A segunda etapa da Operação Fio Desencapado 2025, realizada nesta sexta-feira (28) pelo 1º Batalhão da Polícia Militar, resultou na prisão de seis pessoas por furto de energia e receptação de fios e cabos em Porto Velho. Uma mulher foragida também foi capturada. A fiscalização passou por 16 pontos, sobretudo na área central, com apoio da Energisa, Caerd, Polícia Técnica, Sesp e secretarias municipais Semfaz, Emdur e Sema.
Segundo o coronel Régis Braguin, a ação busca interromper o ciclo de furtos e reduzir impactos na segurança.
“A operação visa interromper o ciclo de furtos e a receptação de materiais, promovendo um ambiente mais seguro.”
O tenente-coronel Amorim, Coordenador de Policiamento I, afirmou que o trabalho reforça o compromisso das forças de segurança.
“É um passo importante para uma Porto Velho mais organizada e protegida.”
Equipes técnicas da Energisa identificaram irregularidades e reforçaram a importância da operação. De acordo com Cleyton Dias, coordenador de Planejamento de Perdas, o furto de cabos tem provocado interrupções em larga escala.
“Em alguns casos, cidades inteiras já ficaram sem energia devido ao roubo de cabos e transformadores.”
Materiais apreendidos
Durante a fiscalização, foram apreendidos 50 metros de fios de uso exclusivo da concessionária e 150 metros utilizados em ligações clandestinas.
Resultados em outras cidades
Em Ariquemes, a operação apreendeu mais de 1 km de fios elétricos, quantidade suficiente para abastecer mais de 30 residências.

Em Porto Velho, ações anteriores já tinham recuperado sete transformadores, avaliados em R$ 113 mil, além de medidores e materiais exclusivos da Energisa.









































