Os 1.175.133 eleitores aptos pela Justiça Eleitoral vão escolher, hoje (28), o novo governador e vice-governador de Rondônia para os próximos quatro anos (2019 a 2022). Os candidatos Expedito Júnior (PSDB – 45) e Coronel Marcos Rocha (PSL – 17) disputam a cadeira mais importante do Palácio Madeira após receberem a maioria dos votos no primeiro turno.
No dia 07 de outubro, quando ocorreu o primeiro turno, o tucano Expedito Júnior recebeu 241.885 votos (31,59%) e Coronel Marcos Rocha totalizou 183.691 (23,99%). De lá para cá, os candidatos se concentraram em fidelizar seus eleitores e tentaram cativar os que votaram em branco (36.867) ou os 72.821 que votaram em nulos.
Nesse mesmo domingo, os rondonienses também vão escolher o presidente da república e o vice-presidente. A disputa ficou entre Fernando Haddad (PT – 13) e Jair Bolsonaro (PSL – 17).
Os eleitores deverão comparecer aos locais de votação entre as 8h e as 17h (horário local). Aqueles que estiverem na fila das seções eleitorais após às 17h ainda poderão votar.
Para votar, é necessário apresentar um documento oficial com foto, como carteiras de identidade, de trabalho, nacional de habilitação, certificado de reservista, Documento Nacional de Identidade (DNI) ou passaporte.
Eleitores que fizeram o cadastramento biométrico podem apresentar somente o e-Título, por substituir o documento oficial com foto.
Caso perca o prazo e não consiga votar, o eleitor terá até 60 dias para justificar o voto em qualquer cartório eleitoral. Mesmo os que não votaram no primeiro turno, poderão votar normalmente neste segundo turno. Cada turno é visto como uma nova eleição.