A Polícia Federal, em conjunto com a Polícia Militar Ambiental, o IBAMA e a FUNAI, deflagrou a Operação Acesso Difícil para combater ocupações irregulares e crimes ambientais na Terra Indígena Tubarão Latundê, localizada no município de Chupinguaia, no sul de Rondônia.
Durante a ação, foram desmontados seis acampamentos ilegais e apreendidas duas motocicletas usadas para adentrar de forma irregular na área protegida. Todo o material apreendido foi encaminhado para os procedimentos de polícia judiciária e responsabilização administrativa ambiental.
Segundo a Polícia Federal, a operação respeitou as normas de proteção aos territórios indígenas e ao meio ambiente, garantindo a defesa de bens e áreas de domínio da União. As condutas investigadas podem caracterizar invasão de terras públicas e infrações ambientais em área protegida, sem prejuízo da responsabilização cível e administrativa dos envolvidos.
A PF reforçou o compromisso com a proteção ambiental, a defesa dos povos indígenas e a tutela do patrimônio público, atuando de forma coordenada para impedir a consolidação de ocupações ilícitas e a degradação ambiental em áreas especialmente protegidas.












































