Integrantes da Liga Camponesa Pobre (LCP) atacaram a sede da Fazenda Norbrasil, em Mutum Paraná, na madrugada desta quarta-feira, 10 de setembro de 2025. Segundo o comandante-geral da Polícia Militar, Coronel Regis Braguin, os invasores usaram armamento de grosso calibre, como espingardas e fuzis, atirando e danificando o patrimônio do local.
Em resposta ao ataque, a Polícia Militar enviou um batalhão de choque e um helicóptero para sobrevoar a área e procurar os responsáveis. Cápsulas de calibres 762, 556, 357, .30 e 12 foram encontradas espalhadas em um raio de 100 metros na sede da fazenda.
Segundo o Coronel Braguin, os sem-terra também estão causando devastação ambiental em outra área invadida, promovendo desmatamento e retirada de madeira de forma irregular. A região do ataque fica próxima ao acampamento Tiago dos Santos, que abriga duas mil pessoas e é ligado à LCP, única organização do tipo a atuar em Rondônia.
A disputa pela Fazenda Norbrasil, que possui 7 mil hectares, começou em 2022. O conflito já resultou em mortes nos dois lados: o ex-gerente Secimo Mineiro dos Santos, de 62 anos, foi morto com mais de 30 tiros, enquanto do lado da LCP, Patrick G. também foi morto a tiros.