A Polícia Federal deflagra operação Acesso Difícil em Rondônia para reprimir a ocupação irregular e a prática de crimes ambientais na Terra Indígena Tubarão Latundê. A ação contou com a cooperação da Polícia Militar Ambiental, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI).
A operação integrada, realizada com foco na proteção de territórios indígenas e bens da União, resultou na inutilização de seis acampamentos ilegais e na apreensão de duas motocicletas utilizadas para o ingresso irregular na área protegida.
Crimes apurados e compromisso da PF
Os materiais apreendidos foram encaminhados para os procedimentos de polícia judiciária e responsabilização administrativa ambiental. As condutas apuradas podem caracterizar, entre outros delitos, infrações ambientais por degradação em área protegida e invasão de terras públicas. Ações cíveis e administrativas também podem ser instauradas.
A Polícia Federal reafirmou seu compromisso em proteger o meio ambiente, os povos indígenas e o patrimônio da União, atuando de forma coordenada para impedir a consolidação de ocupações ilícitas e a degradação ambiental em áreas especialmente protegidas.






































