DOMINGO, 14/09/2025
Publicidade
SICRED

É PRECISO MUDAR O FORMATO DOS DEBATES PRESIDENCIAIS NO BRASIL

Pergunta, resposta, réplica, tréplica: qual a influência do debate realizado na TV Record, na noite deste domingo (30), na formação do voto dos eleitores? Praticamente nenhuma. E a questão não é de hoje, mas já apareceu em eleições passadas

Publicado em 

É PRECISO MUDAR O FORMATO DOS DEBATES PRESIDENCIAIS NO BRASIL - News Rondônia

Qual a motivação para um eleitor assistir a um debate eleitoral na TV hoje? A resposta padrão seria algo como conhecer melhor os candidatos, entender propostas para resolver problemas do país e ouvir as justificativas para eventuais acusações que pesem sobre eles e seus partidos. OK, mas qual a motivação de fato? A resposta mais sincera é: não faço ideia.

Acompanho todos os debates por dever de ofício. Mas compreendo plenamente os que não são jornalistas ou ligados à política que preferem afundar a cara em episódios felizes de Black Mirror ou Handmaid’s Tale ao invés de encarar as mais de duas horas, em média, de duração de cada um.

É PRECISO MUDAR O FORMATO DOS DEBATES PRESIDENCIAIS NO BRASIL - News Rondônia

Qual a influência do debate realizado na TV Record, na noite deste domingo (30), na formação do voto dos eleitores? Diria que muito pouca. Os candidatos, todos treinados por suas equipes de comunicação para lidar com bolas dividas e cascas de banana (no limite do possível, claro), fizeram o básico. Atacaram duramente um Fernando Haddad e um Jair Bolsonaro ausente, dado que lideram, mas mesmo assim de forma limitada, provavelmente para não ir contra as pesquisas qualitativas que mostram que eleitores não gostam de debatedores destemperados.

Talvez o único que ganhe votos (de protesto) será o Cabo Daciolo, que não se importa com qualitativas e arrancou risos e aplausos da plateia e nas redes sociais pelo nonsense. Aliás, Daciolo deveria ser convidado para todos os debates desta e das próximas eleições, mesmo que não esteja concorrendo a nada. Para quebrar o gelo do ambiente.

Mas o debate não vai mudar as primeiras colocações nas pesquisas

Com um formato batido e limitado, com perguntas, respostas, réplicas e tréplicas curtíssimas, os debates eleitorais funcionam mais para sabermos a capacidade dos candidatos de participarem de debates eleitorais do que estabelecer uma conversa profunda e ampla com a população. Diante do pouco tempo que dispõem, mesmo se todos os candidatos quisessem ser didáticos ao falar de economia (coisa que vários não parecem querer ou poder), dificilmente conseguiriam.

E a questão não é de hoje, mas já apareceu em eleições passadas. O que as equipes das TVs e dos demais veículos que promovem debates afirmam é que já tentaram mudar o formato, mas as candidaturas não aceitam. Representantes de políticos tendem a barrar novidades porque elas fogem de um ambiente que podem controlar. Ou podem expor o vazio de seus candidatos.

Claro que houve momentos importantes neste domingo. Respondendo a uma pergunta de Ciro Gomes, Marina Silva disse que se a política de Jair Bolsonaro, de entregar armas de fogo à população para combater a violência, estivesse valendo, o agressor dele poderia estar portando um revólver ao invés de uma faca.

Ou quando Guilherme Boulos afirmou a Fernando Haddad que é inexplicável o PT, depois de todo o processo de impeachment, ter firmado alianças com políticos do MDB, como Eunício Oliveira e Renan Calheiros.

Ou ainda quando Ciro questionou Haddad, principal alvo de ataques pelos demais candidatos (excluindo os ausentes Bolsonaro e Lula), sobre sua proposta de Constituinte. O que, convenhamos, não é uma boa ideia para este momento. Afinal, se for aberta essa caixinha agora, ao final do processo, a correlação de forças existentes fará nossa Carta Magna parecer o livro de Levítico.

O ex-governador Geraldo Alckmin ainda encaixou, em uma das respostas, uma reclamação sobre o preço da tarifa de telefonia móvel. Seria um ótimo gancho para debater o processo de privatização das empresas telefônicas no governo Fernando Henrique. Que, se por um lado ajudou a universalizar o acesso, por outro forjou um país de tarifas estratosféricas.

Mas bolas são levantadas, cortadas e pronto. Passa-se ao próximo ponto sem que o eleitor entenda direito o significado da resposta.

O problema é que o atual formato de debates garante acesso a ideias gerais e justificativas incompletas. Mostrar quem são os candidatos é importante, mas insistir em debates não-temáticos que repetem os mesmos assuntos em diferentes emissoras não é a melhor maneira para discutir o futuro do país. Há alguns esforços multiplataformas, como o debate UOL, Folha e SBT, com o apoio do Facebook, mas não acordos entre grandes TVs para transmitir conjuntamente os debates, como nos Estados Unidos.

Apenas engatinhamos em relação às possibilidades de agregar, para os debates, várias redes de TV, emissoras de rádio, sites, portais, páginas e contas em rede social, tudo em rede nacional. Deveríamos incentivar interações reais com os eleitores, para além do básico de tuitar comentários com uma hashtag.

Os mediadores, jornalistas muito bem preparados, acabam se tornando bedéis de tempo e da insanidade alheia e entregadores de direitos de resposta, quando poderiam questionar os candidatos, não deixando que fujam das questões ou até retrucando com fatos. Neste debate, por exemplo, candidatos como o Cabo Daciolo e Álvaro Dias optaram por falar de outros assuntos ao invés de responder a algumas das perguntas, o que pode ser pitoresco, mas também ruim para o cidadão que quer compor seu voto.

A mediação não deveria assumir um papel de facilitador do diálogo apenas, mas de exigir respostas em nome da população. Houve quem se enrolou com uma pergunta apenas sobre ajuste fiscal. Imagine um programa inteiro sobre geração de empregos ou sobre segurança pública? O resultado seria bastante didático ao eleitor.

Se o formato privilegiasse o aprofundamento de questões de interesse da população ao invés de permitir que os candidatos apenas batam cartão ou treinem frases que se tornarão memes, teríamos uma população melhor alertada sobre o conteúdo (ou a falta dele) de cada um.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Lula rebate tarifas dos EUA em artigo no The New York Times

Lula rebate tarifas dos EUA em artigo no The New York Times

Em texto no jornal americano, o presidente Lula critica a decisão de Donald Trump de taxar produtos brasileiros e defende a soberania e o multilateralismo.
L
'Careca do INSS' irá depor à CPMI

‘Careca do INSS’ irá depor à CPMI

O presidente da comissão, Carlos Viana, anuncia que o investigado Antônio Carlos Antunes comparecerá voluntariamente para esclarecer as fraudes no INSS.
L
Flávio Dino se opõe à anistia de Bolsonaro

Flávio Dino se opõe à anistia de Bolsonaro

O ministro do STF, Flávio Dino, critica a proposta de anistia para os envolvidos nos eventos de 8 de janeiro e alega que a medida não resolve problemas sociais.
L
Bolsonaro passa por procedimento médico em Brasília

Bolsonaro passa por procedimento médico em Brasília

Em prisão domiciliar, o ex-presidente Jair Bolsonaro realizou a retirada de lesões cutâneas e exames, recebendo o diagnóstico de pneumonia recente e anemia.
L
Dra. Taíssa solicita videomonitoramento inteligente em frente às escolas estaduais

Dra. Taíssa solicita videomonitoramento inteligente em frente às escolas estaduais

Deputada Dra. Taíssa apresenta projeto piloto para instalar câmeras em Guajará-Mirim, Nova Mamoré e na Zona Leste de Porto Velho, reforçando a segurança escolar
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Promoção Cinema: News Rondônia e Cine Araújo juntos na sua diversão!

Sorteio toda sexta-feira garante um par de ingressos para os internautas. Participe e aproveite o cinema por nossa conta!
L

O abrigo mitológico da mata brasiviana – Parte I

A floresta do rio Mamu, na fronteira Brasil–Bolívia, revela um universo mítico em que a espiritualidade ribeirinha se entrelaça com a grandeza cosmogônica da natureza.
L

Stellantis reformula estratégia e lança Ram 1500 REV

Grupo reformula sua linha de picapes e aposta em modelo híbrido para o segmento intermediário
L

Frango com molho de laranja suculento

Frango suculento com um toque agridoce de laranja para um almoço de domingo cheio de charme e sabor.
L

Cresce o alerta para acidentes com escorpiões que atingem animais de estimação

Veterinários recomendam rapidez no atendimento e medidas de prevenção em ambientes urbanos e rurais
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Candidatos do CNU 1 têm até 18 de setembro para confirmar interesse em lista de espera

Candidatos do CNU 1 têm até 18 de setembro para confirmar interesse em lista de espera

O prazo para a confirmação de interesse na lista de espera do CNU 1 é obrigatório para quem deseja continuar concorrendo às vagas.
L
Mais de 400 vagas de emprego são ofertadas pelo Sine em Rondônia; Ji-Paraná concentra maior número

Mais de 400 vagas de emprego são ofertadas pelo Sine em Rondônia; Ji-Paraná concentra maior número

Plataforma do governo de Rondônia oferta 408 vagas de emprego em diversas cidades; função de vendedor lidera as oportunidades em Ji-Paraná.
L
Governo autoriza nomeação de 460 aprovados em concurso do Ibama

Governo autoriza nomeação de 460 aprovados em concurso do Ibama

Ministério da Gestão autoriza preenchimento de 460 vaas para os cargos de analista administrativo e ambiental.
L
Sine Municipal de Porto Velho oferece 133 novas vagas de emprego

Sine Municipal de Porto Velho oferece 133 novas vagas de emprego

Atendimento humanizado inclui orientação profissional, auxílio no seguro-desemprego e suporte na Carteira de Trabalho Digital.
L
CNU 2025: Prova objetiva acontece em um mês

CNU 2025: Prova objetiva acontece em um mês

Exame com mais de 761 mil inscritos tem primeira etapa agendada para 5 de outubro, com provas em 228 cidades de todo o país.
L

POLÍTICA

Deputada Dra. Taíssa cobra revitalização urgente do teto da quadra da Escola Planalto em Cabixi

Deputada Dra. Taíssa cobra revitalização urgente do teto da quadra da Escola Planalto em Cabixi

Pedido feito pelo vereador Cebinho foi levado pela parlamentar à Seduc após vendaval danificar cobertura, colocando em risco alunos e comunidade.
L
Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente de ponte na RO-010 em Cacaulândia

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente de ponte na RO-010 em Cacaulândia

Parlamentar solicitou ao Governo de Rondônia e ao DER reparos estruturais e instalação de guarda-corpo em ponte usada por moradores e produtores rurais.
L
Vereador Márcio Pacele acompanha início de obra de drenagem no bairro Lagoa em Porto Velho

Vereador Márcio Pacele acompanha início de obra de drenagem no bairro Lagoa em Porto Velho

Acompanhamento do vereador Márcio Pacele reforça importância da obra de drenagem no bairro Lagoa, que busca reduzir alagações e melhorar infraestrutura.
L
Câmara aprova realização de concurso público

Câmara aprova realização de concurso público

Vagas de analista e técnico legislativo na Câmara dos Deputados serão preenchidas por meio de novo concurso, autorizado por Hugo Motta.
L
Gabinete da Deputada Dra. Taíssa Recebe Alunos de Nova Brasilândia do Oeste na Assembleia Legislativa

Gabinete da Deputada Dra. Taíssa Recebe Alunos de Nova Brasilândia do Oeste na Assembleia Legislativa

Estudantes da Escola Municipal Machado de Assis conhecem plenário, salão nobre e gabinete, em atividade que alia aprendizado e cidadania.
L
Publicidade

POLÍCIA

S10 capota em curva e casal fica ferido em Porto Velho

S10 capota em curva e casal fica ferido em Porto Velho

De acordo com testemunhas, o motorista teria perdido o controle da direção e na curva acabou capotando com quatro ocupantes.
12
Apenado monitorado é preso após disparos e ameaças contra policiais em Porto Velho

Apenado monitorado é preso após disparos e ameaças contra policiais em Porto Velho

Durante a prisão, o homem se recusou a informar nome e idade, dificultando a identificação.
10
Apenado, foragido do Acre e incendiário são presos após ataque a tiros no Cai N’água

Apenado, foragido do Acre e incendiário são presos após ataque a tiros no Cai N’água

De acordo com testemunhas, Bruno dirigia um carro modelo Celta e tinha como passageiros Daniel e Leonardo, quando passaram fazendo disparos em direção das vítimas.
18
BPChoque prende trio suspeito de ataque no Cai N’água

BPChoque prende trio suspeito de ataque no Cai N’água

Trio foi localizado no residencial Orgulho do Madeira após abandonar veículo usado no crime; ação rápida da PM garantiu as prisões.
12
Foragido vulgo “Ratão” é preso em bueiro por equipe do sargento Machado na zona leste de Porto Velho

Foragido vulgo “Ratão” é preso em bueiro por equipe do sargento Machado na zona leste de Porto Velho

O flagrante ocorreu na Rua Benedito Inocêncio, bairro Três Marias, após o suspeito tentar fugir ao avistar a viatura policial.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O Brasil merece respeito

STF condena Jair Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe de Estado, com penas de até 27 anos de prisão, em julgamento que reforça a defesa da democracia brasileira.
L

Novo centro logístico do Iveco Group marca expansão estratégica no Brasil

Estrutura de R$93 milhões será operada em modelo full service e terá tecnologia de ponta
L
Bombardeios em Gaza deixam mais de 40 mortos

Bombardeios em Gaza deixam mais de 40 mortos

Em mais um dia de ofensiva israelense, bombardeios no norte de Gaza resultam na morte de dezenas de pessoas, intensificando a crise humanitária na região.
L
Wagner Moura diz sentir uma 'certa inveja' dos americanos por Donald Trump ser absolvido e reeleito presidente em 2024

Wagner Moura diz sentir uma ‘certa inveja’ dos americanos por Donald Trump ser absolvido e reeleito presidente em 2024

O ator Wagner Moura, vivendo nos EUA, fala sobre a política migratória do governo Donald Trump, o medo da comunidade latina e a situação da democracia americana.
L
MEC divulga lista de cursos semipresenciais

MEC divulga lista de cursos semipresenciais

Em portaria, o Ministério da Educação (MEC) publica a lista oficial de cursos superiores semipresenciais autorizados no país, visando dar transparência e combater diplomas falsos.
L

HOJE: INMET lança alerta de chuva intensa nas regiões Norte, Noroeste, Nordeste, Sudoeste e Sudeste de Rondônia

Na segunda-feira (15) e terça-feira, o Inmet, através do CPTEC, alerta para chuvas de forte intensidade. Porto Velho, Nova Mamoré e Guajará-Mirim terão trechos com chuvas classificadas como Grau 1 e maior intensidade.
L
Brasil vence China em estreia no mundial de vôlei

Brasil vence China em estreia no mundial de vôlei

A seleção brasileira de vôlei masculino começa sua campanha no Campeonato Mundial com vitória por 3 sets a 1 sobre a China, em busca do tetracampeonato.
L
Corinthians vence Cruzeiro e conquista heptacampeonato

Corinthians vence Cruzeiro e conquista heptacampeonato

Com gol de Thaís Ferreira, o Corinthians vence o Cruzeiro por 1 a 0 e celebra seu sétimo título do Campeonato Brasileiro de futebol feminino.
L
Caio Bonfim conquista prata no mundial de atletismo

Caio Bonfim conquista prata no mundial de atletismo

O marchador brasileiro Caio Bonfim conquista a medalha de prata nos 35 km do Campeonato Mundial de Tóquio e amplia sua coleção de pódios
L
Hugo Calderano é vice-campeão em Macau

Hugo Calderano é vice-campeão em Macau

O mesatenista Hugo Calderano conquista a medalha de prata no WTT Champions Macau, alcança a 3ª posição no ranking mundial e garante vaga para o WTT Finals.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.