Na manhã de terça-feira (28), um homem foi advertido e autuado na região central de Vilhena, Rondônia, após xingar e insultar um policial militar. O caso ocorreu na base da P-Tran, instalada na praça Nossa Senhora Aparecida.
Segundo o registro, o suspeito deixou uma mochila na garagem onde ficam as viaturas policiais, uma área militar. Após cerca de uma hora, ele retornou para buscar o objeto. Um sargento da corporação, que havia guardado a mochila, informou ao homem que ele deveria ter pedido autorização antes de usar a área para deixar pertences.
O militar argumentou que, diante de ações do crime organizado, o objeto poderia conter explosivos em um eventual atentado, o que exigia cautela e autorização prévia.
A reação do homem às explicações do sargento foi descrita no Boletim de Ocorrência (BO) como um “show de arrogância e desrespeito”. O suspeito insistiu que a área era pública e que ele poderia deixar o objeto quando quisesse, afirmando: “é obrigação sua guardar minhas coisas”.
O sargento tentou explicar que, mesmo em base comunitária, não se pode deixar objetos desacompanhados, pois o local é aberto e não há como saber o conteúdo dos volumes.
O homem, no entanto, passou a xingar o PM, usando expressões como “incompetente, irresponsável, mentiroso, não sabe trabalhar, é obrigação sua guardar minhas coisas, e ainda é mal-educado”. Diante da postura agressiva, irônica e das ofensas, que configuram desacato, foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) em desfavor do acusado. O sargento ressaltou que, por se tratar de um crime, o homem poderia ter sido preso em flagrante.










































