TERÇA-FEIRA, 23/09/2025

PRESIDENTE LAERTE GOMES RECEBE LIDERANÇAS EVANGÉLICAS E MEMBROS DO CONSELHO DE MINISTROS E PASTORES DE PORTO VELHO

Ele explicou as ações da Assembleia e disse que irá buscar apoio do Governo para demandas

Publicado em 

Na última quinta-feira (31), o presidente da Assembleia Legislativa, Laerte Gomes (PSDB), ao lado dos deputados estaduais Pastor Alex Silva (PRB) e Marcelo Cruz (PTB), se reuniu com lideranças da comunidade evangélica de Porto Velho para ouvir as necessidades indicadas pelas igrejas do Município.

A pauta discutida na reunião foi apresentada pelo presidente do Conselho de Ministros e Pastores Evangélicos de Porto Velho (Comep), pastor Val Alves. Segundo ele, individualmente, cada igreja faz seu trabalho, tem seus projetos sociais e possui cada uma, a sua relevância na comunidade, porém, o pastor ressalta que, diante do atual cenário, o trabalho conjunto entre todas as igrejas é de fundamental importância para o desenvolvimento de ações efetivas.

“E após audiências anteriores, o Comep decidiu esse ano, apresentar uma pauta mais institucional e que pudéssemos trabalhar em conjunto. Entre os assuntos prioritários, queremos abordar o enfretamento contra a violência doméstica, a isenção tributária para as igrejas e falarmos sobre uma maior valorização às comunidades terapêuticas lideradas por instituições religiosas ligadas às igrejas”, destacou Val Alves.

De acordo com o pastor, as igrejas não são tributadas de imposto, porém, nas contas de energia elétrica, água e telefone é cobrado o ICMS. Val Alves informou que as igrejas estão fazendo um estudo jurídico para a possibilidade de as entidades pleitearem a isenção dos tributos.

“Queríamos pedir ao presidente Laerte Gomes, que nos ajudasse a encontrar o melhor caminho para conseguirmos esse benefício para as igrejas que, aliás, é um direito garantido por legislação federal. Nossa dúvida é saber se esse caminho seria político administrativo ou jurídico, e se faríamos isso coletivamente ou individualmente, enfim, de que forma procederíamos”, levantou o presidente do Comep.

Outro ponto destacado pelas lideranças religiosas foi à falta de capelania nas instituições militares e carcerárias do Estado. A capelania é uma atividade reconhecida por lei e garante aos ministros capelães o serviço voluntário de atendimento. Nas instituições militares existem as capelanias evangélicas e católicas, as quais desenvolvem suas atividades buscando assistir aos integrantes das Forças nas diversas situações da vida.

“A atividade de capelania é importante no meio militar, pois contribui na formação moral, ética e social dos integrantes das unidades militares, porém, aqui em Rondônia, a manifestação de interesse por parte do Executivo Estadual, até agora, não foi satisfatória”, enfatizou o pastor da Igreja Quadrangular, Carlos Amorim.

Representando a Igreja das Nações, o pastor Fábio Ramos, abordou a importância de oferecer assistência a pessoas com dependência química e afirmou que “a maior parceira do Estado nesse processo é a igreja”.

“Existe a tentativa e iniciativa de algumas secretarias tentarem nos ajudar, mas temos que estar com tudo pronto para ser liberado o recurso, e para isso, precisamos de uma parceria que nos permita construir, desenhar uma maneira do Estado no enxergar como parceiros e viabilizar recurso para as ações das nossas igrejas em prol desse público”, citou Fábio Ramos.

Outra preocupação apontada pelas lideranças foi sobre a situação dos imigrantes venezuelanos que chegam a Porto Velho diariamente. De acordo com o pastor fundador da Comunidade Internacional da Paz (CIP), Severino Ramos, “da forma em que os percebemos muito abandonados pela cidade, a gente acaba concluindo que não exista, até então, um programa do Governo do Estado para o acolhimento desses imigrantes”, frisou.

“Eu não sei até que ponto podemos trazer essa discussão, até que ponto a Assembleia Legislativa pode criar algum programa em relação a essa gente, em situação muito vulnerável e que tanto precisa de ajuda”, argumentou o pastor.

Problemas financeiros, a violência contra a mulher dentro das comunidades evangélicas e nas escolas, a depressão, a ansiedade e o suicídio entre o público jovem e na esfera militar foram outros apontamentos comentados durante a reunião.

Após ouvir explanações sobre todas as questões, o presidente Laerte Gomes concluiu afirmando que a Assembleia, em muitos aspectos citados, está fazendo a sua parte e buscará, junto ao Governo do Estado, medidas para apoiar as ações da comunidade evangélica de Porto Velho e demais municípios de Rondônia.

“Nossa gestão tem sido pautada pela economia e com o valor que já economizamos poderemos devolver para o Estado e direcionar o recurso para ajudar instituições como o Hospital do Amor, o Hospital Santa Marcelina, o São Daniel Comboni e também as comunidades terapêuticas ligadas às igrejas evangélicas que trabalham na recuperação de dependentes químicos. Temos também a Escola do Legislativo que oferece cursos de capacitação, algo que podemos estender às comunidades. Sugiro ainda marcarmos uma reunião com o governador Marcos Rocha e o envolvermos para discutirmos e encaminharmos soluções para as necessidades apresentadas aqui”, concluiu o presidente.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Brasil investe US$ 1 bilhão em fundo para florestas tropicais

Brasil investe US$ 1 bilhão em fundo para florestas tropicais

Lula fez o anúncio em Nova York, reforçando que o país irá liderar pelo exemplo e convidando nações a participarem da iniciativa.
L
Lula critica sanções dos EUA e defende a democracia brasileira

Lula critica sanções dos EUA e defende a democracia brasileira

Em discurso na ONU, o presidente afirmou que o Brasil tem resistido a ataques à sua soberania e instituições.
L
CCJ do Senado deve votar PEC da Blindagem nesta quarta (24)

CCJ do Senado deve votar PEC da Blindagem nesta quarta (24)

O presidente da comissão, Otto Alencar, e o relator, Alessandro Vieira, se posicionaram contra a proposta que exige autorização para processar parlamentares.
L
Principais pontos do discurso de Lula na Assembleia da ONU

Principais pontos do discurso de Lula na Assembleia da ONU

O presidente brasileiro abordou temas como a crise em Gaza, sanções dos EUA, regulação de big techs, democracia, pobreza e o clima.
L
Conselho de Ética da Câmara abre processo contra Eduardo Bolsonaro

Conselho de Ética da Câmara abre processo contra Eduardo Bolsonaro

O processo, que pode levar à perda do mandato, foi motivado pela estadia do deputado nos EUA e suas declarações contra as instituições brasileiras.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Barragem de Rondônia tem erosão identificada, mas risco de rompimento é descartado

Barragem de Rondônia tem erosão identificada, mas risco de rompimento é descartado

A Agência Nacional de Mineração esclareceu que a estrutura Jacaré Superior, mesmo com processos erosivos, não apresenta perigo à população, pois está desativada.
L

Giro News: entrevista Jair Coelho, gerente de educação do SESI, SENAI e IEL

No Giro News desta terça-feira, vamos entrevistar Jair Coelho, gerente de educação do SESI, SENAI e IEL, que apresentará o novo programa nacional de Educação de Jovens e Adultos (EJA), uma iniciativa que será lançada com apoio do Ministério do Trabalho para ampliar oportunidades de formação e qualificação profissional.
L
Flávio Dino é eleito presidente da Primeira Turma do STF

Flávio Dino é eleito presidente da Primeira Turma do STF

O ministro assumirá a posição em 1º de outubro, substituindo Cristiano Zanin e ficando no cargo por um ano.
L
STF aprova ata de julgamento que condenou Bolsonaro

STF aprova ata de julgamento que condenou Bolsonaro

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal aprovou o documento, iniciando o prazo de 60 dias para a publicação do acórdão.
L
Show de Alok em Porto Velho é cancelado

Show de Alok em Porto Velho é cancelado

O cancelamento do show de Alok em Porto Velho foi confirmado pelos organizadores. O evento, que aconteceria em 2 de outubro, deixará fãs sem o show.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Último dia para confirmar interesse no CNU 2024

Último dia para confirmar interesse no CNU 2024

A manifestação de interesse no Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2024) tem prazo final hoje. A etapa é obrigatória para que os candidatos aprovados em lista de espera permaneçam habilitados.
L
Locais de prova do CNU 2025 são divulgados hoje

Locais de prova do CNU 2025 são divulgados hoje

Candidatos da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2025) podem acessar seus cartões de confirmação a partir das 18h desta segunda-feira, com informações sobre o local da prova objetiva.
L
Sine Municipal oferece vagas de emprego nesta semana em Porto Velho

Sine Municipal oferece vagas de emprego nesta semana em Porto Velho

São 228 oportunidades para diferentes níveis de escolaridade, com destaque para funções como vendedor externo, motorista e encarregado de obras.
L
BRF recruta talentos operacionais para unidades no Sul do país

BRF recruta talentos operacionais para unidades no Sul do país

A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, abriu processo seletivo para contratar profissionais de Rondônia para atuar em unidades em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.
L
AgSUS abre 179 vagas em processo seletivo nacional

AgSUS abre 179 vagas em processo seletivo nacional

A Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS) oferece 179 vagas e cadastro reserva para profissionais de níveis médio e superior. O processo seletivo tem inscrições de 22 a 30 de setembro.
L

POLÍTICA

Lula diz que soberania é inegociável e critica "falsos patriotas"

Lula diz que soberania é inegociável e critica “falsos patriotas”

O presidente defendeu a democracia e a independência do Brasil em seu discurso na ONU, mencionando a condenação de Bolsonaro e a atuação de Eduardo Bolsonaro nos EUA.
L
Hugo Motta diz que rejeição de Eduardo Bolsonaro foi técnica

Hugo Motta diz que rejeição de Eduardo Bolsonaro foi técnica

O presidente da Câmara, Hugo Motta, negou a indicação de Eduardo Bolsonaro para líder da minoria com base em um parecer que impede o exercício de mandato fora do país.
L
Lula diz na ONU que pobreza é inimiga da democracia

Lula diz na ONU que pobreza é inimiga da democracia

Em discurso na Assembleia Geral, o presidente reforçou a luta contra a pobreza e a fome e defendeu que os mais ricos paguem mais impostos.
L
Lula defende regular big techs para evitar “terra sem lei” na internet

Lula defende regular big techs para evitar “terra sem lei” na internet

Em discurso na ONU, o presidente afirmou que a medida é essencial para proteger os mais vulneráveis e coibir crimes no ambiente digital.
L
Lula rejeita igualar criminalidade e terrorismo na ONU

Lula rejeita igualar criminalidade e terrorismo na ONU

O presidente criticou a abordagem de usar força letal contra o crime e se opôs à classificação de Cuba como Estado terrorista.
L
Publicidade

POLÍCIA

Ex-presidiário é morto com facada no coração em apartamento

Ex-presidiário é morto com facada no coração em apartamento

Uma testemunha disse ter ouvido uma discussão dentro do apartamento, depois viu um indivíduo saindo do local guardando uma faca na cintura, em seguida, a vítima foi encontrada caída em meio a muito sangue.
18
Polícia Civil de Rondônia fiscaliza rodovia com apoio da PRF

Polícia Civil de Rondônia fiscaliza rodovia com apoio da PRF

Ação de prevenção e combate ao crime foi realizada na manhã desta terça-feira (23) em um ponto estratégico de trânsito.
10
FAB intercepta avião sem identificação vindo do Peru

FAB intercepta avião sem identificação vindo do Peru

A Força Aérea Brasileira, em parceria com a PF, realizou a ação no estado do Amazonas para combater o narcotráfico.
L
PF deflagra Operação Rota 429 contra tráfico interestadual de drogas em Rondônia e Espírito Santo

PF deflagra Operação Rota 429 contra tráfico interestadual de drogas em Rondônia e Espírito Santo

Sete mandados de busca e apreensão foram cumpridos pela Polícia Federal
10
Motocicleta furtada há 10 anos é recuperada pelo Cavalo de Aço na Zona Sul de Porto Velho

Motocicleta furtada há 10 anos é recuperada pelo Cavalo de Aço na Zona Sul de Porto Velho

Policiais do BPtran localizaram a moto durante patrulhamento na Avenida Jatuarana; veículo tinha chassi, motor e placa adulterados.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Novas regras para hotéis padronizam check-in e check-out

Novas regras para hotéis padronizam check-in e check-out

Uma portaria do Ministério do Turismo estabelece novas normas para o setor hoteleiro, incluindo a digitalização do registro de hóspedes.
L
Brasil investirá US$ 1 bilhão em fundo para florestas tropicais

Brasil investirá US$ 1 bilhão em fundo para florestas tropicais

O presidente Lula anunciou a iniciativa na ONU e convidou outros países a participar do Fundo Florestas Tropicais para Sempre, que será lançado na COP30.
L
Líderes devem analisar projeto de isenção do IR até R$ 5 mil

Líderes devem analisar projeto de isenção do IR até R$ 5 mil

O presidente da Câmara, Hugo Motta, disse que o relator, Arthur Lira, apresentará o texto nesta terça (23), e a votação deve ocorrer na próxima semana.
L
“Não vamos abrir mão da democracia”, diz Messias sobre visto revogado

“Não vamos abrir mão da democracia”, diz Messias sobre visto revogado

O ministro da AGU, Jorge Messias, afirmou que a revogação de seu visto pelos Estados Unidos é secundária diante do compromisso com a democracia brasileira.
L
Agenda News: Temaki em dobro movimenta quartas no Sushi Zen

Agenda News: Temaki em dobro movimenta quartas no Sushi Zen

Promoção semanal atrai Zenlovers com temakis variados e segunda unidade grátis.
L
Data de aniversário de Carauari questionada em nova pesquisa

Data de aniversário de Carauari questionada em nova pesquisa

Enoch de Siqueira Cavalcanti Neto, autor de livro sobre a história do município, argumenta que a data comemorativa se refere à criação de outro município, Xibauá.
L
Prefeitura de Jaru convoca 47 aprovados em concurso público; prazo para posse vai até 21 de outubro

Prefeitura de Jaru convoca 47 aprovados em concurso público; prazo para posse vai até 21 de outubro

Candidatos de diversos cargos devem apresentar documentação por peticionamento eletrônico; não haverá prorrogação do prazo.
L
Formatura do VI Curso de Ações Penais reforça qualificação da Polícia Penal em Rondônia

Formatura do VI Curso de Ações Penais reforça qualificação da Polícia Penal em Rondônia

Treinamento intensivo de 22 dias capacita 20 policiais penais e promove integração entre diferentes corporações no sistema prisional.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.