SEGUNDA-FEIRA, 15/09/2025

JAIR BOLSONARO: O NOVO PRESIDENTE DO BRASIL

Com apenas 8 segundos em tempo de rádio e TV no primeiro turno, Jair Bolsonaro adotou o discurso direto na campanha, com os mais variados temas.

Publicado em 

JAIR BOLSONARO: O NOVO PRESIDENTE DO BRASIL - News Rondônia

IAN FERRAZ
RENAN MELO XAVIER
EUMANO SILVA

Os brasileiros decidiram: Jair Messias Bolsonaro (PSL) será o 38º presidente da República. Neste domingo (28/10), a maioria do eleitorado do país elegeu um ex-capitão do Exército para comandar o Brasil. Bolsonaro é um político de perfil improvável, forjado no confronto com a redemocratização e com a liberação dos costumes.

Desde o fim da ditadura, em 1985, nenhum militar assumiu o Palácio do Planalto, tampouco um político como Jair Bolsonaro, que já está na reserva das Forças Armadas. Chegou ao comando do país depois de sete mandatos como deputado federal. No Congresso, integrou por 28 anos o baixo clero, ala numerosa e com líderes de pouca expressão na cúpula do parlamento brasileiro.

Embalada pelo antipetismo, a vitória nas urnas foi construída na esteira de escândalos políticos como Mensalão e Petrolão, e dos fatos que levaram ao impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), em 2016. Ao conseguir a maioria dos votos válidos neste domingo, o ex-capitão superou seu adversário no segundo turno, o petista Fernando Haddad, e siglas do campo da esquerda, como PSB e PDT, aliadas do ex-prefeito de São Paulo na tentativa de barrar a ascensão do militar reformado.

Natural de Glicério (SP), Bolsonaro sedimentou o próprio caminho rumo ao Palácio do Planalto com bandeiras de fortalecimento dos sistemas de segurança pública e de combate à corrupção, temas que nortearam seu discurso político. Pela força das manifestações a seu favor, ele terá amplo apoio popular, mas também será cobrado pelos seguidores em temas como educação, economia e saúde.

JAIR BOLSONARO: O NOVO PRESIDENTE DO BRASIL - News Rondônia

Igo Estrela/Metrópoles

O começo do sonho

Os primeiros passos de Jair Bolsonaro para chegar à Presidência da República foram dados em abril de 2014. Ele apresentou ao Partido Progressista (PP), sua legenda à época, a proposta de lançar-se ao Palácio do Planalto na eleição daquele ano. Mas a falta de interesse do comando da sigla em atender suas pretensões impediu a realização do projeto pessoal do deputado.

Após idas e vindas, o PP decidiu formalizar aliança com Dilma Rousseff, candidata à reeleição ao Planalto pelo PT. Bolsonaro avaliou a postura do partido como “antidemocrática”. Restou ao parlamentar concorrer, mais uma vez, à reeleição para a Câmara dos Deputados.

Em meus tempos de Academia Militar, aprendi que soldado que vai à guerra e tem medo de morrer é covarde. Meu sonho de mudar a realidade social e econômica do Brasil não acabou. Ao contrário, sinto-me ainda mais disposto a me entregar por meu país.

O resultado nas urnas naquele ano, no entanto, animou Bolsonaro. Com 464.572 votos, ele ficou em primeiro lugar na disputa pelas cadeiras destinadas ao Rio de Janeiro no Legislativo Federal e foi reconduzido para seu sétimo mandato na Câmara.

O início da campanha

Desde 2014, viagens para palestras e eventos por todo país e o uso intenso das redes sociais foram estratégias adotadas por Jair Bolsonaro para se cacifar como opção viável ao Planalto.

Apesar do apelo por sua candidatura, o deputado ainda tinha um dilema: por qual partido ele concorreria à Presidência da República? Após deixar o PP em abril de 2015, ele ingressou no Partido Social Cristão (PSC). Não deu certo. Bolsonaro entrou em atrito com a direção da nova legenda e perdeu espaço. Informalmente, o deputado deixou o PSC em agosto de 2017, já em meio a negociações com outras siglas.

A busca por uma legenda pela qual chegaria à Presidência foi marcada por uma traição. Por alguns meses, Jair Bolsonaro aproximou-se do Partido Ecológico Nacional (PEN). Fez e recebeu promessas. Entre as propostas defendidas pelo presidente da sigla, Adilson Barreto, estava a mudança de nome para Patriota, o que se concretizou. Isso era uma demanda reivindicada pelo pré-candidato a presidente. Mas o ingresso de Bolsonaro no partido não se tornou realidade.

No início deste ano, o deputado de sete mandatos firmou compromisso com Luciano Bivar e filiou-se ao Partido Social Liberal (PSL). A chegada do parlamentar incomodou membros do Livres, movimento de renovação interna da legenda.

Uma debandada de integrantes do PSL ocorreu em reação ao ingresso do militar da reserva e seus aliados na sigla. O PEN/Patriota, por sua vez, deu o palanque de presidenciável negado a Bolsonaro para outro recém-chegado na legenda: o igualmente polêmico deputado federal Cabo Daciolo (RJ), expulso dos quadros do PSol, pelo qual foi eleito para a Câmara dos Deputados em 2014.

JAIR BOLSONARO: O NOVO PRESIDENTE DO BRASIL - News Rondônia

Em 22 de julho deste ano, Jair Bolsonaro foi anunciado como pré-candidato à Presidência da República pelo PSL durante convenção no Rio de Janeiro. Cercado por apoiadores e figuras importantes do partido, mas sem aliados de outras siglas, o presidenciável levantou as bandeiras que o fizeram vencedor do pleito de 2018: amor à pátria, antipetismo, promessas de combate à corrupção e linha dura para enfrentar a criminalidade.

Isso tudo sem enfrentar os debates entre candidatos. No primeiro turno, Bolsonaro participou apenas de dois confrontos com concorrentes: o primeiro foi na TV Bandeirantes, em 9 de agosto; o segundo, organizado pela Rede TV, no dia 17 do mesmo mês. Em ambos, ele se transformou em alvo dos adversários. Outros encontros foram cancelados. As críticas a Jair Bolsonaro levaram o presidente do PSL, Gustavo Bebianno, a dizer que o presidenciável não participaria mais de debates eleitorais.

Na madrugada de 1º de setembro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou o registro de candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), até então líder das pesquisas, com base na Lei da Ficha Limpa. A decisão abriu o caminho para Bolsonaro, que, desde outubro de 2017, aparecia como líder nas sondagens de intenção de votos nos cenários sem Lula. Quando o líder petista foi oficialmente posto pela Justiça Eleitoral para fora da disputa, o militar assumiu a liderança isolada da corrida presidencial.

O PT optou por anunciar Fernando Haddad, até então vice na chapa, para substituir Lula somente em 11 de setembro. A estratégia era associar o máximo possível o nome do novo presidenciável ao do principal líder do partido.

Apelo familiar

Com apenas 8 segundos em tempo de rádio e TV no primeiro turno, Jair Bolsonaro adotou o discurso direto na campanha, com os mais variados temas. A equipe do militar foi norteada por apelos populares, do sentimento de insegurança à valorização do formato tradicional de família. O perfil conservador provocou simpatia no eleitorado e criou condições para a defesa incondicional por parte de militantes que inundaram as redes sociais com propagandas e mentiras a fim de ajudar a inflar a candidatura ao Planalto.

A participação de familiares foi um dos pontos fortes na campanha de Bolsonaro. Políticos de profissão, os filhos Flávio, Eduardo e Carlos (na foto abaixo, com Jair Bolsonaro) montaram palanques para o pai e, também, cativaram os eleitores. O primeiro foi eleito senador pelo Rio de Janeiro. O segundo conquistou a reeleição por São Paulo, com votação recorde para deputado federal. Carlos não se candidatou neste ano.

JAIR BOLSONARO: O NOVO PRESIDENTE DO BRASIL - News Rondônia

Da esquerda para a direita, o clã Bolsonaro: Carlos, Flávio, Jair e Eduardo

Na jornada rumo ao Palácio do Planalto, Bolsonaro teve a companhia de uma cidadã do Distrito Federal: Michelle de Paula Firmino Reinaldo, a futura primeira-dama do Brasil. Natural de Ceilândia, ela é a terceira esposa do presidente eleito. Eles se casaram em 2007 (foto abaixo) e tiveram a filha Laura, a caçula de Bolsonaro, hoje com 8 anos.

Michele e Laura, contudo, mantiveram-se afastadas dos holofotes da campanha, assim como o penúltimo filho de Bolsonaro, Jair Renan, de 20 anos.

JAIR BOLSONARO: O NOVO PRESIDENTE DO BRASIL - News Rondônia

A facada

Em 6 de setembro, Jair Bolsonaro viveu o momento mais conturbado e traumático das eleições de 2018. Durante agenda de campanha em Juiz de Fora (MG), ele foi vítima de um atentado: o garçom Adélio Bispo de Oliveira, 40 anos, desferiu uma facada no ventre do presidenciável (foto abaixo).

Socorrido pela emergência da Santa Casa da cidade, o militar reformado precisou ser operado após apresentar lesões nos intestinos grosso e delgado. No dia seguinte, viajou em avião particular para São Paulo, onde ficou internado por 22 dias no Hospital Albert Einstein.

JAIR BOLSONARO: O NOVO PRESIDENTE DO BRASIL - News Rondônia

Nas primeiras semanas de recuperação, o candidato não teve paz. Bolsonaro precisou mediar crises provocadas por membros da campanha, como o general da reserva do Exército Hamilton Mourão, candidato a vice, e o economista Paulo Guedes, possível futuro ministro da Fazenda e Planejamento, além de guru do novo presidente nessa área. Declarações polêmicas dos principais aliados levaram o capitão da reserva a usar as redes sociais, a partir do quarto hospitalar, para contornar a situação.

Poucos dias depois do atentado, o presidenciável conquistou uma vitória na Justiça. Em 11 de setembro, a 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) recusou o recebimento de uma denúncia contra ele. Jair Bolsonaro era acusado pelo Ministério Público Federal (MPF) de racismo e manifestação discriminatória contra quilombolas, indígenas, refugiados, mulheres e LGBTs (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros). A acusação teve como base uma palestra do então deputado, feita em abril de 2017, no Clube Hebraica, no Rio de Janeiro.

“Eu fui em um quilombola [sic] em Eldorado Paulista. Olha, o afrodescendente mais leve lá pesava 7 arrobas. Não fazem nada! Eu acho que nem para procriador eles servem mais. Mais de R$ 1 bilhão por ano gastado com eles”, disse, na ocasião.

Em geral, ao longo da campanha, Bolsonaro conseguiu contornar situações que poderiam tirar, massivamente, seus votos. A ausência em debates e manifestações contra ele realizadas em todo país, como o movimento #EleNão, foram episódios minimizados pela estratégia de comunicação do capitão da reserva e de seu exército de apoiadores.

No primeiro turno, o candidato do PSL arrebatou 49.275.358 milhões de votos válidos. Embora expressivo, o apoio do eleitor não foi suficiente para torná-lo presidente sem segundo turno. Fernando Haddad (PT), seu adversário, obteve 31.342.005 milhões de sufrágios, o equivalente a 29,28% do resultado total, levando a disputa para mais uma rodada.

Polêmicas

A campanha do peesselista sofreu um golpe em 19 de outubro. Reportagem do jornal Folha de S.Paulo mostrou que empresas pagaram R$ 12 milhões para envio em massa de conteúdos pelo WhatsApp contra o petista Fernando Haddad. A prática é considerada caixa 2, visto que empresas estão proibidas de doar para campanhas políticas. O TSE investiga o caso. Segundo o PT e siglas aliadas, isso beneficiou Bolsonaro com a proliferação de notícias falsas. O militar negou todas as acusações.

Outra denúncia, da revista Época, mostrou que uma produtora de vídeo existente apenas no papel e registrada em Petrolina (PE) recebeu R$ 240 mil da campanha de Jair Bolsonaro para produzir vídeos para televisão e redes sociais.

A denúncia diz se tratar de uma empresa fantasma, uma vez que o endereço da “Mosqueteiros Filmes Ltda.” é uma casa vazia e com anúncio de venda. Os donos do imóvel disseram à reportagem da Época que a produtora alugou um escritório no local há muitos anos.

Apoiador do candidato do PSL, o dono da loja de departamentos Havan, Luciano Hang, é suspeito de usar sua influência para induzir funcionários a votar em Bolsonaro. O Tribunal Superior Eleitoral interveio, ordenou que o empresário interrompesse a conduta e o obrigou a gravar um vídeo declarando aos trabalhadores serem livres para decidir o voto.

A revista Veja também levantou fatos que poderiam atrapalhar a corrida pela Presidência. De acordo com reportagem publicada no fim de setembro, a segunda ex-mulher de Bolsonaro, Ana Cristina Valle, havia declarado à Justiça, durante processo de separação litigioso, que uma das razões para o término do casamento foi a “desmedida agressividade” e o comportamento “explosivo” do parlamentar.

A ex-esposa disse também que o militar da reserva ocultou patrimônio em declarações. Após a revelação do caso, ela minimizou as informações dadas à Justiça na época da separação.

Jair Bolsonaro ainda enfrentou resistência na mídia estrangeira, que produziu diversos artigos condenando suas opiniões e pensamentos. Durante turnê no Brasil, o cantor Roger Waters, um dos fundadores da banda Pink Floyd, também se manifestou contra o parlamentar. Mensagens com a hashtag #EleNão e a inclusão de Bolsonaro na lista divulgada durante o show do músico, com o nome de neofascistas no poder ao redor do mundo, dividiram o público, que se manifestou com aplausos e vaias.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Dra. Taíssa entrega sala de informática à Polícia Militar Mirim de Guajará-Mirim com investimento de R$ 150 mil

Dra. Taíssa entrega sala de informática à Polícia Militar Mirim de Guajará-Mirim com investimento de R$ 150 mil

Emenda parlamentar da deputada garante 16 computadores e mobília, fortalecendo a formação de jovens do projeto na cidade.
L
Dra. Taíssa destina mais de R$ 14 milhões em emendas para Guajará-Mirim entre 2023 e 2025

Dra. Taíssa destina mais de R$ 14 milhões em emendas para Guajará-Mirim entre 2023 e 2025

Investimentos contemplam saúde, educação, esporte, cultura, segurança e setor produtivo, reforçando o compromisso da deputada com a população local.
L
Depoimento de “Careca do INSS” é cancelado após decisão da defesa de não comparecer à CPMI em Brasília

Depoimento de “Careca do INSS” é cancelado após decisão da defesa de não comparecer à CPMI em Brasília

Investigado por esquema bilionário de desvios no INSS desistiu de falar ao Congresso; defesa alega prioridade a depoimento na Polícia Federal.
L
Vereadora Sofia Andrade tem projeto contra poluição visual aprovado na Câmara de Porto Velho

Vereadora Sofia Andrade tem projeto contra poluição visual aprovado na Câmara de Porto Velho

Lei proíbe afixação irregular de cartazes e banners em espaços públicos e privados, prevendo multas e destinação de recursos ao meio ambiente.
L
Dra. Taíssa participa de reunião do Conselho Comunitário em Vista Alegre do Abunã

Dra. Taíssa participa de reunião do Conselho Comunitário em Vista Alegre do Abunã

Deputada estadual reforça compromisso de ouvir a população e buscar soluções para as demandas apresentadas no distrito de Porto Velho.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

ALE-RO fecha contrato de R$ 12 mil reais para comprar pratos

Assembleia Legislativa de Rondônia destina R$ 12 mil para 100 pratos decorativos em cerâmica com identidade institucional, levantando debate sobre gastos em período de contenção orçamentária.
L

Estados Unidos ameaçam novas medidas contra o Brasil após condenação de Jair Bolsonaro

Secretário de Estado do governo Trump indica que retaliações serão anunciadas em breve.
L
Abertas inscrições do VII Concurso Público de cartórios

Abertas inscrições do VII Concurso Público de cartórios

Estão abertas, a partir desta terça-feira, 9, as inscrições do VII Concurso Público de Provas e Títulos para Outorga de Delegações de Serventias Extrajudicias de Notas e de Registro do Estado de Rondônia, organizado pelo Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO).
L
Oscar 2026 terá O Agente Secreto como representante brasileiro

Oscar 2026 terá O Agente Secreto como representante brasileiro

Dirigido por Kléber Mendonça Filho e com Wagner Moura no elenco, o filme O Agente Secreto é a aposta brasileira na disputa pelo Oscar 2026 de Melhor Filme Internacional.
L
CNU tem nomeação de 279 analistas de infraestrutura

CNU tem nomeação de 279 analistas de infraestrutura

Candidatos aprovados no Concurso Nacional Unificado (CNU) para o cargo de analista de infraestrutura são nomeados para assumir suas vagas no serviço público federal.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Candidatos aprovados no concurso do TJRO escolhem comarca que devem atuar

Candidatos aprovados no concurso do TJRO escolhem comarca que devem atuar

A foto mostra a candidata a um cargo público em uma audiência, escolhendo a comarca. O condutor da audiência a observa, segurando um microfone. Ao fundo, uma tela mostra uma videoconferência com outros participantes.
L
Sine Municipal impulsiona capacitação e geração de empregos em Porto Velho

Sine Municipal impulsiona capacitação e geração de empregos em Porto Velho

Entre os serviços oferecidos estão testes de perfil, orientação de carreira e oficinas de elaboração de currículo.
L
Candidatos do CNU 1 têm até 18 de setembro para confirmar interesse em lista de espera

Candidatos do CNU 1 têm até 18 de setembro para confirmar interesse em lista de espera

O prazo para a confirmação de interesse na lista de espera do CNU 1 é obrigatório para quem deseja continuar concorrendo às vagas.
L
Mais de 400 vagas de emprego são ofertadas pelo Sine em Rondônia; Ji-Paraná concentra maior número

Mais de 400 vagas de emprego são ofertadas pelo Sine em Rondônia; Ji-Paraná concentra maior número

Plataforma do governo de Rondônia oferta 408 vagas de emprego em diversas cidades; função de vendedor lidera as oportunidades em Ji-Paraná.
L
Governo autoriza nomeação de 460 aprovados em concurso do Ibama

Governo autoriza nomeação de 460 aprovados em concurso do Ibama

Ministério da Gestão autoriza preenchimento de 460 vaas para os cargos de analista administrativo e ambiental.
L

POLÍTICA

Dra. Taíssa solicita execução do Programa Plante Mais em Jacinópolis para fortalecer agricultura familiar

Dra. Taíssa solicita execução do Programa Plante Mais em Jacinópolis para fortalecer agricultura familiar

Deputada estadual pede à Seagri que distrito de Nova Mamoré seja contemplado com o programa, ampliando produção e garantindo segurança alimentar.
L

Secretário de Estado dos EUA promete reação à condenação de Bolsonaro no Brasil

A declaração ocorre após a condenação do ex-presidente a 27 anos de prisão por crimes na Trama Golpista, gerando críticas de autoridades americanas ao Judiciário brasileiro
L
Deputada Cristiane Lopes celebra retomada do asfaltamento da BR-319

Deputada Cristiane Lopes celebra retomada do asfaltamento da BR-319

Presidente da Frente Parlamentar da BR-319 destaca início das obras no trecho que liga Rondônia ao Amazonas
L
Cláudia de Jesus promove audiência pública sobre Política Estadual de Cultura em Rondônia

Cláudia de Jesus promove audiência pública sobre Política Estadual de Cultura em Rondônia

Deputada debateu desafios do setor com artistas, gestores culturais e representantes do governo
L
Cláudia de Jesus solicita palestras sobre violência contra a mulher nas escolas de Rondônia

Cláudia de Jesus solicita palestras sobre violência contra a mulher nas escolas de Rondônia

Deputada defende campanha educativa para conscientização de crianças e adolescentes
L
Publicidade

POLÍCIA

Populares imobilizam adolescentes após assalto no Parque da Cidade em Porto Velho

Populares imobilizam adolescentes após assalto no Parque da Cidade em Porto Velho

Jovens de 14 e 15 anos roubaram bicicleta de um adolescente de 16.
10
Colisão entre carro e moto deixa homem ferido no centro da capital

Colisão entre carro e moto deixa homem ferido no centro da capital

Acidente entre Fiorino e motocicleta ocorreu na Avenida Nações Unidas; vítima sofreu escoriações e foi levada ao hospital pelo Samu.
12

Duas pessoas morrem após inalar gases tóxicos em carro em Alagoas

O caso, inicialmente tratado como homicídio, foi esclarecido após a perícia constatar sinais de intoxicação nos corpos
18

Casal é preso por torturar crianças e forçá-las a comer como cachorros

As vítimas eram submetidas a diversas violências, como comer comida do chão e ajoelhar sobre tampinhas de garrafa
16

Jovem mantida em cárcere por 7 dias foi estuprada e resgatada no Distrito Federal

A jovem relatou ter sido estuprada por um dos criminosos e foi encontrada com outras três pessoas, incluindo um homem de 64 anos
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura de Jaru aprova lei que proíbe músicas com teor sexual e apologia a drogas em escolas

Prefeitura de Jaru aprova lei que proíbe músicas com teor sexual e apologia a drogas em escolas

Projeto aprovado pela Câmara veta execução de músicas impróprias em atividades escolares; prefeito Jeverson Lima deve sancionar medida.
L
Fissura labiopalatina: governo de Rondônia leva orientações a profissionais de Ji-Paraná

Fissura labiopalatina: governo de Rondônia leva orientações a profissionais de Ji-Paraná

II Programa Nufis Itinerante acontece de 16 a 18 de setembro, capacitando cerca de 250 profissionais de saúde da região central do estado.
L
lixo-comunista-filha-do-ministro-do-stf-edson-fachin-sofre-cusparada-e-insultos-em-ataque-de-odio-na-ufpr

“Lixo comunista”: filha do ministro do STF Edson Fachin sofre cusparada e insultos em ataque de ódio na UFPR

Melina Fachin, diretora do Setor de Ciências Jurídicas da universidade, foi agredida ao deixar o campus em Curitiba
L
Prisão de Bolsonaro tem escolta questionada por Moraes

Prisão de Bolsonaro tem escolta questionada por Moraes

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, solicitou explicações à Polícia Penal do DF sobre a escolta que levou o ex-presidente Jair Bolsonaro ao hospital, com retorno imediato à sua prisão domiciliar.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo de diretor e vice-diretor escolar

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo de diretor e vice-diretor escolar

Interessados podem se inscrever até 23 de setembro para cargos em escolas municipais da zona urbana e rural
L
Condenação 8 de janeiro tem pena iniciada em prisão domiciliar

Condenação 8 de janeiro tem pena iniciada em prisão domiciliar

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou o início da execução da pena de Débora Rodrigues dos Santos, condenada a 14 anos por participação nos atos de 8 de janeiro.
L

Requerimento de Outorga: RIGOBERTO DUARTE BAPTISTA

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L

Adolescente é espancado pelo pai na Asa Norte ao tentar defender a mãe

A violência ocorreu quando o jovem tentou defender a mãe de uma agressão, no sábado (13)
16
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.