Por Wanglézio Braga
O ex-deputado federal, Lindomar Garçon, é um ícone de memes em Rondônia, foi graças a sua passagem pela Câmara federal, onde seu rosto ficou conhecido por colar nos ombros dos deputados que votavam no impedimento da ex-presidente Dilma Rousseff. Carinhosamente, Garçom passou a ser chamado de “papagaio de pirata” do parlamento. Meses depois desse episódio, terminou o mandato, chegou a tentar uma reeleição, mas não conseguiu voltar.
Será que ele caiu no esquecimento? Jamais! Afinal, como diz o provérbio “Quem foi rei nunca perde a majestade”, Lindomar retornou com força total, desta vez, aparecendo nada mais, nada menos que na bancada do Jornal Nacional (JN), programa líder de audiência no país.
A “aparição fictícia” do ex-deputado foi justamente nas comemorações de 50 anos do telejornal, apresentado no sábado (21) pela jornalista rondoniense Ana Lídia Daibes e pelo capixaba, Philipe Lemos. Apesar de toda a representatividade de Ana Lídia, páginas de humor resolveram incrementar o nato político na edição histórica.
A página já considerada “fábrica de memes”, a PVH City, saiu na frente até mesmo da Rede Globo e colocou o trio na bancada jornalística. A foto repercutiu e ganhou mais de 320 compartilhamentos e dezenas de comentários. Alguns internautas, bem humorados, queriam Lindomar na previsão do tempo, justamente para explicar que Rondônia não é Roraima. Mas, não foi dessa vez. Já outro internauta pediu a foto de Lindomar exposta no telão que fica atrás dos apresentadores, durante a exibição.
Quem pensou que o ex-deputado ficou chateado ou irado com mais um meme, está redondamente enganado. O próprio Garçon “curtiu” a postagem e usou seu perfil para avisar: “Falem, mais falem de mim”. A frase foi em resposta aos comentários dos internautas que não deixaram passar despercebido. “Perguntaram-me, você fica chateado com os memes? Entendo ser natural, há um grande ditado; Falem, mais falem de mim”, escreveu.
O QUE É MEME?
Meme é um termo grego que significa imitação. O termo é bastante conhecido e utilizado no "mundo da internet", referindo-se ao fenômeno de "viralização" de uma informação, ou seja,qualquer vídeo, imagem, frase, ideia, música e etc, que se espalhe entre vários usuários rapidamente, alcançando muita popularidade.