Uma ação integrada entre forças de segurança de Rondônia e Mato Grosso resultou na deflagração da Operação Fora da Rede nesta sexta-feira (17). A ofensiva, coordenada pelo Governo de Rondônia, envolveu as Polícia Penal de Rondônia, Polícia Civil de Rondônia e Polícia Militar de Rondônia, com o apoio da Secretaria de Estado da Justiça de Rondônia (Sejus).
A operação foi realizada simultaneamente nos municípios de Colorado do Oeste, Cerejeiras e Chupinguaia, em Rondônia, além de Barra do Bugres, no estado do Mato Grosso. O objetivo foi enfraquecer a atuação de organizações criminosas, responsáveis por tráfico de drogas, extorsões e ataques a empresas.
Mandados e prisões
Durante a operação, foram cumpridos mandados de prisão e de busca e apreensão contra membros de uma facção criminosa suspeita de operar “fora da rede” expressão que deu nome à ação, em referência à tentativa do grupo de atuar à margem da lei, dificultando o rastreamento pelas autoridades.
Ao todo, dez pessoas foram presas e encaminhadas para unidades prisionais das respectivas regiões. As equipes apreenderam armas de fogo, entorpecentes e materiais de origem suspeita, que passarão por perícia e devem reforçar as provas obtidas ao longo das investigações.
Integração no combate ao crime
O secretário da Sejus, Marcus Rito, destacou a importância da integração das forças de segurança na operação.
“A Operação Fora da Rede é mais um exemplo da integração das forças de segurança em Rondônia para combater o crime com inteligência, planejamento e presença territorial. Estamos intensificando o monitoramento e agindo com rigor e fiscalização”, afirmou.
As investigações continuam, e novas ações não estão descartadas, segundo as autoridades envolvidas.