A região do Cone Sul de Rondônia, já afetada por furtos de fiação elétrica, enfrenta agora um aumento nos roubos de hidrômetros residenciais na cidade de Cerejeiras. De acordo com a polícia, tem havido um aumento expressivo no número de ocorrências, com várias casas atacadas.
O alvo dos criminosos são apenas os modelos antigos dos aparelhos, que são usados para medir o consumo de água e pertencem à CAERD. O interesse se concentra no bronze, metal presente na composição dessas peças.
A Polícia Civil de Cerejeiras já está investigando os casos e irá analisar imagens de câmeras de segurança na tentativa de identificar os ladrões. A principal suspeita das autoridades é que os furtos estejam sendo cometidos por dependentes químicos, que vendem o material metálico na própria cidade.
Uma boa notícia é que os novos modelos de hidrômetros estão sendo fabricados quase integralmente em plástico, o que elimina o valor comercial para os ladrões.
A polícia incentiva a população a ajudar a combater o crime, orientando que a melhor forma é denunciar anonimamente tanto quem furta os hidrômetros quanto quem compra esse tipo de material.