A Operação Protetor dos Biomas, deflagrada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), continua a apresentar resultados expressivos no combate à exploração e ao transporte ilegal de madeira em Rondônia. Entre os dias 21 e 24 de outubro, a Polícia Militar Ambiental realizou diversas ações que resultaram em grandes apreensões.
Os principais resultados da operação no período foram:
- Madeira Apreendida: Mais de 160 metros cúbicos de madeira, incluindo serrada e em toras, algumas de alto valor ambiental e exploração restrita.
- Veículos Apreendidos: 11 caminhões utilizados no transporte irregular de produtos florestais.
Uso de tecnologia e integração operacional
As ações resultaram na autuação de 11 pessoas e na condução de 4 em flagrante pelos crimes de transporte e armazenamento ilegal de madeira, posse irregular de arma de fogo e uso indevido de equipamentos de comunicação.
O Comandante do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), Tenente-Coronel PM Railinson Baumann Lopes, destacou que o sucesso das operações tem sido amplificado pelo uso de tecnologia. O monitoramento em tempo real das áreas críticas é feito com o auxílio de drones e inteligência geoespacial, o que permite o direcionamento preciso das equipes em campo, comandadas pelo Tenente Cristiano Dias Barros Vieira.
O Tenente-Coronel Baumann reforçou que a atuação coordenada e o empenho das guarnições são fundamentais para garantir “resultados concretos e proteger os recursos naturais de Rondônia.”









































