Dois trabalhadores venezuelanos foram resgatados de situação análoga à escravidão na última segunda-feira (15) em uma obra pública na Terra Indígena Rio Guaporé, em Guajará-Mirim (RO). A operação foi conduzida por auditores-fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego, com o apoio da Polícia Federal (PF), do Ministério Público do Trabalho (MPT) e da Defensoria Pública da União (DPU).
Os homens foram encontrados dormindo em um cômodo deteriorado da própria obra, que fica em uma área de difícil acesso, sem banheiro e com presença de morcegos. Eles não tinham contrato formal e estavam abandonados, sem salário e sem condições de sair do local.
Após o resgate, os trabalhadores receberam R$ 33,2 mil em verbas rescisórias e foram encaminhados à rede de proteção social. Eles também terão acesso ao seguro-desemprego e receberam orientação para obter residência permanente no Brasil.
Canais para denúncias
O Ministério do Trabalho e Emprego disponibiliza o Sistema Ipê para denúncias de trabalho análogo à escravidão, onde o denunciante não precisa se identificar. Também é possível denunciar pelo Disque 100, que funciona 24 horas por dia e está disponível por WhatsApp, Telegram e videochamada em Libras.