Durante discurso na sessão ordinária da Assembleia Legislativa, na manhã desta quarta-feira (20), o deputado Cirone Deiró (PODEMOS) disse que, juntamente com o deputado Adailton Fúria (PSD), atuará firme pela região de Cacoal. Cirone acrescentou que ele e o colega parlamentar serão efetivos no processo de interlocução com o governo do Estado.
O deputado disse, ainda, que município de Cacoal é uma referência na educação e saúde, tem o melhor aterro sanitário da Região Norte e ganha destaque na gastronomia. “Apesar disso, tem muitos problemas que devem ser resolvidos na Região do Café e faremos um trabalho com muito afinco para dar o retorno que a população merece”, detalhou.
O parlamentar também tratou do problema da BR 364, especialmente em relação à ponte do Riozinho. Ele disse que a ponte está sendo monitorada pelo DNIT há mais de seis anos, e de uma hora para outra o órgão anunciou sua interdição.
Cirone Deiró explicou ser um absurdo que a única estrada de acesso a Rondônia tenha sido fechada, “ainda mais quando são pagos altos valores pelo monitoramento”. Ele relatou que existe um projeto há mais de 10 anos para recuperação da ponte e disse esperar uma atuação eficaz dos órgãos competentes, assim que as águas baixarem para que os serviços possam ser finalizados. O parlamentar sugeriu uma possível duplicação naquele trecho.
O deputado retomou a fala sobre a questão da segurança pública em todo Estado, em especial na região de Cacoal, devido aos altos índices de roubos e homicídios. Ele pediu à Policia Civil, através da Direção Geral, que coloque no planejamento junto ao governo a instalação de uma Unidade Integrada de Segurança Pública (Unisp) em Cacoal.
“Temos apenas uma delegacia de Polícia há mais de 30 anos, sendo reformada e aumentada de forma aleatória”, acrescentou. Se não for possível a instalação da Unisp, de imediato, o deputado pediu ao menos que seja feito um paliativo na unidade de Cacoal, para que o setor de infraestrutura faça uma reforma, em especial na parte elétrica.
Cirone Deiró reivindicou a criação da Delegacia da Mulher no município. Ele destacou a necessidade de haver uma delegacia separada do setor de homicídios, para que a vítima possa se sentir mais acolhida e menos constrangida no momento em que precisar recorrer às autoridades.
O parlamentar pediu, ainda, que a Delegacia de Homicídios tenha um efetivo maior. “Hoje apenas dois servidores atuam na unidade, sendo que um está doente. Isso causa constrangimento, pois no pequeno corredor ficam juntos vítimas e suspeitos”, relatou.
Também na área de segurança pública, ele solicitou do Poder Executivo a instalação de uma unidade do Instituto de Identificação em Cacoal, para que a população seja atendida de forma rápida. O deputado lembrou que muitos estudantes precisam da Carteira de Identidade e atualmente são emitidas apenas 20 unidades por dia, devido à falta do papel moeda para produção do documento.
“Tem pessoas esperando na fila desde as 2 da manhã para conseguir uma senha, uma triste realidade. É preciso atenção especial para atender com dignidade os moradores do município”, acrescentou.
Ao encerrar, o deputado defendeu um plano de ação do Departamento de Estradas de Rodagens (DER) em vários municípios, pois este é o período de escoar a produção agrícola e as estradas estão impossibilitando o trabalho das famílias do campo. Cirone Deiró pediu que o DER apresente um plano junto ao Poder Legislativo para que a Casa de Leis fique ciente e possa ser parceira também nesta ação.
20 de fevereiro
O deputado lembrou que 20 de fevereiro é destinado ao Dia Mundial da Justiça Social. “Trata-se de uma data de extrema importância, pois ajuda o mundo a refletir sobre o fortalecimento do trabalho contra a pobreza, a exclusão social, preconceito, desemprego, entre outras lutas sociais espalhadas pelo mundo inteiro”, enfatizou.