TERÇA-FEIRA, 23/09/2025

COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DISCUTE TABELA DO PISO DO MAGISTÉRIO COM SECRETÁRIO DA SEDUC

Outros temas foram debatidos, como a implantação do programa Ir e Vir, de transporte escolar, e a escolha de diretores em escolas

Publicado em 

A Comissão de Educação e Cultura (CEC), da Assembleia Legislativa, se reuniu na manhã desta quarta-feira (23), para deliberar projetos e também discutir temas ligados à educação, como a realização da audiência pública, com a presença do secretário municipal de educação de Sobral (CE), Herbert Lima, além de ouvir o secretário da Seduc, Suamy Vivecananda, para explicar a divulgação das tabelas do piso do magistério.

O deputado Lazinho da Fetagro (PT), que é o presidente, conduziu os trabalhos, com as presenças dos deputados Adelino Follador (DEM), Cabo Jhony Paixão (Republicanos), Cirone Deiró (Podemos), Ismael Crispin (PSB) e Chiquinho da Emater (PSB) participaram das discussões.

Audiência pública

A realização da audiência pública, com a ação direta da Comissão de Educação, com a vinda do secretário municipal de Sobral, que mostrou o modelo exitoso do município.

"A base de tudo precisa ser repensada, ser valorizada. Foi uma audiência muito produtiva e da forma como foi feita a palestra, com o secretário Herbert Lima, de Sobral, foi muito esclarecedora", destacou Adelino.

Para Follador, "precisa primeiro ter um convencimento político. Mas, é preciso envolver a sociedade e os professores. Se não houver o envolvimento de todos, não tem como dar certo nenhum projeto. Precisamos ter uma avaliação interna em Rondônia, para avaliarmos o nosso ensino".

Cabo Jhony também elogiou a iniciativa da Comissão, através do presidente Lazinho, em trazer a experiência de Sobral para ser mostrada em Rondônia. "Isso nos faz refletir, nos tira da zona de conforto e faz repensar. Sobral nos mostra que a capacitação profissional é sempre o foco, e que traz resultados. Lá, a meritocracia é a chave principal e ficamos felizes com o resultado".

O deputado Lazinho se mostrou satisfeito com a repercussão da audiência pública, mas lamentou a presença de poucos prefeitos. "Estendemos o convite aos prefeitos e secretários municipais de educação, mas poucos prefeitos compareceram. Mais de 30 secretários estiveram presentes e muitos professores, o que é importante ficar registrado. Mas, o que mais me chama a atenção é a pouca preocupação das famílias com a educação, com o acompanhamento dos filhos nas atividades escolares", observou.

Tabela

A Comissão ouviu, a convite, o secretário de Estado de Educação (Seduc), Suamy Vivecananda, para tratar da questão das tabelas de vencimentos dos professores.

"É preciso esclarecer esse fato. Percorri diversos municípios e em todos eles, somos abordados por professores, que querem saber o que de fato ocorreu, com a divulgação de duas tabelas, com a primeira o Governo reconhecendo que houve erro, e a segunda desagradando a categoria".

Vivecananda explicou que o Estado fez os estudos do cálculo atuarial, para analisar os impactos, incluindo os inativos e cedidos. "Houve um esforço de todos, a Assembleia aprovou a lei que ampara fazer as tabelas via decreto. Mas, houve uma divulgação de uma tabela errônea e fizemos, de imediato, as devidas correções. Isso está sendo apurado, pois não sabemos o que houve, de fato", esclareceu.

Segundo Suamy, "no final de outubro, os trabalhadores recebem o que prevê o decreto e a lei aprovada nesta Casa".

Lazinho manifestou a sua preocupação com a informação de que a tabela foi elaborada de forma correta, mas a sua divulgação é que foi errada. "Como uma tabela correta é descartada e divulgada uma tabela diferente? Isso é o que me preocupa e espero que seja apurado. Não podemos deixar de registrar que houve uma sabotagem, ao que tudo indica".

Ismael Crispin ponderou que, se houvesse cautela para divulgar não a implantação, mas o pagamento da tabela, poderia ter evitado esse impasse. Ele aproveitou para saber como vai ser o processo de escolha dos diretores escolares.

Ir e Vir

Adelino sugeriu que a Comissão discuta a implantação do projeto Ir e Vir, de transporte escolar, já discutido com a Undime e aprovado em lei na Assembleia Legislativa.

Foi aprovado o encaminhamento para a Seduc do pedido de implantação do programa, atendendo ao pleito do deputado Follador. Suamy Vivecananda disse que é possível proceder os estudos para esta finalidade.

Cirone reforçou essa necessidade, para dar mais celeridade aos processos. "Será mais ágil, mais transparente e os municípios terão mais segurança na execução dos programas".

Diretores

A forma de escolha dos diretores das escolas também acabou sendo tratada, aproveitando a presença do secretário da Seduc. Indagado pelo deputado Ismael Crispin, acerca do modelo para fazer a escolha, Suamy disse que:

"A norma está em vigor e a escolha deverá ocorrer, mas precisamos mudar alguns critérios, considerando que algumas escolas enfrentam dificuldades. O processo, em alguns casos, acaba gerando divergências, após o resultado, com a formação de grupos", observou.

"Exatamente, bom ou ruim, temos uma norma em vigor e precisa ser respeitada. Se queremos mudar, é preciso primeiro mudar as leis que regem esse processo", completou Crispin.

Projetos

Lazinho da Fetagro distribui projetos para a emissão de pareceres. O deputado Ismael Crispin ficou encarregado de emitir o parecer ao PDL 089, de autoria da deputada Rosângela Donadon (PDT), que concede o Título de Cidadão do Estado de Rondônia ao médico Renato Grun Bueno.

O Cabo Jhony irá relatar o PL 264/19, de autoria do deputado Dr. Neidson (PMN), que que cria o Dia do Bombeiro Mirim, no âmbito do Estado de Rondônia.

O deputado Ismael Crispin apresentou relatórios favoráveis a dois projetos, que foram aprovados. O primeiro, o PL 246, de autoria do deputado Anderson Pereira (Pros), que institui, no âmbito do Estado de Rondônia, o Dia Estadual dos Vigilantes. O outro projeto, o PL 247, de autoria do deputado Adelino Follador, que dispõe sobre a inclusão do tema Educação Financeira nos componentes curriculares das Escolas da Rede Estadual de Ensino de Rondônia.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Impunidade de políticos motivou fim da blindagem parlamentar

Impunidade de políticos motivou fim da blindagem parlamentar

O fim da blindagem parlamentar em 2001 foi uma resposta a casos notórios de impunidade, mas uma nova PEC pretende restaurar a proteção contra processos judiciais para deputados e senadores.
L
Deputada Dra. Taíssa participa da entrega de certificados da Escola do Legislativo em Guajará-Mirim

Deputada Dra. Taíssa participa da entrega de certificados da Escola do Legislativo em Guajará-Mirim

Cursos em Preparação para o Mercado de Trabalho, Orientação Vocacional e Inteligência Financeira formaram 49 alunos, promovendo qualificação profissional e educação financeira.
L
Obras da nova garagem do 6º BPM em Guajará-Mirim são acompanhadas pela deputada Dra. Taíssa

Obras da nova garagem do 6º BPM em Guajará-Mirim são acompanhadas pela deputada Dra. Taíssa

Estrutura, viabilizada por emenda e Indicação nº 8183/24, garantirá melhores condições de trabalho para a Polícia Militar e mais segurança à população.
L
Cláudia de Jesus cobra atendimento humanizado a pacientes do interior em Porto Velho

Cláudia de Jesus cobra atendimento humanizado a pacientes do interior em Porto Velho

Deputada solicitou à Sesau oferta de refeições, espaços de descanso e acolhimento para moradores do interior que buscam tratamento médico na capital.
L
Deputada Dra. Taíssa prestigia Duelo de Laço em Vila da Penha e destaca a força do agro em Rondônia

Deputada Dra. Taíssa prestigia Duelo de Laço em Vila da Penha e destaca a força do agro em Rondônia

Evento tradicional reuniu cavaleiros, famílias e comunidade no distrito de Porto Velho; deputada ressaltou importância do agro para a cultura e economia do estado.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Leitura Finalizada: O céu vai ter que esperar!

Resenha de uma história sobre amor, morte e tudo o que vem depois.
L

Dois padrões climáticos distintos trarão chuvas para Rondônia já nas próximas 24 horas

De acordo com a MetSul Meteorologia, essa intensificação é resultado da aproximação de uma frente fria.
L

Jovem News: Entrevista com Evangelista Kleivin

Prepare-se para um bate-papo que vai além das palavras e mostra como a fé pode se transformar em ação concreta nas ruas da cidade.
L
MEC define regras para vagas remanescentes do Fies

MEC define regras para vagas remanescentes do Fies

O Ministério da Educação publicou um edital para regulamentar a oferta de vagas não preenchidas no Fies por faculdades particulares.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Locais de prova do CNU 2025 são divulgados hoje

Locais de prova do CNU 2025 são divulgados hoje

Candidatos da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2025) podem acessar seus cartões de confirmação a partir das 18h desta segunda-feira, com informações sobre o local da prova objetiva.
L
Sine Municipal oferece vagas de emprego nesta semana em Porto Velho

Sine Municipal oferece vagas de emprego nesta semana em Porto Velho

São 228 oportunidades para diferentes níveis de escolaridade, com destaque para funções como vendedor externo, motorista e encarregado de obras.
L
BRF recruta talentos operacionais para unidades no Sul do país

BRF recruta talentos operacionais para unidades no Sul do país

A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, abriu processo seletivo para contratar profissionais de Rondônia para atuar em unidades em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.
L
AgSUS abre 179 vagas em processo seletivo nacional

AgSUS abre 179 vagas em processo seletivo nacional

A Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS) oferece 179 vagas e cadastro reserva para profissionais de níveis médio e superior. O processo seletivo tem inscrições de 22 a 30 de setembro.
L
Aprovados no CNU têm até 3ª para lista de espera

Aprovados no CNU têm até 3ª para lista de espera

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos prorrogou o prazo para os candidatos aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CNU) manifestarem interesse em permanecer na lista de espera.
L

POLÍTICA

Deputada Dra. Taíssa celebra pavimentação histórica da RO-420 em Jacinópolis

Deputada Dra. Taíssa celebra pavimentação histórica da RO-420 em Jacinópolis

Obra aguardada há décadas contou com R$ 2 milhões de emenda da deputada Dra. Taíssa e R$ 5 milhões do Governo de Rondônia, transformando a vida da comunidade.
L

EUA sancionam família de Alexandre de Moraes e acusam ministro de “censura opressiva”

Secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, anunciou novas sanções sob a Lei Magnitsky contra Viviane Barci de Moraes, esposa do ministro do STF, e a empresa Lex, acusando Alexandre de Moraes de liderar uma campanha de censura no Brasil.
L
Vereador Pedro Geovar celebra edital de concurso com 42 vagas na Câmara de Porto Velho

Vereador Pedro Geovar celebra edital de concurso com 42 vagas na Câmara de Porto Velho

Parlamentar destaca que certame é um marco para fortalecer a estrutura legislativa da capital e ampliar oportunidades para a população
L
PGR pede que denúncia contra Eduardo Bolsonaro seja enviada à Câmara

PGR pede que denúncia contra Eduardo Bolsonaro seja enviada à Câmara

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, solicitou ao STF que a Casa adote medidas disciplinares contra Eduardo Bolsonaro (PL-SP), após a denúncia por coação.
L
Haddad defende que política fiscal é responsabilidade de todos

Haddad defende que política fiscal é responsabilidade de todos

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou em evento que o equilíbrio das contas públicas não depende apenas do governo, mas também do Congresso e do Judiciário.
L
Publicidade

POLÍCIA

Morador foge de casa após ter carro roubado por membros do CV no Orgulho do Madeira

Morador foge de casa após ter carro roubado por membros do CV no Orgulho do Madeira

Após a dupla roubar o carro, a vítima acionou a PM e pediu apoio para deixar o residencial, devido as ameaças e ter a casa cercada pelos faccionados.
14
Homem é atacado a tiros por criminoso em carro na zona sul

Homem é atacado a tiros por criminoso em carro na zona sul

O rapaz contou que estava em frente de casa, quando um carro modelo Mobi de cor branca passou e um dos ocupantes fez vários disparos em direção da vítima, depois o veículo fugiu do local.
16
Invasor de terra é preso após ser baleado durante troca de tiros em chácara na zona rural

Invasor de terra é preso após ser baleado durante troca de tiros em chácara na zona rural

Segundo apurado pela PM, amigos de Francisco contaram que ele teria muitos desafetos por ser líder de um movimento de invasão de terra, quando houve troca de tiros na área da propriedade com um indivíduo que fugiu depois.
16
BPTAR prende foragido vendendo drogas em frente de distribuidora

BPTAR prende foragido vendendo drogas em frente de distribuidora

Durante a revista pessoal, os policiais encontraram 18 porções de cocaína.
10
Homem é atacado a tiros por criminosos em carro na zona sul

Homem é atacado a tiros por criminosos em carro na zona sul

O crime aconteceu na Rua Melquias Nabuco, bairro Cidade Nova.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jaru realiza mutirão de limpeza para combater a dengue em diversos bairros

A Prefeitura de Jaru, em parceria com as Secretarias de Saúde e de Infraestrutura, promove um mutirão de limpeza para eliminar os focos do mosquito Aedes Aegypti
L

IPTU Ecológico: Jaru concede até 25% de desconto a moradores que adotam práticas sustentáveis

A Prefeitura de Jaru criou o projeto de lei do IPTU Ecológico, aprovado pelos vereadores, que dará descontos de até 25% no tributo para os contribuintes que comprovarem a adoção de medidas ambientais, como o uso de energia solar e a separação do lixo orgânico
L

Recebimento da Licença Ambiental: FROTA SOUZA E LOPES LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA Nº 546 SOL/DLA
L
Rotina de caminhoneiros e os riscos à saúde mental

Rotina de caminhoneiros e os riscos à saúde mental

A jornada exaustiva e a solidão nas estradas afetam a saúde mental de caminhoneiros, que enfrentam quadros de ansiedade, estresse e depressão, segundo especialistas.
L
Dez anos de chikungunya e preocupações persistem no Brasil

Dez anos de chikungunya e preocupações persistem no Brasil

A chikungunya completa uma década no país e, segundo especialistas, ainda apresenta desafios como a falta de controle do vetor e a necessidade de adequação dos serviços de saúde.
L
BNDES libera R$ 1,2 bi para empresas com tarifas nos EUA

BNDES libera R$ 1,2 bi para empresas com tarifas nos EUA

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou R$ 1,2 bilhão em financiamentos para empresas afetadas pelo tarifaço americano, que impõe taxas de até 50% a produtos brasileiros.
L
Obesidade e sobrepeso: nova diretriz foca no risco cardiovascular

Obesidade e sobrepeso: nova diretriz foca no risco cardiovascular

Uma nova diretriz, elaborada por associações de saúde do Brasil, orienta a avaliação obrigatória do risco cardiovascular em todos os pacientes com sobrepeso ou obesidade, com foco na prevenção.
L
Progressistas debatem a comunicação com a sociedade

Progressistas debatem a comunicação com a sociedade

O evento Despertar 2025, em São Paulo, reuniu líderes e especialistas para discutir como o campo progressista pode se reconectar e comunicar melhor com a população.
L
Acidentes com motocicletas deixam sequelas permanentes

Acidentes com motocicletas deixam sequelas permanentes

Uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Ortopedia revela que 1/3 das vítimas de acidentes com motos sofrem com sequelas permanentes, impactando a saúde e a economia.
L
Mercado mantém previsões para inflação e PIB

Mercado mantém previsões para inflação e PIB

As projeções do mercado financeiro para a economia brasileira, como inflação e PIB, permanecem estáveis, segundo o Boletim Focus, do Banco Central.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.