SEGUNDA-FEIRA, 14/04/2025

CARLÃO DE OLIVEIRA É CONDENADO A DEZESSEIS ANOS DE RECLUSÃO POR DESVIO DE DINHEIRO

A dosimetria da pena é o resultado da somatória das condenações dos crimes praticados continuamente por Carlão de Oliveira, como de peculato e de lavagem de dinheiro, quando exercia a função de presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia.

Publicado em 

CARLÃO DE OLIVEIRA É CONDENADO A DEZESSEIS ANOS DE RECLUSÃO POR DESVIO DE DINHEIRO - News Rondônia

Acusado de comandar uma organização criminosa, com envolvimento de parlamentares, funcionários e empresas privadas, em comum acordo, para desviar dinheiro da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (ALE/RO) em benefício próprio e de terceiros, José Carlos de Oliveira (Carlão de Oliveira, ex-presidente da ALE), foi condenado a 16 anos, 1 mês e 20 dias de reclusão, o qual será cumprido em regime, inicialmente, fechado. A decisão condenatória foi do Juiz de Direito da 1ª Vara Criminal da Comarca de Porto Velho, Francisco Borges Ferreira Neto.

CARLÃO DE OLIVEIRA É CONDENADO A DEZESSEIS ANOS DE RECLUSÃO POR DESVIO DE DINHEIRO - News Rondônia

A dosimetria da pena é o resultado da somatória das condenações dos crimes praticados continuamente por Carlão de Oliveira, como de peculato e de lavagem de dinheiro, quando exercia a função de presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia.

Na mesma sentença judicial foram condenados mais 8 envolvidos no esquema, sendo que deste total 2 foram condenados a 9 anos de reclusão e irão cumprir a pena em regime inicialmente fechado: Jader Luiz Inchausti Conceição e Perivaldo Ribeiro Lima. Já Amarildo Gomes Horeay cumprirá a pena de 5 anos e dez meses de reclusão em regime semiaberto.

Os demais condenados cumprirão a pena imposta com prestação de serviço comunitário, pelo tempo da condenação, mais pagamento em dinheiro. São eles: Terezinha Esterlita Grandi Marsaro, 3 anos, dez meses e 20 dias de reclusão; Haroldo Augusto Filho, 2 anos e nove meses; José Ronaldo Palitot e Júlio César Carbone, cada um 3 anos e 6 meses, e Márcio Santana de Oliveira, 4 anos de reclusão.

Para o juiz Francisco Borges, todos os acusados têm a reprovação da sociedade pelos atos criminosos praticados, principalmente o parlamentar envolvido, que tinha o dever como presidente da ALE de zelar pela correta aplicação do dinheiro público e não de se servir em benefício próprio e de terceiros.

Segundo a sentença, pelo que foi analisado nas provas juntadas ao processo, Carlão deixou de observar os princípios da administração pública e desviou dinheiro usando licitação, empréstimos, empresas privadas, por meio de uma organização criminosa produzida por ele dentro do Poder Legislativo Estadual no período de 2004 a 2005. No mesmo caminho seguiram os demais condenados ao concordar em realizar as fraudes, inclusive alguns foram beneficiados com suas penas por colaborarem com a delação sobre os vários crimes praticados por todos os nove envolvidos.

Entre as empresas utilizadas para os atos ilícitos de lavagem de dinheiro estão HMCO Comunicação Ltda., Touris Brasil Agenciamento Internacional Ltda. e Brasil Agenciamentos Turísticos Ltda.

De acordo com a decisão condenatória, em 65 laudas, as sentenças foram aplicadas a cada um conforme os atos delituosos, com a necessária e suficiente pena para prevenção contra outros atos delituosos e pela reprovação contra os crimes cometidos pelos réus.

Além das condenações de reclusão o juiz determinou “a perda dos cargos, funções públicas ou mandato eletivo, ainda que eventualmente ocupados pelos condenados José Carlos de Oliveira, Júlio César Carbone, Terezinha Esterlita Grandi Marsaro e José Ronaldo Palitot, tendo em vista a violação do dever para com a Administração; pois a conduta desses ‘servidores', por sua extensão e gravidade, torna absolutamente incompatível a permanência deles no serviço público, uma vez que impuseram perdas ao erário e criaram obstáculos ao desenvolvimento do Estado de Rondônia”.

A Ação Penal n. 0001474-52.2012.8.22.0501 foi julgada no dia 30 de abril de 2018.

Assessoria de Comunicação Institucional

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Silvia Cristina destaca Rondônia como referência nos dois anos de atuação do Centro de Reabilitação

Silvia Cristina destaca Rondônia como referência nos dois anos de atuação do Centro de Reabilitação

Ela reforçou a sólida parceria com a Fundação Pio XII e que a continuidade do trabalho beneficia a população.
L

Semusa orienta população sobre prevenção e perigos da doença de Chagas

Diagnóstico e tratamento estão disponíveis gratuitamente na rede municipal de saúde de Porto Velho.
L
Governo Federal busca reativar debate sobre regulação de plataformas digitais e responsabilização das big techs

Governo Federal busca reativar debate sobre regulação de plataformas digitais e responsabilização das big techs

Principal projeto sobre o tema, PL das Fake News está parado na Câmara
L

Governador Marcos Rocha adota medidas fiscais emergenciais para garantir abastecimento e proteger a economia de Guajará-Mirim e Nova Mamoré

A iniciativa reforça o compromisso do Governo de Rondônia em dar respostas rápidas diante de cenários de crise, minimizando os prejuízos à população e à economia regional.
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Léo Moraes: prefeito comemora iniciativa da Páscoa no Parque

Evento atraiu cerca de vinte e cinco mil pessoas ao Parque da Cidade e encantou crianças com distribuição de chocolates e presença do “Coelhão Léo”
L

Semana começa com chuvas de níveis 1 e 2

Previsão indica pancadas e tempestades localizadas em várias regiões de Rondônia, incluindo a capital
L

Exército Brasileiro celebra 377 anos com exposição aberta ao público na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

Evento atraiu famílias e emocionou com a apresentação da Banda de Música da 17ª Brigada de Infantaria de Selva
L
Abertura do Páscoa no Parque surpreende e enche o Parque da Cidade

Abertura do Páscoa no Parque surpreende e enche o Parque da Cidade

Mais de 25 mil pessoas marcaram presença no primeiro dia do evento.
L
TCE identifica melhorias no atendimento, mas encontra novas falhas em unidades de saúde de Porto Velho

TCE identifica melhorias no atendimento, mas encontra novas falhas em unidades de saúde de Porto Velho

As equipes de auditoria voltaram às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e nas Policlínicas Ana Adelaide e José Adelino, em Porto Velho.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Encontro de lideranças do Jiu-Jitsu reúne mestres e atletas em evento no CT Tubarão

Realizado na sexta-feira (04), evento celebrou união das academias, debateu temas importantes e apresentou programa inédito de patrocínio a atletas da Região Norte
L
Energisa tem vagas abertas para Porto Velho

Energisa tem vagas abertas para Porto Velho

Estão disponibilizadas vagas para estágios, técnicos e operadores, com prazo de inscrição até o dia 17 de abril.
L
Concurso TJRO: Novas convocações para avaliação biopsicossocial e heteroidentificação

Concurso para servidores: Comissão comunica sobre etapas presenciais de heteroidentificação para candidatos negros e indígenas; Confira datas e locais

Candidatos devem chegar com 30 minutos de antecedência ao horário indicado. A ausência ou atraso implicará eliminação nesta fase. A entrevista será individual e poderá ser gravada para fins de registro institucional.
L
Redução da jornada de trabalho: 65% dos brasileiros apoiam a mudança

Redução da jornada de trabalho: 65% dos brasileiros apoiam a mudança

Entrevistados citam melhoria na qualidade de vida e na produtividade
L
Publicidade

POLÍTICA

Governador Marcos Rocha garante dignidade com entrega de mais de mil títulos de propriedade a famílias de Porto Velho

A medida reforça o compromisso do Estado com o desenvolvimento urbano inclusivo e a segurança jurídica das famílias que mais precisam.
L

Márcio Pacele celebra, ao lado da população, evento que entregou mais de 1.000 títulos definitivos

O evento marcou um avanço significativo na regularização fundiária do município, promovendo dignidade, tranquilidade e novas oportunidades para quem há anos aguardava pelo tão sonhado documento.
L
Lula sanciona Lei da Reciprocidade Comercial que autoriza retaliações contra barreiras unilaterais a produtos brasileiros

Lula sanciona Lei da Reciprocidade Comercial que autoriza retaliações contra barreiras unilaterais a produtos brasileiros

Texto autoriza governo a adotar medidas contra tarifas comerciais
L

Deputado Cássio Gois promove curso de oratória “Comunicação de Alto Impacto” em Cacoal

Entre os aprendizados estão técnicas de persuasão, argumentação e desenvolvimento da presença em público.
L
Publicidade

POLÍCIA

Falso CAC pega arma do patrão e acaba preso depois de atirar em conveniência

Falso CAC pega arma do patrão e acaba preso depois de atirar em conveniência

Uma denúncia dizia que o suspeito estava armado e fez um disparo para o alto em frente ao estabelecimento comercial.
10
Homem é preso em flagrante por furto de celular no bairro Orleans

Homem é preso em flagrante por furto de celular no bairro Orleans

A vítima, diarista na casa, percebeu o desaparecimento do aparelho e apresentou imagens de segurança à PM, que identificou o suspeito — já conhecido por outras ocorrências.
12
Motorista foge após causar acidente que deixa motociclista em estado grave

Motorista foge após causar acidente que deixa motociclista em estado grave

O condutor de um Celta, que acessava a via em alta velocidade, colidiu com a moto, arremessando a vítima contra a calçada.
16
Criança de 7 anos morre atropelada por moto enquanto andava de bicicleta

Criança de 7 anos morre atropelada por moto enquanto andava de bicicleta

Segundo o jornal, o menino andava de bicicleta quando atravessou a via e foi atingido por uma motocicleta em alta velocidade, sendo arrastado por cerca de 20 metros.
18
Polícia Civil de Rondônia prende suspeito de tentativa de homicídio contra policial e roubo

Três jovens desaparecem após churrasco; dois têm antecedentes por tráfico

Um carro ligado ao grupo foi encontrado abandonado na terça (8), sem sinais de violência.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Senac abre novas inscrições para cursos gratuitos em Comércio Exterior e Turismo

Oferta de cursos é resultado da parceria com o Governo Federal
L

Governo de RO publica decreto para melhorar logística em Guajará-Mirim e Nova Mamoré após cheia

O Decreto autoriza a mudança do meio de transporte, incluindo o uso de embarcações ou aviões.
L

Ministério Público de Rondônia disponibiliza nova edição da Revista Jurídica da Amazônia

Um dos artigos da nova edição examina o ativismo judicial na área ambiental, destacando o papel do Ministério Público na defesa desses direitos
L

Sebrae realiza primeiro Workshop para fornecedores das Usinas de Santo Antônio e Jirau

Iniciativa teve como finalidade qualificar futuros fornecedores, fortalecendo o mercado local e ampliando as oportunidades de desenvolvimento regional
L
Energisa compartilha orientações de segurança com a rede elétrica durante reformas em casa

Energisa compartilha orientações de segurança com a rede elétrica durante reformas em casa

Energisa orienta sobre cuidados essenciais com a rede elétrica para evitar acidentes durante reformas e construções residenciais
L

MPRO formaliza denúncia contra envolvidos com tráfico de drogas e organização criminosa em três cidades de Rondônia

Denúncias do MPRO atingem 17 investigados por crimes ligados ao tráfico e à atuação de facções em três municípios de Rondônia.
L
Homem é preso na BR-364 por aplicar R$ 3 milhões em golpes contra produtores rurais

Homem é preso na BR-364 por aplicar R$ 3 milhões em golpes contra produtores rurais

O suspeito foi localizado durante uma fiscalização em um ônibus que fazia a linha Porto Velho x Salvador.
14
Homem é morto a facadas após consumo de álcool em Cacoal

Homem é morto a facadas após consumo de álcool

O suspeito fugiu e ainda não foi localizado.
18

Polícia prende dois suspeitos com drogas, munições e materiais sem origem comprovada

A operação foi desencadeada em um imóvel localizado na avenida Oito de Dezembro, no bairro Próspero.
10
Assistência Social aprimora atendimentos e fortalece dignidade e direitos de pessoas em situação de vulnerabilidade

Assistência Social aprimora atendimentos e fortalece dignidade e direitos de pessoas em situação de vulnerabilidade

Um dos pontos marcantes foi a reforma do prédio e a retomada dos atendimentos no Cras Dona Cotinha e a inauguração do Cras Betinho.
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.