A Polícia Civil de Rondônia deflagrou, no final desta sexta-feira (7), três operações contra crimes ambientais simultâneas no Parque Estadual de Guajará-Mirim. As ações têm como objetivo intensificar o combate aos crimes ecológicos e aos ataques direcionados às bases de fiscalização dos órgãos ambientais.
Resultados e Objetivos das Ações
As operações, denominadas Pulso Verde, Contra-Ataque – Fase II e Pacto pela Terra, focaram na repressão aos crimes de dano ambiental, invasão de áreas protegidas e violência contra agentes fiscalizadores.
No total, seis pessoas foram presas, sendo quatro por mandado de prisão preventiva e duas em flagrante. As equipes policiais apreenderam:
Cinco espingardas (calibres .22 e .28).
Mais de duzentas munições de diversos calibres.
Um GPS Garmin.
Dezenas de aparelhos celulares usados para navegação e demarcação ilegal de áreas.
Atuação Integrada
As operações contra crimes ambientais foram coordenadas nos municípios de Nova Mamoré, Ouro Preto do Oeste e Ji-Paraná. A iniciativa mobilizou diversas unidades da Polícia Civil, contando com o apoio do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (SEDAM).
A atuação integrada reforça o compromisso das instituições de Rondônia com a preservação do Parque Estadual de Guajará-Mirim, uma área de grande relevância ecológica historicamente pressionada por invasões e atividades ilícitas.








































