Sete integrantes da facção Comando Vermelho morreram durante um confronto com a polícia na madrugada desta sexta-feira (31), por volta das 3h, na cidade de Canindé, no interior do Ceará. A operação resultou na apreensão de oito armas de fogo e mais de 150 munições.
De acordo com informações da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), os agentes de segurança receberam dados da Inteligência sobre uma possível ação criminosa na região do bairro Campinas, uma área dominada por uma facção rival.
Ao chegarem ao local, as equipes foram recebidas a tiros pelos criminosos. Além da troca de tiros, houve o lançamento de dois artefatos explosivos contra as viaturas policiais.
As forças de segurança reagiram à agressão. Após o confronto, sete suspeitos foram atingidos. Eles foram socorridos e levados a uma unidade hospitalar, onde tiveram o óbito confirmado. Os corpos foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML).
Na ação, as equipes policiais apreenderam oito armas de fogo, sendo um fuzil, quatro pistolas e três revólveres, além de mais de 150 munições e entorpecentes.
Em nota, a Secretaria informou que as ações ocorreram “em legítima defesa das equipes diante da agressão sofrida”. As investigações seguem sob responsabilidade da Delegacia de Polícia Civil de Canindé. O objetivo é confirmar a identidade dos mortos e apurar o envolvimento de outros membros da facção Comando Vermelho.
Participaram da operação agentes do Raio, Cotar (Comando Tático Rural), FT (Força Tática), FT Rural e Policiamento Ostensivo Geral.
O governador Elmano de Freitas se manifestou em rede social para parabenizar a ação das forças de segurança, destacando que “Nenhum policial morto. Nenhum inocente alvejado. A população protegida”.
O Ceará vive uma disputa intensa entre sete facções criminosas pelo controle de territórios para monopolizar o tráfico de drogas e outros serviços ilegais. De acordo com o Mapa da Segurança Pública, do Ministério da Justiça, essa guerra entre facções é responsável por 90% dos homicídios registrados no estado.








































