Um criminoso identificado como Richard F., de 19 anos, morreu em confronto com a Polícia Militar (PM) na manhã de quarta-feira (8), em Nossa Senhora do Livramento, no Mato Grosso. A cidade fica a 65 km de Cuiabá.
Richard era suspeito de envolvimento em uma tentativa de latrocínio que ocorreu em uma chácara na Comunidade Sadia III, em Várzea Grande, onde um idoso de 63 anos foi ferido a tiros. Uma garota de 13 anos também foi atingida por disparos feitos pelos criminosos durante as buscas e precisou de atendimento médico.
Segundo a Polícia Militar, Richard foi localizado por equipes do Grupo de Apoio (GAP) da 25ª Companhia do São Mateus, que realizavam buscas pelos envolvidos no crime. Durante a abordagem, ele reagiu e atirou contra os policiais, que revidaram. O suspeito foi baleado, chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.
Na noite anterior, outro suspeito do mesmo crime foi ferido em confronto com a PM. Os policiais encontraram o homem em um bar da região e, ao tentar detê-lo, ele sacou uma arma. O suspeito foi atingido e levado para o Pronto-Socorro de Várzea Grande (PS/VG), onde passou por cirurgia e permanece internado sob escolta policial.
Um dia antes do confronto fatal, um integrante de facção criminosa foi preso em flagrante em Várzea Grande, acusado de envolvimento na tentativa de latrocínio. O suspeito, de 41 anos, natural de Rondônia, seria o responsável pela logística do crime, financiando e viabilizando a ação.
Uma mulher que dirigia o carro utilizado no roubo foi detida pela PM horas antes e, com base em suas informações, a Polícia Civil identificou que o veículo havia sido locado pelo faccionado. O criminoso tentou fugir para Vilhena (RO), mas foi localizado escondido no bairro Jardim União (MT) e preso após tentar escapar da abordagem policial.