A Polícia Federal (PF) prendeu um homem nesta quarta-feira (22) durante a Operação Miopia. O investigado participava ativamente de fóruns na dark web que conectavam abusadores sexuais em várias partes do mundo.
A finalidade da ação é reprimir uma organização criminosa voltada para a disseminação de fotos e vídeos com violência sexual contra crianças e adolescentes. O preso fazia parte desse grupo, que atua na internet profunda.
Policiais federais da Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos cumpriram um mandado de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva. As ações ocorreram na residência do suspeito, localizada no bairro de Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro.
Equipamentos apreendidos no Rio serão periciados
Durante as buscas, a PF apreendeu oito computadores, quatro celulares e dezenas de mídias de armazenamento, como HDs e SSDs. Todo o material será submetido à perícia técnica criminal para detalhar a extensão dos crimes.
A Operação Miopia teve início a partir de cooperação policial internacional, devido à natureza transnacional dos fóruns na dark web. A força-tarefa apurou indícios de que o investigado não apenas consumia, mas também publicava uma grande quantidade de conteúdos ilícitos.
A dark web é uma parte da internet não indexada e que exige navegadores especiais para acesso. Ela é utilizada tanto para anonimato quanto para atividades criminosas como as investigadas.
O preso responderá pelos crimes de organização criminosa, além de produção, compartilhamento e armazenamento de arquivos contendo cenas de violência sexual infantojuvenil. A investigação continua para apurar condutas relacionadas a aliciamento de criança e estupro de vulnerável.
Polícia Federal alerta pais sobre riscos na web
A Polícia Federal aproveitou a operação para emitir um alerta essencial a pais e responsáveis. A instituição reforça a importância de monitorar e orientar filhos no ambiente virtual e físico para protegê-los dos riscos de abusos sexuais.
A PF sugere conversar abertamente sobre os perigos do mundo virtual, ensinar o uso seguro de redes sociais e jogos, e acompanhar de perto as atividades online. Estar atento a mudanças de comportamento, como isolamento ou segredo em relação a aparelhos eletrônicos, pode indicar risco.
“A prevenção é a maneira mais eficaz de garantir a segurança e o bem-estar de crianças e adolescentes, e a informação contínua sendo um instrumento capaz de salvar vidas”, explicou a PF, reforçando a necessidade de as vítimas procurarem ajuda diante de contatos inadequados.