Uma página no Instagram identificada como @ranizingrauu_ vem chamando a atenção em Jaru (RO) por publicar vídeos em que um grupo de motociclistas exibe manobras perigosas e até fugas da polícia pelas ruas da cidade.
Nas imagens, os integrantes — que se autodenominam “galera do grau” — aparecem empinando motos, trafegando em alta velocidade e desrespeitando as leis de trânsito, além de ostentar o comportamento ilegal como forma de diversão.
Grupo teria vindo de Ouro Preto do Oeste
Acredita-se que o grupo seja formado por jovens da vizinha cidade de Ouro Preto do Oeste, que teriam ido até Jaru apenas para realizar o que chamam de “rolezinho”, um passeio em grupo marcado por baderna e manobras arriscadas em via pública.
Em um dos vídeos, é possível ver a perseguição da polícia a um dos motociclistas, que acaba sendo capturado logo em seguida. Mesmo após a detenção, a página acumulou milhares de visualizações e curtidas, evidenciando o incentivo digital a esse tipo de conduta.
Risco e irresponsabilidade
A prática de empinar motocicletas em vias públicas é considerada crime de direção perigosa, conforme o artigo 175 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A infração é gravíssima, com multa, suspensão da CNH e apreensão do veículo.
As autoridades reforçam que o “grau” e outros tipos de manobras devem ser realizados apenas em locais fechados e autorizados, com uso de equipamentos de segurança, evitando colocar a própria vida e a de terceiros em risco.







































