SÁBADO, 20/09/2025

INDICADOS PARA COMANDAR DETRAN E IPEM PASSAM POR SABATINA NA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA

A Casa de Leis atende uma exigência da Constituição Estadual

Publicado em 

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa, realizou na manhã desta terça-feira (11) sabatina de dois indicados pelo governador Marcos Rocha para comandarem órgãos públicos no Estado. Neil Aldrin Faria Gonzaga, escolhido para ocupar o Detran e Aziz Rahal Neto, para o Ipem, foram ouvidos pelo presidente da Comissão, Adelino Follador (DEM), com participação dos deputados Marcelo Cruz (PTB), Alex Redano (PRB), Jair Montes (PTC), Aélcio da TV (PP), Anderson Pereira (PROS), Adailton Furia (PSD), Jean Oliveira (MDB), Lebrão (MDB), Chiquinho da Emater (PSB). Eles fizeram uma série de perguntas pertinentes ao cargo, para saber se tinham todas as características e qualificações para exercer a função. O presidente da Casa, Laerte Gomes também esteve presente nas sabatinas.

Neil Aldrin Faria Gonzaga é coronel da reserva remunerada da Policia Militar de Rondônia, Bacharel em Administração, especialista em trânsito urbano pela Polícia Militar de São Paulo.

O deputado Chiquinho da Emater foi o primeiro a realizar questionamentos, destacando o alto índice de acidentes de motos, além da educação de trânsito em Rondônia.  O parlamentar sugeriu a criação de uma lei que estabeleça limite máximo de velocidade de motos em 60 quilômetros por hora. Em resposta, Neil Aldrin Gonzaga afirmou que a atitude passa, não só por educação de trânsito, mas também pelo comportamento do condutor do veículo que vai influenciar no acidente. Disse que o Detran já tem um trabalho de educação em parceria com a Seduc, onde utilizam os professores como multiplicadores da educação do trânsito em Rondônia. Trabalho que mais surte efeito, segundo ele. 

Jair Montes criticou o órgão, afirmando ser um dos maiores arrecadadores de dinheiro do Estado, mas atua com ineficiência. Pediu transparência no que diz respeito a fiscalização, deixando de lado somente a Lei Seca e atuando de forma mais clara e diferente. Disse que será um ferrenho fiscalizador das ações do Detran e na cobrança por melhorias.

O deputado Aélcio questionou a Lei que ampara a sabatina de pessoas escolhidas pelo governador para ocupar cargos em autarquias e fundações. Disse que a responsabilidade é total do Executivo, pois a partir do momento em que a Assembleia legislativa dá o aval, se torna conivente com a futuras ações e deixa de ser independente.

Já o deputado Adailton Furia afirmou que o contribuinte de Rondônia paga, atualmente, o IPVA e o licenciamento mais caros do país, bem como a retirada da primeira habilitação. O parlamentar questionou ainda, o valor da transferência de titularidade de veículos. Ao responder ao deputado, o indicado disse que a composição das taxas, da maneira que é feita, dá o usuário a contraprestação de serviço, independentemente do valor do veículo comprado.  Sobre a vistoria feita em carro zero é necessária para conferência dos dados dos veículos, para não correr o risco de comprar um carro clonado. Sobre a transferência e vistoria de carros usados, disse que essa forma de cobrança será alterada, e que essa vistoria terá validade de seis meses.

Sobre as taxas do Detran, disse que vai aprofundar um estudo para o ajuste de valores, porém, existe a Lei de Responsabilidade Fiscal, a renúncia de receita e a previsão orçamentária, que precisam ser respeitadas.

Segundo ele, recentemente, a Sefin desvinculou cerca de 30% da receita do Detran, aproximadamente R$ 60 milhões para aplicação em hospitais. Falou sobre portarias, normas, e legislação que precisam ser muito bem estudadas para começar a colocar em prática e propor um serviço de qualidade a população.

Constituição

O presidente da Assembleia Legislativa Laerte Gomes (PSDB) destacou a importância do momento de cumprir a Lei da Constituição do Estado. Elogiou a ação do governador Marcos Rocha (PSL) de entender a necessidade de indicar os nomes dos sabatinados sem estarem ocupando os cargos. Disse que isso mostra o momento da Casa de Leis e do Poder Executivo de muito diálogo e respeito. Laerte Gomes fez um repúdio ao sindicato do Detran que tentou, há dois meses, denegrir a imagem da Assembleia Legislativa, por conta da sabatina.   Lembrou que em 2018, o mesmo sindicato estava na Casa de Leis, pedindo aprovação de um Projeto de Lei que beneficiaria a eles com um aumento. “Nós não desamparamos, votamos o aumento e reconhecemos o direito dos trabalhadores”, destacou.

O parlamentar apoiou as declarações do deputado Adailton Furia sobre os altos valores cobrados pelas taxas do Detran e avalia que só o contribuinte sofre, especialmente com a inspeção veicular. Outro ponto relatado pelo presidente foi sobre as diárias utilizadas pelo Detran nos últimos tempos. Disse que a Assembleia deve criar alguma forma legal de fiscalizar e pedir transparência nesta ação. Pediu parceria com os municípios, investimento em sinalização, blitz educativa, entre outras ações preventivas. 

O deputado Adelino Follador destacou os altos valores arrecadados com taxas em todo Estado, e sugeriu que o Detran volte a fazer as vistorias, uma forma de regular os preços, pois forçaria as empresas terceirizadas a atuar com preços reais. 

“Garanto com nossa equipe, o compromisso de enfrentar a questão das taxas, de forma correta, com responsabilidade e no tempo certo.  Tornar o serviço mais eficiente, mais rápido e mais barato, porém tudo dentro da legalidade e sem prejudicar ninguém e nenhuma empresa”, prometeu o Neil Gonzaga.

Jean Oliveira defendeu a Lei que prevê a sabatina, disse que o instrumento, em outros tempos fez falta em beneficio a população de Rondônia. Perguntou sobre a mídia publicitaria, por ser necessária para o combate à violência no trânsito. Questionou a falta de contrato publicitário para esse fim. Perguntou como será o processo de migração para a placa do Mercosul em Rondônia, também sugeriu que o Detran volte a realizar as vistorias, dando ao cidadão o direito de escolher o local onde quer que seu veículo seja inspecionado, qual o montante de recursos financeiros em caixa do órgão, atualmente, para investimento em sinalização de trânsito em parceria com Estado e municípios, sobre os simuladores, para retirada de habilitação, como seria o processo de escolha do equipamento,  sugeriu a elaboração de uma  minute de projeto de lei para criar um preço diferenciado para a retirada da primeira habilitação, para que os jovens tenham mais subsídios na hora de  buscar uma vaga no mercado de trabalho.

Neil Gonzaga afirmou que o Detran está focado em modernizar o quadro de tecnologia, ampliar o parque gráfico, levando a CNH para ser produzida no interior também, para ganhar tempo, e sobre a prova teórica eletrônica “on line” nos municípios deverá ser coloca em pratica o quanto antes.

Sobre sinalizadores e placa do Mercosul, disse não ser de reponsabilidade do Detran e sim do Contran. Tanto os sinalizadores quanto as placas do Mercosul foram suspensas, temporariamente.  Já sobre investimento em sinalização de trânsito, informou que o Detran tem disponível para 2019, o valor de R$ 4,5 milhões para trabalhar em parceria com os municípios. Sobre a mídia, destacou que já tem quatro anos que o órgão trabalha sem essa ferramenta, e que a sugestão é utilizar a mesma mídia do Poder Executivo. 

O deputado Anderson Pereira disse que o Detran tem melhorado no quesito atendimento à população, defende a redução de taxas e a extinção de outras. Além disso, o deputado questionou se o escolhido pelo governador é indicado de algum deputado, e quais trabalhos de conscientização que envolvem a publicidade para os condutores.

O indicado relatou que não foi indicado por nenhum parlamentar. Afirmou que o mês de maio é visto como o de maior alcance com ações nas mais diversas áreas do trânsito, citou alguns projetos permanentes de educação no trânsito como: projeto aí mirim, condutores em ação, projeto bibi, para crianças de 6 a 12 anos, trânsito seguro, para público infanto-juvenil, volta as aulas, fim de ano, dia do motorista, do motociclista dentre outras ações.

Segundo ele, são programas realizados nas 52 Ciretrans no Estado e em 17 municípios. Além disso, informou que o Detran forma multiplicadores, instrutores de trânsito, agentes de trânsito, curso para moto taxistas, fora as ações pontuais, como blitz educativas e operação Lei Seca. 

Ao encerrar, o deputado Adelino Follador questionou a falta de local apropriado para a prática e provas do Detran para retirar a CNH, em Ariquemes e em Porto Velho. Gonzaga disse que o local vai ser redesenhado, pois o mesmo não atende a educação de trânsito, e na Capital será buscado um espaço adequado para essa atividade.

O deputado Marcelo Cruz perguntou sobre essa retirada, por Decreto do Governador, de 30% dos recursos para destinar a hospitais públicos do Estado, se isso não prejudica os investimentos no trânsito em Rondônia.

Ao encerrar os questionamentos, Neil Gonzaga pontuou ser um tema importante e que deve ser debatido com uma atenção especial com o governador Marcos Rocha, mas entende que o repasse para a saúde é essencial, pois muitos pacientes são oriundos dos acidentes de trânsito.  

O nome do indicado foi aprovado pela Comissão e agora o Projeto de Resolução segue a tramitação legal da Casa de Leis. 

IPEM

A CCJR também ouviu Aziz Rahal Neto, indicado pelo governador Marcos Rocha, para presidir o Instituto de Pesos e Medidas de Rondônia (IPEM). Os deputados leram o curriculum do indicado, que possui formação de Bacharelado em Gestão Pública, jornalista há 20 anos, empresário com experiência na iniciativa privada.

Aziz Rahal fez um breve relato sobre a atuação do Ipem em Rondônia, na regulamentação e fiscalização de produtos. Afirmou que o órgão trabalha de forma atuante, visitando os 52 municípios, gerando economia, e mesmo com um uma equipe pequena, já foi possível visitar 30 cidades e economizar 28% em relação ao mesmo período do ano passado, e já houve um crescimento de 3,3% na arrecadação.

Disse que por conta do contingenciamento do governo federal não é possível fazer grandes investimentos, mas que vai atuar para que o serviço prestado à sociedade seja sempre de qualidade.

Os deputados Aélcio da TV (PP) e Lebrão (MDB) não fizeram questionamentos, mas destacaram que, se o governador indicou, eles entendem que a qualificação do indicado já foi analisada.

O deputado Jean Oliveira (MDB) perguntou sobre a relação do governo federal com o Ipem, pediu empenho da entidade sobre a garantia dos direitos do consumidor e como exemplo citou a fiscalização nos postos de combustíveis, também falou sobre a balança frigorífica, o deputado perguntou sobre o rito de fiscalização para esses setores.

Aziz respondeu que os recursos provenientes do governo federal são encaminhados até 70%, após o Ipem apresentar as GRUs, e que os convênios são bianuais. Sobre a atuação nos postos de combustíveis, afirmou que o Ipem não tem capacidade para atuar na fiscalização de fraude eletrônica, somente de máquinas e bombas de forma manual. Já as balanças frigoríficas, segundo ele, sempre tem situação regular, a questão é após a fiscalização, se existe alteração ou não. Essa fiscalização é feita anualmente.

O deputado Jair Montes, relator do Projeto de Resolução 24/2019, disse conhecer bem o Instituto e sabe da importância da valorização do órgão. Ele pediu empenho na fiscalização junto a Energisa, pois a mesma ao invés de levar o Instituto, está levando a polícia na casa do cidadão ou nas empresas para a averiguação de fraudes.

O deputado Jean Oliveira sugeriu que o Ipem possa ter em outros prédios do governo um representante para atender a demanda em todo Estado, assim facilitar a fiscalização das denúncias in loco, em cada município.  

Aziz Rahal teve o nome aprovado na Comissão, o Projeto de Resolução segue ao plenário para análise e votação.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prefeitura inicia pavimentação de nove ruas no bairro Parque Amazônia em Porto Velho

O prefeito Léo Moraes assinou a Ordem de Serviço, que visa levar mais dignidade, mobilidade e segurança aos moradores da região
L
Deputado Alex Redano anuncia R$ 19 milhões para fortalecer a agricultura familiar em Rondônia

Deputado Alex Redano anuncia R$ 19 milhões para fortalecer a agricultura familiar em Rondônia

Investimento inclui R$ 4 milhões em implementos agrícolas e R$ 15 milhões em fertilizantes, beneficiando milhares de famílias rurais
L
deputado-coronel-chrisostomo-acompanha-no-dnit-obras-em-rodovias-federais-de-rondonia

Deputado Coronel Chrisóstomo acompanha no DNIT obras em rodovias federais de Rondônia

Parlamentar discute duplicação da BR-364, acesso alternativo pela BR-421 e recuperação da BR-425 em Porto Velho
L
Corregedoria da Câmara pede suspensão de deputados por motim

Corregedoria da Câmara pede suspensão de deputados por motim

O corregedor da Câmara dos Deputados recomendou a suspensão de três deputados e censura escrita para outros 14 parlamentares da oposição. A medida é uma resposta ao motim que ocorreu no plenário da Casa no início de agosto.
L
Delegados da PF alertam para os riscos da PEC da Blindagem

Delegados da PF alertam para os riscos da PEC da Blindagem

A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) manifestou preocupação com a PEC da Blindagem, que, segundo eles, enfraquece a democracia e o combate à impunidade, ao dificultar a abertura de ações criminais contra parlamentares.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Setembro Amarelo é o mês que nos convida à reflexão sobre um tema delicado: o suicídio

Yellow September is the month that invites us to reflect on a delicate subject: suicide
L

Estupro virtual | Condenação em Rondônia expõe urgência de proteger a infância no ambiente digital

Tribunal de Justiça de Rondônia confirma pena de 17 anos e 4 meses a homem de Pernambuco por estupro virtual consumado e tentativa de abuso contra criança de 8 anos.
L
Não se assuste: celulares tocam hoje em teste de alerta da Defesa Civil em Rondônia

Não se assuste: Celulares tocam hoje em teste de alerta da Defesa Civil em Rondônia

Rondônia testa novo sistema de alerta de emergência em celulares nesta tarde.
L

Momento Agro: Entrevista com Julio Cesar Rocha Peres

A entrevista também abordará as estratégias para fortalecer a segurança alimentar e garantir a qualidade dos produtos de origem animal e vegetal
L

Sintonia 360: Entrevista com Thiago Felipe Cantanhede Pacheco

No sábado, dia 20, às 9h, o Secretário Municipal de Infraestrutura participa do programa para falar sobre projetos e desafios da pasta.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

BRF recruta talentos operacionais para unidades no Sul do país

BRF recruta talentos operacionais para unidades no Sul do país

A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, abriu processo seletivo para contratar profissionais de Rondônia para atuar em unidades em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.
L
AgSUS abre 179 vagas em processo seletivo nacional

AgSUS abre 179 vagas em processo seletivo nacional

A Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS) oferece 179 vagas e cadastro reserva para profissionais de níveis médio e superior. O processo seletivo tem inscrições de 22 a 30 de setembro.
L
Aprovados no CNU têm até 3ª para lista de espera

Aprovados no CNU têm até 3ª para lista de espera

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos prorrogou o prazo para os candidatos aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CNU) manifestarem interesse em permanecer na lista de espera.
L
Agroserv tem vagas abertas para Vendedor e Assistente Administrativo

Agroserv tem vagas abertas para Vendedor e Assistente Administrativo

Empresa busca profissionais com foco em resultados e experiência em suas respectivas áreas para atuar em projetos rurais.
L

Vaga de Emprego: Auxiliar de Estoque com salário de R$2.500 a R$3.000 em Porto Velho

Vaga para Auxiliar de Estoque em Porto Velho oferece salário de R$2.500 a R$3.000, com benefícios como assistência médica, vale-refeição e bonificação anual.
L

POLÍTICA

Projeto de lei do senador Bagattoli combate embargos gerais do Ibama na Amazônia

Projeto de lei do senador Bagattoli combate embargos gerais do Ibama na Amazônia

Proposta determina que embargo se limite à área da infração ambiental e prevê prazo de defesa para produtores rurais.
L
Camilo Santana pede que a população cobre a PEC da blindagem

Camilo Santana pede que a população cobre a PEC da blindagem

O ministro da Educação, Camilo Santana, defendeu que a sociedade exerça pressão sobre a Câmara dos Deputados em relação à aprovação da PEC da blindagem. A proposta restringe investigações contra parlamentares, e Santana argumentou que os congressistas, assim como qualquer cidadão, devem responder por seus atos.
L
PEC da blindagem pode favorecer a corrupção em emendas

PEC da blindagem pode favorecer a corrupção em emendas

Especialistas e organizações de combate à corrupção, como o MCCE, alertam que a PEC da blindagem fragiliza a transparência e pode criar um “ralo” de dinheiro público. A proposta prevê que ações criminais contra parlamentares dependam de autorização do Congresso, o que pode inviabilizar investigações.
L
Decisão de Barroso valida regra da aposentadoria por invalidez

Decisão de Barroso valida regra da aposentadoria por invalidez

O ministro Luís Roberto Barroso, do STF, votou para validar uma regra da Reforma da Previdência que reduziu o cálculo das aposentadorias por invalidez. A decisão, que terá repercussão geral, impacta todos os processos semelhantes na Justiça.
L
Dia Mundial do Doador de Medula: Alero reforça importância da solidariedade

Dia Mundial do Doador de Medula: Alero reforça importância da solidariedade

Assembleia intensifica campanhas e apoia famílias na luta por transplantes
L
Publicidade

POLÍCIA

Casal fica ferido após queda de moto em frente a arena de futebol no centro de Porto Velho

Casal fica ferido após queda de moto em frente a arena de futebol no centro de Porto Velho

Piloto sofreu fratura na perna e passageira teve escoriações.
14
PM captura integrante do CV conhecido como Maverick no bairro Porto Cristo

PM captura integrante do CV conhecido como Maverick no bairro Porto Cristo

Homem procurado pela Justiça é preso durante patrulhamento; tornozeleira eletrônica foi encontrada cortada
10
Motociclista quebra perna em acidente na Avenida Rio de Janeiro

Motociclista quebra perna em acidente na Avenida Rio de Janeiro

Rapaz derrapou no asfalto e sofreu fratura na perna direita.
14
Moto fica presa embaixo de ônibus e piloto fica ferido na zona Sul

Moto fica presa embaixo de ônibus e piloto fica ferido na zona Sul

Acidente ocorreu no cruzamento da Rua do Sol com Rua das Flores, no bairro Areal da Floresta; vítima foi socorrida ao hospital
14
Homem é esfaqueado após ter casa invadida na zona Leste de Porto Velho

Homem é esfaqueado após ter casa invadida na zona Leste de Porto Velho

Vítima de 37 anos foi atacado dentro da residência e socorrido em estado grave para a UPA Leste
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Porto Velho recebe primeiro alerta do novo sistema de Defesa Civil

Porto Velho recebe primeiro alerta do novo sistema de Defesa Civil

Notificação de demonstração foi enviada neste sábado (20) e marcou o início do uso da ferramenta que avisará a população em situações de risco
L
Porto Velho celebra o Dia da Árvore com programação gratuita no Parque da Cidade

Porto Velho celebra o Dia da Árvore com programação gratuita no Parque da Cidade

Evento reúne plantio de mudas, feira de produtos naturais e apresentações culturais neste sábado (20), com entrada aberta à comunidade
L
Fhemeron reforça importância da doação de medula óssea em Rondônia

Fhemeron reforça importância da doação de medula óssea em Rondônia

Em alusão ao Dia Mundial do Doador de Medula Óssea, fundação lembra que o cadastro amplia as chances de cura de mais de 50 doenças hematológicas
L

Elementos da natureza

Dimensões esotéricas, alquímicas e astrológicas dos Quatro Elementos
L

Cinema em destaque: promoção leva fãs à telona com ingressos gratuitos

Mais uma vez, o News Rondônia e o Cine Araújo celebram o amor pelo cinema premiando um participante com um par de ingressos para uma sessão especial. A iniciativa, que já conquistou os leitores, segue encantando cinéfilos com momentos únicos diante da telona.
L
Criminoso que matou sgt da PM e comparsa fogem do 470 em Porto Velho

Criminoso que matou sgt da PM e comparsa fogem do 470 em Porto Velho

Buscas seguem na capital.
14
VÍDEO: Bandidos são filmados fazendo em furto em residência na capital

VÍDEO: Bandidos são filmados fazendo furto em residência na capital

Imagens mostram dupla invadindo imóvel no bairro Flodoaldo Pontes Pinto e levando objetos; suspeitos ainda não foram identificados
10
Estudantes de Ji-Paraná conquistam medalha de prata no vôlei de praia nos Jogos da Juventude 2025

Estudantes de Ji-Paraná conquistam medalha de prata no vôlei de praia nos Jogos da Juventude 2025

Dupla formada por Matheus José e Nicolas Guimarães garante resultado histórico para Rondônia na competição nacional realizada em Brasília
L
Governo de RO entrega títulos no bairro Costa e Silva e soluciona problema histórico

Governo de RO entrega títulos no bairro Costa e Silva e soluciona problema histórico

Entrega de títulos no bairro Costa e Silva beneficia 116 famílias em Porto Velho e integra ações do Programa Regulariza Rondônia
L
Caio Bonfim conquista ouro nos 20 km da marcha atlética em Tóquio

Caio Bonfim conquista ouro nos 20 km da marcha atlética em Tóquio

Brasileiro vence prova no Mundial de Atletismo, soma quatro medalhas na carreira e se torna o maior medalhista do país em competições mundiais.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.