e o procurador geral do Estado, Juraci Jorge.

Eles foram esclarecer sobre a informação de que o Estado, supostamente, não teria recorrido em ação judicial contra a empresa Energisa, o que teria permitido que ela conseguisse emitir certidões positivas.

"A empresa não pode seguir desrespeitando os consumidores e as instituições. A Energisa assume o ônus e o bônus da compra da antiga Ceron, mas não parece interessada em cumprir a sua parte e não podemos ceder nada para quem atua sem respeitar ninguém", disse Adelino.

Anderson Pereira disse que os deputados foram questionados, para explicar como, mesmo com dívidas, a empresa Energisa conseguiu a certidão, mesmo através de via judicial. "A população não entende como, desrespeitando as resoluções e o contrato que assumiu, a Energisa consegue as certidões e é isso que precisamos esclarecer".

Luiz Fernando apontou que "a Vara de Execuções Fiscais determinou que o Estado emitisse a certidão, com base nos créditos que a Caerd deve à Energisa e as contas de energia de mão própria, que são os débitos do Governo com valores de conta de energia. Em relação aos débitos administrativos, ainda se encontram no chamado contencioso, que não impedem a expedição de certidões".

O titular da Sefin disse ainda que, como ocorre com todas as demais empresas, todo o caminho legal foi seguido no caso da Energisa.

Juraci Jorge reforçou que o Estado sempre tem se posicionado judicialmente e defendido os seus interesses. "Não há nenhuma situação que não tenhamos recorrido. No caso ad Energisa, houve uma determinação judicial para a emissão da certidão e assim foi feito. Lembrando que a certidão tem um prazo de validade".

Os procuradores Fábio Santos e Sérgio Fernandes, de Abreu também estavam presentes e trataram do caso. Santos reiterou que a expedição de certidão se deu em razão de ordem judicial. "Foi seguido o que determinou a justiça e o Governo não concedeu nenhum benefício à empresa, como não o faz a nenhuma outra", assegurou.

O procurador Sérgio Fernandes, que cuida especificamente do caso envolvendo a Energisa, vai encaminhar, após a aprovação dos deputados da CCJR, todos os processos envolvendo a empresa, para conhecimento da Comissão.

Matérias

A CCJR distribuiu projetos para a relatoria dos parlamentares. Adelino Follador avocou a emissão de pareceres a oito matérias. Primeiro o PL 310 do Executivo, que altera o artigo 4° da Lei n° 4.590, de 18 de setembro de 2019, que criou o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Programa de Modernização e Governança das Fazendas Municipais do Estado de Rondônia e do Desenvolvimento Econômico Sustentável dos Municípios (FUNPROFAZ) e dá outras providências.

Incluiu ainda o PL 242 do deputado Chiquinho da Emater (PSB), que dispõe sobre a obrigatoriedade da comunicação, por parte dos hospitais, clínicas e postos de saúde, nas ocorrências de embriaguez ou uso de drogas por criança ou adolescente; e o Veto Parcial 006/19 ao Projeto de Lei nº 180/19 de autoria do deputado Anderson Pereira, que autoriza o Executivo a exigir dos estabelecimentos de saúde pública e privada a afixação de cartazes informativos e dá outras providências”.

Dois projetos de iniciativa do Tribunal de Justiça de Rondônia também foram avocados por Follador. O PLC 043/19, que altera a Lei Complementar nº 568/2010, a qual dispõe sobre a carreira dos servidores do Poder Judiciário do Estado de Rondônia; e o PLC 044/19, que dispõe sobre a isenção parcial dos emolumentos e custas dos Serviços Notariais e de Registro de Imóveis para os beneficiários de aquisição de terras rurais oriundos de Programa de Crédito Fundiário nacional, estadual ou municipal, no âmbito do Estado de Rondônia, e dá outras providências.

Por fim, o presidente assumiu a relatoria do PL 317/19, de autoria do presidente da Assembleia Legislativa, Laerte Gomes (PSDB), que aumenta de dois para seis meses o prazo de vigência do exame de anemia infecciosa em equinos, no âmbito do Estado de Rondônia; e o PL 320, de autoria do deputado Alex Silva (Republicanos), que dispõe sobre o programa de incentivo tecnológico à terceira idade, e dá outras providências.

Anderson

Coube ao deputado Anderson Pereira emitir parecer em nove matérias distribuídas. A primeira trata-se do PL 314, do Executivo, que cria o Fundo Estadual do Trabalho, Emprego e Renda do Estado de Rondônia – FETERO, e o Conselho do Trabalho, Emprego e Renda do Estado de Rondônia (CETERO), e dá outras providências.

Compete a Anderson o parecer ao PL 311 do Executivo que altera, acresce e revoga dispositivos da Lei nº 4.535, de 17 de julho de 2019, que criou o Fundo Estadual para Financiar a Construção do Hospital de Urgência e Emergência de Porto Velho (FUNHEURO) e dá outras providências; e à PEC 007/19 de autoria coletiva, que acrescenta o §1º e incisos ao artigo 143 e altera-se o caput do artigo 144 da Constituição do Estado de Rondônia, que trata da segurança viária, exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do seu patrimônio nas vias públicas, e dá outras providências.

Pereira é o encarregado do parecer ao Veto Parcial 007/19, ao Projeto de Lei nº 265/19 de autoria do Executivo que autoriza o Executivo a realizar contratações de pessoal por prazo determinado para atender às necessidades temporárias de excepcional interesse público, nos termos do inciso IX do artigo 37 da Constituição Federal, e revoga a Lei n° 1.184, de 27 de março de 2003, que regulamenta a contratação por tempo determinado para atender à necessidade temporária de excepcional interesse público, nos termos do inciso IX do artigo 37 da Constituição Federal e dá outras providências.

Três projetos de iniciativa do deputado Adelino Follador ficaram a cargo de Anderson Pereira emitir o parecer. O PLC 046, que altera dispositivos da Lei nº 701 de 05 de março de 2013, que altera a Lei complementar nº 622, de 11 de julho de 2011; o PLC 319, que regulamenta o programa Jovem Aprendiz no Estado de Rondônia, e o PL 321, que determina que os hospitais estaduais que atendam casos de média complexidade em Rondônia divulguem suas especialidades e os municípios pactuados com o hospital.

O deputado Anderson vai ainda emitir parecer ao PLC 045, do deputado José Lebrão, que transforma em estância turística o município de Porto Velho; e o PL 318, de autoria do deputado Cirone Deiró (Podemos), que assegura o acesso dos profissionais de educação física “personal trainer” às academias de ginástica no Estado de Rondônia para o acompanhamento de seus alunos e dá outras providências.

Lebrão

Coube ao deputado Lebrão emitir o parecer a dois Vetos Totais do Executivo. O primeiro, o Veto Total 046 ao Projeto de Lei nº 103/19 de autoria do deputado Cirone Deiró (Podemos), que autoriza o Estado a utilizar veículos automotores apreendidos em razão da prática de ilícitos penais e dá outras providências; e o Veto Total 047, ao Projeto de Lei nº 084/19 de autoria do deputado Cabo Jhony Paixão (Republicanos), que autoriza o Executivo a promover a inclusão do tema ‘Educação Sócio-digital’, como tema transversal e especial, no currículo do Ensino Fundamental e Médio, junto à rede de escolas públicas estaduais do Estado de Rondônia.

Também compete a Lebrão relatar o PL 315, de autoria do deputado Eyder Brasil (PSL), que autoriza o Executivo a proceder à implantação do Programa de Integridade para as pessoas jurídicas que contratarem com a Administração Pública no âmbito do Estado de Rondônia, nos casos que especifica e dá outras providências.

Aélcio

O deputado Aélcio da TV vai relatar o PL 312, do Executivo, que autoriza o Executivo a abrir crédito adicional especial por anulação, até o valor de R$ 5.879.000,00, em favor do Fundo de Aperfeiçoamento dos Serviços Judiciários (FUJU).

Aélcio também vai relatar o PL 316, do deputado Ismael Crispin (PSB), que revoga a Lei Ordinária nº 3.122, de 01 de julho de 2013, que dispõe sobre a qualificação, concessão, manutenção e cancelamento das titulações de Utilidade Pública (UP), de Organização Social (OS) e de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), no âmbito do Estado de Rondônia. Cria o Sistema Integrado de Parcerias e Descentralização da Execução das Políticas Públicas e Serviços Públicos não Exclusivos através do Terceiro Setor (SISPAR), e sistematiza as relações da administração pública estadual com as entidades do terceiro setor, e o fomento às atividades de desenvolvimento econômico e social no Estado de Rondônia e dá outras providências.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Economista preso na CPMI do INSS é solto horas depois

Economista preso na CPMI do INSS é solto horas depois

Rubens Oliveira Costa, detido por ordem de Carlos Viana, foi liberado após a Polícia Legislativa não homologar a prisão.
L
Motta rejeita nomeação de Eduardo Bolsonaro como líder da minoria

Motta rejeita nomeação de Eduardo Bolsonaro como líder da minoria

Presidente da Câmara, Hugo Motta, negou a indicação, manobra que visava proteger o deputado da perda de mandato por faltas.
L

Ieda Chaves entrega certificados em Workshop de Mechas no bairro Tancredo Neves, em Porto Velho

Capacitação formou 32 novos cabeleireiros e fortaleceu o empreendedorismo na comunidade.
L

Presidente da Assembleia Legislativa lamenta falecimento de José Vidal Hilgert

Empresário e pecuarista foi pioneiro na agropecuária rondoniense e deixa legado de desenvolvimento ao estado.
L

Deputada Cristiane Lopes e prefeito Léo Moraes entregam 6 voadeiras para reforçar saúde ribeirinha em Porto Velho

A emenda parlamentar possibilitou a aquisição de 9 embarcações, que vão ampliar o acesso aos serviços de saúde em comunidades do Baixo Madeira e distritos rurais.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Show de Alok em Porto Velho é cancelado

Show de Alok em Porto Velho é cancelado

O cancelamento do show de Alok em Porto Velho foi confirmado pelos organizadores. O evento, que aconteceria em 2 de outubro, deixará fãs sem o show.
L
Quinto lote de restituição do IRPF 2025 é liberado

Quinto lote de restituição do IRPF 2025 é liberado

O lote contempla 387 mil contribuintes que receberão mais de R$ 1 bilhão em restituição do IRPF a partir do dia 30 de setembro. A consulta pode ser feita hoje.
L

Conexão RH: Tendências do Marketing Digital

No programa Conexão RH desta terça-feira, dia 23, às 9h, Jorge Antônio vai compartilhar estratégias e dicas valiosas para quem quer se destacar no ambiente digital.
L
Último dia para confirmar interesse no CNU 2024

Último dia para confirmar interesse no CNU 2024

A manifestação de interesse no Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2024) tem prazo final hoje. A etapa é obrigatória para que os candidatos aprovados em lista de espera permaneçam habilitados.
L

Leitura Finalizada: O céu vai ter que esperar!

Resenha de uma história sobre amor, morte e tudo o que vem depois.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Locais de prova do CNU 2025 são divulgados hoje

Locais de prova do CNU 2025 são divulgados hoje

Candidatos da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2025) podem acessar seus cartões de confirmação a partir das 18h desta segunda-feira, com informações sobre o local da prova objetiva.
L
Sine Municipal oferece vagas de emprego nesta semana em Porto Velho

Sine Municipal oferece vagas de emprego nesta semana em Porto Velho

São 228 oportunidades para diferentes níveis de escolaridade, com destaque para funções como vendedor externo, motorista e encarregado de obras.
L
BRF recruta talentos operacionais para unidades no Sul do país

BRF recruta talentos operacionais para unidades no Sul do país

A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, abriu processo seletivo para contratar profissionais de Rondônia para atuar em unidades em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.
L
AgSUS abre 179 vagas em processo seletivo nacional

AgSUS abre 179 vagas em processo seletivo nacional

A Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS) oferece 179 vagas e cadastro reserva para profissionais de níveis médio e superior. O processo seletivo tem inscrições de 22 a 30 de setembro.
L
Aprovados no CNU têm até 3ª para lista de espera

Aprovados no CNU têm até 3ª para lista de espera

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos prorrogou o prazo para os candidatos aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CNU) manifestarem interesse em permanecer na lista de espera.
L

POLÍTICA

Coronel Chrisóstomo destina mais de R$ 18 milhões para a educação em Rondônia

O deputado federal Coronel Chrisóstomo (PL-RO) indicou R$ 18,2 milhões em recursos para a área da educação em Rondônia
L
STF vai julgar réus do Núcleo 4 da trama golpista

STF vai julgar réus do Núcleo 4 da trama golpista

STF vai julgar réus do Núcleo 4 da trama golpista
L
Relator da CPMI do INSS solicita prisão de empresário em oitiva

Relator da CPMI do INSS solicita prisão de empresário em oitiva

O relator da CPMI do INSS, deputado Alfredo Gaspar, pediu a prisão de Rubens Oliveira Costa, acusado de mentir e ocultar provas. O empresário nega ser sócio de Antônio Carlos Antunes.
L
Impunidade de políticos motivou fim da blindagem parlamentar

Impunidade de políticos motivou fim da blindagem parlamentar

O fim da blindagem parlamentar em 2001 foi uma resposta a casos notórios de impunidade, mas uma nova PEC pretende restaurar a proteção contra processos judiciais para deputados e senadores.
L
Deputada Dra. Taíssa participa da entrega de certificados da Escola do Legislativo em Guajará-Mirim

Deputada Dra. Taíssa participa da entrega de certificados da Escola do Legislativo em Guajará-Mirim

Cursos em Preparação para o Mercado de Trabalho, Orientação Vocacional e Inteligência Financeira formaram 49 alunos, promovendo qualificação profissional e educação financeira.
L
Publicidade

POLÍCIA

FAB intercepta avião sem identificação vindo do Peru

FAB intercepta avião sem identificação vindo do Peru

A Força Aérea Brasileira, em parceria com a PF, realizou a ação no estado do Amazonas para combater o narcotráfico.
L
PF deflagra Operação Rota 429 contra tráfico interestadual de drogas em Rondônia e Espírito Santo

PF deflagra Operação Rota 429 contra tráfico interestadual de drogas em Rondônia e Espírito Santo

Sete mandados de busca e apreensão foram cumpridos pela Polícia Federal
10
Motocicleta furtada há 10 anos é recuperada pelo Cavalo de Aço na Zona Sul de Porto Velho

Motocicleta furtada há 10 anos é recuperada pelo Cavalo de Aço na Zona Sul de Porto Velho

Policiais do BPtran localizaram a moto durante patrulhamento na Avenida Jatuarana; veículo tinha chassi, motor e placa adulterados.
10
PF deflagra Operação Solo Falso contra ocupação ilegal de terras na Floresta Nacional do Bom Futuro

PF deflagra Operação Solo Falso contra ocupação ilegal de terras na Floresta Nacional do Bom Futuro

Ação da Polícia Federal em Porto Velho contou com apoio do ICMBio e busca desarticular esquema de grilagem responsável por desmatamento em Rondônia.
10
Carro invade preferencial e arrasta motociclista na Abunã

Carro invade preferencial e arrasta motociclista na Abunã

Motociclista sofreu fratura grave após ser arrastado por cerca de 10 metros e foi levado ao Hospital João Paulo II pelo Corpo de Bombeiros.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Trump ataca a ONU e se elogia na Assembleia Geral

Trump ataca a ONU e se elogia na Assembleia Geral

Donald Trump utilizou seu discurso na ONU para criticar a atuação da organização e exaltar feitos de seu próprio governo.
L
MPRO participa da implantação do 3º Juizado de Violência Doméstica em Porto Velho

MPRO participa da implantação do 3º Juizado de Violência Doméstica em Porto Velho

Nova unidade do TJRO visa acelerar o atendimento de vítimas e fortalecer a rede de proteção à mulher na capital de Rondônia.
L
MP recomenda eleições suplementares diretas para conselheiros tutelares em Nova Mamoré

MP recomenda eleições suplementares diretas para conselheiros tutelares em Nova Mamoré

Medida orienta CMDCA e Semac a garantir voto direto, secreto e participação popular na escolha dos novos membros do Conselho Tutelar.
L
MPRO consegue liminar que obriga Energisa a instalar rede elétrica em Colorado do Oeste

MPRO consegue liminar que obriga Energisa a instalar rede elétrica em Colorado do Oeste

Decisão judicial determina que concessionária execute o serviço em 30 dias, garantindo segurança e dignidade aos moradores da Rua Bahia.
L
Denúncia da PGR dá 15 dias para Eduardo e Figueiredo se manifestarem

Denúncia da PGR dá 15 dias para Eduardo e Figueiredo se manifestarem

Paulo Gonet denunciou Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo ao STF por coação; decisão sobre torná-los réus será da Primeira Turma.
L
Pit Stop orienta população sobre queimadas e descarte correto de resíduos em Porto Velho

Pit Stop orienta população sobre queimadas e descarte correto de resíduos em Porto Velho

Sema realiza ação educativa com motoristas, pedestres e comerciantes para conscientização ambiental e promoção de práticas sustentáveis.
L
Parceria estratégica fortalece agricultura sustentável e amplia benefícios para produtores de Porto Velho

Parceria estratégica fortalece agricultura sustentável e amplia benefícios para produtores de Porto Velho

Semagric, PGM, SMD e Organização Rioterra firmam cooperação técnica para implementar projetos voltados à agricultura familiar e bioeconomia local.
L
“Uma Noite no Museu” é atração confirmada para o aniversário de 111 anos de Porto Velho

“Uma Noite no Museu” é atração confirmada para o aniversário de 111 anos de Porto Velho

Projeto histórico terá sessões inclusivas, planetário e telescópio, proporcionando experiências culturais e educativas à comunidade.
L
Nova lei garante mais segurança para crianças e adolescentes na internet

Nova lei garante mais segurança para crianças e adolescentes na internet

Estatuto Digital estabelece regras para combater crimes online e proteger o público infantojuvenil em plataformas, jogos e redes sociais.
L
Ruas do Centro de Porto Velho são interditadas para montagem da festa dos 111 anos

Ruas do Centro de Porto Velho são interditadas para montagem da festa dos 111 anos

Interdições seguem até 7 de outubro para montagem da estrutura. Programação inclui bolo gigante, shows locais e atrações nacionais.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.